Questõessobre A Experiência do Sagrado

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UFC 2018 - Filosofia - A Experiência do Sagrado, O Sujeito Moderno

No livro Confissões, Santo Agostinho, principal representante da Patrística medieval, trata do seguinte problema “É Deus o autor do mal?”. Desse problema advêm as seguintes indagações: “Onde está, portanto, o mal? De onde e por onde conseguiu penetrar? Qual é a sua raiz e a sua semente? Porventura não existe nenhuma? Por que recear muito, então, o que não existe?”

Fonte: (AGOSTINHO, S. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 1999, p. 177 (Col. Os pensadores)).

Com relação ao problema do mal em Confissões analise as afirmativas a seguir:

I. todas as coisas que existem são boas, e o mal não é uma substância, pois, se fosse substância seria um bem.
II. todas as coisas que se corrompem não são boas, pois são privadas de todo bem.
III. o mal se não é substância, é a perversão da vontade desviada da substância suprema.
IV. o mal é a corrupção que afeta diretamente a substância divina que está sujeita a ela.

Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

A
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
B
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
C
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
D
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
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ENEM 2020 - Filosofia - Vontade Divina e Liberdade Humana, A Experiência do Sagrado

Sem negar que Deus prevê todos os acontecimentos futuros, entretanto, nós queremos livremente aquilo que queremos. Porque, se o objeto da presciência divina é a nossa vontade, é essa mesma vontade assim prevista que se realizará. Haverá, pois, um ato de vontade livre, já que Deus vê esse ato livre com antecedência.


SANTO AGOSTINHO. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995 (adaptado).


Essa discussão, proposta pelo filósofo Agostinho de Hipona (354-430), indica que a liberdade humana apresenta uma

A
natureza condicionada.
B
competência absoluta.
C
aplicação subsidiária.
D
utilização facultativa.
E
autonomia irrestrita.
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UFT 2018 - Filosofia - A Experiência do Sagrado

No livro Confissões, Santo Agostinho, principal representante da Patrística medieval, trata do seguinte problema “É Deus o autor do mal?”. Desse problema advêm as seguintes indagações: “Onde está, portanto, o mal? De onde e por onde conseguiu penetrar? Qual é a sua raiz e a sua semente? Porventura não existe nenhuma? Por que recear muito, então, o que não existe?”

Fonte:(AGOSTINHO, S. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 1999, p. 177 (Col. Os pensadores)).

Com relação ao problema do mal em Confissões analise as afirmativas a seguir:


I.todas as coisas que existem são boas, e o mal não é uma substância, pois, se fosse substância seria um bem.

II.todas as coisas que se corrompem não são boas, pois são privadas de todo bem.


III.o mal se não é substância, é a perversão da vontade desviada da substância suprema.


IV.o mal é a corrupção que afeta diretamente a substância divina que está sujeita a ela.


Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA


A
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
B
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
C
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
D
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
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UECE 2019 - Filosofia - Provas da Existência Divina: Ontologia, Cosmologia e Teleologia, A Experiência do Sagrado

“De fato, a corrupção é nociva, e, se não diminuísse o bem, não seria nociva. Portanto, ou a corrupção nada prejudica – o que não é aceitável – ou todas as coisas que se corrompem são privadas de algum bem. Isto não admite dúvida. Se, porém, fossem privadas de todo o bem, deixariam inteiramente de existir. [...]. Logo, enquanto existem, são boas. Portanto, todas as coisas que existem são boas, e aquele mal que eu procurava não é uma substância, pois, se fosse substância, seria um bem”.


HIPPONA, Agostinho. Confissões. Coleção “Os Pensadores”.
Livro VII, cap. XII, 1983. – Texto adaptado.


Sobre a questão do mal em Santo Agostinho, considere as seguintes afirmações:


I. O mal não existe sem o bem.
II. O mal diminui o bem, e vice-versa.
III. O mal absoluto pode existir.


É correto o que se afirma em

A
I e III apenas.
B
I e II apenas.
C
II e III apenas.
D
I, II e III.
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UECE 2019 - Filosofia - A Experiência do Sagrado

Leia com atenção a seguinte passagem:


“Diz-se livre a coisa que existe exclusivamente pela necessidade de sua natureza e que por si só é determinada a agir. E diz-se necessária, ou melhor, coagida, aquela coisa que é determinada por outra a existir e a operar de maneira definida e determinada”.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução e Notas de
Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, parte I,
definição 7, p. 13. – Texto adaptado.


Sobre a questão da liberdade divina e humana em Spinoza, considere as seguintes afirmações:


I. Somente Deus é livre.

II. A liberdade de Deus consiste em determinar-se por si só a operar.

III. O homem é coagido, pois é determinado por outra coisa a operar de maneira definida e determinada.


É correto o que se afirma em

A
I, II e III.
B
II e III apenas.
C
I e II apenas.
D
I e III apenas.
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UNICENTRO 2019 - Filosofia - A Experiência do Sagrado

Do ponto de vista filosófico, a condição humana é de ambiguidade. Porque o homem, enquanto ser, não se reduz a uma compreensão simples, o que pode levar à reafirmação de valores subjacentes no seu comportamento diário.

A alternativa em que está corretamente relacionado o dito popular à base de crença subjacente do ser humano é a

A
Aquele lá? Não é gente, mais parece um bicho!" (Indiferenciação entre homem e animal.)
B
"O que seria de mim sem a graça de Deus?" (O ser do homem é explicando pelo divino, e o homem não é nada sem a fé.)
C
"Essas coisas acontecem desde que o homem é homem!" (A natureza humana é mutável.)
D
"Eu uso a cabeça e não me deixo arrastar pelas paixões." (O homem é um ser irracional, e as paixões são frivolidades.)
E
"Não adianta lutar contra o destino. O que tem de ser, será." (O homem é livre, e não existe predestinação.)
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UFT 2019 - Filosofia - A Experiência do Sagrado

Segundo Tomás de Aquino, o homem é entendido como um composto de corpo e alma, fazendo eco, sobretudo, a teorias aristotélicas sobre o ser humano. Por isso, na Suma contra os gentios o filósofo afirma que “é impossível que o homem e o animal sejam uma alma servindo-se de um corpo, e não uma coisa composta de corpo e alma”.

Fonte: TOMÁS DE AQUINO. Suma contra os gentios. Caxias do Sul: Sulina, 1990, p. 264.

Tendo em vista esta citação, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica que o Aquinata utiliza para descrever o homem:

A
A alma é compreendida como componente essencial a todos os seres vivos, doando a vida aos seres animados, como é o caso do homem.
B
Tomás de Aquino propõe o homem como um ser intermediário, que pertence ao reino imaterial por sua alma, que é unida por essência ao corpo físico.
C
Para Tomás de Aquino, é preciso dedicar cuidados especiais e maiores à alma, em detrimento do corpo que a aprisionaria como uma espécie de cárcere.
D
Conforme o pensamento tomista, o homem, diferentemente dos animais que possuem uma alma sensitiva, possui uma alma racional.
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UNICENTRO 2017 - Filosofia - Provas da Existência Divina: Ontologia, Cosmologia e Teleologia, A Experiência do Sagrado

Princípio por meio do qual o indivíduo moderno coloca a si mesmo no centro dos interesses e decisões. Às certezas da fé contrapõe-se a capacidade de livre exame. Até na religião, os adeptos da Reforma defendem o acesso direto ao texto bíblico, dando a cada um o direito de interpretá-lo. Essas características sintetizam valores expressos:

A
Pelo humanismo.
B
Pelo antropocentrismo.
C
Pelo criacionismo.
D
Pela teoria da predestinação.
E
Pelo relativismo.
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UNICENTRO 2017 - Filosofia - Provas da Existência Divina: Ontologia, Cosmologia e Teleologia, A Experiência do Sagrado

O nome patrística decorre do trabalho dos padres da Igreja que, desde o século II de nossa era, elaboraram o pensamento cristão. Assinale a alternativa que apresenta, de forma CORRETA, um representante dessa filosofia.

A
Tomás de Aquino
B
Roger Bacon
C
Averróis
D
Agostinho de Hipona
E
Giordano Bruno
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UNICENTRO 2016 - Filosofia - A Experiência do Sagrado

Sobre a corrente filosófica idealista, é correto afirmar:

A
O mundo é o conjunto de coisas prontas.
B
A vida espiritual determina a vida material.
C
O homem é um produto da matéria.
D
A matéria é eterna, infinita.
E
A existência material é autônoma.
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UECE 2019 - Filosofia - Vontade Divina e Liberdade Humana, A Experiência do Sagrado

Em diálogo com Evódio, Santo Agostinho afirma: “parecia a ti, como dizias, que o livre-arbítrio da vontade não devia nos ter sido dado, visto que as pessoas servem-se dele para pecar. Eu opunha à tua opinião que não podemos agir com retidão a não ser pelo livre-arbítrio da vontade. E afirmava que Deus no-lo deu, sobretudo em vista desse bem. Tu me respondeste que a vontade livre devia nos ter sido dada do mesmo modo como nos foi dada a justiça, da qual ninguém pode se servir a não ser com retidão”.

                                                                       AGOSTINHO. O livre-arbítrio, Introdução, III, 18, 47.

Com base nessa passagem acerca do livre-arbítrio da vontade, em Agostinhoé correto afirmar que

A
o livre-arbítrio é o que conduz o homem ao pecado e ao afastamento de Deus.
B
o poder de decisão ‒ arbítrio ‒ da vontade humana é o que permite a ação moralmente reta.
C
é da vontade de Deus que o homem não tenha capacidade de decidir pelo pecado, já que o Seu amor pelo homem é maior do que o pecado.
D
a ação justa é aquela que foi praticada com o livre-arbítrio; injusta é aquela que não ocorreu por meio do livre-arbítrio.
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UECE 2019 - Filosofia - A Experiência do Sagrado

O maniqueísmo é uma filosofia religiosa sincrética e dualística fundada e propagada por Manesou Maniqueu, filósofo cristão do século III, que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má e o espírito, intrinsecamente bom. Com a popularização do termo, maniqueísta passou a ser um adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal.

                                            ”Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manique%C3%ADsmo.

Contra o maniqueísmo, Agostinho de Hipona (Santo Agostinho) afirmava que

A
Deus é o Bem absoluto, ao qual se contrapõe o Mal absoluto.
B
as criaturas só são más numa consideração parcial, mas são boas em si mesmas.
C
toda a criação era boa e tornou-se má, pois foi dominada pelo pecado após a Queda.
D
a totalidade da criação é boa em si mesma, mas singularmente há criaturas boas e más.
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CESMAC 2015 - Filosofia - Provas da Existência Divina: Ontologia, Cosmologia e Teleologia, A Experiência do Sagrado

A influência da Igreja Católica foi dominante em todas as áreas. Um dos seus teóricos mais conhecido, Santo Agostinho, defendia:

A
o relativismo cultural que incentivava a existência de diferentes maneiras de se exercer a crença em Deus.
B
as ideias de Aristóteles fundadas no Realismo e na mitologia existente na Grécia.
C
o fim do monoteísmo, com adoção de uma religião que aceitasse a multiplicidade de credos e afirmasse a liberdade de expressão.
D
as reflexões de Platão, que são fundamentais para uma parte significativa do pensamento católico.
E
a crença no pecado original, sem, contudo, aceitar a predestinação e a onipotência divina.
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UFT 2019 - Filosofia - A Experiência do Sagrado

No livro XI das Confissões há uma célebre investigação sobre a natureza do tempo. Aquilo sobre o que paira a discussão é a pergunta de um contestador: o que estava fazendo Deus antes do princípio do mundo? Agostinho brinca, mas rejeita a resposta ‘Preparando o inferno para pessoas que examinam com demasiada curiosidade assuntos profundos’ (Conf. XI. 12. 14).

Fonte: KENNY, Anthony. Filosofia Medieval. São Paulo: Loyola, 2008


Analise as afirmativas a seguir relacionadas à questão do tempo na obra Confissões de Santo Agostinho.


I. Para Agostinho, antes do céu e da Terra serem criados não havia o tempo, e sem o tempo não pode haver nenhuma mudança.

II. Ao tratar o tempo como uma criatura, Agostinho trata-o como uma entidade sólida comparável aos itens que compõem o Universo.

III. A solução de Agostinho para as dificuldades por ele levantadas é declarar que o tempo está realmente só na mente.

IV. Segundo Agostinho, em Deus o hoje não substitui o ontem, nem cede ao amanhã; há somente um único presente eterno.

V. Para Agostinho o tempo não é nada mais do que a sucessão de passado, presente e futuro.



Assinale a alternativa CORRETA.

A
Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
B
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
C
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
D
Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
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UEM 2013, UEM 2013, UEM 2013 - Filosofia - A Experiência do Sagrado

João Calvino liderou uma das principais correntes da Reforma Religiosa. Segundo a doutrina calvinista, somente alguns homens estariam predestinados à salvação eterna.

Uma das características do período renascentista na Europa é o desenvolvimento da moderna ciência da natureza. Em oposição ao saber com base na autoridade da tradição, seja de fundo político ou de fundo teológico, a ciência e a filosofia modernas visam a justificar a verdade do conhecimento com base no exame racional da realidade, submetendo suas observações à experimentação. Esse novo ideal de racionalidade subjetiva, ao alcance de todos os indivíduos, promoveu mudanças não apenas na ciência, mas também em campos como a política e a religião. Sobre as transformações ocorridas a partir do Renascimento, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
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UEM 2010 - Filosofia - Provas da Existência Divina: Ontologia, Cosmologia e Teleologia, A Experiência do Sagrado

Santo Agostinho acreditava que a verdadeira felicidade consiste em se distanciar dos prazeres mundanos para poder encontrar a beatitude na união com Deus.

O tema felicidade aparece na história da Filosofia em muitos momentos, sendo objeto de reflexão em sistemas filosóficos, os quais lhe atribuem concepções diferentes. Com relação à afirmação acima, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
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UEM 2010 - Filosofia - A Experiência do Sagrado

O termo ceticismo vem do grego sképsis, que significa “investigação”, “procura”, pois a sabedoria não consiste em alcançar a verdade, mas procurá-la.

A epistemologia é marcada por diferentes maneiras de formular critérios de verdade, nem sempre unânimes ou universalmente aceitos. Destaca-se, nesse debate, a figura do cético. O ceticismo instaura, de maneira decisiva, a questão sobre a possibilidade do conhecimento. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
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UEM 2010 - Filosofia - Provas da Existência Divina: Ontologia, Cosmologia e Teleologia, A Experiência do Sagrado

No cristianismo, a importância da amizade como fenômeno humano primário declina na literatura filosófica. O conceito mais amplo passa a ser o de caritas, conforme definido por Santo Agostinho, isto é, o amor pelo meu semelhante em Deus.

A amizade, chamada de filia pelos gregos, é definida por Nicola Abbagnano (Dicionário de Filosofia) como, em geral, a comunhão entre duas ou mais pessoas ligadas por atitudes concordantes e por afetos positivos. O conceito de amizade recebe, porém, variações conotativas no decorrer da história da Filosofia. Com base nessa afirmação, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
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UEM 2010 - Filosofia - A Experiência do Sagrado

O sagrado pode ser compreendido como uma experiência simbólica da diferença entre os seres e o exercício da superioridade e do poderio de alguns sobre os outros.

Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
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UEM 2010 - Filosofia - O Conhecimento Humano e o Conhecimento Divino, A Experiência do Sagrado

Os sistemas religiosos são marcados por aspectos transcendentais e culturais. Dessa forma, nas religiões, efetua-se uma ligação entre os mundos sobrenatural ou sagrado e o humano ou profano.

Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado