Questõesde IF-MT sobre História

1
1
Foram encontradas 19 questões
ea0ee43e-b3
IF-MT 2016 - História - História do Brasil

Em 126 anos de República – proclamada em um golpe de Estado – o Brasil viveu inúmeras crises institucionais, obras de quarteladas, renúncias e deposições, de presidentes. Dos 42 presidentes, 12 não concluíram seu período constitucional à frente do país. Nos últimos anos, a chamada Nova República (1984 até hoje), dois presidentes eleitos diretamente pelo povo brasileiro, tiveram seus mandatos cassados pelo Congresso Nacional. Os dois presidentes são:

A
Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso
B
Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
C
Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff.
D
Fernando Collor de Mello e Dilma Rousseff.
E
Itamar Franco e Dilma Rousseff.
ea016750-b3
IF-MT 2016 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

As esculturas Pietá e Davi, assim como afresco, presentes no teto da Capela Sistina, no Vaticano, são exemplos irrefutáveis da genialidade de Michelangelo Buonarroti. Artista renascentista, desde muito cedo nutriu uma devoção por Florença, cidade de seus ancestrais e berço da Renascença. Sobre o Renascimento Cultural, é correto afirmar que

A
foi um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, e significou uma nova arte, novas formas de se ver, pensar e representar o mundo e o homem.
B
foi um movimento com forte conteúdo anárquico que utilizava objetos comuns do cotidiano de uma nova forma e dentro de um contexto artístico de ruptura com as formas das artes tradicionais
C
ocorreu, em várias regiões da Europa, Ásia e várias regiões da América. Começou na Itália e expandiu-se para a França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Índia e EUA.
D
os artistas renascentistas tinham uma atitude negativa diante do mundo – não acreditavam no progresso e na capacidade humana e viam a natureza de uma forma sombria e tentavam captá-la em suas obras de arte.
E
foi um movimento cultural de vanguarda, surgiu na Alemanha, nos primórdios do século XIV e XVI, por artistas que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual, subjetividade.
173b5b97-b3
IF-MT 2017 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Um dos eventos mais estudados durante o Segundo Reinado é a “Guerra contra o Paraguai”, que estourou na Bacia do Prata em 1864 e se estendeu até 1870. O trecho a seguir integra um conjunto de memórias sobre o conflito.

[...] Não tínhamos exército quando começara a luta no Sul. Decorrente dos princípios da regência trina, que fora instituída a guarda nacional, o pacífico reinado de D. Pedro II – a grande exceção entre as nações do século XIX – continuara a mesma orientação avessa a inúteis gastos militares num país necessitado de tudo, ainda embrionário, recém-saído do torpor colonial, que por três séculos o mantivera modorrento e deserto [...] Fora preciso tudo improvisar sob o ataque de Solano López. Às pressas foram ajuntados voluntários, marinha de guerra, armamento, munições, corpos de saúde, de engenharia, abastecimento etc., para acudir a ingrata contingência que não tínhamos provocado.

(Fonte: “Vida cotidiana em São Paulo no século XIX”, de Carlos Eugênio Marcondes de Moura, página 228)

Baseando-se no texto, assinale a alternativa cuja leitura NÃO está de acordo com as ideias defendidas pelo autor:

A
Elogia a insubordinação das classes militares diante das ordens do imperador.
B
Reforça a figura de D. Pedro II como um imperador pacífico e ordenador.
C
Propõe a interpretação que retira qualquer responsabilidade do Brasil pelo início do conflito na Bacia do Prata.
D
O texto destaca o despreparo do Exército brasileiro frente à Guerra contra o Paraguai.
E
prova a política de D. Pedro II no que diz respeito ao baixo investimento no setor militar, por acreditar que o Brasil tinha outras prioridades.
1733ce5c-b3
IF-MT 2017 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, História Geral

“Os representantes do povo francês, reunidos em Assembleia Nacional, tendo em vista que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos Governos, resolveram declarar solenemente os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que esta declaração, sempre presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre permanentemente seus direitos e seus deveres; a fim de que os atos do Poder Legislativo e do Poder Executivo, podendo ser a qualquer momento comparados com a finalidade de toda a instituição política, sejam por isso mais respeitados; a fim de que as reivindicações dos cidadãos, doravante fundadas em princípios simples e incontestáveis, se dirijam sempre à conservação da Constituição e à felicidade geral.

