Questõessobre Política, poder e Estado

1
1
Foram encontradas 122 questões
ac9b92c1-57
ENEM 2021 - Sociologia - Política, poder e Estado

        Vocês que fazem parte dessa massa
        Que passa nos projetos do futuro
        É duro tanto ter que caminhar
        E dar muito mais do que receber
        Ê, ô, ô, vida de gado
        Povo marcado
        Ê, povo feliz!

ZÉ RAMALHO. A peleja do diabo com o dono do céu.
Rio de Janeiro: Sony, 1979 (fragmento).

Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?

A
Militância política.
B
Passividade social.
C
Altruísmo religioso.
D
Autocontrole moral.
E
Inconformismo eleitoral.
fb0680b0-6b
ENEM 2020 - Sociologia - Política, poder e Estado

TEXTO I


   C = M + D − R. A equação, desenvolvida pelo economista Robert Klitgaard, descreve a corrupção. Traduzindo-a em palavras, temos que a corrupção (C) é dada pelo grau de monopólio (M) existente no serviço público, mais o poder discricionário (D) que as autoridades têm para tomar decisões, menos a responsabilização (R), que é basicamente a existência de mecanismos de controle. Outras versões da fórmula acrescentam ao R uma dimensão moral, que também funcionaria como barreira contra a cultura da corrupção. 


SCHWARTSMAN, H. Fórmula da corrupção. Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2015 (adaptado). 


TEXTO II 


   Corrupção significa transação ou troca entre quem corrompe e quem se deixa corromper. Trata-se normalmente de uma promessa de recompensa em troca de um comportamento que favoreça os interesses do corruptor. A corrupção não está ligada apenas ao grau de institucionalização, à amplitude do setor público e ao ritmo das mudanças sociais; está também relacionada com a cultura das elites e das massas. Depende da percepção que tende a variar no tempo e no espaço.


BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 2009 (adaptado).

O segundo texto complementa a compreensão do fenômeno da corrupção tal como abordado no primeiro texto, na medida em que

A
comprova a limitação do sistema normativo pátrio.
B
evidencia a atuação de agentes externos ao Estado.
C
elucida o padrão de idoneidade do setor empresarial. 
D
minimiza a capacidade de mobilização da sociedade civil.
E
demonstra a influência dos atores vinculados ao Judiciário.
fa9c2d27-6b
ENEM 2020 - Sociologia - Democracia e representação política, Política, poder e Estado

Numa democracia representativa, como é o Brasil, o direito de votar para escolha dos governantes, que irão ocupar os cargos do Executivo e do Legislativo, é um dos direitos fundamentais da cidadania. Na impossibilidade de participação direta do povo nas decisões que deverão ser tomadas a respeito de questões da máxima relevância para o interesse público, a escolha de representantes para o desempenho dessas tarefas foi o caminho encontrado para que as opções reflitam a vontade do povo.


DALLARI, D. Em busca da democracia representativa. Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 fev. 2015.


Na perspectiva apontada no texto, a consolidação da democracia no Brasil baseia-se na representação popular por meio dos(as)

A
fóruns sociais.
B
partidos políticos.
C
conselhos federais.
D
entidades de classe.
E
organizações não governamentais.
69bd1a6a-ff
UECE 2019 - Sociologia - Política, poder e Estado

Há reconhecimento nas pautas públicas de um novo sujeito de direitos, os jovens. As políticas públicas juvenis têm um papel importante na construção desses direitos. Porém, avançar da afirmação deste princípio democrático para a garantia efetiva da participação juvenil, em todas as etapas das políticas em curso, constitui, ainda, um grande desafio.


RIBEIRO, Eliane. MACEDO, Severine. Notas sobre políticas públicas de juventude no Brasil: conquistas e desafios. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S0797-55382018000100107


Considerando as políticas públicas de juventude no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.

