Questõesde Esamc sobre História Geral
Leia o texto abaixo, que versa sobre a Grande Depressão que se seguiu
à crise econômica financeira de 1929:
A Grande Depressão confirmou a crença de intelectuais, ativistas e
cidadãos comuns de que havia alguma coisa fundamentalmente errada
no mundo em que viviam. Quem sabia o que se podia fazer a respeito?
Certamente poucos dos que ocupavam cargos de autoridade em seus
países e com certeza não aqueles que tentavam traçar um curso com
os instrumentos de navegação tradicionais do liberalismo [...]. Em 1933,
não era fácil acreditar, por exemplo, que onde a demanda de consumo
e, portanto, o consumo, caíssem em depressão, a taxa de juros cairia
também o necessário para estimular o investimento, para que a demanda de investimento preenchesse o buraco deixado pela menor demanda
de consumo.
(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos.
SP: Companhia das Letras, 1995, p. 106-107.)
De acordo com o fragmento, entre as causas da Grande Depressão,
ocorrida nos Estados Unidos, podemos identificar:
Analise as informações para responder ao que se pede.
(A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio 1508-1511)
[No afresco] A Escola de Atenas, filósofos, matemáticos, astrônomos
e cientistas da Antiguidade conversam sob uma imponente basílica,
aparentemente baseada nos antigos projetos de Bramante para a nova
igreja de São Pedro. No centro da imagem estão Platão e Aristóteles,
claramente identificados pelos títulos de seus livros: Platão aponta para
cima [...], enquanto Aristóteles estende a mão aberta entre o céu e a
terra.
(FARTHING, Stephen. Tudo sobre Arte. RJ: Sextante, 2010, p. 175.)
Tomando por base o contexto europeu no qual se enquadra o Renascimento Cultural e o Científico, bem como as informações acima, julgue
os itens.
I. A presença de personagens importantes da Antiguidade Clássica, bem como o destaque dado a Platão e Aristóteles no quadro,
demonstra a influência da cultura clássica sobre os renascentistas.
II. A representação de Platão e Aristóteles, um apontando para cima
e o outro para o chão, determina uma das diferenças fundamentais
em sua filosofia: enquanto aquele defende a supremacia do mundo
das ideias, este aponta para o mundo real, concreto e palpável.
III.Na obra podemos identificar vários elementos científicos, como as
noções de profundidade e de movimento na imagem, bem como a
valorização dos elementos humanos, tão caras aos humanistas do
Renascimento.
Está (ão) correto (s):
Analise as informações para responder ao que se pede.
(A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio 1508-1511)
[No afresco] A Escola de Atenas, filósofos, matemáticos, astrônomos e cientistas da Antiguidade conversam sob uma imponente basílica, aparentemente baseada nos antigos projetos de Bramante para a nova igreja de São Pedro. No centro da imagem estão Platão e Aristóteles, claramente identificados pelos títulos de seus livros: Platão aponta para cima [...], enquanto Aristóteles estende a mão aberta entre o céu e a terra.
(FARTHING, Stephen. Tudo sobre Arte. RJ: Sextante, 2010, p. 175.)
Tomando por base o contexto europeu no qual se enquadra o Renascimento Cultural e o Científico, bem como as informações acima, julgue os itens.
I. A presença de personagens importantes da Antiguidade Clássica, bem como o destaque dado a Platão e Aristóteles no quadro, demonstra a influência da cultura clássica sobre os renascentistas.
II. A representação de Platão e Aristóteles, um apontando para cima e o outro para o chão, determina uma das diferenças fundamentais em sua filosofia: enquanto aquele defende a supremacia do mundo das ideias, este aponta para o mundo real, concreto e palpável.
III.Na obra podemos identificar vários elementos científicos, como as noções de profundidade e de movimento na imagem, bem como a valorização dos elementos humanos, tão caras aos humanistas do Renascimento.
Está (ão) correto (s):
Leia atentamente as informações para responder à questão:
(Primeira etapa da crueldade. Gravura de William Hogarth, 1751,
retratando o Grande Massacre de Gatos em Paris no final dos anos de 1730.
Disponível em: http://pt.wahooart.com/@@/8XZ73ZWilliam-Hogarth-Primeira-etapa-da-crueldade.
Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h30.)
A vida de aprendiz nas Corporações de Ofícios era dura [...]. Em vez
de jantar à mesa do patrão, tinham de comer os restos de seu prato na
cozinha. Pior ainda, o cozinheiro [...] dava aos rapazes comida de gato
[...]. Uma paixão pelos gatos parecia ter tomado conta das gráficas, pelo
menos entre os patrões, ou burgueses que os tratavam melhor do que
aos aprendizes. Os gatos uivavam a noite toda, no telhado do sujo quarto de dormir dos aprendizes, impossibilitando uma noite inteira de sono.