Em razão disto, a Assembleia Nacional reconhece e declara, na presença e sob a égide do Ser Supremo, os seguintes direitos do homem e do cidadão: Art. 1. Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ser fundamentadas na utilidade comum”.

O fragmento citado faz parte do texto da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, texto datado de 1789. No contexto em que foi produzido, tal documento associa-se à:

A
Revolução Cubana.
B
Revolução Russa.
C
Revolução Inglesa.
D
Revolução Gloriosa.
E
Revolução Francesa.
17306878-b3
IF-MT 2017 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

O período entre 1964 a 1985 ficou conhecido no Brasil como Regime Militar ou Ditadura Militar. A respeito dos acontecimentos históricos ocorridos durante a época citada, é CORRETO afirmar que:

A
O país viveu uma época em que as grandes manifestações políticas eram incentivadas, uma vez que se vivia um regime democrático.
B
O Brasil, em 1970, foi governado por Jânio Quadros, último presidente militar do país.
C
Durante o período, houve o estabelecimento do pluripartidarismo, importante passo para a consolidação da democracia no Brasil.
D
Durante o governo Costa e Silva, em 1968, foi decretado o Ato Institucional n.º 5 que, dentre outras decisões, estabeleceu o fechamento do Congresso e a suspenção de direitos políticos de cidadãos considerados subversivos.
E
Getúlio Vargas foi o militar que mais tempo ocupou a cadeira presidencial, tendo permanecido no posto de 1964 a 1979.
0f97fba5-b4
IF-MT 2017 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Em 1964, a direção das forças armadas tomou o controle político do governo brasileiro e passou a decidir, efetivamente, quem ocuparia o cargo de presidente da república. Durante o regime da ditadura militar brasileira, cinco generais sucederam-se na presidência, sendo eles: Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo. Sobre essa fase política do Brasil, pode-se afirmar:

A
Uma das características principais dos governos militares foi a democracia indireta, ou seja, os membros do governo dialogavam com a sociedade por meio dos chamados Atos Institucionais.
B
Os militares adotaram o nacionalismo reformista como modelo de desenvolvimento econômico, visando a realização da reforma agrária e a distribuição de renda às classes baixas.
C
Os governos militares zelaram pela manutenção do discurso livre, mesmo que contrário ao regime, veiculados via rádio, televisão, jornais e revistas.
D
Muitos brasileiros que se opuseram ao regime militar foram perseguidos, exilados, torturados ou mortos pelos órgãos de repressão política.
E
Não houve cassação a direitos políticos dos opositores ao regime militar brasileiro, nem interferências na posse dos eleitos para assumir os cargos nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
0fab7742-b4
IF-MT 2017 - História - História Geral, Imperialismo e Colonialismo do século XIX

Sobre o imperialismo do final do século XIX. É correto afirmar que

A
o acúmulo de matérias primas oriundo do colonialismo do século XVI, determinou uma nova corrida, agora então por mercados consumidores.
B
as disputas entre os países por áreas coloniais, de influência e por expansão de mercado consumidor, acabaram por envolver as potências da época em dois conflitos mundiais.
C
a corrida imperialista garantiu que lugares distantes na África e na Ásia, antes isolados, fossem incorporados ao capitalismo financeiro pouco a pouco para preservar o modo de vida local.
D
os países imperialistas dessa época dividiram entre si o Continente Africano e Asiático, e com isso possibilitou a independência econômica da América Latina.
E
essa nova fase expansionista, caracterizou pelos monopólios e pelo capital financeiro. O mundo foi redividido pelos centros de poder respeitando as fronteiras territoriais.
0f93d093-b4
IF-MT 2017 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai durou cinco anos, de 1865 a 1870, num momento em que a Província de Mato Grosso passava por sérias dificuldades de comunicação com o litoral brasileiro, especialmente com o Rio de Janeiro, capital do Império. Sobre essa guerra, considerada o maior conflito armado internacional acontecido na América do Sul, pode-se afirmar:

A
Os paraguaios não conseguiram invadir e ocupar partes territoriais brasileiras nesse período.
B
O conflito foi caracterizado por “combates entre brancos”, sem participação de negros e índios.
C
Os primeiros combates foram perdidos e os paraguaios se apossaram do sul de Mato Grosso.
D
As tropas paraguaias invadiram Cuiabá em 1867, espalhando a doença da varíola com sua ação.
E
O governo brasileiro participou timidamente da guerra, sem maiores gastos de recursos.
0f7d7864-b4
IF-MT 2017 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

A sociedade brasileira se desenvolveu historicamente numa linha marcada pelo controle político das elites locais, dos grandes proprietários de terras, fazendeiros, agricultores e pecuaristas. Na década de 1920, a economia brasileira era essencialmente agrícola, época em que quase 70 % da população em atividade trabalhava na agricultura. Os grandes proprietários de terras eram chamados de “coronéis” e controlavam o universo social brasileiro. A partir dessas informações é correto afirmar:

A
O “Clientelismo” foi uma prática marcante no começo do século XX no Brasil, representando uma forma de punição às pessoas que recebiam favores políticos dos grandes fazendeiros.
B
O coronel auxiliava na educação dos filhos de seus trabalhadores bem como em momentos de doença, entretanto sua influência limitava-se apenas ao universo rural, não chegando às áreas urbanas.
C
Havia nas fazendas grande número de trabalhadores que recebiam salários miseráveis e, por isso, dependiam dos coronéis, que exploravam sua força de trabalho.
D
Os coronéis exigiam que os eleitores votassem nos candidatos políticos de modo secreto, oculto, e de acordo com o julgamento que eles faziam das propostas políticas apresentadas nas campanhas.
E
Os coronéis tinham grandes fortunas e prestígio social nas localidades em que atuavam, mas eram impedidos pela presidência da república de formarem forças militares próprias.
0f818403-b4
IF-MT 2017 - História - História Geral, Primeira Guerra Mundial

A Grande Guerra ou Primeira Guerra Mundial, ocorrida de 1914 a 1918, envolveu dois grandes blocos rivais: de um lado, as formas militares da Alemanha, Turquia, Bulgária e do Império Austro Húngaro; de outro, as da França, Inglaterra, Rússia, Bélgica, Sérvia, Itália, Grécia, do Japão e dos Estados Unidos, entre outros. Dentre os acontecimentos abaixo, qual deles se relaciona com esse grande conflito.

A
Diante da concentração masculina nos combates, considerável parcela das mulheres ingressou no mercado de trabalho industrial, especialmente na Inglaterra, França e Itália.
B
A Primeira Guerra Mundial, diferente dos demais conflitos ocorridos em décadas posteriores, ficou restrita ao continente europeu e aos interesses de seus países.
C
Com a eclosão da Grande Guerra, as estruturas produtivas dos países europeus se fortaleceram, sobretudo com os recursos obtidos com a venda de armamentos e munições.
D
O Brasil e a Argentina foram os únicos países sul-americanos a entrarem efetivamente nesse conflito, declarando guerra aos Estados Unidos.
E
Estados Unidos e Suécia mantiveram-se neutros durante a realização do conflito bélico, medida cautelosa para preservar seus recursos natural, humano e econômico.
0f856356-b4
IF-MT 2017 - História - História Geral, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

O período posterior à Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi marcado por importantes transformações no cenário político-econômico mundial. Estabeleceu-se uma nova ordem mundial, caracterizada pelo equilíbrio tenso de forças entre países capitalistas e socialistas. Sobre essas transformações, pode-se:

A
A Alemanha ficou marcada pelo efetivo controle exercido pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS sobre todo o seu território, como parte da zona socialista do globo.
B
Estados Unidos da América – EUA e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS uniram-se, através de acordos de cooperação científica e tecnológica, visando à paz mundial.
C
Toda a América Latina transformou-se em zona de atuação econômica chinesa nessa fase, pois EUA e URSS saíram da Segunda Guerra Mundial com suas economias enfraquecidas.
D
Em 1949, formou-se, sob liderança da URSS, uma aliança militar com as forças da Europa Ocidental a qual ficou conhecida como Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN.
E
Os EUA formularam o Plano Marshall, objetivando destinar recursos para a reconstrução dos países capitalistas ocidentais, cujas economias foram abaladas durante a Segunda Guerra Mundial.
0f8afc56-b4
IF-MT 2017 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

O aprendizado sobre a História Econômica do Brasil, entre os séculos XVI e XVIII, evidenciou por muito tempo a abordagem dos ciclos econômicos brasileiros. No entanto, para além de etapas ou atividades econômicas consideradas de maior evidência, coexistiram variadas atividades que contribuíram para a produção da cultura material brasileira. Sobre essa discussão, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:

A
Durante a extração da madeira do Pau-brasil bem como do corante de cor avermelhada de seu interior, os colonos não desenvolveram atividades de subsistência na formação das primeiras vilas.
B
A mineração foi a principal atividade econômica brasileira no século XVIII, entretanto coexistiu com: a extração madeireira, a pecuária, a produção do açúcar e a extração das "drogas do sertão".
C
A implantação do Sistema das Capitanias Hereditárias, em 1534, fez com que apenas a produção açucareira fosse desenvolvida na América portuguesa.
D
A pecuária pouco se desenvolveu nos sertões luso-americanos, limitando-se ao litoral brasileiro e às proximidades dos espaços urbanos das capitanias reais.
E
As atividades econômicas desenvolvidas no Brasil foram realizadas com a utilização exclusiva da mão de obra africana cativa, pois os índios não eram afeitos ao trabalho manual.
0f74af96-b4
IF-MT 2017 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A Revolução Farroupilha, conhecida também como Guerra dos Farrapos, ocorreu na província brasileira do Rio Grande do Sul e foi a mais longa revolta da história do Brasil. Durou dez anos, de 1835 a 1845. Sobre essa revolução é CORRETO afirmar:

A
Entre as principais causas dessa revolta estavam os problemas econômicos dos industriais gaúchos, que sofriam com a concorrência paulista na produção automobilística.
B
A Revolução Farroupilha foi uma revolta de caráter popular, com o interesse na libertação dos cativos e na realização da reforma agrária nos pampas.
C
A Guerra dos Farrapos limitou-se ao espaço constitutivo da província do Rio Grande do Sul, não se expandindo, para províncias vizinhas do sul do Brasil.
D
Homens livres, pobres e escravos não participaram dessa revolta, sobretudo por causa da coordenação do movimento mantida nas mãos dos grande senhores das fazendas.
E
Tratou-se de uma rebelião de estancieiros que lutavam por interesses específicos, como o de exercer o poder político no Rio Grande do Sul com maior autonomia.
0f706a18-b4
IF-MT 2017 - História - Medievalidade Europeia, História Geral

Em 1534, o militar e religioso católico Inácio de Loyola fundou a Companhia de Jesus, aprovada pelo papa Paulo III em 1540. Sobre a atuação dessa Ordem Religiosa nos espaços coloniais, no período moderno, pode-se afirmar que:

A
Os jesuítas se empenharam na catequese dos não-cristãos, ou seja, em converter ao catolicismo os povos dos continentes recém-conquistados pelos europeus.
B
Os religiosos da Companhia de Jesus não criaram escolas nos espaços coloniais, priorizaram a atuação nos aldeamentos indígenas.
C
Os jesuítas consideravam-se “soldados do islamismo” e tinham como missão levar os preceitos de Alá pelos quatro cantos do mundo.
D
Boa parte dos jesuítas não era contrária ao uso da mão-de-obra indígena nas atividades desenvolvidas nas áreas urbanas e rurais, mesmo na condição cativa.
E
Além do trabalho catequético, os jesuítas atuaram na comercialização da mão-de-obra indígena e africana, por terem contatos com religiosos e pessoas de diversas freguesias coloniais.
0f79479f-b4
IF-MT 2017 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A escravidão africana marcou profundamente a história da sociedade brasileira. Mesmo com a proibição do tráfico internacional de escravos, mediante pressão inglesa, em 1850, no Brasil o fim da legalidade do cativeiro se deu apenas em 13 de maio de 1888, com a promulgação da Lei Áurea. Sobre as Leis abolicionistas brasileiras do século XIX, é correto afirmar que:

A
A Lei Eusébio de Queirós, de 1850, permitiu a entrada de africanos no Brasil, como estímulo para o desenvolvimento do comércio interprovincial de peças africanas.
B
As Leis promulgadas anteriormente à Lei Áurea, de 1888, permitiram aos senhores de escravos adiarem ao máximo a abolição definitiva da escravidão.
C
A Lei do Ventre Livre, de 1871, proibia os escravos, que conseguiam juntar dinheiro suficiente, de entrarem na Justiça para comprar a sua Carta de Alforria.
D
A Lei dos Sexagenários, de 1885, declarava livres os escravos com mais de 70 anos, o que significava liberar os donos de escravos da obrigação de sustentá-los na velhice.
E
A Lei do Ventre Livre, de 1871, declarava livres todos os netos de escravos no Brasil, desonerando os senhores do custeio da alimentação das crianças cativas.
b8cbe0f9-10
IF-MT 2018 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Durante o período da Ditadura Militar, o jornal O Pasquim comentava e explicava fatos do cotidiano com humor, utilizando as charges políticas. Observe a charge de Ziraldo para O Pasquim e responda ao que se pede:


