Questão 0f7d7864-b4
Prova:IF-MT 2017
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

A sociedade brasileira se desenvolveu historicamente numa linha marcada pelo controle político das elites locais, dos grandes proprietários de terras, fazendeiros, agricultores e pecuaristas. Na década de 1920, a economia brasileira era essencialmente agrícola, época em que quase 70 % da população em atividade trabalhava na agricultura. Os grandes proprietários de terras eram chamados de “coronéis” e controlavam o universo social brasileiro. A partir dessas informações é correto afirmar:

A
O “Clientelismo” foi uma prática marcante no começo do século XX no Brasil, representando uma forma de punição às pessoas que recebiam favores políticos dos grandes fazendeiros.
B
O coronel auxiliava na educação dos filhos de seus trabalhadores bem como em momentos de doença, entretanto sua influência limitava-se apenas ao universo rural, não chegando às áreas urbanas.
C
Havia nas fazendas grande número de trabalhadores que recebiam salários miseráveis e, por isso, dependiam dos coronéis, que exploravam sua força de trabalho.
D
Os coronéis exigiam que os eleitores votassem nos candidatos políticos de modo secreto, oculto, e de acordo com o julgamento que eles faziam das propostas políticas apresentadas nas campanhas.
E
Os coronéis tinham grandes fortunas e prestígio social nas localidades em que atuavam, mas eram impedidos pela presidência da república de formarem forças militares próprias.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo