Questõesde CÁSPER LÍBERO sobre Interpretação de Textos

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Foram encontradas 138 questões
fe3c871c-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

No brilhante artigo “Dos canibais”, Montaigne demonstra ter compreendido bem o significado do canibalismo tupinambá, que horrorizava os europeus: os inimigos aprisionados são honrados como grandes guerreiros ao serem mortos e devorados, transmitindo sua coragem aos vencedores. Sorrateiramente, compara a prática com as guerras civis que estavam ocorrendo entre huguenotes e católicos franceses, e seus horrendos métodos para obter informações, castigar ou simplesmente torturar os inimigos mútuos – todos franceses. (Mércio Pereira Gomes. Adaptado).
No artigo, o escritor francês faz alusão ao comportamento cultural que, posteriormente, seria classificado pela antropologia como

A
naturalismo.
B
nacionalismo.
C
primitivismo.
D
nativismo.
E
etnocentrismo.
fe3ffd1d-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

“Desde quando seus antepassados foram trazidos da África, o menino negro sabe quem manda e quem obedece. O tronco e a chibata no lombo de seus antepassados surraram também sua memória e lhe ensinaram as lições que sobrevivem 125 anos depois da liberdade sem conteúdo da Lei Áurea. Esse menino descende de homens livres há mais de um século. Mas a chibata ficou lá dentro da alma, ferindo, dobrando, humilhando, criando desconfiança, ensinando artimanhas de quilombo para sobreviver.” (José de Souza Martins. Estadão).
Segundo o texto do sociólogo José de Souza Martins, o processo social após a abolição da escravatura no Brasil

A
libertou os escravos e promoveu um processo rápido de inclusão social, resgatando a dignidade dos afrodescendentes.
B
garantiu a recuperação econômica dos afrodescendentes, assegurando a horizontalidade das relações sociais.
C
levou a população de afrodescendentes do Brasil atual a perder a memória social de seus antepassados.
D
foi incapaz de apagar da memória dos negros a humilhação e a desconfiança provenientes do preconceito racial.
E
eliminou as desigualdades sociais, explicitas nas relações entre brancos e negros, desde o período escravocrata.
fe49d8fe-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Um clássico dos documentários políticos, Corações e Mentes marcou época por suas imagens contundentes. Quem analisar as razões por trás da Guerra do Iraque reconhecerá todos os sintomas de uma doença que a produção cinematográfica assinalava com precisão. A montagem é a mais eficiente arma de Corações e Mentes para a construção de sua tese. (Cineweb. Adaptado).
O roteiro do filme se estrutura a partir da seguinte tese:

A
A importância da realização da guerra como mecanismo de justiça social da sociedade americana.
B
O conflito justificado pela ausência de interesses econômicos, prevalecendo os confrontos ideológicos.
C
A ilusão dos EUA como nação salvadora, em contraposição à ideia de nação imperialista, desprovida de alma.
D
O desejo americano de expandir sua cultura, combatendo formas primitivas de sociedade.
E
As questões de caráter étnico e cultural foram excluídas do conflito, prevalecendo os direitos humanos.
fe42d82b-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O texto, escrito por uma historiadora, aborda o papel da imprensa na passagem do século XIX para o XX:
“O jornal O Estado de São Paulo pode ser visto como um dos protagonistas do projeto modernizador de uma elite que achava possível efetivar a substituição do mundo da superstição pelos valores racionais do nacionalismo. A palavra escrita e, sobretudo, a impressa é um dos componentes da formação da comunidade imaginada. É certo que não tínhamos uma comunidade formada majoritariamente por leitores e nossa elite letrada, além de igualmente reduzida, era grandemente tributária dos padrões europeus.” (Valéria Guimarães.Adaptado).
Segundo o ponto de vista da autora, naquele período histórico, a imprensa

A
desenvolvia-se com o objetivo de promover o letramento da maioria da população, que se baseava em padrões europeus.
B
enfatizava comportamentos arcaicos, próprios das populações de baixa renda, que se baseavam em superstições.
C
retratava os valores fortemente nacionalistas das elites brasileiras, majoritárias numericamente.
D
refletia o desejo da elite de modernizar-se e era utilizada como elemento unificador de valores baseados na racionalidade.
E
valorizava os elementos nacionais, cujos princípios encontram-se no homem do campo, o caipira agricultor.
fe46db8f-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O stress hídrico virou pauta de diferentes fóruns sociais e, nesse momento, aflige de forma inédita a população do Sudeste brasileiro.
Os dados apresentados nos gráficos da ANA (Agência Nacional das Águas) retratam a distribuição da água no mundo e o consumo brasileiro. Com base na análise dos dados, conclui-se que




A
no Brasil, o maior consumo de água está relacionado às atividades produtivas rurais e urbanas.
B
a água, no Brasil, é majoritariamente destinada à sobrevivência das populações urbanas e rurais.
C
a África é a principal região planetária que contém reservas de água doce superficial e potável.
D
a indústria é, no Brasil, quem mais consome a água doce que deveria ser para consumo humano.
E
a Europa, por comparação, possui os maiores reservatórios de água doce superficial do mundo.
fe38f919-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Sobre Os melhores contos, de João Antônio, é correto afirmar que:

A
Neles, é possível distinguir um fio de sentimentalismo que vai atravessando cada texto, quer o narrador trate do amor, das pequenas coisas do dia a dia, do mundo da malandragem.
B
Vê-se neles uma espécie de neutralidade estratégica, que faz o real sobressair, sobretudo porque os textos são escritos em uma prosa dura, reduzida às frases mínimas, adequada para representar a força da vida.
C
O escritor trata suas criaturas com uma ironia feroz, mas que deixa entrever uma funda ternura, cuja expressão acaba envolvendo o leitor, fazendo com que se apaguem os traços de perpétua revolta contra a sociedade e em seu lugar surja uma tentativa de compreender os homens que a integram.
D
As histórias são narradas a partir da voz dos próprios personagens, que não protagonizam os acontecimentos, mas são observadores privilegiados de um mundo que lhes é tão estranho, habitado por prostitutas, bandidos e bêbados.
E
Seus personagens são seres inicialmente condenados à solidão e ao isolamento; suas relações rompem-se ao final das narrativas, quando eles estabelecem algum tipo de contato com o Outro, e passam a usufruir, então, de algum tipo de solidariedade.
fe34ecd8-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Sobre os contos que integram a coletânea Papéis avulsos, de Machado de Assis, é correto afirmar que:

A
“A chinela turca” trata de um tipo genuinamente brasileiro – o indivíduo provinciano que tem verdadeira adoração pelos folhetins que chegam da Europa –, deslocando o foco de tensão narrativa da observação do indivíduo para a análise da sociedade.
B
O problema fundamental de “Dona Benedita” é o da identidade, tratado não somente pela proposição da pergunta “quem sou eu ou o que sou eu?” como também pela análise dos limites que há entre razão e loucura.
C
“O espelho” trata do vácuo interior ou da existência questionável da alma humana, construindo uma espécie de alegoria moderna das divisões da personalidade e da relatividade do ser.
D
O problema que conduz a narrativa de “O anel de Polícrates” é o da relação entre fato real e fato imaginado, levando o protagonista Xavier a duvidar do que realmente lhe aconteceu.
E
“A sereníssima república” aborda a força da publicidade, um tema bastante em voga na época em que foi escrito, quando o poder dos anúncios invadia as páginas dos grandes jornais.
fe2b197d-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a opção que apresenta corretamente a análise crítica de Viagens na minha terra, de Almeida Garrett:

A
“Nesse mundo textual em que as personagens são reduzidas a tipos e em que a ironia se exerce tão poderosamente no sentido de impedir a identificação sentimental, altera-se, em relação ao paradigma romântico, a própria forma de leitura, centrando-se o interesse agora no mundo paralelo dos sonhos da personagem, na evocação sensória dos vários ambientes em que decorre a narrativa, na caracterização de personagens que, do ponto de vista da intriga, tem pouca ou nenhuma importância actancial”. (Paulo Franchetti).
B
“A tensão essência/aparência transparece na narrativa através da utilização de um recurso bastante comum no autor: a ironia. Por meio dela, afirmamos o contrário do que realmente queremos dizer – o que indica que, quase sempre precisamos contar com o auxílio do contexto para compreender um mecanismo irônico. O narrador utiliza-se da ironia para revelar verdades subterrâneas, que a sociedade em que transita insiste em reprimir. Mas acaba revelando mesmo sua relação hipócrita com essa sociedade”. (Fernando Marcílio Lopes Couto).
C
“Uma dessas regras, em plano que não o da moral, codificou que a narrativa folhetinesca, em plena expansão por causa do surgimento dos jornais, devia ser entrecortada, carregada de surpresas, de reviravoltas, de ganchos e de suspense como forma de escravizar ou de – vá lá um verbo menos grosso e mais atual – fidelizar o leitor. Nesta perspectiva, iase avolumando, passo a passo, a complicação narrativa como recurso de saturação de expectativas até que se precipitavam um desenlace, de preferência bombástico, e uma farta distribuição de recompensas e de punições”. (Antonio Dimas).
D
“Convertida em fábula, a intriga do livro parece simplista. Todavia, reconduzida ao texto, a estória apresenta-se antes como observação de paixões do que apenas como romance sentimental. O texto investiga tanto a razão quanto os sentimentos, assim como a sensibilidade, a sensação e os sentidos. A densidade artística do livro associa-se ainda à engenhosa fragmentação do tempo narrativo”. (Ivan Teixeira).
E
“O que se vê, e se verá a seguir no romance, é o conflito entre o sujeito que sente pulsar em si instintos e inclinações, dos mais nobres aos mais básicos, para imediatamente perceber a constrição do mundo social e natural, que, segundo a voga do tempo, impunha-se ao homem, imbatível”. (Pedro Meira Monteiro).
fe28327e-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Sobre o tema da viagem em Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, é correto afirmar que:

A
Constitui uma espécie de alegoria dos profundos e delirantes mecanismos de funcionamento da alma do narrador. Como se fosse uma vivência alternativa à qual ele tivesse sido conduzido pelo movimento oscilatório de sua personalidade.
B
Implica não somente uma visita alegórica aos valores e glórias lusitanos, mas também uma espécie de pretexto para a discussão de ideias sobre indivíduo, povo, história, política, cultura, valores morais, costumes, mitos, tradições, poesia, artes, progresso e passado.
C
Obedece a um padrão onírico, com um encanto especial pela natureza do sonho, em que convivem personagens históricos de épocas completamente distintas, mas todos vinculados à bela tradição do passado.
D
Sugere alcançar a mais perigosa de todas as terras: o passado glorioso que não volta mais. Para chegar de fato a esse destino, o narrador terá de recorrer a todas as qualidades que constroem um verdadeiro herói: a coragem, a prudência, a astúcia e a paciência.
E
Nunca corresponde a um movimento meramente geográfico ou físico. Viajando em direção ao inconsciente do ser humano, o narrador descobre um caráter limitado, mesquinho, ocioso, vulgar, insensível, interesseiro e volúvel.
fe2de576-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Sobre A cidade e as serras, de Eça de Queirós, é correto afirmar que:

A
O modelo do romance de tese é levado adiante pelo narrador com o intuito de lançar uma interrogação moral sobre a sociedade contemporânea. O foco desloca-se para o comportamento dos proprietários de terras e moradores de uma região serrana, onde passa a habitar o protagonista.
B
A cidade de Paris oferece o cenário ideal para a primeira parte da narrativa, que capta a geografia da cidade-luz e seus problemas urbanísticos advindos da modernização acelerada que remodelou as fachadas e os traçados das ruas.
C
Por meio de seu discurso ordenado e lógico, o narrador procura resolver sua angústia existencial. Depois de persuadir a si, quer persuadir os outros de sua verdade, incorrendo entretanto em duas falácias: do ponto de vista jurídico, peca por basear a persuasão no verossímil; do ponto de vista moral, por sustentar suas justificativas pelo provável.
D
O romance desenvolve um estudo de temperamentos em que os dados psicológicos, fisiológicos e sociológicos se combinam, conferindo maior densidade às figuras humanas, sejam elas moradoras da cidade grande, sejam habitantes do campo.
E
Jacinto é o protagonista que empreende uma busca, que inicia a narrativa ansiando pela totalidade e a encerra usufruindo da obtenção do possível; que se lança em direção ao conhecimento e termina premiado pela aquisição da experiência.
fe30e68c-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Coesão e coerência, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a opção que apresenta corretamente a análise crítica de A cidade e as serras, de Eça de Queirós.

A
“A paixão da personagem dessa história, que começa sendo o conhecimento e o poder, termina por ser a contemplação da ‘verdade’. Ou melhor, a contemplação de uma verdade, a verdade da ‘natureza’, que permite o término da demanda de Jacinto, com a conquista do objeto do seu desejo: o findar da inquietação que o caracterizava desde o princípio da história narrada”. (Paulo Franchetti).
B
“Se por um lado, temos como protagonistas os herdeiros de uma aristocracia rural, mandatária e poderosa, por outro são estes os que melhor personificam a tradição do não trabalho e a eleição do ócio como modo de existência. Eça de Queirós dá vida a personagens masculinos desprovidos de capacidade produtiva, incapazes de transformar a fisionomia de um país carente de urgentes transformações”. (Monica Figueiredo).
C
“O narrador conduz o leitor aos bastidores da ficção, levantando questões de método e escancarando os procedimentos da escrita. Ao mesmo tempo que rompe com as convenções do ilusionismo ficcional, mostrando o que há por trás das linhas vistas, faz dessa quebra matéria para a construção de um novo tipo de pacto com nós, leitores”. (Hélio Guimarães).
D
“Um livro movido pela paixão da nomeada seria assim um livro que toma a vida como acidente e, ao mesmo tempo, mantém com ela uma relação necessária e essencial: ao mesmo tempo ficção e autobiografia, romance e memórias, reconfiguração da vida pelo romanesco e mobilização do romanesco para continuação da vida depois da morte”. (Abel Barros Baptista).
E
“As personagens do livro são, na maioria, tipos. As personagens típicas, bem como as alegóricas, costumam ser esquemáticas, superficiais. Na medida em que se configuram como representações de ideias ou tipos sociais, tendem a não apresentar traços profundos ou atitudes surpreendentes. (...) Como tais, muitas dessas personagens são concebidas como instrumentos de crítica a uma sociedade de valores superficiais”. (Marise Hansen).
fe1c6528-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia

Assinale a opção que apresenta corretamente o significado do verbo “mitigar” em “... a compaixão é a única maneira de mitigar a lei natural que inevitavelmente produz as diferenças”.

Leia o texto a seguir e responda à questão:

Desiguais até na crise
O abismo entre ricos e pobres continua a crescer, aponta estudo
Em um mundo angustiado pela crise econômica, aprendemos que de março de 2009 a março de 2014, exatamente o período considerado mais crítico, depois da bancarrota do Lehman Brothers, o número de bilionários do planeta dobrou: eram 793 no começo do furacão e agora somam 1.645. Os 85 mais ricos entre eles, no mesmo período, incrementaram seus capitais em 668 milhões de dólares a cada dia e sua renda equivale àquela de metade da população mundial, 3,5 bilhões de outros seres humanos. Os dados constam, entre outras “pérolas”, do recente estudo sobre a desigualdade no mundo, publicado pela Oxfam, rede internacional de 19 ONGs que combatem a pobreza. Na sequência da divulgação do relatório, originalmente chamado Even it up: time to end extreme inequality (“Equilibrando o jogo: é hora de acabar com a desigualdade extrema”, em tradução livre) foi lançada a campanha mundial de sensibilização “Equilibre o jogo”.
