Questõessobre A Política

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Foram encontradas 147 questões
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ENEM 2020 - Filosofia - A Política

Por força da industrialização da cultura, desde o começo do filme já se sabe como ele termina, quem é recompensado e, ao escutar a música, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto.


ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento:

fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.


A crítica ao tipo de criação mencionada no texto teve como alvo, no campo da arte, a

A
burocratização do processo de difusão.
B
valorização da representação abstrata.
C
padronização das técnicas de composição.
D
sofisticação dos equipamentos disponíveis.
E
ampliação dos campos de experimentação.
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UNIVESP 2017 - Filosofia - A Política

Em 1783, Immanuel Kant definiu o conceito de Esclarecimento como o desenvolvimento da autonomia do pensamento e da ação humana. Esse desenvolvimento se opunha à apatia e à comodidade dos indivíduos em viver tutelados por ideias e instituições que pensavam e agiam por eles. Com isso, os indivíduos se tornavam livres para exercer a sua razão na esfera pública, podendo criticar desde as instituições, como a Igreja e o Estado, até a própria liberdade advinda do livre exercício da razão.

O texto se relaciona à corrente filosófica ocidental conhecida como

A
Altruísmo.
B
Confucionismo.
C
Reformismo.
D
Especismo.
E
Iluminismo.
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UPE 2021 - Filosofia - Maquiavel e O Príncipe, A Política

Um príncipe sábio não pode nem deve manter-se fiel às suas promessas quando, extinta a causa que o levou a fazê-las, o cumprimento delas lhes traz prejuízo. Este preceito não seria bom se os homens fossem todos bons. Como, porém, são maus e, por isso mesmo, faltariam à palavra que caso nos dessem, nada impede venhamos nós a faltar também à nossa. Razões legítimas para encobrir esta inobservância, tê-las-á sempre o príncipe, e de sobra.

Maquiavel, O Príncipe. 1512.


Sabemos que Maquiavel alterou profundamente o modo como se via e se praticava política até então. Nessa passagem, podemos observar uma dessas alterações.


Assinale a alternativa que corresponde à alteração proposta.

A
O seu texto propõe a divisão da sociedade em governantes e governados.
B
É possível observar a separação entre ética e política proposta por Maquiavel.
C
O pensador italiano é o primeiro teórico a usar métodos racionais para pensar a política.
D
Temos a ideia de estado de natureza, em que os homens são bons, e de estado civil, em que os homens são maus.
E
Em O Príncipe, o autor descobre, mediante sua prática como diplomata, que o bom governante é aquele que respeita a maldade dos homens.
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UPE 2021 - Filosofia - Pensamentos Políticos - Karl Marx, A Política

Faça a leitura da imagem e do texto a seguir:



O filme Metrópolis, lançado pelo lendário diretor austríaco Fritz Lang, em 1927, retrata uma cidade fictícia no futuro, dividida em dois grupos. De um lado os dirigentes, que são ricos industriais, vivem na superfície da cidade e desfrutam dos benefícios da tecnologia. De outro, os operários que vivem nos subterrâneos e apenas sobem até a cidade para trabalhar na produção de energia, em imensas máquinas. É muito claro que Fritz Lang se inspirou numa importante teoria filosófica, política e social para desenvolver seu filme.


A que teoria a imagem e o texto se referem?

A
Teoria da luta de classes desenvolvida por Karl Marx.
B
Teoria do poder burocrático desenvolvida por Max Weber.
C
Teoria do mito da caverna desenvolvida por Platão.
D
Teoria do homem como lobo do homem desenvolvida por Thomas Hobbes.
E
Teoria do contrato social desenvolvida por J. J. Rousseau.
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UPE 2021 - Filosofia - A Política


Cenas do Drama Épico Germinal – Claude Berri, 1993.


O longa metragem Germinal é uma adaptação do célebre romance de Émile Zola, publicado em 1885. O filme, assim como o livro, retrata as condições de vida dos trabalhadores franceses no século XIX, a partir de uma greve de mineiros. A narrativa procura demonstrar algo que as análises de Marx e Proudhon, dentre outros pensadores e ativistas socialistas de meados do século XIX, perceberam. Esses filósofos defendiam que a melhora nas condições de vida dos trabalhadores só poderia ocorrer com a participação desses na política. Isso se devia, entre outras coisas, a uma profunda diferença na concepção do Estado desses filósofos com relação a outros teóricos modernos da política.


Assinale a alternativa que corresponde a essa forma de compreender o Estado.