[...] Certa noite um aprendiz rastejou pelo telhado até chegar a uma
área próxima ao quarto de dormir do patrão e então começou a uivar e
miar, de maneira tão terrível que o burguês e sua mulher não pregaram
o olho. Depois de várias noites com esse tratamento [...] mandaram os
aprendizes livrarem-se dos gatos.
(DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos. SP: Graal, 2006, p. 103-106.)
(Desenho representando os quebradores de máquinas. Autor desconhecido, início do século XIX.
Disponível em: http://www.historiadigital.org/
curiosidades/6-doutrinas-sociais-da-revolucao-industrial/.
Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h30.
[...] nem todos os homens se renderam diante das forças irresistíveis
do novo mundo fabril, e a experiência do movimento dos quebradores
de máquinas demonstra uma inequívoca capacidade dos trabalhadores
para desencadear uma luta aberta contra o sistema de fábrica.
(DECCA, Edgar de. O nascimento das fábricas. SP: Brasiliense, 1984, p. 30.)
Tomando por base as informações acima, julgue as afirmativas:
I. Os dois movimentos apresentados nos excertos podem ser entendidos como reações dos trabalhadores às condições de trabalho impostas pelo sistema produtivo de sua época.
II. Apesar da reação dos aprendizes, na fase pré-fabril as condições de
trabalho eram mais dignas do que as da fase industrial, não ocorrendo uma ação efetiva contra o sistema, como a vista no movimento
dos quebradores de máquinas.
III.A ação dos aprendizes, apesar de ter ocorrido na fase anterior à
Revolução Industrial, pode ser entendida como reação dos trabalhadores contra o modo de produção burguês, concretizado com
o surgimento do sistema de fábrica.
Está (ão) correta (s):
Leia atentamente as informações para responder à questão:
(Primeira etapa da crueldade. Gravura de William Hogarth, 1751, retratando o Grande Massacre de Gatos em Paris no final dos anos de 1730. Disponível em: http://pt.wahooart.com/@@/8XZ73ZWilliam-Hogarth-Primeira-etapa-da-crueldade. Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h30.)
A vida de aprendiz nas Corporações de Ofícios era dura [...]. Em vez de jantar à mesa do patrão, tinham de comer os restos de seu prato na cozinha. Pior ainda, o cozinheiro [...] dava aos rapazes comida de gato
[...]. Uma paixão pelos gatos parecia ter tomado conta das gráficas, pelo menos entre os patrões, ou burgueses que os tratavam melhor do que aos aprendizes. Os gatos uivavam a noite toda, no telhado do sujo quarto de dormir dos aprendizes, impossibilitando uma noite inteira de sono.
[...] Certa noite um aprendiz rastejou pelo telhado até chegar a uma área próxima ao quarto de dormir do patrão e então começou a uivar e miar, de maneira tão terrível que o burguês e sua mulher não pregaram o olho. Depois de várias noites com esse tratamento [...] mandaram os aprendizes livrarem-se dos gatos.
(DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos. SP: Graal, 2006, p. 103-106.)
(Desenho representando os quebradores de máquinas. Autor desconhecido, início do século XIX. Disponível em: http://www.historiadigital.org/
curiosidades/6-doutrinas-sociais-da-revolucao-industrial/.
Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h30.
[...] nem todos os homens se renderam diante das forças irresistíveis do novo mundo fabril, e a experiência do movimento dos quebradores de máquinas demonstra uma inequívoca capacidade dos trabalhadores para desencadear uma luta aberta contra o sistema de fábrica.
A letra da canção abaixo retrata a chegada dos europeus à América, durante a Expansão Marítima Europeia. Analise-a para responder a
questão.
(Conquistadores. Música da banda alemã de heavy metal Running Wild,
lançada em 1988 no álbum Port Royal. Disponível em: https://www.letras.mus.br/
running-wild/140554/traducao.html. Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h00.)
Assinale a alternativa na qual podem ser identificadas, no excerto, motivações para a exploração e conquista do Continente Americano pelos
europeus.
Leia as informações:
(Imagem disponível em: http://professorlindomar.blogspot.com.br/
2010/03/lisistrata-guerra-do-sexo.html. Acesso em: 11 ago. 2016, às 17h30.)
Atenas e uma coalisão de cidades-Estado gregas, lideradas por Esparta, estavam em guerra havia anos, e as mulheres estavam cansadas
daquilo. Elas queriam seus maridos e filhos de volta. Então, a ateniense
Lisístrata bolou um plano: as mulheres se negariam a fazer sexo com
seus maridos até eles acabarem com a guerra.
(KICK, Russ (org.). Cânone gráfico – volume 1. SP: Barricada, 2014, p. 62.)