Crise é um termo utilizado no mundo inteiro para descrever situações diferentes, mas com um denominador comum, a desaceleração do crescimento das economias, que em média superava os 4% anuais na década passada e hoje sofre para chegar perto dos 3,5%. Para resolver os problemas provocados por esse recuo e retomar o ritmo anterior, os defensores do atual sistema econômico-financeiro indicam caminho único, a ampliação do espaço da iniciativa privada em detrimento do setor público, com corolário de cortes nos gastos sociais e intensificação da produtividade no trabalho. Em outras palavras, salários mais baixos para criar produtos mais baratos. Essa receita, baseada numa visão brutalmente quantitativa do bem-estar da humanidade e sem nenhuma atenção à equilibrada convivência social, é rotundamente recusada pela Oxfam. Com riqueza de informações e análises, a desigualdade é descrita sob diversos aspectos, e o estudo chega à conclusão de que essa praga contemporânea não só é contrária a uma ética humanista, mas também a causa fundamental da crise econômica em curso. O primeiro mito que o relatório se encarrega de derrubar é aquele que considera natural a desigualdade entre os seres humanos. Melhor se concentrar na redução da pobreza, afirmaram os liberais a partir da Revolução Industrial, pois a compaixão é a única maneira de mitigar a lei natural que inevitavelmente produz as diferenças. Mas a desigualdade excessiva tem comprometido o combate à pobreza, apesar dos bons resultados conseguidos nesse campo até o início dos anos 80 do século passado. O abismo entre ricos e pobres nas últimas três décadas, demonstra a pesquisa, tem clara correlação com a baixa mobilidade social. Em outros termos, nos países em que o fenômeno é mais acentuado, quem nasce rico fica rico, quem nasce pobre não tem outra alternativa além de permanecer pobre. A esperança de uma vida melhor, na evolução entre pais e filhos, é banida do horizonte de bilhões de seres humanos. Com raras exceções, a desigualdade tem aumentado em todos os países do mundo. Caso particularmente emblemático, a Oxfam calcula que até na África do Sul a desigualdade é hoje maior do que no período do Apartheid. Com base em dados de 2013, 7 de cada 10 habitantes do mundo vivem em países em que a desigualdade econômica é maior do que há 30 anos.
O enriquecimento desmedido de um número restrito de indivíduos, a depender dos países, encolheu ou limitou o crescimento da classe média, comprometendo a sua capacidade de gasto e, em última análise, o motor do crescimento mundial. Desde 1990, a participação do trabalho na composição do PIB mundial é constantemente decrescente. O ataque ao valor e à dignidade do trabalho é particularmente acentuado nos países mais pobres, mas também ocorre nas nações ricas. Por consequência, o PIB mundial é composto por uma porcentagem crescente do capital, que se autoalimenta cada vez mais da especulação financeira. As 150 páginas da pesquisa, com amplíssima bibliografia, demonstram que a desigualdade extrema também está associada à violência. A América Latina, a região mais desigual do mundo do ponto de vista econômico, reúne 41 das cidades mais violentas do planeta e registrou 1 milhão de assassinatos entre 2000 e 2010. Países desiguais são lugares perigosos para viver, e a insegurança afeta tanto ricos quanto pobres. (...) (Claudio Bernabucci, Carta Capital n. 825, ano XX, 12 de novembro de 2014, p. 46-47).  
A
Anular.
B
Combater.
C
Aniquilar.
D
Atenuar.
E
Investigar.
fe192b90-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a opção que apresenta corretamente, de acordo com o texto, duas consequências que a desigualdade econômica extrema pode provocar.