A
As políticas públicas para os jovens no Brasil são eficazes por atender as demandas dessa população, com ações de fortalecimento das identidades juvenis e, sobretudo, pela inserção universal dos jovens pobres no mercado de trabalho.
B
As políticas públicas juvenis afirmam o princípio democrático da juventude como sujeitos de direitos e, consequentemente, revelam o compromisso do Estado brasileiro com o bem-estar de todos os jovens do Brasil, principalmente os das periferias urbanas.
C
Muitos programas, projetos e políticas, em geral, não provêm de diálogos com os jovens, podendo-se neles se observar improvisação, desconhecimento de suas problemáticas, descontinuidades, em especial para os jovens pobres que mais necessitam de políticas públicas.
D
Por ser uma população homogênea, os jovens, independentemente de políticas públicas juvenis no Brasil, participam de todas as instâncias de planejamento, execução e avaliação das ações voltadas para sua afirmação identitária e social.
69766b6f-ff
UECE 2019 - Sociologia - Instituições sociais, normas e valores, Democracia e representação política, O processo de socialização, Política, poder e Estado

“As tradições que sustentam as instituições democráticas americanas estão se desintegrando, abrindo um vazio desconcertante entre como nosso sistema político funciona e as expectativas há muito arraigadas de como ele deve funcionar.”

LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias
morrem. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2018,
p. 142.


O trecho acima citado se refere ao abismo, constatado no mundo todo, entre as tradições iluministas que deram origem aos nossos sistemas republicanos liberais e a negação da política, que tem tomado conta dos discursos eleitorais em diversos países, nos últimos anos.

Assinale a opção que apresenta corretamente as principais heranças liberais que ainda são visíveis na construção das nossas instituições políticas atuais.

A
Plutocracia, nacionalismo e fraternidade universal.
B
Democracia, direitos individuais e soberania popular.
C
Socialismo, liberdade religiosa e desobediência civil.
D
Propriedade privada, populismo e liberdade de imprensa.
89a664d3-fd
UNICENTRO 2017 - Sociologia - Política, poder e Estado

São caracteristicas dos regimes autoritários, exceto:

A
Possuem uma ideologia de base que sirva para a construção de uma nova sociedade. Mobilização popular, doutrinação política e incentivo ao engajamento ativista compõe alguns de seus princípios básicos.
B
Ausencia de pluralismo partidário, instituição básica da democracia liberal. O partido único rigidamente organizado e burocratizado promove a identificação entre o poder e o povo.
C
Subordinação ao Executivo dos Poderes Legislativo e Judiciário.
D
Vaorização da disciplina moral e cívica.
E
Controle das informações por meio da censura.
89a26c65-fd
UNICENTRO 2017 - Sociologia - Política, poder e Estado

Embora a força física seja condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Ele precisa ter legitimidade. Assinale a alternativa incorreta quanto aos princípios de legitimidade do poder.

A
Noa Estados teocráticos, o poder legítimo vem da vontade de Deus.
B
Nas monarquias hereditárias, o poder é transmitido de geração a geração e mantido pela força da tradição.
C
Nos governos aristocráticos, apenas os melhores exercem funções de mando; o que se entende por ‘melhores’ varia conforme o tipo de aristocracia: os mais ricos, os mais fortes, os de linhagem nobre, ou, até mesmo, os da elite do saber.
D
Na democracia, o poder legítimo nasce da vontade do povo.
E
Nos Estados Totalitários, o poder emana do concenso e da vontade da maioria dos integrantes da sociedade e é caracterizado pela soberania popular e pelo pluripartidarismo.
899ef35c-fd
UNICENTRO 2017 - Sociologia - Política, poder e Estado

A doutrina, desenvolvida a partir da década de 1970, que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo, recebe o nome de:

A
Liberalismo
B
Liberalismo Clássico
C
Neoliberalismo
D
Pósliberalismo
E
Nova Ordem Mundial
8977feab-fd
UNICENTRO 2017 - Sociologia - Política, poder e Estado

Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I) O período em que ocorreu a revolução era bastante conturbado para o país. Regido por um regime absolutista, os franceses se viam obrigados a pagarem impostos extremamente caros, para sustentar os luxos da nobreza. Sob influência dos Iluministas, o terceiro estado se levantou contra a opressão do absolutismo.
II) Os ideais percorreram a Europa, atravessaram o oceano e chegaram à América Latina, a qual influenciou o movimento da Inconfidência Mineira. Pelo seu caráter difusor é que a Revolução Francesa foi e é considerada o acontecimento que marca a passagem para a Idade Contemporânea.
III) Do ponto de vista político, a Revolução Francesa foi um sucesso, pois, além de contar com ampla participação das massas – que dirigiram o processo revolucionário –, criou esferas de participação política, tornando os cidadãos mais críticos e atuantes na esfera pública.