(Charge de Ziraldo. Ame-o ou deixe-o. - Disponível em:http://alternativananica.blogspot.com.br/2012/06/charges-do-pasquim.html)


Sobre a charge, podemos afirmar que:

A
Representa o agradecimento da população brasileira pela conquista da Copa de 1970.
B
Critica os turistas estrangeiros que vinham passar férias no Brasil.
C
É uma homenagem às violações dos direitos humanos cometidas durante os "anos de chumbo".
D
Satiriza a política nacionalista e ufanista do presidente Médici, cujo governo é considerado o mais repressivo durante a ditadura militar.
E
Representa o descontentamento da população por conta do aumento dos impostos.
b8c1ebdc-10
IF-MT 2018 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

De acordo com o historiador Ronaldo Vainfas: "Entradas e bandeiras são termos quase sinônimos. Entrada possui, por vezes, acepção mais genérica, referindo-se a expedições originadas de diversas partes do Brasil, formadas por iniciativas oficial ou particular, ao passo que bandeira se remete às expedições dos paulistas .

(Fonte: Vainfas, Ronaldo (Org.). Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 64)


Sobre as bandeiras, assinale a alternativa CORRETA.

A
O processo de ocupação de Mato Grosso não pode ser relacionado ao movimento das entradas e bandeiras.
B
Seja para capturar os índios nativos para utilizá-los como mão de obra, ou para descobrir minas de metais e pedras preciosas, o chamado bandeirismo apresador e o prospector desempenharam papel relevante para a ampliação dos limites geográficos do Brasil colonial.
C
As denominadas bandeiras apresadoras tinham uma organização interna militarizada, que comportava, exclusivamente, homens brancos, chefiados por uma autoridade militar da Coroa.
D
Os bandeirantes eram autônomos e não se submetiam às ordens da Coroa Portuguesa, sendo considerados, por isso, inimigos da realeza.
E

Era possível fazer a viagem desde a capitania de São Paulo até as minas de Cuiabá somente através dos rios e os trajetos não ofereciam maiores perigos aos viajantes.

b8c53596-10
IF-MT 2018 - História - História Geral, Revolução Industrial

"Estabelecida na passagem do século XVI11 para o século XIX, a Revolução Industrial representou uma profunda alteração social que incidiu sobre os tradicionais ritmos da vida coletiva. Encerrou séculos de domínio do mundo rural e liberou o potencial produtivo das sociedades humanas, permitindo, assim, a multiplicação acelerada e ilimitada de homens, mercadorias e serviço”.

(Fonte: Campos, F. & Et. Al. Oficina de História. Vol.3. 2. Ed. São Paulo: Leya, 2016. p.16.)


Sobre a Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que:

A
Marcou a transição da manufatura para a maquinofatura.
B
Significou a permanência de antigas técnicas de produção manuais na fabricação de bens.
C
Nas fábricas, não era permitido o trabalho feminino e infantil e logo foram estabelecidas leis para preservar o bem-estar do operariado.
D
Ficou restrita ao território europeu, principalmente na Inglaterra.
E
A maioria das indústrias foram instaladas na zona rural, em locais afastados dos centros de consumo.
b8bedcf7-10
IF-MT 2018 - História - História Geral, Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos

A respeito do processo de Expansão Marítimo-Comercial europeia, ocorrida entre os séculos XV e XVI, assinale a alternativa INCORRETA:

A
A expansão marítima e a colonização das novas terras contaram com o apoio e a participação da Igreja Católica.
B
A burguesia mercantil dos países ibéricos ajudou a patrocinar as viagens marítimas.
C
Portugal e Espanha foram países pioneiros no processo de expansão marítima.
D
As viagens pelo Oceano Atlântico só foram possíveis devido a algumas inovações tecnológicas, como o astrolábio e a bússola. Além disso, desenvolveram-se estudos de cartas náuticas e a caravela.
E
Ao se tornarem colonizadores, os europeus absorveram e expandiram os princípios religiosos e hábitos culturais dos povos americanos.