Questõesde CÁSPER LÍBERO 2010

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Foram encontradas 49 questões
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

Sobre O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, é correto afirmar:

A
O trabalho de Rogério Sganzerla propõe uma séria ruptura com o consagrado movimento do Cinema Novo. Ousado, anárquico e inquietante, O bandido da luz vermelha explora a paródia (um importante componente do underground e do tropicalismo) com vista a desmontar o cinema clássico americano.
B
Revisitando o espírito das chanchadas, a obra de Rogério Sganzerla é pontilhada de tiradas jocosas que contrastam, entretanto, com o modo como a trajetória do personagem-título é narrada, revelando acentuado pendor para o dramático.
C
Como uma autêntica obra tropicalista, O bandido da luz vermelha satiriza metalinguisticamente a receita para que um filme fosse um verdadeiro sucesso nos anos 60: a mistura de sexo e humor bem ao estilo “pastelão”.
D
Tecnicamente impecável, como toda obra do Cinema Novo, o filme explora a ideia de que a sociedade e a cultura funcionam como um processo de esquizofrenia, conclamando o espectador a libertar-se do sistema que o oprime.
E
Filiado ao cinema experimental francês, o filme recusa o habitual processo linear de fazer evoluir um relato cinematográfico, optando por operar em dois tempos: o do contador da história (no prólogo e no epílogo) e o da trajetória do protagonista, que constitui a própria armação da narrativa fílmica.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

Sobre Dois irmãos, de Milton Hatoum, é correto afirmar que:

A
A narrativa situa-se no centro mais importante do Norte do país, encravado no meio da floresta amazônica, explorando os estereótipos que dizem respeito, sobretudo, à cultura indígena, cuja aura de exotismo integra-se organicamente ao amplo painel traçado da cultura libanesa presente na região.
B
Há, no romance, a Manaus real e seu duplo, e a Manaus imaginária, dentro da qual se encontra a colônia libanesa. Desses territórios fecundos o autor extrai sua matéria, observando a convivência entre imigrantes, estrangeiros e nativos – que só conseguem estabelecer entre si relações de estranhamento.
C
O tema da narrativa é o da família de imigrantes que não consegue adaptar-se a uma outra cultura, estabelecendo com ela um jogo de dominação em que se alternam o lugar e o nãolugar da própria identidade.
D
O autor critica o romance como gênero, ao praticar um regionalismo às avessas, que consiste em misturar elementos nacionais, com outros advindos de matrizes narrativas de inspiração europeia e oriental, tudo filtrado por um olhar que contém horizontes perdidos num outro tempo.
E
A cidade de Manaus surge no romance como um espaço sociocultural formado por estratos humanos que se cruzam e misturam-se: o elemento indígena, o imigrante estrangeiro, o migrante de outras regiões do país. Cenário perfeito para ser fecundado pela fantasia narrativa do autor.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Ainda sobre Laços de família, de Clarice Lispector, é correto afirmar que:

A
A protagonista do conto Devaneio e embriaguez de uma rapariga passa pela mesma experiência de êxtase sagrado vivida por Ana, do conto Amor, no Jardim Botânico.
B
A construção da identidade do adolescente que protagoniza o conto Começos de uma fortuna faz-se mediante uma transgressão dolorosa.
C
O conto A menor mulher do mundo trata do modo pelo qual a notícia da descoberta é recebida pelos outros seres da cidade e da intensa crueldade da narradora, que reage diante da matéria narrada, acrescentando pitadas sadicamente irônicas ao liricamente sublime.
D
No conto O crime do professor de Matemática, o protagonista quer extravasar seu ódio em relação à mulher que ama e que o rejeitou, atingindo o ponto pior de uma doença dentro de si.
E
No conto Mistério em São Cristóvão, a questão da identidade social da família desenha-se a partir da patética figura de um grupo de mascarados.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Atualidades - Política, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

Ao final de 2009, o Governo do Equador decidiu não renovar o tratado (em vigor havia dez anos) que cedia o uso da base militar de Manta aos Estados Unidos. A base era utilizada pelos Estados Unidos sob pretexto de combater o narcotráfico na região. Sobre a decisão do governo equatoriano, é correto afirmar que:

A
Alinhou-se à carta de criação do Conselho de Defesa da Unasul (União das Nações SulAmericanas), em 2008, que previu a retirada de todas as bases norte-americanas do território sul-americano até o final de 2012.
B
Seguiu a determinação da Carta Magna do Equador, que proíbe a existência de bases estrangeiras em território equatoriano, aprovada em referendo popular em setembro de 2008.
C
Deveu-se ao novo programa de combate ao narcotráfico implantado pelo governo equatoriano, que previu a nacionalização das ações de enfrentamento ao crime organizado.
D
Atendeu à demanda de Hugo Chavez, presidente da Venezuela, que pressionou o governo equatoriano com a ameaça de suspensão do fornecimento de petróleo ao país.
E
Foi motivada por acordo firmado com o governo norte-americano, que prevê a transferência gradual do controle das ações de combate ao narcotráfico aos países sul-americanos, previsto para ser concluído em 2014, com a retirada de suas tropas do território colombiano.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

Sobre o foco narrativo do romance Dois irmãos, de Milton Hatoum, é correto afirmar que:

A
O narrador não detém nenhum poder sobre a matéria narrada, esforçando-se por recuperar os dados da memória ou reconstruindo-a pela via da imaginação, para apontar, assim, os caminhos da fabulação romanesca.
B
O narrador em terceira pessoa garante uma visão objetivada e “aprovada” dos acontecimentos: não se trata de alucinações. Entretanto, a linguagem sóbria e ordenada usada por esse narrador submete o protagonista a uma atmosfera de alienação: ele mesmo desconhece sua origem.
C
O narrador do romance estiliza uma conduta própria às classes dominadas. Como é o filho ilegítimo de uma indígena com o filho do patrão, sua atuação é voluntariamente inoportuna e sem credibilidade.
D
A construção narrativa é sustentada por um eixo composto de dois elementos: o anúncio e o segredo. Assim, durante todo o relato, mantém-se a atenção do leitor por meio de indícios aqui e ali disseminados pelo narrador, cuja identidade a princípio se desconhece e que vai introduzindo novas chaves ou prenunciando um desenlace sempre adiado.
E
A evocação e a dramatização do que já aconteceu sustentam o eixo narrativo, cuja tônica é a interação entre o passado e o presente, com vista a transformar o futuro. Desse modo, por meio das intervenções nostálgicas do narrador, o passado está sempre fornecendo a chave para que o narrador-personagem possa transformar o que está por vir.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Sobre Laços de família, de Clarice Lispector, é correto afirmar que:

A
A ação básica da personagem do conto Amor é a de desprender-se da realidade e mergulhar em uma outra, com a subsequente e inevitável volta ao curso normal da trivialidade, mas já sob o estigma da mudança propiciada pela vivência paradoxal do melhor e do pior.
B
O exercício de linguagem proposto no conto Uma galinha serve de instrumento para atingir o segredo da personagem-título e revelá-lo. Assim, especulando sobre o pior e o melhor da condição humana, a autora trata verdadeiramente da agonia de um animal.
C
As personagens do conto Feliz aniversário entram no território do imaginário e defrontamse com a fantasia e a invenção de si mesmas, do outro e do mundo, zona extraordinária em que experimentam a verdade sem sair da experiência do cotidiano.
D
A personagem do conto O búfalo tenta escapar dos laços institucionalizados que cerceiam a manifestação de uma identidade mais autêntica, desejando encontrar a felicidade na livre expressão do amor.
E
No conto A imitação da rosa, há um acentuado pendor para as elucubrações de ordem teológica, filosófica e metafísica, nascidas do tema e das personagens bíblicas, que a autora usa dissimuladamente.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

Tomando por base a seguinte afirmação de Antonio Candido: “O cunho especial [das Memórias de um sargento de milícias] consiste numa certa ausência de juízo moral e na aceitação risonha do homem como ele é”, é correto afirmar que o humor explorado por Manuel Antonio de Almeida é do tipo:

A
Absurdo, uma vez que o narrador do romance constantemente afirma o contrário daquilo em que está pensando ou que está sentindo.
B
Grotesco, já que os personagens são retratados pela ótica do desvario ou da loucura.
C
Satírico, uma vez que o narrador censura ou ridiculariza os costumes, as instituições e as ideias em estilo irônico e mordaz.
D
Burlesco, já que o narrador constantemente exagera no emprego de processos grosseiros, como as incongruências, os equívocos, os enganos e as situações ridículas.
E
Engenhoso, por conta do brilho intelectual e inventivo que o narrador emprega na aguda observação dos costumes.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Atualidades - América Latina na Atualidade

O poder que os meios de comunicação, particularmente a televisão, exercem sobre a opinião pública é tema de Rede de intrigas, filme de Sidney Lumet. Na América Latina, desde a década de 1980, o debate político ocupa-se do assunto. No Brasil, Tancredo Neves afirmou, referindo-se à Rede Globo: “Eu brigo com o Papa, com a Igreja Católica, com o PMDB, brigo com todo o mundo; eu só não brigo com o doutor Roberto”. Já na Argentina, o político César Jaroslavsky, fazendo referência ao Clarín, declarou: “Temos que tomar cuidado com esse jornal. Ataca como partido político e, se alguém o contesta, defende-se com a liberdade de imprensa”.

Sobre a atuação desses grandes grupos de comunicação no Brasil e na Argentina (Globo e Clarín), é correto afirmar que:

A
Eles foram beneficiários da concessão pública estatal durante as ditaduras militares de ambos os países e constituíram-se com o apoio financeiro direto de importantes grupos econômicos da elite ruralista.
B
Eles configuram monopólios de meios de comunicação. Em 2009, no Brasil, a Globo não participou da Conferência Nacional de Comunicação. Na Argentina, o Clarín, foi enquadrado pela chamada “Lei dos Meios”.
C
O conteúdo político da programação jornalística passou a segundo plano após 1990, com o fim do chamado “socialismo real”, quando o índice de audiência tornou-se fator determinante, mas veio à tona novamente com a eleição do presidente venezuelano, Hugo Chavez, a quem esses grupos se opõem.
D
Eles não apoiaram os presidentes eleitos, Cristina Kirchner e Luiz Inácio Lula da Silva; assim, tornaram-se alvo de fiscalizações dos governos argentino e brasileiro, incitando a criação de novas leis antimonopolistas.
E
Eles funcionaram como meios de comunicação oficiais dos governos militares, mas, com o fim do regime, passaram a conferir apoio não oficial aos políticos aliados durante as campanhas eleitorais, adaptando-se à nova legalidade.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

As passagens abaixo foram extraídas de Auto da barca do inferno, de Gil Vicente (1465?-1536), e das 95 Teses, de Martinho Lutero (1483-1546), obras tornadas públicas no ano de 1517, respectivamente, em Portugal e no Sacro Império Germânico.


Texto I

“DIABO – Pois entrai! Eu tangerei
e faremos um serão.
Essa dama, é ela vossa?
FRADE – Por minha a tenho eu,
E sempre a tive de meu.
DIABO – Fizestes bem, que é formosa!
E não vos punham lá grosa [reprovação]
No vosso convento santo?
FRADE – E eles fazem outro tanto!
DIABO – Que coisa tão preciosa...
Entrai, padre reverendo!
FRADE – Para onde levais gente?
DIABO – Para aquele fogo ardente
Que não temestes vivendo.
(...)
FRADE – (...) Como? Por ser namorado
E folgar com uma mulher
Se há-de um frade perder,
Com tanto salmo rezado?”


Texto II

“(...) 27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda
lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]. (...)
45. Deve-se ensinar aos cristãos que quem vê um carente e o negligencia para
gastar com indulgências obtém para si não as indulgências do papa, mas a ira de
Deus. (...)
48. Deve ensinar-se aos cristãos que, ao conceder perdões, o papa tem mais desejo
(assim como tem mais necessidade) de oração devota em seu favor do que do
dinheiro que se está pronto a pagar. (...)”


Sobre esses autores, é correto afirmar:

A
As críticas de Gil Vicente à Igreja Católica fizeram com que ele fosse condenado pela Santa Inquisição à morte na fogueira, e que suas obras passassem a constar no Index de livros proibidos.
B
A venda de indulgências por parte da Igreja Católica, criticada nas teses de Lutero, foi um dos fatos que levaram ao Cisma Papal, principal crise que antecede a Reforma Protestante.
C
Lutero apoiou a revolta camponesa de 1524 no Sacro Império Germânico contra a nobreza, liderada por Thomas Müntzer, por ter sido republicano e defensor incansável das camadas mais populares.
D
Gil Vicente defendeu a necessidade do fim do celibato dos padres, do mesmo modo que fazia a doutrina luterana com seus sacerdotes.
E
A crítica à corrupção no clero e à deturpação dos textos cristãos é comum ao humanismo vicentino e ao texto que deu origem à Reforma Protestante.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Amazônia

O governo brasileiro publicou, em 2010, estudo sobre a atividade madeireira na Amazônia Legal, realizado pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). Alguns dos dados são apresentados na tabela seguinte: Evolução do setor madeireiro na Amazônia em 1998, 2004 e 2009.



Com base na realidade amazônica atual e nas informações acima, é correto afirmar que:

A
A principal dificuldade para reduzir o desmatamento na Amazônia reside na ausência de investimentos na tecnologia de aproveitamento da madeira, cujo rendimento mantém-se o mesmo há dez anos.
B
Como o número de empregos gerados pelo setor madeireiro aumentou nos últimos dez anos, parte significativa do desmatamento e do comércio da madeira extraída é realizada ilegalmente por ex-empregados das grandes empresas.
C
O desmatamento da Amazônia legal se reduziu, aproximadamente, pela metade em função da queda no consumo anual de madeira em tora, no número de polos madeireiros e de empresas, entre 2004 e 2009.
D
A produção de madeira não é a única atividade econômica responsável pelo corte de árvores amazônicas: a expansão da fronteira agropecuarista na região também concorre para o desmatamento ilegal.
E
O principal empecilho para a redução do desmatamento amazônico é a ausência de leis de zoneamento ecológico-econômico nos Estados que compõem a Amazônia Legal, como as que existem na região Sudeste do país.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Geografia - Geografia Econômica

Leia o texto abaixo, extraído do Relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008, produzido para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), traduzido para o português de Portugal, e responda à questão:

“Baixos Rendimentos: há ainda cerca de um milhar de milhão de pessoas a viver no limiar da sobrevivência com menos de US$1 por dia, com 2,6 mil milhões – 40% da população mundial – a viver com menos de US$2 por dia. Fora da Ásia de Leste, a maioria das regiões em desenvolvimento estão a reduzir os índices de pobreza a um ritmo lento – demasiado lento para atingir os ODMs (Objectivos de Desenvolvimento do Milênio) de reduzir para metade a extrema pobreza em 2015. A não ser que se verifique uma aceleração na redução de pobreza a partir de 2008, o objectivo não deverá ser cumprido para cerca de 380 milhões de pessoas.”


Para atingir os ODMs, o número de pessoas, por ano, que deve sair da situação de extrema pobreza, vivendo com menos de US$2 por dia, deve aumentar, aproximadamente (considerando o período em questão de sete anos), de:

A
131 milhões para 186 milhões.
B
202 milhões para 257 milhões
C
257 milhões para 380 milhões.
D
460 milhões para 515 milhões.
E
131 milhões para 380 milhões.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Empregada desde a Antiguidade, a alegoria foi com frequência cultivada na Idade Média cavaleiro-cristã, a exemplo do Auto da barca do inferno, de Gil Vicente. Tomando por base essa peça, é correto afirmar que o emprego do discurso alegórico constitui:

A
O ato de pensar e de conferir nome às coisas, ao deflagrar a palavra que denomina o objeto ou o pensamento que organiza a sucessão de palavras.
B
Um discurso apresentado com um sentido próprio e que serve de comparação para tornar inteligível um outro sentido que não é expresso.
C
Uma manifestação evocativa, mágica ou mística que, por convenção arbitrária, representa ou designa uma realidade complexa.
D
Uma crítica das instituições ou pessoas por meio da qual se censuram os males da sociedade ou dos indivíduos.
E
Um confronto entre dois ou mais seres de naturezas diferentes, a fim de ressaltar um deles por elevado grau de abstração.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

Sobre Arquitetura da destruição, de Peter Cohen, é correto afirmar que:

A
O filme mostra como a Alemanha de Hitler, a União Soviética de Stálin e a Itália de Mussolini acumularam vítimas entre artistas e intelectuais, explorando a brutalidade coletiva contra inimigos reais ou imaginários compartilhados pelos três ditadores.
B
O filme mostra como a virilidade, o patriotismo, a pureza racial, a identificação com o povo e a apologia do cosmopolitismo e do racionalismo eram os únicos estilos que o regime nazista permitia e apoiava.
C
O filme mostra como alguns intelectuais do porte do filósofo Martin Heidegger deram sustentação ao regime nazista, contribuindo para imobilizar uma fonte crucial de dissidência.
D
O filme conta a história de alguns dos principais pintores nazistas que encontraram um grato tema na imagem de uma família aristocrática alemã, reunida com pompa em volta do aparelho que unificou o sentimento germânico: o rádio.
E
O filme mostra como os nazistas atacaram violentamente o modernismo que imperou nas artes nas primeiras décadas do século XX, destacando a exposição, organizada em 1937, que mostrava a chamada “arte degenerada”.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente os versos do poema Os sapos, que integra a coletânea 50 poemas escolhidos pelo autor, de Manuel Bandeira, apresentados a seguir:


(...)
O sapo-tanoeiro,
Parnasiano aguado,
Diz: – “Meu cancioneiro
É bem martelado.

Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos.

O meu verso é bom
Frumento sem joio.
Faço rimas com
Consoantes de apoio.

Vai por cinqüenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A fôrmas a forma.

Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas...”
(...)

A
A poesia de evasão, em Bandeira, nasce da fadiga do poeta diante das pressões da vida comum. A saída, então, é encontrar refúgio em um mundo de realidades bem diferentes das que são oferecidas pela vida cotidiana, deixando-se levar pelo embalo da fantasia.
B
Uma vez que não dominava perfeitamente a métrica – característica comum a todos os modernistas –, Bandeira optou por fazer do verso livre sua plataforma estética para, a partir daí, criticar a poesia tradicional, renegando as formas fixas.
C
A poesia satírica de Bandeira aponta para uma preocupação excessiva com os elementos alegóricos de fundo espiritual, que interferem no jogo do nonsense com o propósito de disfarçar o ataque à hipocrisia.
D
A poesia de Bandeira opta pelo caminho do humor com o intuito de tentar resgatar o universo de sua infância, criando, assim, uma espécie de obsessão por essa fase de sua vida.
E
Bem-humorado, o poeta parodia a “Profissão de fé” (de Olavo Bilac), hostiliza a eloquência oca e o desaparecimento da poesia, investindo contra o estado de penúria a que a haviam reduzido.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a análise crítica do poema Arte de amar, extraído da coletânea 50 poemas escolhidos pelo autor, de Manuel Bandeira, apresentado a seguir:

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma,
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação,
Não noutra alma.
Só em Deus – ou fora do mundo.
As almas são incomunicáveis.
Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

A
Atente-se, por exemplo, nesta lindíssima metáfora, atrevida metonímia em que o poeta, com um golpe de mestre, fundindo os dois termos de comparação, de modo a se interpenetrarem no absoluto, estabelece paradoxalmente uma relação nova, sutil, imprevista, absurda, de efeito a causa, de agente a paciente, entre o objeto e a sensação do objeto. (Onestaldo de Pennafort).
B
Trata-se de um melancólico que ama a solidão, o lamento, as confissões. Trata-se de um triste que, se acaso chega a ouvir a voz da alegria, é sempre como “uma voz de fora”, que vem até ele e acorda muitas notas adormecidas, mas que não o consegue empolgar e dominar muito tempo. (Octavio de Faria).
C
Em horas mais sombrias, entretanto, se não chega a traduzir o sentimento da vida declinamente e a resignação ao mau destino, que são sugeridos, de preferência, por analogias, representa claramente a própria transitoriedade e a fugacidade da existência. (Sérgio Buarque de Holanda).
D
Nesse poema se opera um corte, sem maiores cerimônias, separando matéria e espírito. A tônica insiste fortemente na ideia de amor como ato físico, relação em que a instintiva sabedoria do corpo dispensa interferências de outra ordem, pois estas servem apenas para atrapalhar um fato que tem tudo para ser agradável, desde que não procure justificativa transcendental, razões de ordem superior. (José Carlos Garbuglio).
E
Nesses versos já vibra o propósito do poeta de fugir às paragens etéreas e intemporais e firmar pé na realidade cotidiana, desvencilhar-se dos olhos livrescos que o impediam de mirar a verdade diária e, armado de olhos novos, e novos ouvidos, aprender a ver e a escutar. (Ledo Ivo).
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Geografia - Industrialização, Indústria brasileira

“(...) Assistiam, atônitos, à demolição da Cidade Flutuante. Os moradores xingavam os demolidores, não queriam morar longe do pequeno porto, longe do rio. Halim balançava a cabeça, revoltado, vendo todas aquelas casinhas serem derrubadas. (...) Chorou muito enquanto arrancavam os tabiques, cortavam as amarras dos troncos flutuantes, golpeavam brutalmente os finos pilares de madeira. Os telhados desabavam, caibros e ripas caíam na água e se distanciavam da margem do Negro. Tudo se desfez num só dia, o bairro todo desapareceu. Os troncos ficaram flutuando, até serem engolidos pela noite.”