Está correto o contido em:

A
I apenas
B
II apenas
C
I e II apenas
D
I e III apenas
E
I, II e III
84bc1bab-fd
UNICENTRO 2018 - Sociologia - Democracia e representação política, Política, poder e Estado

Em 2002, José Murilo de Carvalho escrevia sobre o Brasil: “Como a experiência de governo democrático tem sido curta e os problemas sociais têm persistido e mesmo se agravado, cresce também a impaciência popular com o funcionamento geralmente mais lento do mecanismo democrático de decisão. Daí a busca de soluções rápidas por meio de lideranças carismáticas e messiânicas.” CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p.222.
São exemplos de liderança carismáticas e messiânicas os ex-presidentes:

A
Washington Luís, Júlio Prestes e Café Filho.
B
Prudente de Moraes, Eurico Gaspar Dutra, José Sarney.
C
Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
D
Venceslau Brás, Nereu Ramos e Itamar Franco.
E
Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Fernando Collor.
84b9265f-fd
UNICENTRO 2018 - Sociologia - Política, poder e Estado

O Estado de Bem-Estar Social ou welfare state, implantado em várias partes do mundo, mas, principalmente na Europa, após a II Guerra Mundial, pressupõe que

A
o livre mercado, o individualismo e a meritocracia são direitos naturais devendo o Estado garanti-los, porém não interferindo em sua auto-regulamentação.
B
haja o fim da propriedade privada, a constituição de uma igualdade universal e a proibição da livre iniciativa.
C
a propriedade privada é um direito humano inalienável e requisito para o exercício da cidadania e do direito à rebelião contra governos ilegítimos.
D
a educação, a assistência médica, o emprego, a renda mínima, a moradia e a liberdade de expressão são direitos de todos os cidadãos e devem ser garantidos pelo Estado.
E
o Estado deve controlar todo o corpo social, tanto na esfera pública quanto na privada, sem espaço para as liberdades individuais e oposição de ideias.
348f24b0-fd
UNICENTRO 2016 - Sociologia - Política, poder e Estado

“[...] o nascente Estado moderno fez o necessário para tornar esse dever obrigatório a todas as pessoas que se encontravam no interior de sua soberania nacional. Nascida como ficção, a identidade precisava de muita coerção e convencimento para se consolidar e se concretizar numa realidade.” (BAUMAN, 2005, p. 26)

A partir da leitura do texto do sociólogo polonês Zygmunt Bauman e dos conhecimentos sobre identidade, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) Na contemporaneidade, a identidade está relacionada apenas com o pertencimento ao território nacional.
( ) Para o Estado Moderno, a identidade nacional significava um marco para sua soberania.
( ) A ficção do nascimento da identidade desempenhou um papel importante na subordinação dos indivíduos pelo Estado Moderno.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V F V
B
F V F
C
F V V
D
V F F
E
V V V
792515c7-fc
UFT 2019 - Sociologia - Política, poder e Estado

Rousseau, na obra Do contrato social, afirma: “Proponho-me a investigar se pode haver na ordem civil uma regra de administração legítima e confiável que tome os homens tais como são e as leis tais como podem ser. Tentarei sempre conciliar nesta pesquisa o que é permitido pelo direito com o que é prescrito pelo interesse, a fim de que a justiça e a utilidade não fiquem em desarmonia”.

Fonte: ROUSSEAU, J-J. Do contrato social, apud. RAWLS, J. Conferencias sobre a história da filosofia política. São Paulo: Martins Fontes, 2012, p. 233


Desta forma, o autor estabelece desde o início alguns termos essenciais do seu pensamento político. No que concerne às bases das instituições políticas e sociais e à concretização dos princípios do direito político e da justiça em Rousseau, é CORRETO afirmar que a noção de “contrato social” se orienta fundamentalmente:

A
à conservação da condição de igualdade entre os cidadãos, à concretização do estado de direito e à garantia de um grau suficiente de igualdade material.
B
à autopreservação da vida, à livre iniciativa do trabalho e à propriedade privada como direitos fundamentais e inalienáveis do indivíduo.
C
à obediência irrestrita ao soberano e às suas leis em função da garantia da segurança pessoal no estado civil e do progresso material da sociedade.
D
à sacralidade da propriedade privada, do estado de direito e do respeito às diferenças entre os homens como condições para a validade de todo contrato.
f096ad2b-f9
IF-PR 2019 - Sociologia - Democracia e representação política, Política, poder e Estado

Leia o seguinte fragmento de texto:

“[...] deve-se considerar que os sistemas eleitorais causam impacto em três aspectos importantes para a análise da questão governabilidade versus representatividade. Primeiro, identifica-se uma relação entre o sistema eleitoral e o sistema partidário, sendo relevante considerar o grau de fragmentação deste último que possa ter sido causado ou permitido pelo primeiro. Em tese, a multiplicação do número de partidos políticos dificulta a governabilidade, embora possa ser, por outro lado, indício de uma significativa representatividade. Segundo, pode-se aferir, em cada sistema eleitoral, a relação entre o número de votos obtidos por cada partido e o número de lugares conquistados no parlamento, como indicador do grau de representatividade do sistema, sendo de se considerar que uma distância extremamente grande entre o número de votos colhidos e o número de assentos pode colocar em questão a legitimidade da representação. Terceiro, a partir do impacto no sistema partidário, os sistemas eleitorais também podem ser relacionados com os tipos de governos que ensejam, se majoritários, de partido único, ou se de coalizão [...]”.

(Fonte: VIEIRA, Fernando Sabóia. Sistemas Eleitorais: Representatividade versus Governabilidade. Disponível em https:// www2.camara.leg.br/comunicacao/camara-noticias/camara-destaca/ historico/a-camara-eleicoes/arquivos/sistemas-eleitorais. Acesso em 04/08/2019).


Em consideração ao fragmento exposto, entende-se que, por vezes, a representatividade como causa motriz e efeito alcançado num processo eleitoral em uma democracia, pode oferecer dificuldades ou mesmo colocar-se em lado oposto à governabilidade pretendida ou resultante deste mesmo processo democrático. Diante disso, analise as seguintes asserções:

I) O exercício da governabilidade se presta ao direito e exigência em buscar cumprir os projetos propostos em campanha.

PORQUE

II) Ao contrário da representatividade, que não tem compromisso com o sistema democrático, a governabilidade deve ser exercida em favor de todos.


Assinale a alternativa correta.

A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5a188de2-bf
UFPR 2019 - Sociologia - Conceito de poder, Política, poder e Estado

O filósofo Gérard Lebrun, em seu livro intitulado O que é o poder, discorre sobre diferentes abordagens do conceito de poder. Na apresentação da obra, tece considerações sobre o binômio poder/dominação, tendo como referência a obra de Michel Foucault. Escreve Lebrun:

Quando a questão é compreender como foi e continua sendo possível a resignação, quase ilimitada, dos homens perante os excessos do poder, não basta invocar as disciplinas e as mil fórmulas de adestramento que, como mostra Foucault, são achados relativamente recentes da modernidade. Sua origem e seu sucesso talvez se devam a um sentimento atávico dos deserdados, de serem por natureza excluídos do poder, estranhos a este - talvez derivem da convicção de que opor-se a ele seria loucura comparável a opor-se aos fenômenos atmosféricos. Ainda que o poder não seja uma coisa, ele se torna uma, pois é assim que a maioria dos homens o representa. É preciso situar a tese de Foucault dentro de seus devidos limites: o homem condicionado, adestrado pelos poderes, é o privilegiado, o europeu. Não é o colonizado, não é o proletário do Terceiro Mundo (assim como não era o proletário europeu do século XIX). Estes, o poder não pensa sequer em domesticar: domina-os - e muito de cima.
(LEBRUN, Gérard. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 08.)

Com base na reflexão desenvolvida por Lebrun, é correto afirmar que:

A
o conceito de poder tem a possibilidade de ser interpretado a partir de noções como “disciplina” ou “adestramento”, construídas no próprio sujeito, considerando ao mesmo tempo a natureza estrutural e as condicionantes macrossociais do poder que orientam os indivíduos à ação social.
B
as diferentes enunciações do conceito de poder presentes na obra de Foucault devem levar em consideração a situação dos trabalhadores novecentistas em países de Terceiro Mundo; do contrário o poder só pode ser entendido como narrativa dos opressores.
C
o poder é um fenômeno que prescinde das instituições políticas e sociais para que se manifeste e, conforme Lebrun, toda forma de poder é uma manifestação da domesticação e do adestramento do indivíduo para a ação coletiva, tendo como princípio a vigilância e a punição.
D
a explicação oferecida por Foucault possui limitações e não corresponde à realidade das relações de poder existentes no mundo moderno e contemporâneo, sobretudo quando se destaca a análise do proletariado do Terceiro Mundo.
E
as relações de poder serão compreendidas em profundidade se assumirmos como parâmetro de nossas análises os processos de colonização no século XIX e a opressão ao proletário do Terceiro Mundo.
7a435f16-e3
UEM 2013, UEM 2013, UEM 2013 - Sociologia - Política, poder e Estado

Um súdito não tem o direito de descumprir o contrato social quando esse é rompido por outro súdito, mas tem o direito de descumpri-lo quando o contrato social é rompido pelo soberano.