A peça do dramaturgo grego Aristófanes, Lisístrata, tem como pano de
fundo a série de guerras que opuseram as coalisões lideradas por Atenas e Esparta, durante o chamado Período Clássico da história grega,
entre os anos de 431 e 404 a.C. Assinale a alternativa na qual aparecem,
respectivamente, o nome do conjunto de guerras e uma de suas principais motivações.
Leia as informações:
(Imagem disponível em: http://professorlindomar.blogspot.com.br/ 2010/03/lisistrata-guerra-do-sexo.html. Acesso em: 11 ago. 2016, às 17h30.)
Atenas e uma coalisão de cidades-Estado gregas, lideradas por Esparta, estavam em guerra havia anos, e as mulheres estavam cansadas daquilo. Elas queriam seus maridos e filhos de volta. Então, a ateniense Lisístrata bolou um plano: as mulheres se negariam a fazer sexo com seus maridos até eles acabarem com a guerra.
(KICK, Russ (org.). Cânone gráfico – volume 1. SP: Barricada, 2014, p. 62.)
A peça do dramaturgo grego Aristófanes, Lisístrata, tem como pano de
fundo a série de guerras que opuseram as coalisões lideradas por Atenas e Esparta, durante o chamado Período Clássico da história grega,
entre os anos de 431 e 404 a.C. Assinale a alternativa na qual aparecem,
respectivamente, o nome do conjunto de guerras e uma de suas principais motivações.
Atente para as informações:
Enfatizando a rejeição violenta a tudo que não integra as “comunidades imaginadas” por seus militantes, o hate rock é um gênero musical
que defende ideias neofascistas. [...] Na música “Guerreiros da terceira
posição”, de 2015, [a banda curitibana Estandarte Patriótico] diz: “Nossa
luta é direcionada contra os reais inimigos da nação / Não iremos recuar / A vitória é nossa obrigação / Nossa soberania está sendo roubada
por vermelhos e liberais”. [...] Os políticos das duas vertentes [esquerda e
liberalismo] teriam se mostrado incapazes de conduzir a nação brasileira da forma que a banda e seus pares idealizam. [...] Se os neofascismos,
ao mesmo tempo que rompem com o passado, dão continuidade a discursos clássicos dos fascismos, o ódio aos dois sistemas políticos permanece. O fascismo, que surgiu como uma “terceira posição”, buscava
substituí-los.
(OLIVEIRA, Pedro Carvalho. Neofascismos e crise política no Brasil.
In____jornal Le Monde Diplomatique Brasil, ano 10, nº 109, agosto de 2016, p. 34.)
Tomando por base as informações contidas no fragmento e as características das ideologias fascistas, surgidas na primeira metade do
século XX, julgue as afirmativas:
I. A alegação da incapacidade dos governos, de direita ou de esquerda, em resolverem os problemas enfrentados pelo país, seja a Alemanha nazista ou o Brasil atual, contribuiu para o surgimento de
pensamentos extremistas, auto intitulados “terceira posição”.
II. Tanto os “fascismos clássicos”, como a postura expressa na letra da
música apresentada no fragmento, podem ser caracterizados como
defensores de um nacionalismo exacerbado, utilizado em nome da
“salvação da nação”.
III.Apesar do termo “hate rock” (rock de ódio) ser utilizado para descrever o estilo musical apresentado no texto, sua postura, diferentemente dos fascismos alemão e italiano, não tende a estimular o
ódio em seus seguidores, já que seu discurso é apenas em defesa da
soberania nacional.
Está (ão) correta (s):
Atente para as informações:
Enfatizando a rejeição violenta a tudo que não integra as “comunidades imaginadas” por seus militantes, o hate rock é um gênero musical que defende ideias neofascistas. [...] Na música “Guerreiros da terceira posição”, de 2015, [a banda curitibana Estandarte Patriótico] diz: “Nossa luta é direcionada contra os reais inimigos da nação / Não iremos recuar / A vitória é nossa obrigação / Nossa soberania está sendo roubada por vermelhos e liberais”. [...] Os políticos das duas vertentes [esquerda e liberalismo] teriam se mostrado incapazes de conduzir a nação brasileira da forma que a banda e seus pares idealizam. [...] Se os neofascismos, ao mesmo tempo que rompem com o passado, dão continuidade a discursos clássicos dos fascismos, o ódio aos dois sistemas políticos permanece. O fascismo, que surgiu como uma “terceira posição”, buscava substituí-los.
Leia os fragmentos abaixo:
O que muitos cristãos parecem procurar é o martírio. Muitos governadores de províncias, quando recebem cristãos, fornecem a eles todas as
oportunidades para se conformarem com os mais básicos requisitos do
Estado – uma oferenda de incenso para o gênio do imperador, por exemplo – mas muitas vezes têm sido repelidos com repetidas manifestações
de fé. Os governadores relutam, mas no final são obrigados a expor esses
fanáticos às feras e ao martírio. Talvez seja isso o que torna a religião
cristã tão atraente para alguns. Acima de tudo, eles seguem os preceitos
de um fazedor de milagres que foi, ele próprio, crucificado como um criminoso.
(LAURENCE, Ray. Guia do Viajante Pelo Mundo Antigo – Roma no ano 300 d.C. SP:
Ciranda Cultural, 2008, p. 31.)
Os cristãos mataram muçulmanos nas Cruzadas. Os cristãos mataram
judeus em muitos massacres. Enquanto isso, outra dimensão foi adicionada: os cristãos começaram a matar companheiros cristãos acusados de
“hereges”. [...] Em Alexandria, em 415, a grande cientista Hypatia, chefe
da Biblioteca de Alexandria, foi espancada até a morte pelos monges e
outros seguidores de São Cirilo, que viam a ciência dela muito como a
Igreja, mais tarde, veria a de Galileu. (HAUGHT, James A. Perseguições Religiosas –
Uma história do fanatismo e dos crimes religiosos. RJ: Ediouro, 2003, p. 53.)
A relação entre os excertos pode ser encontrada em:
Analise as imagens para responder à questão:
Sobre o contexto histórico retratado pelas imagens, julgue os itens:
I. Apesar dos esforços para manter a União Soviética “protegida” da cultura ocidental, como pode ser identificado na capa do álbum, a crise do socialismo real acabou por permitir a penetração destes padrões.
II. A longa fila na inauguração do McDonalds em Moscou e o imenso público no festival, podem ser entendidos, ao lado da queda do Muro de Berlim,
como marcos do final da Guerra Fria e da suposta vitória do Ocidente “liberal” sobre o Oriente “socialista”.
III. A partir da queda do Muro de Berlim, e da consequente reunificação alemã, o mundo do socialismo real entrou em um processo de crise irreversível,
permitindo a entrada de padrões até então inaceitáveis em sua cultura.
Está (ão) correto (s):
Analise as imagens para responder à questão:
Sobre o contexto histórico retratado pelas imagens, julgue os itens:
I. Apesar dos esforços para manter a União Soviética “protegida” da cultura ocidental, como pode ser identificado na capa do álbum, a crise do socialismo real acabou por permitir a penetração destes padrões.
II. A longa fila na inauguração do McDonalds em Moscou e o imenso público no festival, podem ser entendidos, ao lado da queda do Muro de Berlim, como marcos do final da Guerra Fria e da suposta vitória do Ocidente “liberal” sobre o Oriente “socialista”.
III. A partir da queda do Muro de Berlim, e da consequente reunificação alemã, o mundo do socialismo real entrou em um processo de crise irreversível, permitindo a entrada de padrões até então inaceitáveis em sua cultura.
Está (ão) correto (s):
Leia as informações abaixo para responder a questão:
Jamais a face do globo e a vida humana foram tão dramaticamente
transformadas quanto na era que começou sob as nuvens em cogumelo
de Hiroxima e Nagazaki. Mas como sempre a história tomou apenas consciência marginal das intenções humanas, mesmo as dos formuladores de
decisões nacionais. A verdadeira transformação social não foi pretendida
nem planejada. E, de qualquer modo, a primeira contingência que se teve
que enfrentar foi o imediato colapso da grande aliança antifascista. Assim que não mais houve um fascismo para uni-los contra si, capitalismo
e comunismo mais uma vez se prepararam para enfrentar um ao outro
como inimigos mortais.
(HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos.
SP: Companhia das Letras, 1995, p. 177.)
A leitura das informações e do contexto por elas retratado nos permite
inferir que:
Leia as informações abaixo para responder a questão:
Jamais a face do globo e a vida humana foram tão dramaticamente transformadas quanto na era que começou sob as nuvens em cogumelo de Hiroxima e Nagazaki. Mas como sempre a história tomou apenas consciência marginal das intenções humanas, mesmo as dos formuladores de decisões nacionais. A verdadeira transformação social não foi pretendida nem planejada. E, de qualquer modo, a primeira contingência que se teve que enfrentar foi o imediato colapso da grande aliança antifascista. Assim que não mais houve um fascismo para uni-los contra si, capitalismo e comunismo mais uma vez se prepararam para enfrentar um ao outro como inimigos mortais.
(HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. SP: Companhia das Letras, 1995, p. 177.)
A leitura das informações e do contexto por elas retratado nos permite
inferir que:
O califa al-Mamun, da dinastia Abássida, governou o império muçulmano entre 813 e 833. Em seu governo, foi criada a Casa da Sabedoria, que se tornou um dos maiores centros científicos e intelectuais
de todos os tempos. Reuniu escribas, religiosos, astrônomos, médicos,
filósofos, matemáticos, químicos, geógrafos, cartógrafos, zoólogos
e um grande número de tradutores, os melhores de sua época, para
preservar os textos da antiguidade, notadamente os gregos. O texto
abaixo refere-se a uma medida por ele tomada:
Um homem incrível, esse al-Mamun. Um califa racionalista! Adepto
apaixonado de Aristóteles, odiava os integristas, que perseguiu ao longo
de todo o seu reinado. Ele foi a alma da Casa da Sabedoria. Tendo suas
tropas vencido as forças bizantinas, al-Manun propôs uma surpreendente troca ao imperador do Oriente: prisioneiros por livros! O acordo
foi fechado: um milhar de guerreiros cristãos, libertados pelos árabes,
voltaram para Constantinopla, enquanto no sentido inverso uma dezena
de obras raríssimas, florão das bibliotecas bizantinas, chegava a Bagdá,
recebidas com exaltação na Casa da Sabedoria.
(GUEDJ, Denis. O Teorema do Papagaio. SP: Cia. Das Letras. 2001, p. 212.)
Tomando por base a comparação das ações do Califa com as características culturais e religiosas na Europa Medieval, julgue as afirmativas.
I. Da mesma forma que o califa, durante o medievo europeu houve
um grande esforço por parte do catolicismo para a preservação da
cultura antiga, principalmente a grega.
II. O racionalismo, herança da cultura grega, foi responsável, tanto no
Oriente como no Ocidente, pela separação entre religião e poder
político, promovendo o início da laicização do Estado, concretizada
apenas com a Revolução Francesa.
III. Ao contrário dos esforços do califa para preservá-la, no Ocidente
Medieval, boa parte da produção cultural antiga foi destruída por
contrariar os preceitos religiosos vigentes à época.
Está (ão) correta (s):
Leia os excertos para responder a questão:
Beatriz
(Chico Buarque de Holanda e Edu Lobo - 1982)
Olha
[...]
Será que é pintura
O rosto da Atriz?
Se ela dança no Sétimo Céu
Se ela acredita que é outro país
E se ela só decora o seu papel E se eu pudesse entrar na sua vida
[...]
Sim, me leva para sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
[...]
Será que é uma estrela?
Será que é mentira?
Será que é Comédia?
Será que é Divina?
A vida da Atriz?
(Letra disponível em: http://letras.mus.br/chico-buarque/45115/.
Acesso em: 10 ago. 2015, às 17h00.)
Havia eu volvido os olhos para o rosto da minha dama [Beatriz Portinari, condutora, ao lado do poeta romano Virgílio, de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso] e os olhos e a mente tinha embebidos na
sua contemplação, de nada mais cuidando. Ela não sorria e disse: “Se eu
sorrisse, aconteceria contigo o mesmo que a Sêmele quando em cinzas
se tornou, pois a minha formosura, conforme pudeste verificar, aumenta
à proporção que subimos os degraus desta eterna escada”. [...] Eis que
subimos ao Sétimo Céu [...]. Agora faz com que tua mente acompanhe os
olhos e que estes reflitam a figura de divinal virtude que verás neste céu
a espelhar com justiça forma celestial.
(ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Paraíso – Canto XXI. SP: Abril, 1981, p. 293.)
Em várias religiões, como judaísmo, islamismo, algumas seitas cristãs
e hinduísmo, o Sétimo Céu é definido como sendo o “mais alto dos
céus”, o paraíso, onde nada existe que não seja bom e belo. O Sétimo Céu, para os muçulmanos, por exemplo, é o local para onde os
bem-aventurados vão após a morte. Para algumas mitologias cristãs, o
Terceiro Céu, equivalente ao Sétimo Céu de várias outras culturas, seria
o local de morada do Altíssimo e dos bem-aventurados, o que estão
em um estado de contemplação beatífica.
Tomando por base o conteúdo expresso pelos fragmentos, julgue os
itens:
I. A clara referência à Divina Comédia presente na canção, demonstra a
longevidade e a atemporalidade das obras clássicas, que continuam
a influenciar a arte contemporânea.
II. As duas obras procuram demonstrar que os contemplativos e os artistas, bem como tudo que é belo, estão no Sétimo Céu, identificado
como o Paraíso em várias culturas religiosas. III. Apesar do Sétimo Céu aparecer nas duas obras citadas, não é possível encontrar referências que nos permitam identificar qualquer
influência de uma sobre a outra.
Está (ão) correto (s):
Leia os excertos a seguir:
O Palácio de Versalhes é um castelo real localizado na cidade de Versalhes [distante cerca de 22 quilômetros do centro de Paris]. Desde 1682
até 1789, ano em que teve início a Revolução Francesa, foi o centro do
poder do Antigo Regime na França. Sua localização deve-se ao fato da
procura de um local afastado dos grandes centros, devido ao grande tumulto de gente e doenças nesses locais. [...] Considerado o maior palácio
da época e um dos maiores atualmente, o Palácio de Versalhes possui
uma ampla extensão que ocupa mais de 100 hectares, possuindo 700
quartos, 352 chaminés, 1250 lareiras, 67 escadas, 2153 janelas e um
parque de 700 hectares.