A
O Estado deve ser neutro, não interferindo na organização dos trabalhadores.
B
O Estado mínimo é uma das soluções apresentadas pelos socialistas para resolver os problemas da exploração do trabalho.
C
Assim como os liberais, os socialistas acreditam que o Estado é fruto de um contrato social primitivo. Desse modo, é necessária a luta dos trabalhadores pelo reconhecimento político.
D
Para os socialistas, em especial Marx, o Estado é um instrumento de dominação de uma classe sobre a outra, por isso a necessidade de organização política dos trabalhadores como classe social.
E
Tanto o Estado quanto a sociedade não podem ser vistos como lugar de conflito. Por essa razão, os socialistas apontam para a necessidade de a classe trabalhadora se organizar em um partido como forma de exigir seus direitos.
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UPE 2021 - Filosofia - Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), A Política

Na modernidade, a principal preocupação dos filósofos que pensavam o problema da política era a de descobrir a origem do Estado. Para chegar até essa origem, tiveram que imaginar um estado pré-político da humanidade, assim como as razões pelas quais os homens saíram desse estado e se organizaram em sociedade. Surge assim a famosa hipótese do Estado de Natureza x Estado Civil ou Estado Político. De maneira geral, o argumento consistia na ideia de que, a partir de um pacto primitivo, a humanidade decide, em consenso, delegar certo poderes a uma instituição que estivesse acima de todos: o Estado. Encontramos esses argumentos principalmente nas obras de Hobbes, Locke e Rousseau.

Esses pensadores, mais tarde, acabaram ficando conhecidos como

A
Pré-Socráticos.
B
Modernistas.
C
Contratualistas.
D
Socialistas.
E
Teólogos.
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ENEM 2020 - Filosofia - Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), A Política

O fim último, causa final e desígnio dos homens, ao introduzir uma restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita; quer dizer, o desejo de sair da mísera condição de guerra que é a consequência necessária das paixões naturais dos homens, como o orgulho, a vingança e coisas semelhantes. É necessário um poder visível capaz de mantê-los em respeito, forçandoos, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito às leis, que são contrárias a nossas paixões naturais.

HOBBES, T. M. Leviatã. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (adaptado).

Para o autor, o surgimento do estado civil estabelece as condições para o ser humano

A
internalizar os princípios morais, objetivando a satisfação da vontade individual.
B
aderir à organização política, almejando o estabelecimento do despotismo.
C
aprofundar sua religiosidade, contribuindo para o fortalecimento da Igreja.
D
assegurar o exercício do poder, com o resgate da sua autonomia.
E
obter a situação de paz, com a garantia legal do seu bem-estar.
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ENEM 2020 - Filosofia - Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), A Política

    A sociedade como um sistema justo de cooperação social consiste em uma das ideias familiares fundamentais, que dá estrutura e organização à justiça como equidade. A cooperação social guia-se por regras e procedimentos publicamente reconhecidos e aceitos por aqueles que cooperam como sendo apropriados para regular a sua conduta. Diz-se que a cooperação é justa porque seus termos são tais que todos os participantes podem razoavelmente aceitar, desde que todos os demais também o aceitem.

FERES JR. J, POGREBINSCH1, T. Teoria politica contemporânea uma introdução.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

No contexto do pensamento político, a ideia apresentada mostra-se consoante o(a)

A
ideal republicano de governo.
B
corrente tripartite dos poderes.
C
posicionamento critico do socialismo.
D
legitimidade do absolutismo monárquico.
E
entendimento do contratualismo moderno.
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ENEM 2020 - Filosofia - Ética e Liberdade, A Metafísica de Aristóteles, Conceitos Filosóficos, A Política Grega (A República de Platão e a Política de Aristóteles), A Política, Filosofia e a Grécia Antiga

    Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhe parece um bem; todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens.

No fragmento, Aristóteles promove uma reflexão que associa dois elementos essenciais à discussão sobre a vida em comunidade, a saber:

A
Ética e política, pois conduzem à eudaimonia.
B
Retórica e linguagem, pois cuidam dos discursos na ágora.
C
Metafísica e ontologia, pois tratam da filosofia primeira.
D
Democracia e sociedade, pois se referem a relações sociais.
E
Geração e corrupção, pois abarcam o campo da physis.
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UEL 2019 - Filosofia - Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), A Política

Leia o texto a seguir.


A “Querela do luxo” foi um dos mais intensos debates do século XVIII na França e consistiu em defender o luxo como sinal do progresso da humanidade, ou em atacá-lo como signo de decadência. Rousseau, partidário da segunda via, num dos seus textos, afirma:

A vaidade e a ociosidade, que engendram nossas ciências, também engendram o luxo. [...] Eis como o luxo, a dissolução e a escravidão foram [...] o castigo dos esforços orgulhosos que fizemos para sair da ignorância feliz na qual nos colocara a sabedoria eterna. [...] Crêem embaçar- -me terrivelmente perguntando-me até onde se deve limitar o luxo. Minha opinião é que absolutamente não se precisa dele. Para além da necessidade física, tudo é fonte de mal.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. Trad. Lourdes Santos Machado, 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p.395; 341; 410.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria política e antropológica de Rousseau e a compreensão do autor acerca das ciências, das artes e do luxo, considere as afirmativas a seguir.


I. A crítica de Rousseau às ciências e às artes e, por extensão, ao luxo, resulta da sua compreensão da natureza humana, na qual a necessidade física é o critério decisivo sobre o que é bom para a humanidade.

II. Em sua teoria política, Rousseau dirige a crítica às ciências, às artes e ao luxo, por identificar neles a vigência de um princípio que sacrifica a possibilidade da criação de uma sociedade minimamente justa.

III. A vaidade e a ociosidade, que engendram o luxo, são uma constante da natureza humana, razão pela qual também as ciências e as artes são expressões necessárias da natureza humana.

IV. A defesa da feliz ignorância, na qual nasce cada ser humano, leva Rousseau a legitimar formas de governo caracterizadas pelo sacrifício da inteligência e da crítica e pela obediência a um poder soberano.


Assinale a alternativa correta.

Analise a figura 1 a seguir e responda à questão.



A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
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Unichristus 2018 - Filosofia - Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), A Política

       Alia Ghanem, mãe do líder da al-Qaeda Osama bin Laden, mentor dos atentados de 11 de Setembro, manifestou-se pela primeira vez sobre as ações do terrorista em uma entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, publicada na sexta-feira, 3 de agosto de 2018.
    “Ele se tornou um homem diferente.” Um dos homens que ele conheceu foi Abdullah Azzam, um membro da Irmandade Muçulmana que mais tarde foi exilado da Arábia Saudita e se tornou o conselheiro espiritual de Osama. “Ele foi uma criança muito boa até conhecer algumas pessoas que praticamente fizeram lavagem cerebral em seus 20 e poucos anos. Você pode chamar isso de culto. Eles conseguiram dinheiro para a causa deles. Eu sempre dizia a ele para ficar longe deles, e ele nunca iria admitir para mim o que ele estava fazendo, porque ele me amava tanto”. Ela ressaltou que ainda o ama e acredita que o filho, ainda  o ama e acredita que o filho, ainda jovem, recebeu más influências.

Disponível em:
<http://www.tnh1.com.br/noticias/noticias-detalhe/mundo/>.
Acesso em: 4 ago. 2018

Relacionando as informações do texto ao pensamento filosófico, o pensador que defende a seguinte tese: “O homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe.” é

A
René Descartes.
B
Jean-Paul Sartre.
C
Michel Foucault.
D
Jean-Jacques Rousseau.
E
Friedrich Nietzsche.
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UECE 2019 - Filosofia - Pensamentos Políticos - Karl Marx, A Política

A dialética não é um mero método que organiza, mentalmente, na cabeça do filósofo, a realidade que lhe é exterior. Ao contrário, a dialética é, para autores como Hegel e Marx, a única forma de ler a realidade sem traí-la ou distorcê-la, pois é na própria realidade que se situam as contradições dialéticas. Ciente dessa compreensão, assinale a opção que exprime corretamente essa identificação da contradição do real com a forma de pensar.

A
O filósofo, ao olhar para o real, identifica-o como um mundo ausente de negações, fixo e imóvel, como o ser no poema de Parmênides.
B
Como pensou Platão, o devir dos entes finitos lhes permite participar de ideias contraditórias, mas estas próprias ideias não devêm.
C
Como pensou Heráclito, a própria realidade é repleta de mudanças e conflitualidades, o que faz com que o filósofo a pense mutável e contraditória.
D
A realidade, como pensou Demócrito, é um turbilhão de átomos agregando-se e desagregando-se em uma queda perpétua no vazio.
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UECE 2019 - Filosofia - Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), A Política

“Em situações de crise econômica, social, institucional, moral, aquilo que era aceito porque não havia outra possibilidade deixa de sê-lo. E aquilo que era um modelo de representação desmorona na subjetividade das pessoas. Só resta o poder descarnado de que as coisas são assim, e aqueles que não aceitarem que saiam às ruas, onde a polícia os espera. Essa é a crise de legitimidade.”

CASTELLS, Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Trad. Joana Angélica d’Avila Melo. Rio de Janeiro: Zahar, 2018, p.14.


O texto acima adverte para a crise do modelo político representativo pensado e legitimado por pensadores como Thomas Hobbes, Locke e outros. Trata-se da crise da república representativa, na qual o poder é exercido por representantes eleitos.

Considerando o texto de Castells, é correto dizer que o modelo representativo está em crise de legitimidade, o que quer dizer que

A
os eleitores passaram a acreditar que os seus representantes representam não a eles, mas sim a interesses estranhos.
B
a crise econômica, social, institucional e moral conduz a uma crise de legitimidade, que tem forçado o eleitor a votar bem.
C
os pensadores da representação estão teoricamente errados, mas as instituições representativas estão estáveis.
D
a crise da representação se resolve com uma boa conscientização política, com o povo sabendo escolher seus representantes.
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UECE 2019 - Filosofia - Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), A Política

Atente para o seguinte trecho de Locke sobre o pacto social:


“Se todos os homens são, como se tem dito, livres, iguais e independentes por natureza, ninguém pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder político de outro sem o seu próprio consentimento. A única maneira pela qual alguém se despoja de sua liberdade natural e se coloca dentro das limitações da sociedade civil é através de acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortável, segura e pacífica uns com os outros, desfrutando com segurança de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que não são daquela comunidade”.


LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Petrópolis:
Vozes, 1994, p. 139. Coleção clássicos do pensamento
político. – Citação adaptada.


No que diz respeito ao estabelecimento da sociedade civil em John Locke, considere as seguintes afirmações:

I. O estabelecimento da sociedade civil amplia a liberdade dos homens.

II. O estabelecimento da sociedade civil funda-se no consentimento.

III. O estabelecimento da sociedade civil funda-se na liberdade e igualdade que existe entre todos os homens.


É correto o que se afirma em

A
I e II apenas.
B
II e III apenas.
C
I e III apenas.
D
I, II e III.
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UECE 2019 - Filosofia - Maquiavel e O Príncipe, Pensamentos Políticos - Karl Marx, Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), A Política

“O massacre físico do povo palestino se sustenta na sua eliminação simbólica. Armas, imagens e palavras são dispositivos bélicos, cada um com sua especificidade, mas todos articulados em torno de um objetivo estratégico: o povo palestino deve desaparecer. É da imaterialidade das palavras e imagens que Israel estrutura a legitimação da violência. Em que consiste esta violência simbólica? Há dois eixos discursivos conectados: o não reconhecimento da existência de um povo que habitava as terras que serviriam para o território-cemitério de Israel (‘cemitério’ porque em cada pedaço de metro quadrado construído por Israel há uma história assassinada, memórias negadas, corpos palestinos enterrados). Por outro, a ressignificação do ‘árabe’ como ser genérico, sem rosto, sem singularidade.”

BENTO, Berenice. Os muros que separam os palestinos do
mundo. In: Outras palavras. Publicado em 28/05/2019.
Disponível em:
https://outraspalavras.net/geopoliticaeguerra/cartilhapara-riscar-os-palestinos-do-mapa/


Na passagem acima, as expressões “imagens e palavras são dispositivos bélicos” e “eixos discursivos conectados” correspondem à concepção de poder

A
como relações de força nas quais os discursos se amparam e se realizam em dispositivos institucionais de disciplinamento e assujeitamento (FOUCAULT).
B
centrado na busca de automanutenção, para a qual, tendo que escolher entre ser amado e ser temido, o governante deve escolher ser temido (MAQUIAVEL).
C
como poder de Estado da classe economicamente dominante, expressão de relações sociais de dominação legitimadas pela ideologia dominante (MARX).
D
originado do pacto social, pelo qual a guerra de todos contra todos do estado de natureza é substituída pelo poder soberano que concentra toda a força (HOBBES).
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UECE 2019 - Filosofia - Pensamentos Políticos - Karl Marx, A Política

Na sua Crítica ao programa de Gotha, Karl Marx afirma que “numa fase superior do comunismo, quando tiver sido eliminada a subordinação escravizadora dos indivíduos à divisão do trabalho”, a bandeira do comunismo, no que diz respeito à produção e à distribuição das riquezas sociais, será: “de cada um segundo suas capacidades, a cada um segundo suas necessidades”.


MARX, Karl. Crítica do programa de Gotha. Trad. Rubens
Enderle. São Paulo: Boitempo, 2012, p. 31s.


Assinale a opção que expressa corretamente o enunciado acima.

A
No comunismo, todos os produtos sociais seriam distribuídos igualmente entre todos os indivíduos, desconsiderando origem, raça, necessidades especiais, projetos de vida etc.
B
O comunismo criaria uma casta de burocratas do Partido, responsáveis por determinar a distribuição das riquezas, e que, portanto, receberiam a melhor parte da produção social.
C
Cada indivíduo seria demandado socialmente conforme suas capacidades físicas, intelectuais etc., recebendo da sociedade aquilo de que precisa para manter dignamente a si e seus dependentes.
D
O comunismo criará um banco de horas para que cada trabalhador receba, justamente, exatamente a parcela que lhe cabe na produção social, sem ser expropriado por nenhuma força exploradora.
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UECE 2019 - Filosofia - Pensamentos Políticos - Karl Marx, A Política

“O homem é no sentido mais literal do termo um zoon politikon, não só um animal social, mas animal que só pode isolar-se em sociedade. A produção do indivíduo isolado fora da sociedade [...] é uma coisa tão absurda como o desenvolvimento da linguagem sem indivíduos que vivam juntos e falem entre si.”

MARX, Karl. Introdução à crítica da economia política.
Trad. Edgard Malagodi et al. São Paulo: Abril Cultural,
1982, p. 3-4. Texto modificado.

Com base nessa passagem, é correto afirmar que, para Marx,


A
o isolamento individual do homem se torna impossível, pois significaria ele ser e viver fora de sociedade.
B
é nas relações sociais dos homens entre si que estes se individualizam e unicamente nelas podem isolar-se.
C
a vida social se estabelece a partir de indivíduos isolados; por isso, eles permanecem, nela, isolados.
D
só há linguagem porque os homens deixaram de ser indivíduos isolados em natureza e se pactuaram entre si.
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UNICENTRO 2019 - Filosofia - A Política

O mercantilismo começou a surgir na Idade Média. Porém somente na Idade Moderna que ele se firmou como política econômica e atingiu seu desenvolvimento.

A relação observada entre a teoria e prática do mercantilismo, nos séculos XVII e XVIII, e o Estado Absolutista revela

A
o crescente fortalecimento da classe dos mercadores, tornando-se uma força política hostil à concentração do poder na representação dos monarcas.
B
o financiamento do Estado à burguesia comercial para a expansão marítima, sem o que seria impossível a organização das expedições.
C
a expansão do colonialismo e a crescente perda do poder do Estado no controle das populações coloniais.
D
a permanência da ideologia religiosa que apoiava as atividades lucrativas, se fossem orientadas pela Igreja e pelo Estado.
E
a intervenção do Estado nas práticas econômicas, como instrumento para o fortalecimento do próprio Estado.
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UFT 2019 - Filosofia - A Política

Um dos principais pensadores da pós-modernidade, Michel Foucault, afirma, por exemplo, que vivemos numa sociedade em que há “múltiplas formas de dominação” e que, em grande parte, “marcha „ao compasso da verdade‟ – ou seja, que produz e faz circular discursos que funcionam como verdade, que passam por tal e que detêm, por esse motivo, poderes específicos”.

Fonte: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2009, p. 181; 321.

Essas afirmações exemplificam o modo pelo qual Foucault compreende a sociedade pós-moderna. Sobre os resultados das investigações de Foucault acerca das novas formas de organização social, assinale a alternativa CORRETA.

A
Há uma organização do poder disciplinar que se concentra antes de tudo no terreno político, independentemente dos diferentes âmbitos da vida social.
B
Há uma nova forma de compreender o conhecimento, mas sem mudar a noção de verdade, porquanto esta não pode depender jamais das circunstâncias sociais.
C
Há uma relação direta entre saber e poder enquanto o caminho do conhecimento está essencialmente ligado às estruturas da organização social.
D
Há uma fragmentação do poder que o torna menos eficaz do que foi nos grandes regimes das sociedades prémodernas, quando se concentrava nas mãos do Estado.
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UNICENTRO 2017 - Filosofia - Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), A Política

Em Filosofia Política, Thomas Hobbes pode ser considerado defensor:

A
Do direito de natureza, que confere poder e legitimidade ao rei.
B
Do princípio democrático que, por meio do qual os cidadãos são investidos do verdadeiro poder político.
C
Do liberalismo clássico, que compreende a diminuição da interferência exercida pelo Estado.
D
Da anarquia, no sentido de que os homens podem governar a si mesmos.
E
Da tirania, pois somente o tirano, utilizando da força e do prestígio, terá êxito na gestão da sociedade.