Atente para as informações:
(Cartaz oficial da Spartakiada - Jogos Soviéticos dos Trabalhadores.
Imagem disponível em: https://www.flickr.com/photos/44425842@N00/3749870799.
Acesso em: 01 mar. 2019, às 09h00.)
Em 1928 [...] o Comitê Olímpico Internacional (COI) celebrava a realização da nona edição das Olimpíadas modernas [na Holanda], com
a participação de 46 países e 3.014 atletas. [...] O modelo de esporte
burguês do Ocidente era condenado pelos sovietes, que pregavam que
a prática esportiva deveria ser voltada à disciplina e à coletividade,
e não a glórias individuais. E assim pensaram: se eles têm Olimpíada
assim, vamos criar a nossa própria. [...] Como forma de valorizar a força
do trabalhador, o nome do evento foi inspirado na história do gladiador trácio Espártaco, que feito escravo pelos romanos, lidera, em 71
a.C., o maior levante de escravos do Império Romano.
(PADOVEZ, Élcio. A Revolta de Espártaco (1928-1936). 2018.
Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/esportes/
copa/2018/russia/a-revolta-de-espartaco-1928-1936/.
Acesso em: 01 mar. 2019, às 09h15.)
Tomando por base as informações e levando em conta a situação política mundial em 1928, julgue os itens:
I. A referência ao gladiador para nomear os jogos soviéticos, pode ser
entendida como uma metáfora do trabalhador resistindo ao opressor, lutando pelo bem coletivo e não por glórias individuais, como
nas olimpíadas ocidentais.
II. A recusa da União Soviética em participar das Olimpíadas na Holanda faz parte do contexto de disputas ideológicas, que caracterizaram a Guerra Fria, que já naquele momento dominava o cenário político internacional.
III. A história de Espártaco foi amplamente utilizada pelos soviéticos
como forma de estimular os trabalhadores a não se sujeitarem às
imposições dos capitalistas que ainda persistiam no país, levando a
várias revoltas de caráter trabalhista.
Está (ão) correto (s)
Atente para as informações:
(Cartaz oficial da Spartakiada - Jogos Soviéticos dos Trabalhadores. Imagem disponível em: https://www.flickr.com/photos/44425842@N00/3749870799. Acesso em: 01 mar. 2019, às 09h00.)
Em 1928 [...] o Comitê Olímpico Internacional (COI) celebrava a realização da nona edição das Olimpíadas modernas [na Holanda], com a participação de 46 países e 3.014 atletas. [...] O modelo de esporte burguês do Ocidente era condenado pelos sovietes, que pregavam que a prática esportiva deveria ser voltada à disciplina e à coletividade, e não a glórias individuais. E assim pensaram: se eles têm Olimpíada assim, vamos criar a nossa própria. [...] Como forma de valorizar a força do trabalhador, o nome do evento foi inspirado na história do gladiador trácio Espártaco, que feito escravo pelos romanos, lidera, em 71 a.C., o maior levante de escravos do Império Romano.
(PADOVEZ, Élcio. A Revolta de Espártaco (1928-1936). 2018. Disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/esportes/ copa/2018/russia/a-revolta-de-espartaco-1928-1936/. Acesso em: 01 mar. 2019, às 09h15.)
Tomando por base as informações e levando em conta a situação política mundial em 1928, julgue os itens:
I. A referência ao gladiador para nomear os jogos soviéticos, pode ser entendida como uma metáfora do trabalhador resistindo ao opressor, lutando pelo bem coletivo e não por glórias individuais, como nas olimpíadas ocidentais.
II. A recusa da União Soviética em participar das Olimpíadas na Holanda faz parte do contexto de disputas ideológicas, que caracterizaram a Guerra Fria, que já naquele momento dominava o cenário político internacional.
III. A história de Espártaco foi amplamente utilizada pelos soviéticos como forma de estimular os trabalhadores a não se sujeitarem às imposições dos capitalistas que ainda persistiam no país, levando a várias revoltas de caráter trabalhista.
Está (ão) correto (s)
Gabarito comentado
I - No ano de 1928 o processo revolucionário ainda estava bem recente na URSS e a referência ao gladiador inclui a ideia de que trabalhadores e revolucionários são guerreiros combatentes de diferentes formas que resistem a opressão do sistema capitalista. A utilização desta imagem e deste personagem icônico cria uma imediata associação entre o trabalhador soviético e os campeões da luta na antiguidade.
II - A URSS se fez presente nos Jogos Olímpicos de 1928, na Holanda. Foi a primeira participação soviética em uma Olimpíada, conquistando um total de 24 medalhas, incluindo 11 de ouro. A participação foi significativa, pois marcou a entrada do país no cenário esportivo internacional após a Revolução Russa de 1917 e a subsequente Guerra Civil Russa.
III - A utilização da icônica referência aos gladiadores não relacionou-se com a ocorrência de revoltas de caráter trabalhista já que neste momento o processo revolucionário já estava concluído e não existiam mais imposições do regime capitalista em território soviético.
GABARITO DO PROFESSOR: A