Leia o texto a seguir e responda à questão:

Desiguais até na crise
O abismo entre ricos e pobres continua a crescer, aponta estudo
Em um mundo angustiado pela crise econômica, aprendemos que de março de 2009 a março de 2014, exatamente o período considerado mais crítico, depois da bancarrota do Lehman Brothers, o número de bilionários do planeta dobrou: eram 793 no começo do furacão e agora somam 1.645. Os 85 mais ricos entre eles, no mesmo período, incrementaram seus capitais em 668 milhões de dólares a cada dia e sua renda equivale àquela de metade da população mundial, 3,5 bilhões de outros seres humanos. Os dados constam, entre outras “pérolas”, do recente estudo sobre a desigualdade no mundo, publicado pela Oxfam, rede internacional de 19 ONGs que combatem a pobreza. Na sequência da divulgação do relatório, originalmente chamado Even it up: time to end extreme inequality (“Equilibrando o jogo: é hora de acabar com a desigualdade extrema”, em tradução livre) foi lançada a campanha mundial de sensibilização “Equilibre o jogo”.
Crise é um termo utilizado no mundo inteiro para descrever situações diferentes, mas com um denominador comum, a desaceleração do crescimento das economias, que em média superava os 4% anuais na década passada e hoje sofre para chegar perto dos 3,5%. Para resolver os problemas provocados por esse recuo e retomar o ritmo anterior, os defensores do atual sistema econômico-financeiro indicam caminho único, a ampliação do espaço da iniciativa privada em detrimento do setor público, com corolário de cortes nos gastos sociais e intensificação da produtividade no trabalho. Em outras palavras, salários mais baixos para criar produtos mais baratos. Essa receita, baseada numa visão brutalmente quantitativa do bem-estar da humanidade e sem nenhuma atenção à equilibrada convivência social, é rotundamente recusada pela Oxfam. Com riqueza de informações e análises, a desigualdade é descrita sob diversos aspectos, e o estudo chega à conclusão de que essa praga contemporânea não só é contrária a uma ética humanista, mas também a causa fundamental da crise econômica em curso. O primeiro mito que o relatório se encarrega de derrubar é aquele que considera natural a desigualdade entre os seres humanos. Melhor se concentrar na redução da pobreza, afirmaram os liberais a partir da Revolução Industrial, pois a compaixão é a única maneira de mitigar a lei natural que inevitavelmente produz as diferenças. Mas a desigualdade excessiva tem comprometido o combate à pobreza, apesar dos bons resultados conseguidos nesse campo até o início dos anos 80 do século passado. O abismo entre ricos e pobres nas últimas três décadas, demonstra a pesquisa, tem clara correlação com a baixa mobilidade social. Em outros termos, nos países em que o fenômeno é mais acentuado, quem nasce rico fica rico, quem nasce pobre não tem outra alternativa além de permanecer pobre. A esperança de uma vida melhor, na evolução entre pais e filhos, é banida do horizonte de bilhões de seres humanos. Com raras exceções, a desigualdade tem aumentado em todos os países do mundo. Caso particularmente emblemático, a Oxfam calcula que até na África do Sul a desigualdade é hoje maior do que no período do Apartheid. Com base em dados de 2013, 7 de cada 10 habitantes do mundo vivem em países em que a desigualdade econômica é maior do que há 30 anos.
O enriquecimento desmedido de um número restrito de indivíduos, a depender dos países, encolheu ou limitou o crescimento da classe média, comprometendo a sua capacidade de gasto e, em última análise, o motor do crescimento mundial. Desde 1990, a participação do trabalho na composição do PIB mundial é constantemente decrescente. O ataque ao valor e à dignidade do trabalho é particularmente acentuado nos países mais pobres, mas também ocorre nas nações ricas. Por consequência, o PIB mundial é composto por uma porcentagem crescente do capital, que se autoalimenta cada vez mais da especulação financeira. As 150 páginas da pesquisa, com amplíssima bibliografia, demonstram que a desigualdade extrema também está associada à violência. A América Latina, a região mais desigual do mundo do ponto de vista econômico, reúne 41 das cidades mais violentas do planeta e registrou 1 milhão de assassinatos entre 2000 e 2010. Países desiguais são lugares perigosos para viver, e a insegurança afeta tanto ricos quanto pobres. (...) (Claudio Bernabucci, Carta Capital n. 825, ano XX, 12 de novembro de 2014, p. 46-47).  
A
Rebaixamento no poder de compra da classe média e decréscimo do PIB mundial.
B
Ataques ao valor e à dignidade do trabalho e aumento da especulação financeira.
C
Baixa mobilidade social e violência.
D
Rebaixamento da esperança em uma vida melhor e insegurança.
E
Encolhimento da classe média e decréscimo do trabalho na composição do PIB mundial.
fe149a56-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Segundo o texto, para os que defendem o atual sistema econômico-financeiro, a única saída aponta para

Leia o texto a seguir e responda à questão:

