Questão b8cbe0f9-10
Prova:IF-MT 2018
Disciplina:História
Assunto:República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Durante o período da Ditadura Militar, o jornal O Pasquim comentava e explicava fatos do cotidiano com humor, utilizando as charges políticas. Observe a charge de Ziraldo para O Pasquim e responda ao que se pede:


(Charge de Ziraldo. Ame-o ou deixe-o. - Disponível em:http://alternativananica.blogspot.com.br/2012/06/charges-do-pasquim.html)


Sobre a charge, podemos afirmar que:

A
Representa o agradecimento da população brasileira pela conquista da Copa de 1970.
B
Critica os turistas estrangeiros que vinham passar férias no Brasil.
C
É uma homenagem às violações dos direitos humanos cometidas durante os "anos de chumbo".
D
Satiriza a política nacionalista e ufanista do presidente Médici, cujo governo é considerado o mais repressivo durante a ditadura militar.
E
Representa o descontentamento da população por conta do aumento dos impostos.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos
Sobre o contexto da ditadura militar brasileira (1964-1985) e levando em consideração a charge proposta, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – A charge não tem um tom de celebração e agradecimento. Pelo contrário, mostra uma situação de opressão e violência, que não corresponde ao contexto de comemoração esportiva.


B) Incorreta - A expressão "Ame-o ou deixe-o" era direcionada aos próprios cidadãos brasileiros, e não propriamente a turistas.


C) Incorreta – A charge claramente critica, e não homenageia, as violações de direitos humanos. A representação da violência na charge é uma crítica às ações repressivas do governo.


D) Correta – A charge em questão utiliza a expressão "Ame-o ou deixe-o", uma frase famosa durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, que foi um dos períodos mais repressivos da ditadura militar brasileira. A expressão era um slogan do regime, indicando que quem não amasse o Brasil (ou, implicitamente, o regime militar) deveria deixar o país. Na charge, essa frase é acompanhada por uma imagem que mostra violência e repressão, com uma figura autoritária agredindo um cidadão. A charge critica a intolerância e a brutalidade do regime militar, que forçava a conformidade através da violência e repressão. Ao ironizar a frase "Ame-o ou deixe-o", a charge revela a hipocrisia do regime, que, sob o pretexto de patriotismo, na verdade suprimia a liberdade de expressão e punia severamente qualquer forma de dissidência.


E) Incorreta – A charge não menciona ou sugere questões fiscais ou econômicas. A crítica é claramente direcionada à repressão política e não a questões diretamente tributárias.


Gabarito – Letra D


Referência:


Diedrich, Marlete Sandra. "“Brasil: ame-o ou deixe-o": a produção de sentidos do discurso totalitário." Revista Conexão Letras 14.22 (2019).


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo