Leia atentamente as informações para responder à questão:
(Primeira etapa da crueldade. Gravura de William Hogarth, 1751,
retratando o Grande Massacre de Gatos em Paris no final dos anos de 1730.
Disponível em: http://pt.wahooart.com/@@/8XZ73ZWilliam-Hogarth-Primeira-etapa-da-crueldade.
Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h30.)
A vida de aprendiz nas Corporações de Ofícios era dura [...]. Em vez
de jantar à mesa do patrão, tinham de comer os restos de seu prato na
cozinha. Pior ainda, o cozinheiro [...] dava aos rapazes comida de gato
[...]. Uma paixão pelos gatos parecia ter tomado conta das gráficas, pelo
menos entre os patrões, ou burgueses que os tratavam melhor do que
aos aprendizes. Os gatos uivavam a noite toda, no telhado do sujo quarto de dormir dos aprendizes, impossibilitando uma noite inteira de sono.
[...] Certa noite um aprendiz rastejou pelo telhado até chegar a uma
área próxima ao quarto de dormir do patrão e então começou a uivar e
miar, de maneira tão terrível que o burguês e sua mulher não pregaram
o olho. Depois de várias noites com esse tratamento [...] mandaram os
aprendizes livrarem-se dos gatos.
(DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos. SP: Graal, 2006, p. 103-106.)
(Desenho representando os quebradores de máquinas. Autor desconhecido, início do século XIX.
Disponível em: http://www.historiadigital.org/
curiosidades/6-doutrinas-sociais-da-revolucao-industrial/.
Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h30.
[...] nem todos os homens se renderam diante das forças irresistíveis
do novo mundo fabril, e a experiência do movimento dos quebradores
de máquinas demonstra uma inequívoca capacidade dos trabalhadores
para desencadear uma luta aberta contra o sistema de fábrica.
(DECCA, Edgar de. O nascimento das fábricas. SP: Brasiliense, 1984, p. 30.)
Tomando por base as informações acima, julgue as afirmativas:
I. Os dois movimentos apresentados nos excertos podem ser entendidos como reações dos trabalhadores às condições de trabalho impostas pelo sistema produtivo de sua época.
II. Apesar da reação dos aprendizes, na fase pré-fabril as condições de
trabalho eram mais dignas do que as da fase industrial, não ocorrendo uma ação efetiva contra o sistema, como a vista no movimento
dos quebradores de máquinas.
III.A ação dos aprendizes, apesar de ter ocorrido na fase anterior à
Revolução Industrial, pode ser entendida como reação dos trabalhadores contra o modo de produção burguês, concretizado com
o surgimento do sistema de fábrica.
Está (ão) correta (s):
Leia atentamente as informações para responder à questão:
(Primeira etapa da crueldade. Gravura de William Hogarth, 1751, retratando o Grande Massacre de Gatos em Paris no final dos anos de 1730. Disponível em: http://pt.wahooart.com/@@/8XZ73ZWilliam-Hogarth-Primeira-etapa-da-crueldade. Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h30.)
A vida de aprendiz nas Corporações de Ofícios era dura [...]. Em vez de jantar à mesa do patrão, tinham de comer os restos de seu prato na cozinha. Pior ainda, o cozinheiro [...] dava aos rapazes comida de gato
[...]. Uma paixão pelos gatos parecia ter tomado conta das gráficas, pelo menos entre os patrões, ou burgueses que os tratavam melhor do que aos aprendizes. Os gatos uivavam a noite toda, no telhado do sujo quarto de dormir dos aprendizes, impossibilitando uma noite inteira de sono.
[...] Certa noite um aprendiz rastejou pelo telhado até chegar a uma área próxima ao quarto de dormir do patrão e então começou a uivar e miar, de maneira tão terrível que o burguês e sua mulher não pregaram o olho. Depois de várias noites com esse tratamento [...] mandaram os aprendizes livrarem-se dos gatos.
(DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos. SP: Graal, 2006, p. 103-106.)
(Desenho representando os quebradores de máquinas. Autor desconhecido, início do século XIX. Disponível em: http://www.historiadigital.org/
curiosidades/6-doutrinas-sociais-da-revolucao-industrial/.
Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h30.
[...] nem todos os homens se renderam diante das forças irresistíveis do novo mundo fabril, e a experiência do movimento dos quebradores de máquinas demonstra uma inequívoca capacidade dos trabalhadores para desencadear uma luta aberta contra o sistema de fábrica.
Gabarito comentado
Sobre as condições de trabalho pré e pós-Primeira Revolução Industrial, vamos definir se as afirmativas são corretas ou incorretas:
I. Correta - O primeiro excerto, retirado da obra de Robert Darnton, aborda a insatisfação dos aprendizes das Corporações de Ofícios com as duras condições de trabalho e tratamento, culminando no que ficou conhecido como o “Grande Massacre de Gatos”. O evento recebeu esse nome devido à matança de diversos gatos que, em vida, importunavam os trabalhadores da gráfica. Esse ato é interpretado como uma forma, obviamente simbólica e não direta, de protesto contra as injustiças da época. O segundo excerto menciona os “quebradores de máquinas”, um movimento de resistência ao novo sistema fabril que emergiu com a Revolução Industrial, representando um protesto dos trabalhadores contra as condições impostas pelo capitalismo industrial. Ambos os casos refletem reações às condições de trabalho, ainda que em contextos históricos e produtivos distintos.
II. Incorreta - Embora o sistema pré-industrial (Corporação de Ofícios) apresentasse uma estrutura diferente do sistema fabril, isso não significa que as condições de trabalho fossem mais dignas. Os aprendizes eram frequentemente submetidos a maus-tratos, exploração e condições insalubres, como exemplificado no primeiro excerto. O 'Grande Massacre de Gatos', por exemplo, foi interpretado como uma forma simbólica de resistência às injustiças e à opressão enfrentada pelos aprendizes, o que refuta a ideia de que não havia ação alguma contra o sistema antes da Revolução Industrial.
III. Correta - Mesmo antes da Revolução Industrial, o sistema de produção burguês já evidenciava sinais de desigualdade, e os aprendizes, ao se revoltarem contra os patrões, estavam, de certa forma, resistindo a essa opressão. Embora o sistema fabril burguês tenha se consolidado apenas com a Revolução Industrial, a exploração dos trabalhadores por parte dos patrões burgueses já estava presente, o que sustenta a ideia de que a ação dos aprendizes pode ser interpretada como um protesto contra o modo de produção burguês, ainda que em sua fase inicial.
Gabarito – Letra C
Referência:
Darnton, Robert. O grande massacre de gatos, e outros episódios da história cultural francesa. Graal, 1986.
Leal, Jackson Silva. "Do cartismo e do ludismo ao abolicionismo: a necessária disputa ideológica." Captura Críptica: direito, política, atualidade 12.2 (2023): 89-107.