Questão 973f9cb5-e6
Prova:Esamc 2016
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Leia as informações:



(Imagem disponível em: http://professorlindomar.blogspot.com.br/ 2010/03/lisistrata-guerra-do-sexo.html. Acesso em: 11 ago. 2016, às 17h30.)


    Atenas e uma coalisão de cidades-Estado gregas, lideradas por Esparta, estavam em guerra havia anos, e as mulheres estavam cansadas daquilo. Elas queriam seus maridos e filhos de volta. Então, a ateniense Lisístrata bolou um plano: as mulheres se negariam a fazer sexo com seus maridos até eles acabarem com a guerra.


(KICK, Russ (org.). Cânone gráfico – volume 1. SP: Barricada, 2014, p. 62.)


A peça do dramaturgo grego Aristófanes, Lisístrata, tem como pano de fundo a série de guerras que opuseram as coalisões lideradas por Atenas e Esparta, durante o chamado Período Clássico da história grega, entre os anos de 431 e 404 a.C. Assinale a alternativa na qual aparecem, respectivamente, o nome do conjunto de guerras e uma de suas principais motivações.

A
Guerra do Peloponeso – Disputa pelo controle político sobre a Grécia.
B
Guerras Médicas – Disputa pelo domínio sobre o comércio do mar Egeu.
C
Guerras Púnicas – Disputa pelo controle político sobre o Norte da África.
D
Guerra do Peloponeso – Disputa pelos territórios pertencentes aos Persas.
E
Guerras Médicas – Disputa pelo controle político sobre a Grécia.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre a Grécia Antiga, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Correta – A Guerra do Peloponeso foi travada entre a Liga de Delos, liderada por Atenas, e a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta. Uma das principais motivações da guerra foi a disputa pelo controle político e hegemonia sobre a Grécia, com Atenas tentando expandir sua influência e Esparta buscando conter essa expansão para manter seu próprio domínio.


B) Incorreta - As Guerras Médicas foram conflitos entre as cidades-estado gregas e o Império Persa, ocorridos entre 499 e 449 a.C. A principal motivação dessas guerras foi a resistência das cidades-estado gregas contra a invasão persa e o desejo de manter sua independência.


C) Incorreta - As Guerras Púnicas foram travadas entre Roma e Cartago e não têm relação com a história grega clássica. Essas guerras ocorreram entre 264 e 146 a.C. e foram motivadas principalmente pela disputa pelo controle do Mediterrâneo Ocidental, incluindo o Norte da África, Sicília e Espanha.


D) Incorreta – Guerra do Peloponeso não teve como motivação a disputa pelos territórios persas e sim a luta pelo controle político e hegemonia entre as cidades-estado gregas, principalmente Atenas e Esparta.


E) Incorreta - Enquanto as Guerras Médicas envolveram a defesa das cidades-estado gregas contra a invasão persa, a principal motivação era a independência e a defesa contra a dominação persa, não uma disputa interna pelo controle político sobre a Grécia. Essa descrição se aplica à Guerra do Peloponeso.


Gabarito – Letra A


Referência:


Funari, Pedro Paulo A. "Guerra do Peloponeso." História das guerras (2006): 18-45.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo