Questõessobre O processo de socialização

1
1
Foram encontradas 66 questões
e5fa1f86-6e
UPE 2021 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

Leia o texto a seguir:

A escola é um lugar institucional de educação para a cidadania, de uma importância cívica fundamental, não como uma antecâmara para a vida em sociedade, mas constituindo os primeiros degraus de uma caminhada, que a família e a comunidade se enquadram. Deve proporcionar a “cultura do outro” como “necessidade de compreensão de singularidades e diferenças”, a responsabilidade pessoal e comunitária, o conhecimento rigoroso e metódico da vida e das coisas e a compreensão de culturas, de nações, do mundo. A escola fornece um horizonte mais amplo no qual a criança ou o jovem inscrevem as suas vidas.

ASSIS, G. J.; LIMA, E. E. Escola, família e sociedade: diferentes espaços na construção da cidadania. Disponível em: https://educere.bruc.com.br. Acesso em: 06 ago., 2020.


A educação como instituição social funciona sociologicamente como um agente de mudanças e de

A
responsabilização.
B
nepotismo.
C
compaixão.
D
jurisprudência.
E
comunicação.
63d9f6dd-70
UPE 2021 - Sociologia - O processo de socialização

Socialização é o processo por meio do qual os indivíduos são preparados para participar de sistemas sociais. Da perspectiva de indivíduos, socialização é um processo mediante o qual criamos um self social e senso de apego a sistemas sociais, através de nossa participação neles. Da perspectiva dos sistemas sociais, a socialização é necessária para que o sistema continue e funcione eficazmente [...].
JOHNSON, Allan G. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997, p. 212. (Adaptado)

A sociedade se utiliza dos processos de socialização ao longo da vida do indivíduo para torná-lo capaz de

A
transmitir a herança biológica.
B
transferir status para as pessoas selecionadas.
C
receber influência do ambiente geográfico.
D
superar as dificuldades psicológicas.
E
adquirir as maneiras de agir e pensar do grupo.
63d27f45-70
UPE 2021 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

Observe a tirinha a seguir:


Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/22787233.
Acesso em: 24 ago. 2020.

Calvin ironiza o processo educativo, mostrando como ele desempenha um importante papel na conformação dos indivíduos à sociedade, na medida em que há na educação uma

A
internalização das regras.
B
exposição da opinião.
C
crítica à obediência.
D
ação individual.
E
dramatização das ordens.
e69df386-01
UNICENTRO 2018 - Sociologia - O processo de socialização, Socialização primária: família

Nas últimas décadas, o modelo tradicional de família sofreu profundas alterações. Crianças acostumaram-se a ter duas casas por causa do divórcio dos pais. Mães e pais solteiros começaram a tornar-se comuns. Mulheres entraram no mercado de trabalho e passaram a sustentar suas casas. Casais homossexuais saíram do armário e adotaram filhos... Nos próximos 20 anos, segundo vários pesquisadores, a tendência é que esses novos modelos familiares se consolidem. Todos eles.


Tendo por base as informações apresentadas e as análises sociológicas contemporâneas sobre a instituição Família, é correto afirmar:

A
A baixa taxa de fecundidade atual é decorrente do enfraquecimento da instituição familiar.
B
Um dos fenômenos sociais que influenciou os novos modelos de instituição familiar foram as transformações nas relações de gênero.
C
A mudança nos modelos de família demonstra que essa instituição está enfraquecida na modernidade.
D
A associação que é composta por amigos sem grau de parentesco não pode ser considerada uma instituição familiar.
69ddf487-ff
UECE 2019 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

Atente para a seguinte questão: “a discussão sobre a educação intercultural é uma necessidade para a sociedade que, cada vez mais, traz à tona seu caráter multicultural e onde ‘diferentes grupos socioculturais conquistam maior presença nos cenários públicos’, incluindo aí a escola”.


Fonte: SILVA, Vanilda Alves da; REBOLO, Flavinês.
A educação intercultural e os desafios
para a escola e para o professor.
Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/inter/v18n1/1518-7012-inter-18-
01-0179.pdf


Tendo como referência a multiculturalidade presente na sociedade contemporânea e a importância da educação para a diversidade, é correto afirmar que

A
nas escolas, atualmente, as questões étnicas, raciais e de gênero, dentre outras, não se colocam como problemas importantes, pois não há conflitos decorrentes dessas ideologias.
B
o papel prioritário da escola é o de ensinar a ler e a fazer conta.
C
a escola deve ser pautada em princípios de igualdade e respeito pelo diferente, sem o considerar como um problema a ser resolvido.
D
a discussão referente à construção das identidades de sujeitos invisibilizados na sociedade atual não é necessária, porque todos têm as mesmas oportunidades.
69b97269-ff
UECE 2019 - Sociologia - O processo de socialização, Cultura e sociedade

Atente para as seguintes estrofes do poema “Canção do africano”, datado de 1863, de autoria do poeta Castro Alves, que demonstra seu engajamento social ao refletir a situação dos negros no Brasil em sua época:


[…]

O escravo então foi deitar-se,
Pois tinha de levantar-se
Bem antes do sol nascer,
E se tardasse, coitado,
Teria de ser surrado,
Pois bastava escravo ser.

E a cativa desgraçada
Deita seu filho, calada,
E põe-se triste a beijá-lo,
Talvez temendo que o dono
Não viesse, em meio do sono,
De seus braços arrancá-lo!
[…]


Fonte: http://escambau.org/2016/09/10/10-incriveispoemas-engajados-nacionais/


Tendo como base as referências trazidas pelo poema, e o conhecimento sociológico que se tem a respeito da formação social, econômica e política do Brasil, é correto afirmar que

A
os negros escravizados, vivendo em senzalas, eram submetidos a várias formas de violência pelos senhores de engenho, que eram os atores dominantes da ordem escravocrata.
B
o encontro do homem branco europeu, no empreendimento da colonização do Brasil, com o negro e com o índio foi responsável pela formação de uma nação pacífica e democrática devido à miscigenação das três raças.
C
o grande contingente de negros traficado da África para o Brasil, durante o regime escravocrata, não foi suficiente para marcar a presença da raça negra no Brasil, pelo fato de ela ter-se miscigenado com o branco e com o indígena.
D
a violência dos senhores de engenho, praticada contra os escravos, se justificava pelo fato de que os negros precisavam ser domesticados e educados para o trabalho e, por este meio, poderiam alcançar a condição de homens livres.
69766b6f-ff
UECE 2019 - Sociologia - Instituições sociais, normas e valores, Democracia e representação política, O processo de socialização, Política, poder e Estado

“As tradições que sustentam as instituições democráticas americanas estão se desintegrando, abrindo um vazio desconcertante entre como nosso sistema político funciona e as expectativas há muito arraigadas de como ele deve funcionar.”

LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias
morrem. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2018,
p. 142.


O trecho acima citado se refere ao abismo, constatado no mundo todo, entre as tradições iluministas que deram origem aos nossos sistemas republicanos liberais e a negação da política, que tem tomado conta dos discursos eleitorais em diversos países, nos últimos anos.

Assinale a opção que apresenta corretamente as principais heranças liberais que ainda são visíveis na construção das nossas instituições políticas atuais.

A
Plutocracia, nacionalismo e fraternidade universal.
B
Democracia, direitos individuais e soberania popular.
C
Socialismo, liberdade religiosa e desobediência civil.
D
Propriedade privada, populismo e liberdade de imprensa.
60528c10-fd
UFT 2019 - Sociologia - Instituições sociais, normas e valores, O processo de socialização

Por Fanatismo se entende uma cega obediência a uma ideia, servida com zelo obstinado, até exercer violência para obrigar outros a segui-la e punir quem não está disposto a abraçá-la. (...) O Fanatismo está geralmente ligado ao dogmatismo, isto é, à crença numa verdade ou num sistema de verdades que, uma vez aceitas, não devem ser mais postas em discussão e rejeitam a discussão com os outros; a este corresponde no campo prático o sectarismo, isto é, a parcialidade para com os adeptos e o ódio para com os não crentes. Numa sociedade onde um grupo de fanáticos ganha poder, gera-se como reação e se alastra o espírito do conformismo.

Fonte: BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Brasília: Editora UNB, 1998 (adaptado).

De acordo com o texto assinale a alternativa INCORRETA.

A
O fanático é aquele que em ato contínuo de devoção estrutura sua mentalidade como a que deverá se sobrepor a todas as outras, se necessário, com violência.
B
O fanatismo favorece aos indivíduos uma concepção plural de sociedade, na qual os diversos grupos conseguem vocalizar suas ideias e serem atendidos em suas demandas.
C
Aqueles que demonstram fanatismo político, acabam por perder o senso crítico, possibilitando, ao líder de governo, a tomada de quaisquer ações, mesmo que essas não sejam de seu interesse.
D
O principal inimigo do fanatismo é o espírito crítico, pois este considera a pluralidade das ideias, encontrando a base para estabelecer um senso de tolerância e diálogo.
348c75ca-fd
UNICENTRO 2016 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

A seguir, e assumindo o risco, gostaria de apresentar minha concepção inicial de educação. Evidentemente não a assim chamada modelagem de pessoas, porque não temos o direito de modelar as pessoas a partir do seu exterior; mas também não a mera transmissão de conhecimentos, cuja característica de coisa morta já foi mais do que destacada, mas a produção de uma consciência verdadeira. Isto seria inclusive da maior importância política; sua ideia [de H. Becker – NV], se é permitido dizer assim, é uma exigência política. Isto é: uma democracia com o dever de não apenas funcionar; mas operar conforme seu conceito, demanda pessoas emancipadas. Uma democracia efetiva só pode ser imaginada enquanto uma sociedade de quem é emancipado. (Adorno, 1995, p. 141-142).

De acordo com o texto e os conhecimentos sobre conhecimento e educação, é correto afirmar:

A
A democracia funcionará em sua forma conceitual no momento em que o processo educacional buscar a emancipação do indivíduo.
B
A formação de uma consciência crítica contribui de forma inexpressiva para a emancipação do indivíduo.
C
O processo de educacional deverá modelar indivíduos, tornando-os aptos para a vida em sociedade.
D
A forma mais efetiva de transmissão do conhecimento se dá através da repetição.
E
A emancipação do indivíduo se dá unicamente através da política.
34893fce-fd
UNICENTRO 2016 - Sociologia - O processo de socialização, Socialização primária: família

Família! Família!
Papai, mamãe, titia
Família! Família!
Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania

Mas quando a filha
Quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe
Não dão nem um tostão

Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Família ah! 

(TITÃS, 2016).


A partir da análise dos versos e com base nos debates atuais sobre o tema Instituição Familiar, é correto afirmar:

A
O Censo do IBGE de 2010 mostrou uma queda no número de mulheres responsáveis pela manutenção financeira da família.
B
A socialização do indivíduo independe da família, se iniciando apenas no contato com a sociedade exterior, através da instituição escolar.
C
A tradicional família brasileira, ao longo do tempo, vem se organizando em outros arranjos familiares, mudando seu discurso conservador e não questionando as relações homoafetivas.
D
A família nuclear, de acordo com o novo Código Civil Brasileiro de 2003, se mantém formada através do casamento formal, pelo pai, mãe e filhos, definindo assim a legitimidade da família e dos filhos.
E
O modelo heteronormativo de família vem sendo questionado pela sociedade contemporânea, gerando novas conformações de arranjos familiares, com o intuito de abarcar uma diversidade de orientações sexuais.
1a8840e7-d5
CESMAC 2015 - Sociologia - Instituições sociais, normas e valores, O processo de socialização

As instituições sociais são criações humanas que visam: 


1) Estabelecer a divisão das classes sociais, adotando como critério os papéis, posses, bens e valores de cada grupo.

2) Estabelecer regras e modos de agir que, sendo padronizados, sejam aceitos, reconhecidos e sancionados pela sociedade.

3) Favorecer a organização dos grupos humanos, distribuindo, neles, os respectivos direitos, responsabilidades e papéis.

4) Desenvolver procedimentos e instrumentos que visem regular as ações dos indivíduos em sociedade.

5) Criar condições específicas para que cada homem possa atingir mais facilmente sua realização espiritual e psicológica.


Estão corretas apenas:

A
1, 4 e 5
B
1, 2 e 3
C
2, 3 e 5
D
2, 3 e 4
E
1, 2 e 5
03e7238c-de
CESMAC 2015 - Sociologia - Instituições sociais, normas e valores, O processo de socialização

As instituições sociais são ferramentas criadas pelo homem com o objetivo de:

1) Fomentar a organização dos grupos humanos e, neles, organizar a distribuição dos direitos e responsabilidades de cada um.
2) Organizar a divisão das classes sociais e de seus papeis, de acordo com as posses, bens e valores de cada segmento.
3) Constituir conjuntos de regras e procedimentos padronizados, que sejam reconhecidos, aceitos e sancionados por todos.
4) Criar e promover instrumentos que regulem e controlem todas as atividades do homem enquanto ser social.
5) Garantir a transmissão da herança social na humanidade de modo a promover a realização religiosa de cada um.

Estão corretas:

A
1, 3 e 4 apenas
B
2 e 4 apenas
C
1 e 3 apenas
D
1, 2, 3,4 e 5.
E
2, 3 e 4
03eaf16e-de
CESMAC 2015 - Sociologia - O processo de socialização

A humanidade tem, ao longo da história, seu desenvolvimento promovido, sobretudo pela ‘herança social’:

A
Que vai encontrar seu fundamento radical numa dimensão essencial da natureza humana que é a sociabilidade.
B
Que é essencialmente proveniente das formas como cada grupo individual se posiciona em relação aos mitos e religiões em que acredita.
C
Que tem sua origem assegurada nos regimes políticos e ideologias que cada grupo defende, conforme sua conveniência.
D
Que se pode definir como capacidade de organização de sociedades centradas sempre no bem comum, segundo a época.
E
Que é constituída por tudo aquilo que umas gerações transmitem às outras, a saber: tradições, valores, língua, cultura, instituições, conhecimentos etc.
a6990644-d4
CESMAC 2015 - Sociologia - O processo de socialização

Por ‘herança social’ entende-se:

A
o patrimônio espiritual das sociedades anteriores enquanto valores estáticos e impermeáveis a mudanças, devido aos credos e às convicções ideológicas dos indivíduos que lideram a sociedade.
B
o conjunto de valores envolvendo cultura, tradições, linguagens, ideias e conhecimentos, acumulados ao longo das gerações anteriores, vistos como ponto de partida para um novo conhecimento coletivo.
C
o acúmulo de todo o saber transmitido pelas diferentes correntes e teorias antropológicas dos antepassados enquanto agente de um garantido aperfeiçoamento social.
D
o somatório de todas as intuições, pesquisas e experimentos científicos que tem contribuído para uma melhor qualidade de vida e uma mais duradoura e estável organização das sociedades.
E
o resultado da integração das principais raças e etnias de uma nação, respeitadas, como patrimônio, todas as suas manifestações culturais e tradições específicas.
a6932bd4-d4
CESMAC 2015 - Sociologia - Instituições sociais, normas e valores, O processo de socialização

As Instituições Sociais são:

A
agremiações coletivas não governamentais que promovem o bem comum mediante iniciativas beneficentes, garantindo uma sociedade mais justa e estável.
B
estruturas regulamentadas que visam promover os avanços técnicos que a pluralidade das atividades humanas possibilita em ordem ao bem comum.
C
formas estáveis de organização humana, baseadas em regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade
D
associações coletivas e societárias empenhadas em promover avanços científicos que venham garantir o verdadeiro bem estar social.
E
caminhos e estratégias que asseguram o respeito, a disciplina e os princípios ético-religiosos na direção da verdadeira fraternidade.
4ffa0a0d-fa
UPE 2016 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

A Escola é considerada pela Sociologia uma instituição, pois se trata de um conjunto de relações entre indivíduos mediadas por normas e procedimentos padronizados de comportamento, aceitos pela sociedade como importantes para a socialização dos sujeitos e para a transmissão de determinado conhecimento compartilhado pela cultura.