O pensamento filosófico do período moderno se caracteriza não apenas por tratar de questões de fundo metafísico e epistemológico, mas também por questões políticas e sociais. O filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679) dedicou parte de seus escritos, dentre eles o Leviatã (1651), ao problema da fundamentação do estado de direito e ao desenvolvimento da noção de contrato social, proposta com a finalidade de justificar o poder soberano sobre os súditos. Sobre o pensamento de Hobbes, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
7a3ebdf9-e3
UEM 2013, UEM 2013, UEM 2013 - Sociologia - Política, poder e Estado

Hobbes reconhece que há direitos legítimos na ausência do contrato social, embora, para ele, a noção de justiça não seja legítima nessa circunstância.

O pensamento filosófico do período moderno se caracteriza não apenas por tratar de questões de fundo metafísico e epistemológico, mas também por questões políticas e sociais. O filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679) dedicou parte de seus escritos, dentre eles o Leviatã (1651), ao problema da fundamentação do estado de direito e ao desenvolvimento da noção de contrato social, proposta com a finalidade de justificar o poder soberano sobre os súditos. Sobre o pensamento de Hobbes, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
c99690c1-e4
UEM 2012, UEM 2012, UEM 2012 - Sociologia - Teorias clássicas do Estado, Política, poder e Estado

A proposta de um ideal de “Estado mínimo” tinha o objetivo de se contrapor ao “Estado de bem-estar social” (Welfare State), que havia sido implantado, após a II Guerra Mundial, por países como Suécia, Dinamarca, Alemanha e Inglaterra.

Algumas correntes do pensamento econômico denominaram de neoliberalismo a política econômica colocada em prática nos Estados Unidos, sob a presidência de Ronald Reagan, e no Reino Unido, sob o governo de Margareth Thatcher. Especialmente na década de 1990, essa política se disseminou por meio de organismos internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial, atingindo também os países em desenvolvimento. Segundo seus defensores, essa política foi criada com o objetivo de combater os efeitos da crise econômica que afetava os países capitalistas desenvolvidos nos anos 1970. Sobre a política neoliberal e sua visão de mundo, assinale a alternativa correta
C
Certo
E
Errado
c9a07c14-e4
UEM 2012, UEM 2012, UEM 2012 - Sociologia - Teorias clássicas do Estado, Política, poder e Estado

A desregulamentação da economia e a flexibilização das relações de trabalho, aliadas ao uso intensivo de novas tecnologias, impulsionaram o processo de globalização da economia.

Algumas correntes do pensamento econômico denominaram de neoliberalismo a política econômica colocada em prática nos Estados Unidos, sob a presidência de Ronald Reagan, e no Reino Unido, sob o governo de Margareth Thatcher. Especialmente na década de 1990, essa política se disseminou por meio de organismos internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial, atingindo também os países em desenvolvimento. Segundo seus defensores, essa política foi criada com o objetivo de combater os efeitos da crise econômica que afetava os países capitalistas desenvolvidos nos anos 1970. Sobre a política neoliberal e sua visão de mundo, assinale a alternativa correta
C
Certo
E
Errado
c9994209-e4
UEM 2012, UEM 2012, UEM 2012 - Sociologia - Teorias clássicas do Estado, Política, poder e Estado

Na visão dos neoliberais, as políticas trabalhistas e a regulamentação da atividade econômica pelo Estado engessavam as empresas e outros agentes econômicos e teriam sido responsáveis pela crise econômica da década de 1970.

Algumas correntes do pensamento econômico denominaram de neoliberalismo a política econômica colocada em prática nos Estados Unidos, sob a presidência de Ronald Reagan, e no Reino Unido, sob o governo de Margareth Thatcher. Especialmente na década de 1990, essa política se disseminou por meio de organismos internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial, atingindo também os países em desenvolvimento. Segundo seus defensores, essa política foi criada com o objetivo de combater os efeitos da crise econômica que afetava os países capitalistas desenvolvidos nos anos 1970. Sobre a política neoliberal e sua visão de mundo, assinale a alternativa correta
C
Certo
E
Errado