(História do Palácio de Versalhes.
Disponível em: http://espacodahistoriasempre.blogspot.com.br/
p/historia-do-palacio-de-versalhes.html. Acesso em: 18 ago. 2015, às 17h00.)
O que muitos se perguntam é porque tendo o Rio de Janeiro como
capital federal, optou-se por transferir o centro das decisões para um
lugar no meio do nada (pelo menos naquela época). Até a decisão de
Juscelino, a localização da nova capital federal era uma incógnita. Só o
que se sabia era que ela precisaria ser erguida em um local geograficamente estratégico e protegida de possíveis invasões - segurança que, à
época, a cidade do Rio não oferecia.
(Como foi escolhida a localização de Brasília?
Disponível em: http://pessoas.hsw.uol.com.br/brasilia.htm. Acesso em: 18 ago. 2015, às 17h30.)
Da leitura dos fragmentos infere-se que:
Leia as informações:
Em 21 de outubro de 1967, milhares de manifestantes se reuniram em
frente ao Pentágono, em Washington, para protestar contra a Guerra do Vietnã. Na ocasião, o fotógrafo francês Marc Riboud focou uma
jovem com uma flor entre as mãos, em frente aos soldados da Guarda
Nacional, que mantinham suas armas em punho. [...] De acordo com
os princípios hippies da época, em um gesto repleto de paz e amor,
ela oferta uma flor, símbolo da fragilidade da vida, a eles. Ao mesmo
tempo, seu olhar ainda parece invocar uma oração silenciosa pela paz
que, se acolhida, poderia impedir a devastação que a Guerra do Vietnã
já impunha.
(Evocação Hippie contra a guerra do Vietnã.
Disponível em: http://leiturasdahistoria.com.br/evocacao-hippie-contra-a-guerra-do-vietna/.
Acesso em: 18 ago. 2018, às 11h00.)
Tomando por base as informações e o contexto histórico por elas retratado, julgue as afirmativas:
I. A presença dos EUA na Guerra do Vietnã está inserida no contexto
da Guerra Fria, momento no qual os estadunidenses tentavam impedir que o socialismo soviético ganhasse força no Continente Asiático.
II. O movimento hippie teve como uma de suas bases fundamentais o
pacifismo, representado por lemas como “faça amor, não faça guerra” e “o poder das flores”, o que levou a sua posição contrária à Guerra do Vietnã.
III.A presença dos EUA no Vietnã sofreu oposição interna e externa,
uma vez que sua intervenção não tinha justificativa prática, a não
ser a leviana luta ideológica, característica da Guerra Fria.
Está (ão) correta (s):
Leia as informações:
Em 21 de outubro de 1967, milhares de manifestantes se reuniram em frente ao Pentágono, em Washington, para protestar contra a Guerra do Vietnã. Na ocasião, o fotógrafo francês Marc Riboud focou uma jovem com uma flor entre as mãos, em frente aos soldados da Guarda Nacional, que mantinham suas armas em punho. [...] De acordo com os princípios hippies da época, em um gesto repleto de paz e amor, ela oferta uma flor, símbolo da fragilidade da vida, a eles. Ao mesmo tempo, seu olhar ainda parece invocar uma oração silenciosa pela paz que, se acolhida, poderia impedir a devastação que a Guerra do Vietnã já impunha.
(Evocação Hippie contra a guerra do Vietnã. Disponível em: http://leiturasdahistoria.com.br/evocacao-hippie-contra-a-guerra-do-vietna/.
Acesso em: 18 ago. 2018, às 11h00.)
Tomando por base as informações e o contexto histórico por elas retratado, julgue as afirmativas:
I. A presença dos EUA na Guerra do Vietnã está inserida no contexto da Guerra Fria, momento no qual os estadunidenses tentavam impedir que o socialismo soviético ganhasse força no Continente Asiático.
II. O movimento hippie teve como uma de suas bases fundamentais o pacifismo, representado por lemas como “faça amor, não faça guerra” e “o poder das flores”, o que levou a sua posição contrária à Guerra do Vietnã.
III.A presença dos EUA no Vietnã sofreu oposição interna e externa, uma vez que sua intervenção não tinha justificativa prática, a não ser a leviana luta ideológica, característica da Guerra Fria.
Está (ão) correta (s):
Os Lords, espirituais e temporais e os membros da Câmara dos Comuns
declaram, desde logo, o seguinte:
1) Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento.
