Questõessobre Aristóteles, entre a física e a metafísica
Quando os gregos clássicos, especialmente Aristóteles, estabelecem os princípios da lógica, estão
à procura da possibilidade de um conhecimento verdadeiro. Para que determinada sentença possa ser
verdadeira, alguns requisitos são necessários. Um dos requisitos mais importantes é o princípio de não
contradição, elaborado a primeira vez justamente por Aristóteles.
Assinale abaixo a alternativa que descreve o princípio da "não-contradição" conforme a lógica.
"Só o homem entre os viventes possui a linguagem. A voz, de fato, é sinal da dor e do prazer e,
por isso, ela pertence também aos outros viventes (a natureza deles, de fato, chegou até a sensação
da dor e do prazer e a representá-los entre si), mas a linguagem serve para manifestar o conveniente e
o inconveniente, assim como também o justo e o injusto; isso é próprio do homem com relação aos
outros viventes, somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e das outras
coisas do mesmo gênero, e a comunidade dessas coisas faz a habitação e a cidade."
Aristóteles – Política
Nessa passagem da Política de Aristóteles, temos uma das primeiras formulações da principal
característica que distingue os seres humanos dos animais.
Assinale a alternativa que corresponde a essa distinção.
Vemos que toda cidade é uma espécie de
comunidade, e toda comunidade se forma com vistas
a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhe parece um bem; todas as comunidades visam algum bem, é evidente
que a mais importante de todas elas e que inclui todas as
outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais
importante de todos os bens.
No fragmento, Aristóteles promove uma reflexão que
associa dois elementos essenciais à discussão sobre a
vida em comunidade, a saber:
“Como a composição das tragédias mais belas
não é simples, mas complexa, e, além disso, deve
imitar casos que suscitam o terror e a piedade
(porque tal é o próprio fim desta imitação),
evidentemente se segue que [nelas] não devem ser
representados nem homens muito bons que passem
da boa para a má fortuna – caso que não suscita
terror nem piedade, mas repugnância – nem
homens muito maus, que passem da má para a boa
fortuna, pois não há coisa menos trágica, faltando-lhe todos os requisitos para tal efeito; não é
conforme aos sentimentos humanos, nem desperta
terror ou piedade.”
ARISTÓTELES. Poética, XIII, 1452b 31. Trad. de Eudoro de
Souza. São Paulo: Ars Poética, 1993.
Considerando a concepção de poética de Aristóteles,
assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou
falso o que se afirma a seguir:
( ) Aristóteles concebe que toda poesia
trágica é uma imitação (mimese ou
mímesis).
( ) A imitação trágica deve ser tal que
provoque nos espectadores terror e
piedade.
( ) Para atingir seus fins, a tragédia deve ser
conforme aos sentimentos humanos.
( ) A tragédia representa homens muito bons
que passaram da boa para a má fortuna.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
ARISTÓTELES. Poética, XIII, 1452b 31. Trad. de Eudoro de
Souza. São Paulo: Ars Poética, 1993.
Considerando a concepção de poética de Aristóteles, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:
( ) Aristóteles concebe que toda poesia trágica é uma imitação (mimese ou mímesis).
( ) A imitação trágica deve ser tal que provoque nos espectadores terror e piedade.
( ) Para atingir seus fins, a tragédia deve ser conforme aos sentimentos humanos.
( ) A tragédia representa homens muito bons que passaram da boa para a má fortuna.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
“Toda polis é uma forma de comunidade. [...]
O homem é, por natureza, um ser vivo político (zoon
politikon). [...] Além disso, a polis é anterior à
família e a cada um de nós, individualmente
considerado; é que o todo é, necessariamente,
anterior à parte. [...] É evidente que a polis é, por
natureza, anterior ao indivíduo; como um indivíduo
separado não é autossuficiente, ele permanece em
relação à cidade como uma parte em relação ao
todo. Quem for incapaz de ser em comunidade ou
que não sente essa necessidade por causa de sua
autossuficiência será um bicho ou um deus; e não
faz parte de qualquer polis”.
ARISTÓTELES. Política, 1252a1; 1253a5-30 –
Texto adaptado.
Com base na citação acima, é correto afirmar que,
para Aristóteles,
Aristóteles nasceu em 384 a.C., em Estagira, uma cidade da
Macedônia, tornando-se um dos grandes filósofos gregos.
Em seus ensinamentos, ele distingue quatro tipos de causas
para determinar a mudança da realidade, que são
Chamo de princípio de demonstração às convicções comuns das quais todos partem para demonstrar: por exemplo, que todas as coisas devem ser afirmadas ou negadas e que é impossível ser e não ser ao mesmo tempo.”
ARISTÓTELES. Metafísica, 996b27-30.
Em sua Metafísica, Aristóteles apresenta um conjunto de princípios lógico-metafísicos que ordenam a realidade e nosso conhecimento acerca dela. Dentre eles está o princípio de não contradição, o qual
Chamo de princípio de demonstração às convicções comuns das quais todos partem para demonstrar: por exemplo, que todas as coisas devem ser afirmadas ou negadas e que é impossível ser e não ser ao mesmo tempo.”
ARISTÓTELES. Metafísica, 996b27-30.
Em sua Metafísica, Aristóteles apresenta um conjunto de princípios lógico-metafísicos que ordenam a realidade e nosso conhecimento acerca dela. Dentre eles está o princípio de não contradição, o qual
Se na Ética a Nicômaco Aristóteles visa encaminhar o indivíduo à felicidade, na Política ele tem por finalidade alcançar o bem comum, o bem-viver. Por isso, ele compreende que a origem da polis está na necessidade natural do homem em buscar a felicidade. A comunidade natural mais incipiente é a família, na qual seus membros se unem para facilitar as atividades básicas de sobrevivência. E várias famílias se ligam para formar a aldeia. E as aldeias se juntam para instituir a polis.Sobre isso, é correto afirmar que
Aristóteles escreveu, numa de suas obras: “O ser que
não é social ou é Deus ou é um bruto”. Esta afirmação
traz subjacentes dois pressupostos: a) Para que haja
verdadeira sociabilidade é necessária a existência de
dois ou mais seres da mesma espécie. b) Para que
haja verdadeira sociabilidade é necessária a presença
de uma consciência racional. Neste contexto, podemos
afirmar:
1) Deus não pode sociabilizar-se porque, sendo um
ser único, não tem outro da mesma espécie com
quem fazê-lo.
2) Os seres brutos não podem sociabilizar-se
porque não possuem a exigência da consciência
racional.
3) Os homens são os únicos seres que podem
sociabilizar-se porque possuem ambas as
exigências: outros seres da mesma espécie e
consciência racional.
Está(ão) correta(s):
Aristóteles escreveu, numa de suas obras: “O ser que não é social ou é Deus ou é um bruto”. Esta afirmação traz subjacentes dois pressupostos: a) Para que haja verdadeira sociabilidade é necessária a existência de dois ou mais seres da mesma espécie. b) Para que haja verdadeira sociabilidade é necessária a presença de uma consciência racional. Neste contexto, podemos afirmar:
1) Deus não pode sociabilizar-se porque, sendo um ser único, não tem outro da mesma espécie com quem fazê-lo.
2) Os seres brutos não podem sociabilizar-se porque não possuem a exigência da consciência racional.
3) Os homens são os únicos seres que podem sociabilizar-se porque possuem ambas as exigências: outros seres da mesma espécie e consciência racional.
Está(ão) correta(s):