Assinale a alternativa que NÃO indica uma das funções das instituições escolares.

A
Preparar os sujeitos para os papéis profissionais e ocupacionais.
B
Transmitir a herança cultural do grupo.
C
Promover a mudança social por meio de pesquisas.
D
Estimular a sociabilidade entre os sujeitos.
E
Desenvolver o senso crítico-reflexivo para questionar a autoridade dos adultos e romper com as regras sociais.
98d11e71-d5
CESMAC 2017 - Sociologia - O processo de socialização

Se qualquer ato livre se pauta pela possibilidade de alguém poder agir segundo sua própria vontade na escolha de um, entre vários bens, respeitando, nessa escolha, os valores éticos e universais, dizemos que tal ato de liberdade resulta:

A
da constituição essencial do ser humano, enquanto sujeito racional.
B
da ausência de entraves físicos que impeçam a possibilidade de ir e vir.
C
da não limitação coercitiva advinda da aplicação do Direito positivo.
D
da ausência de condicionamentos psíquicos capazes de tolher seu agir.
E
da independência frente aos ditames de religiões, costumes e heranças.
98d47412-d5
CESMAC 2017 - Sociologia - Instituições sociais, normas e valores, O processo de socialização

As Instituições Sociais são entidades societárias, estruturadas por regras e procedimentos padronizados, aceitos e reconhecidos por todos, com a finalidade de, nelas:

A
os seres humanos mais facilmente garantirem sua perfeição espiritual e religiosa.
B
os homens, quando agrupados conforme suas etnias específicas, conseguirem viver em harmonia.
C
os membros dessas entidades garantirem a necessária harmonia de convivência social, face a objetivos comuns.
D
os humanos conviverem harmoniosamente dentro do ordenamento jurídico que o conjunto de leis positivas impõe.
E
ser possível que cada indivíduo garanta seu bem individual, independentemente dos direitos dos demais.
97beeea6-d5
CESMAC 2018 - Sociologia - Instituições sociais, normas e valores, O processo de socialização, Socialização primária: família

Por ‘Herança Social’, no sentido mais próprio, a Sociologia define esse conceito como o conjunto:

A
de normas e procedimentos seguidos por gerações sucessivas que regulam a transmissão de heranças materiais aos legítimos herdeiros.
B
de valores e manifestações de cultura, tais como: língua, costumes, tradições, formas de organização que determinada comunidade herda de gerações anteriores.
C
de regulamentos e convenções que determinada etnia considera fundamentais para que a manutenção de sua cultura e identidade.
D
de sucessivos ordenamentos jurídicos que, pela sua continuidade, mantêm harmônica a convivência da organização social.
E
de resultados científicos que, por decorrerem de experiências comprovadas, passadas de uma geração a outra, ganham valor universal.
97bb8339-d5
CESMAC 2018 - Sociologia - Instituições sociais, normas e valores, O processo de socialização

Por ‘Instituições Sociais’, segundo a Sociologia, se entende:

A
agremiações leigas onde cada indivíduo busca realizar suas próprias aspirações de superação.
B
grupos sociais vinculados a determinadas teorias previamente definidas.
C
associações particulares de indivíduos cujos interesses culturais e científicos coincidem.
D
agremiações regidas por normas aceitas coletivamente e tidas como essenciais à estabilidade e ao equilíbrio social.
E
coligações organizadas em torno de finalidades sociais comuns destinadas a preservar os valores morais da sociedade.