2) Que, do mesmo modo, é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para dispensar as leis ou o seu cumprimento, como anteriormente se tem verificado, por meio de uma usurpação notória.
[...]
8) Que devem ser livres as eleições dos membros do Parlamento.
9) Que os discursos pronunciados nos debates do Parlamento não devem ser examinados senão por ele mesmo, e não em outro Tribunal
ou sítio algum.
[...]
(Trecho da Declaração de Direitos (Bill of Rights), Inglaterra, 1689.
Disponível em: https://www.law.gmu.edu/assets/files/academics/founders/
English_BillofRights.pdf. Acesso em: 18 ago. 2018, às 10h00 (adaptado).
A Inglaterra do século XVII foi palco de uma violenta guerra civil, que
culminou com a Revolução Gloriosa e a assinatura do Bill of Rights, em
1689.
Tomando por base os efeitos do processo inglês, assinale a alternativa
correta:
Leia os excertos para responder à questão:
O sistema gentílico estava fadado a durar pouco. [...] A transformação
devia-se a dois fatores:
I. A produção não crescia proporcionalmente à população, devido às
técnicas rudimentares, advindo então a queda da renda familiar, provocando descontentamento;
II. O genos passou a dividir-se em famílias menores, enfraquecendo-se;
filhos mais novos e bastardos protestavam contra a vida difícil; cada
um trabalhava com menos estímulo e mais exigência na divisão dos
produtos.
(Grécia Antiga. Disponível em: https://www.mundovestibular.com.br/
articles/529/2/GRECIA-ANTIGA/Paacutegina2.html. Acesso em: 18 ago. 2018, às 08h00.)
A expansão demográfica promove o desequilíbrio na oferta e demanda de alimentos. A primitiva e ineficiente produção agrícola feudal
não consegue suprir as necessidades de uma sociedade em expansão.
Surge, no interior dos feudos, o excedente populacional. Dada a insuficiência de recursos para prover o excedente populacional, inicia-se o
processo de marginalização social. Os senhores feudais expulsam de
suas terras a população excedente.
(Baixa Idade Média. Disponível em: https://portaldoestudante.wordpress.com/
2011/07/08/baixa-idade-media-crescimento-demografico/.
Acesso em: 18 ago. 2018, às 08h30.)
Os fragmentos tratam dos processos de desagregação das comunidades gentílicas, na Grécia Antiga, e dos feudos, na Idade Média europeia. Assinale a alternativa que mais bem representa a relação entre
os processos
Atente para o fragmento:
Onde exatamente começou a democracia? A maioria das pessoas responde: na cidade de Atenas, há muito tempo. Parece convincente, como se poderia esperar de uma resposta alimentada por um mito fundador com raízes profundas que retrocedem ao século XIX. [...] E aqui
termina a lenda: ela reafirma como a coragem e o gênio fizeram Atenas ganhar a reputação de ser o lugar de nascimento da democracia,
de ser responsável por dar asas a ela, libertando-a assim para voar
através de calmarias e tempestades, a fim de entregar suas dádivas à
posteridade, em todos os quatro cantos da Terra. [...] Seus inícios, nessa
cidade, [...] ilustram uma verdade inconveniente: exceto em um número mínimo de casos, a democracia nunca foi construída democraticamente.
(KEANE, John. Vida e morte da democracia. SP: 70/Almedina, 2010, p. 35-36.)
De acordo com o conteúdo do fragmento e com o processo de implantação do sistema democrático em Atenas, assinale a alternativa que
mais bem representa o ponto de vista defendido pelo autor.
Leia o excerto do documento a seguir:
E, portanto, os ditos lordes espirituais e temporais, e os comuns, respeitando suas respectivas cartas e eleições, estando agora reunidos
como plenos e livres representantes desta nação [...] para reivindicar e
garantir seus antigos direitos e liberdades:
1) Que é ilegal o pretendido poder de suspender leis, ou a execução
de leis, pela autoridade real, sem o consentimento do Parlamento.
2) Que é ilegal o pretendido poder de revogar leis, ou a execução
de leis, por autoridade real, como foi assumido e praticado em tempos
passados.
3) Que a comissão para criar o recente Tribunal de comissários para
as causas eclesiásticas, e todas as outras comissões e tribunais de igual
natureza, são ilegais e perniciosos.
(Declaração Inglesa de Direitos - 1689. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/
index.php/Documentos-anteriores-%C3%A0-cria%C3%A7%C3%A3o-da-Sociedade-dasNa%C3%A7%C3%B5es-at%C3%A9-1919/a-declaracao-inglesa-de-direitos-1689.html.
Acesso em: 10 mar. 2019, às 14h10)
Estabelecida em 1689, a Declaração de Direitos concretizou a chamada Revolução Gloriosa. De acordo com o texto e as características do
movimento, é correto afirmar:
Leia atentamente as informações:
Legenda: Você deve esperar que este jogo acabe em breve.
(Charge de 1789. Imagem disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/remadih/wpcontent/uploads/sites/11/2017/05/ChargeRevolu%C3%A7%C3%A3oFrancesa.jpg.
Acesso em: 01 mar. 2019, às 08h00.)
Legenda: O despertar do Terceiro Estado.
(Charge de 1789. Imagem disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/remadih/wpcontent/uploads/sites/11/2017/05/Charge02Revolu%C3%A7%C3%A3oFrancesa.jpg.
Acesso em: 01 mar. 2019, às 08h20.)
As duas charges foram publicadas em 1789, ano de eclosão da Revolução Francesa. A análise das imagens e do contexto revolucionário francês nos permite aferir que:
Atente para as informações:
(Cartaz oficial da Spartakiada - Jogos Soviéticos dos Trabalhadores.
Imagem disponível em: https://www.flickr.com/photos/44425842@N00/3749870799.
Acesso em: 01 mar. 2019, às 09h00.)
Em 1928 [...] o Comitê Olímpico Internacional (COI) celebrava a realização da nona edição das Olimpíadas modernas [na Holanda], com
a participação de 46 países e 3.014 atletas. [...] O modelo de esporte
burguês do Ocidente era condenado pelos sovietes, que pregavam que
a prática esportiva deveria ser voltada à disciplina e à coletividade,
e não a glórias individuais. E assim pensaram: se eles têm Olimpíada
assim, vamos criar a nossa própria. [...] Como forma de valorizar a força
do trabalhador, o nome do evento foi inspirado na história do gladiador trácio Espártaco, que feito escravo pelos romanos, lidera, em 71
a.C., o maior levante de escravos do Império Romano.
(PADOVEZ, Élcio. A Revolta de Espártaco (1928-1936). 2018.
Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/esportes/
copa/2018/russia/a-revolta-de-espartaco-1928-1936/.
Acesso em: 01 mar. 2019, às 09h15.)
Tomando por base as informações e levando em conta a situação política mundial em 1928, julgue os itens:
I. A referência ao gladiador para nomear os jogos soviéticos, pode ser
entendida como uma metáfora do trabalhador resistindo ao opressor, lutando pelo bem coletivo e não por glórias individuais, como
nas olimpíadas ocidentais.
II. A recusa da União Soviética em participar das Olimpíadas na Holanda faz parte do contexto de disputas ideológicas, que caracterizaram a Guerra Fria, que já naquele momento dominava o cenário político internacional.
III. A história de Espártaco foi amplamente utilizada pelos soviéticos
como forma de estimular os trabalhadores a não se sujeitarem às
imposições dos capitalistas que ainda persistiam no país, levando a
várias revoltas de caráter trabalhista.
Está (ão) correto (s)
Atente para as informações:
(Cartaz oficial da Spartakiada - Jogos Soviéticos dos Trabalhadores. Imagem disponível em: https://www.flickr.com/photos/44425842@N00/3749870799. Acesso em: 01 mar. 2019, às 09h00.)
Em 1928 [...] o Comitê Olímpico Internacional (COI) celebrava a realização da nona edição das Olimpíadas modernas [na Holanda], com a participação de 46 países e 3.014 atletas. [...] O modelo de esporte burguês do Ocidente era condenado pelos sovietes, que pregavam que a prática esportiva deveria ser voltada à disciplina e à coletividade, e não a glórias individuais. E assim pensaram: se eles têm Olimpíada assim, vamos criar a nossa própria. [...] Como forma de valorizar a força do trabalhador, o nome do evento foi inspirado na história do gladiador trácio Espártaco, que feito escravo pelos romanos, lidera, em 71 a.C., o maior levante de escravos do Império Romano.
(PADOVEZ, Élcio. A Revolta de Espártaco (1928-1936). 2018. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/esportes/ copa/2018/russia/a-revolta-de-espartaco-1928-1936/. Acesso em: 01 mar. 2019, às 09h15.)
Tomando por base as informações e levando em conta a situação política mundial em 1928, julgue os itens:
I. A referência ao gladiador para nomear os jogos soviéticos, pode ser entendida como uma metáfora do trabalhador resistindo ao opressor, lutando pelo bem coletivo e não por glórias individuais, como nas olimpíadas ocidentais.
II. A recusa da União Soviética em participar das Olimpíadas na Holanda faz parte do contexto de disputas ideológicas, que caracterizaram a Guerra Fria, que já naquele momento dominava o cenário político internacional.
III. A história de Espártaco foi amplamente utilizada pelos soviéticos como forma de estimular os trabalhadores a não se sujeitarem às imposições dos capitalistas que ainda persistiam no país, levando a várias revoltas de caráter trabalhista.
Está (ão) correto (s)