Questõessobre Sistema Digestório Humano

0b89d7b1-77
UECE 2021 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

O sistema digestório humano, apesar de ser altamente sofisticado, é suscetível a diversos tipos de doenças. No que diz respeito a essas doenças, assinale a afirmação FALSA.

Pancreatite é uma inflamação que ocorre no ceco, porção inicial do intestino grosso, causada pela migração de pequenos cálculos biliares.
Uma das medidas para prevenir a pancreatite é evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica.
Gastrite é uma inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago.
Azia, ou queimação, é um dos sintomas da gastrite e ocorre quando há refluxo do suco gástrico para o esôfago.
b4638110-06
UNICENTRO 2015 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Em relação aos órgãos do corpo humano nos quais as enzimas atuam na digestão de carboidratos, considera afirmativas a seguir.

I. Intestino grosso.
II. Estômago.
III. Duodeno.
IV. Cavidade bucal.

Usar uma alternativa correta.

Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente como afirmativas I e IV são corretas.
Somente como afirmativas III e IV são corretas.
Somente como afirmativas I, II e III são corretas.
Somente como afirmativas II, III e IV são corretas.
925ed0ff-02
UNIFOA 2018 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

“Estudo reforça relação entre a falta de vitamina D e a síndrome metabólica”
(http://agencia.fapesp.br/estudo_reforca_relacao_entre_falta_de_vitamina_d_e_sindrome_metabolica_/ 27191/)

“Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp) encontraram uma forte associação entre deficiência de vitamina D e síndrome metabólica – conjunto de condições que aumentam o risco de doença cardíaca, de acidente vascular cerebral e de diabetes – em mulheres no período de pós-menopausa (...).
Entre os parâmetros para avaliar se a paciente apresenta síndrome metabólica estão: circunferência da cintura acima de 88 centímetros, hipertensão arterial, nível elevado de açúcar no sangue e níveis anormais de triglicerídeos e HDL-colesterol”.

Diante do exposto, é correto afirmar que:

I. Os triglicerídeos são a principal forma de armazenamento de gordura no tecido adiposo.
II. O HDL-colesterol, denominado mal colesterol, retira colesterol dos tecidos e leva-os para o fígado.
III. A vitamina D atua no metabolismo do cálcio e fósforo, mantendo ossos e dentes em condições saudáveis.
IV. No caso de diabetes, o principal dissacarídeo encontrado no sangue é a molécula de glicose.

Estão corretas as afirmativas.

I e II.
II e III.
III e IV.
I e III.
II e IV.
8264d2ea-ff
FIMCA 2019 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

É predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno, que ocorre a digestão do quimo, massa acidificada e semilíquida transformada no estômago a partir do alimento ingerido. Há uma secreção, que contém diversas enzimas responsáveis por completarem a digestão no intestino delgado, produzida por milhares de pequenas glândulas presentes na mucosa intestinal conhecida por:

Bile.
Saliva.
Suco gástrico.
Suco entérico.
Suco pancreático.
ad4e47f2-fa
FASEH 2019, FASEH 2019 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

O conjunto de processos que começa da ingestão do alimento até a sua assimilação pelas células é conhecido por nutrição. A espécie humana, diferente de muitas outras espécies, é conhecida por apresentar nutrição heterótrofa e onívora, pois:

Utiliza outro organismo como fonte de alimento e apresenta uma alimentação constituída somente de produtos de origem animal.
Utiliza outro organismo como fonte de alimento e apresenta uma alimentação constituída somente de produtos de origem vegetal.
Produz o seu próprio alimento e apresenta uma alimentação variada, constituída de produtos tanto de origem vegetal quanto animal.
Utiliza outro organismo como fonte de alimento e apresenta uma alimentação variada, constituída de produtos tanto de origem vegetal quanto animal.
627f95ab-8e
CEDERJ 2020 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Diversas embalagens de alimentos apresentam os dizeres "Contém Glúten”. Tal aviso é importante, pois muitos indivíduos são alérgicos a esse composto nutricional. O glúten pertence ao grupo de nutrientes classificado como:

carboidratos
proteínas
lipídios
sais minerais
ded1df01-7b
USP 2021 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Canto V Estância 81

E foi que, de doença crua efeia,

A mais que eu nunca vi, desampararam

Muitos a vida, e em terra estranha e alheia

Os ossos para sempre sepultaram.