A passagem acima foi extraída de Dois Irmãos, de Milton Hatoum, e descreve a demolição de um bairro portuário em Manaus, em 1967, por determinação do governo de Castelo Branco, para possibilitar a construção da Zona Franca de Manaus. Sobre esse projeto, é correto afirmar que:

A
Foi criada como uma zona de jurisdição federal (com infraestrutura construída pelo Estado) que possibilitou às indústrias nacionais a utilização dos recursos naturais da região com menores custos.
B
Tinha como objetivo descentralizar a produção da indústria nacional e, com isso, incentivar o desenvolvimento da região Norte do país, por meio do estabelecimento da jurisdição federal.
C
Previa a concessão de incentivos fiscais para atrair indústrias para a região, reduzir custos de produção e desenvolver o mercado interno, num momento em que avançava a transnacionalização do capitalismo.
D
Foi um dos principais projetos para combater o capital externo, empreendido pelo governo militar, fomentando o crescimento da economia durante o período que ficou conhecido como “milagre econômico”.
E
Foi criada para conceder isenção de impostos à indústria nacional de eletrodomésticos, criando condições de concorrência para os produtos nacionais, em relação aos estrangeiros, no mercado interno brasileiro.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Geografia - Amazônia

A trama de Dois irmãos, de Milton Hatoum, é ambientada em Manaus, entre as décadas de 1930 e 1960. O romance mostra a precariedade material da cidade e o acesso restrito de seus moradores a bens de consumo já disseminados em diferentes regiões do país, tais como eletrodomésticos e outros produtos industrializados. Acerca do desenvolvimento do Amazonas no período mencionado, é correto afirmar que:

A
A região vivia os efeitos da decadência econômica da produção de borracha e recebia investimentos insuficientes para a diversificação de suas atividades produtivas, mantendo-se até a década de 1960 em uma precária condição de desenvolvimento.
B
A abertura da Rodovia Transamazônica permitiu a instalação de transnacionais madeireiras no eixo Acre-Rondônia, deslocando os investimentos para essa região e isolando geograficamente a cidade de Manaus e os municípios vizinhos.
C
O êxodo de trabalhadores da região de Manaus, motivado pelo fim do ciclo da borracha e pelo início do ciclo de mineração em Serra Pelada (PA), fez da região um local pouco atraente para investimentos produtivos, mantendo-a subdesenvolvida.
D
O desmatamento progressivo da região, relacionado à atividade madeireira, causou a inviabilidade da extração da borracha nos anos 1940, levando a região à decadência econômica e ao subdesenvolvimento.
E
As políticas preservacionistas implantadas pelo governo federal no período citado inviabilizaram a atividade econômica na região, que se manteve subpovoada e alheia ao desenvolvimento do restante do país.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - História - História Geral, Queda do Socialismo Real

A passagem seguinte foi extraída do texto “Os quedes vermelhos da Tchi”, que integra o livro Os da minha rua, de Ondjaki:


“Chegou a nossa vez. Um camarada também aí num microfone tipo escondido aquecia a multidão:
‘Pioneiros de Agostinho Neto, na construção do socialismo...’
e nós gritávamos, suados, contentes, meio a rir meio a berrar:
‘Tudo pelo Povo!’”


O trecho acima narra a participação do personagem principal, Ndalu, em um desfile de Primeiro de Maio, em Luanda, na década de 1980, durante a vigência do regime socialista em Angola. Esse regime, implantado logo após a independência pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), com o apoio de Cuba e da antiga União Soviética, enfrentou uma guerra civil promovida por dois outros grupos armados: a União Nacional pela Libertação Total de Angola (UNITA) e a Frente Nacional de Libertação Angolana (FNLA). Os três grupos atuaram nas lutas pela independência do país, em 1975. Pode-se afirmar que um dos motivos da guerra civil em Angola foi:

A
A luta pela igualdade de direitos civis entre a população negra e a população de origem europeia – bandeira política da UNITA e da FNLA, que acusavam o regime socialista de negligenciá-la.
B
O conflito entre o regime socialista vigente, apoiado pela União Soviética, e os movimentos pró-unificação africana, liderados pela África do Sul e pelo Zaire.
C
O conflito entre as diferentes etnias presentes em Angola, que passaram a lutar pelo controle do país, contrariando a tentativa do governo socialista de unificá-las.
D
A luta pelo controle dos recursos naturais do país, financiada pelas empresas transnacionais petrolíferas.
E
A polarização entre os Estados Unidos e a União Soviética, conhecida como guerra fria, representada pelo apoio dos soviéticos e cubanos ao MPLA e pelo alinhamento dos Estados Unidos e de outros países anticomunistas – como, por exemplo, a África do Sul – aos grupos rivais.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - História - História Geral, Movimentos de Reforma Religiosa: protestantes e católicos

Em Auto da barca do inferno (1516), de Gil Vicente, o “Judeu” é o único personagem que solicita entrar no batel infernal, mas mesmo assim sua alma é preterida pelo “Diabo”. Este se recusa a embarcar o bode que o “Judeu” traz consigo e indica-lhe o batel do “Anjo”. O “Judeu”, contudo, não consegue dirigir a palavra ao “Anjo”, e acaba indo a reboque no barco do “Diabo”, que, com estas palavras, aceita-o: “Vós, Judeu, ireis à toa, que sois mui ruim pessoa”. O mau juízo que a obra faz dos judeus tem origem em uma conjuntura histórica particular, vigente no final do século XV e início do século XVI. Assinale a alternativa que explicita essa conjuntura:

A
A conversão compulsória dos judeus em cristãos novos, sob pena de serem expulsos de Portugal, e que teve como razão central a determinação da Casa de Bragança de unificar a religião em todo o reino e dominar a Espanha.
B
A guerra de reconquista do território português, ocorrida em fins do século XIV, que foi prejudicada pela deserção de judeus do serviço militar compulsório – o que levou Portugal a se valer da ação de mercenários.
C
A proibição da religião judaica na Península Ibérica, a expulsão dos judeus e ou a sua conversão obrigatória ao cristianismo.
D
A proibição da religião judaica em Portugal, em 1492, por ordem dos reis católicos Fernando e Isabel, que perseguiram judeus e muçulmanos com o objetivo de monopolizar suas atividades financeiras.
E
A perseguição política aos judeus levada a cabo pela burguesia ascendente de Portugal, que almejava conquistar as rotas comerciais do Oriente, controladas por eles, e se apropriar de suas riquezas.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Na época em que Manuel Antonio de Almeida publicou Memórias de um sargento de milícias, havia acirrada disputa entre os Partidos Conservador e Liberal. O livro saiu, primeiramente, em folhetim na seção humorística denominada “Pacotilha”, do Correio Mercantil, principal jornal ligado ao Partido Liberal, entre 1852 e 1853. Nesse período, cunhou-se uma célebre frase atribuída ao político pernambucano Antônio Francisco de Paula e Holanda Cavalcanti de Albuquerque: “Nada se assemelha mais a um ‘saquarema’ do que um ‘luzia’ no poder.” Sobre a vida econômica e política do período em questão, é correto afirmar que:

A
Os liberais propuseram uma aliança com os conservadores, em 1848, com o objetivo de fazerem oposição à arbitrariedade do Poder Moderador.
B
Havia disputa entre proprietários de terras e de escravos, de um lado, e comerciantes e financistas, de outro, mas o jogo político desse período, e não só dele, em boa medida não se fazia para alcançarem objetivos ideológicos.
C
O Partido Conservador apoiou a reforma constitucional de 1847, proposta pelo Imperador, a qual acabou não sendo promulgada.
D
Em 1848, D. Pedro II designou um representante do Partido Conservador para a chefia da polícia civil, enquanto alguns membros do Partido Liberal receberam cargos no Poder Judiciário.
E
O conflito entre D. Pedro II e o Partido Liberal foi motivado pela revolta popular que este último liderou e que reivindicava melhores condições de trabalho, conhecida como Revolta da Chibata.