Quem haverá que, sem ver, o creia?

Que tão disformemente ali lhe incharam

As gengivas na boca, que crescia

A carne e juntamente apodrecia?

Luís Vaz de Camões, Os Lusíadas.

É correto afirmar que Camões, neste trecho, descreveu sintomas de

peste bubônica, zoonose transmitida por ratos que assolou populações europeias e asiáticas no século XIV, propagada pelas viagens comerciais.
escorbuto, deficiência em vitamina C, doença comum nas viagens ultramarinas europeias dos séculos XV e XVI, como a de Vasco da Gama em busca das índias.
malária, doença de ampla ocorrência nas viagens de exploradores para a África e Américas nos séculos XV e XVI.
varíola, doença viral disseminada no Velho Mundo e trazida pelos navegantes dos séculos XV e XVI às colônias, onde dizimou populações nativas.
leishmaniose, parasitose transmitida por mosquitos e contraída pelos primeiros exploradores da Amazônia e dos Andes durante o século XVI.
6819a5e4-7c
ENEM 2020 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Há algumas décadas, surgiu no mercado um medicamento que provocava perda de peso por inibir a ação da lipase, enzima que atua no intestino na digestão de gorduras. Um pesquisador, com o objetivo de avaliar a eficácia do medicamento, decidiu medir nos pacientes a quantidade de gordura nas fezes e de triglicerídeos (um dos produtos da digestão das gorduras) no sangue. Mantendo sempre a mesma dieta nos pacientes, fez as medidas antes e depois da administração do medicamento. A figura apresenta cinco resultados possíveis.

O efeito esperado do medicamento está representado no resultado

62ac3d70-70
UPE 2021 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Leia o texto a seguir:

O papel da carne na evolução humana

A carne teve papel fundamental na evolução. O consumo dos produtos de origem animal pode ter contribuído para o crescimento acelerado da massa cerebral humana, devido à grande quantidade de nutrientes e proteínas encontrada ali (diz Rui Murrieta, professor de antropologia da USP). A dieta dos antigos não era exclusivamente carnívora: a alimentação era mais parecida com a dos grandes macacos, que comiam frutas, tubérculos e sementes... É provável que nossos ancestrais tenham começado a consumir o produto há pelo menos dois milhões de anos. As ferramentas usadas na época deixam claro que era possível esmagar ossos e aproveitar o tutano, substância rica em gordura encontrada dentro dos ossos e rica em nutrientes.

Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/o-papel-da-carne-na-evolucao-humana/ Natalia Cuminale e Marina Dias. Acesso em: set. 2020. (Adaptado)

Sobre os compostos químicos da alimentação humana e sua importância, assinale a alternativa CORRETA.

Proteínas são macromoléculas compostas por aminoácidos, moléculas orgânicas formadas essencialmente por átomos de carbono e oxigênio.
Sementes, a exemplo das de milho, são ricas em ácidos graxos saturados e participam de importantes processos, como a mielinização dos neurônios.
O fósforo, macronutriente mineral, é encontrado em carnes, aves e peixes, fazendo parte da molécula dos ácidos nucleicos, DNA e RNA, além de ser responsável por ativar enzimas e manter o balanço ácido-básico do organismo.
Tubérculos, a exemplo da mandioca, são ricos em amido, principal fonte de alimento da espécie humana, sendo um polissacarídeo estrutural, que, quando quebrado por ação da amilase em glicose, constitui fonte de energia.
Nas carnes, encontramos várias vitaminas do complexo B, a exemplo da B6 ou piridoxina, que, durante o desenvolvimento embrionário, atua na formação do tubo neural, dando origem ao sistema nervoso.
374e5570-6a
URCA 2021 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Em relação as reservas de energia dos mamíferos, destacam-se, as gorduras e, em seguida, um tipo de açúcar, como o glicogênio. No entanto, o glicogênio, apresenta uma vantagem, para o organismo, quando comparado às gorduras. Devido principalmente:

produzir mais energia.
solubilizar-se em água.
sofrer hidrólise.
ser compactado e melhor armazenado.
Ser de difícil absorção
fb567c95-6b
ENEM 2020 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Um pesquisador colocou a mesma quantidade de solução aquosa da enzima digestiva pepsina em cinco tubos de ensaio. Em seguida, adicionou massas iguais dos alimentos descritos no quadro. Os alimentos foram deixados em contato com a solução digestiva durante o mesmo intervalo de tempo.

A maior quantidade de produtos metabolizados ao final do teste foi obtida no tubo

I.
II.
III.
IV.
V.
ffb1ad77-6a
UNESP 2021 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Os ácidos biliares são constituídos por moléculas com porções hidrofílicas e hidrofóbicas. Em razão dessas características, esses ácidos, que, nos seres humanos, são produzidos pelo

fígado, atuam na emulsificação de triglicerídeos.
fígado, atuam na emulsificação de açúcares.
fígado, atuam na hidrólise de proteínas.
pâncreas, atuam na emulsificação de triglicerídeos.
pâncreas, atuam na hidrólise de açúcares.
9e4131ff-5f
ENEM 2020 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Na indústria farmacêutica, é muito comum o emprego de substâncias de revestimento em medicamentos de uso oral, pois trazem uma série de benefícios como alteração de sabor em medicamentos que tenham gosto ruim, melhoria da assimilação do composto, entre outras ações. Alguns compostos poliméricos à base do polissacarideo celulose são utilizados para garantir que o fármaco somente seja liberado quando em contato com soluções aquosas cujo pH se encontre próximo da faixa da neutralidade.

BORTOLINI, K. et al. Análise de perfil de dissolução de cápsulas gastrorresistentes
utilizando polímeros industriais com aplicação em farmácias magistrais. Revista da Unifebe. n. 12.2013 (adaptado).

Qual é a finalidade do uso desse revestimento à base de celulose?

Diminuir a absorção do princípio ativo no intestino.
Impedir que o fármaco seja solubilizado no intestino.
Garantir que o fármaco não seja afetado pelas secreções gástricas.
Permitir a liberação do princípio ativo pela ação das amilases salivares.
Facilitar a liberação do fármaco pela ação dos sais biliares sobre o revestimento.
2afb75cd-ff
Unichristus 2018 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Disponível em:
<https://www.google.com.br/search?biw=1280>.
Acesso em: 20 jul. 2018.

A embalagem ilustrada anteriormente apresenta a informação de que o produto alimentício é isento de um nutriente que possui em sua estrutura

a galactose e a frutose.
a glicose e a maltose.
a frutose e a glicose.
o amido e a glicose.
a glicose e a galactose.
2af8b89a-ff

Disponível em:
<https://www.google.com.br/search?tbm=isch&q=charge+
biologia&chips=q:charge+biologia,online>.
Acesso em: 8 ago. 2018

São exemplos de compostos orgânicos que desempenham a função fisiológica abordada no quadrinho

vitamina K e ferro.
vitamina A e vitamina C.
vitamina E e cálcio.
vitamina D e maltose.
vitamina C e vitamina K.
80bd4dd5-01
Unichristus 2015 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

ACEROLA

A acerola é uma planta medicinal originária da América do Sul, muito rica em vitamina C, que exerce um efeito preventivo e curativo em caso de doenças infecciosas. Pode ser encontrada em comprimidos para ingerir, mastigar ou em solução bebível.

Constituintes: Vitamina C, vitamina A, vitamina B6, magnésio, ferro...

Indicações da acerola: No tratamento e na prevenção de doenças infecciosas como a gripe (como complemento a outros tratamentos), a síndrome gripal, a angina (como complemento a outros tratamentos), os resfriados, a astenia (fadiga).

Disponível em: http://www.criasaude.com.br/N3191/fitoterapia/acerola.html. Acesso em: 10 de agosto de 2015.

A análise dos dados apresentados permite inferir que

o consumo diário do suco de acerola causa hipervitaminose.
o consumo da fruta “in natura” não é benéfico para o organismo.
o excesso de suco de acerola causa dermatites e lesões nervosas.
o suco de acerola apresenta propriedades oxidantes.
tomar suco de acerola diariamente auxilia na formação do colágeno.
ec3b776c-ff
Unichristus 2016 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

Disponível em: <https://prontuarioidmed.websiteseguro.com/nutricaoMateria.php?sessao=nutricao&topico=1&materia=120>.

De acordo com a composição nutricional apresentada na tabela, pode-se inferir corretamente que

o arroz fornece uma maior quantidade de um composto constituído por aminoácidos.
o maior fornecimento energético advém preferencialmente do consumo de centeio.
a cevada fornece uma maior quantidade de compostos inorgânicos.
a quinoa contém, em maior quantidade, um nutriente usado para combater a anemia.
a aveia possui, em maior quantidade, o nutriente utilizado como reserva energética no organismo humano.
ec1840f8-ff

POR QUE AS MARGARINAS SÃO ENRIQUECIDAS COM VITAMINA E?

A vitamina E protege os lipídios insaturados contra a oxidação, inibindo a formação dos peróxidos nas células. Além da vitamina E, as vitaminas A e C têm ação antioxidante; por isso, também são recomendadas na prevenção das doenças provocadas por acúmulo de radicais livres.

Google notícias.

Sobre as vitaminas citadas no texto, pode-se inferir que

a C é importante para o crescimento, pois forma ossos e dentes, melhora a pele e o cabelo, protege os aparelhos respiratório, digestório e urinário e também é importante para a visão.
a falta da A pode causar alguns distúrbios, como anemia, inflamação das mucosas, enfraquecimento dos vasos capilares sanguíneos, podendo ocorrer sangramento em diversas partes do corpo.
uma delas está envolvida na produção de colágeno (substância de natureza proteica intercelular que dá estrutura aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens) e na síntese de ácidos biliares.
uma delas é absorvida pelo estômago e transportada pelos quilomícrons, sendo transferida para os tecidos e finalmente para o fígado nos quilomícrons remanescentes.
o excesso da E é tóxico para o organismo, pode causar ressecamento e descamação da pele, dores abdominais e nas articulações, crescimento interrompido, danos hepáticos, dores nos ossos, aumento do fígado e do baço.
ebf07313-ff

Observe as tabelas a seguir que apresentam informações comparativas sobre os valores nutricionais de dois tipos de cereais, identificados como A e B.

(*) % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Comparando as informações nutricionais das tabelas (Cereal Matinal A e B) e os conhecimentos relacionados à bioquímica celular, pode-se afirmar corretamente que

o cereal matinal B apresenta uma maior quantidade de nutrientes com função de fornecimento energético.
é encontrada, no cereal matinal A, uma maior quantidade de polissacarídeo vegetal, que, apesar de não ser digerido pelo ser humano, atua no bom funcionamento intestinal.
substâncias classificadas como lipídios estão presentes no cereal matinal A, atuando como importantes compostos de reserva energética animal.
o cereal matinal B tem em sua composição 18 g do composto associado a diversas funções biológicas, tais como enzimática, defesa do organismo e estrutural.
o composto inorgânico que, ao ser consumido em excesso pelo ser humano, pode estar relacionado a casos de hipertensão se apresenta em menor quantidade no cereal matinal B.
e5dac8d0-01
UNICENTRO 2018 - Biologia - Sistema Digestório Humano, Identidade dos seres vivos

A fibrose cística, conhecida mundialmente como a “grande simuladora” graças à capacidade de desenvolver sintomas que podem levar a outros diagnósticos, é uma anomalia genética e incurável. Quem tem a doença fica incapacitado de fazer a digestão, por falta de três enzimas, entre as quais, a lipase, que passam a ser produzidas através da medicação de alto custo.

A falta da lipase compromete a ação digestiva das secreções