Desiguais até na crise
O abismo entre ricos e pobres continua a crescer, aponta estudo
Em um mundo angustiado pela crise econômica, aprendemos que de março de 2009 a março de 2014, exatamente o período considerado mais crítico, depois da bancarrota do Lehman Brothers, o número de bilionários do planeta dobrou: eram 793 no começo do furacão e agora somam 1.645. Os 85 mais ricos entre eles, no mesmo período, incrementaram seus capitais em 668 milhões de dólares a cada dia e sua renda equivale àquela de metade da população mundial, 3,5 bilhões de outros seres humanos. Os dados constam, entre outras “pérolas”, do recente estudo sobre a desigualdade no mundo, publicado pela Oxfam, rede internacional de 19 ONGs que combatem a pobreza. Na sequência da divulgação do relatório, originalmente chamado Even it up: time to end extreme inequality (“Equilibrando o jogo: é hora de acabar com a desigualdade extrema”, em tradução livre) foi lançada a campanha mundial de sensibilização “Equilibre o jogo”.
Crise é um termo utilizado no mundo inteiro para descrever situações diferentes, mas com um denominador comum, a desaceleração do crescimento das economias, que em média superava os 4% anuais na década passada e hoje sofre para chegar perto dos 3,5%. Para resolver os problemas provocados por esse recuo e retomar o ritmo anterior, os defensores do atual sistema econômico-financeiro indicam caminho único, a ampliação do espaço da iniciativa privada em detrimento do setor público, com corolário de cortes nos gastos sociais e intensificação da produtividade no trabalho. Em outras palavras, salários mais baixos para criar produtos mais baratos. Essa receita, baseada numa visão brutalmente quantitativa do bem-estar da humanidade e sem nenhuma atenção à equilibrada convivência social, é rotundamente recusada pela Oxfam. Com riqueza de informações e análises, a desigualdade é descrita sob diversos aspectos, e o estudo chega à conclusão de que essa praga contemporânea não só é contrária a uma ética humanista, mas também a causa fundamental da crise econômica em curso. O primeiro mito que o relatório se encarrega de derrubar é aquele que considera natural a desigualdade entre os seres humanos. Melhor se concentrar na redução da pobreza, afirmaram os liberais a partir da Revolução Industrial, pois a compaixão é a única maneira de mitigar a lei natural que inevitavelmente produz as diferenças. Mas a desigualdade excessiva tem comprometido o combate à pobreza, apesar dos bons resultados conseguidos nesse campo até o início dos anos 80 do século passado. O abismo entre ricos e pobres nas últimas três décadas, demonstra a pesquisa, tem clara correlação com a baixa mobilidade social. Em outros termos, nos países em que o fenômeno é mais acentuado, quem nasce rico fica rico, quem nasce pobre não tem outra alternativa além de permanecer pobre. A esperança de uma vida melhor, na evolução entre pais e filhos, é banida do horizonte de bilhões de seres humanos. Com raras exceções, a desigualdade tem aumentado em todos os países do mundo. Caso particularmente emblemático, a Oxfam calcula que até na África do Sul a desigualdade é hoje maior do que no período do Apartheid. Com base em dados de 2013, 7 de cada 10 habitantes do mundo vivem em países em que a desigualdade econômica é maior do que há 30 anos.
O enriquecimento desmedido de um número restrito de indivíduos, a depender dos países, encolheu ou limitou o crescimento da classe média, comprometendo a sua capacidade de gasto e, em última análise, o motor do crescimento mundial. Desde 1990, a participação do trabalho na composição do PIB mundial é constantemente decrescente. O ataque ao valor e à dignidade do trabalho é particularmente acentuado nos países mais pobres, mas também ocorre nas nações ricas. Por consequência, o PIB mundial é composto por uma porcentagem crescente do capital, que se autoalimenta cada vez mais da especulação financeira. As 150 páginas da pesquisa, com amplíssima bibliografia, demonstram que a desigualdade extrema também está associada à violência. A América Latina, a região mais desigual do mundo do ponto de vista econômico, reúne 41 das cidades mais violentas do planeta e registrou 1 milhão de assassinatos entre 2000 e 2010. Países desiguais são lugares perigosos para viver, e a insegurança afeta tanto ricos quanto pobres. (...) (Claudio Bernabucci, Carta Capital n. 825, ano XX, 12 de novembro de 2014, p. 46-47).  
A
o incremento das atividades ligadas à iniciativa privada, os cortes nos gastos sociais e o aumento da produtividade no trabalho.
B
o rebaixamento dos salários no setor público, os cortes nos gastos sociais e a colocação no mercado de produtos mais baratos.
C
o aumento da participação da iniciativa privada, a redução do bem-estar da humanidade e o desequilíbrio da convivência social.
D
o crescimento das economias mundiais de 3,5% para 4%, a redução dos benefícios sociais e a colocação no mercado de produtos mais baratos.
E
a deterioração do setor público, a redução nos salários e nos gastos sociais e o aumento da produtividade no trabalho.
fe110747-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Pode-se afirmar que no texto o autor aborda:

Leia o texto a seguir e responda à questão:

Desiguais até na crise
O abismo entre ricos e pobres continua a crescer, aponta estudo
Em um mundo angustiado pela crise econômica, aprendemos que de março de 2009 a março de 2014, exatamente o período considerado mais crítico, depois da bancarrota do Lehman Brothers, o número de bilionários do planeta dobrou: eram 793 no começo do furacão e agora somam 1.645. Os 85 mais ricos entre eles, no mesmo período, incrementaram seus capitais em 668 milhões de dólares a cada dia e sua renda equivale àquela de metade da população mundial, 3,5 bilhões de outros seres humanos. Os dados constam, entre outras “pérolas”, do recente estudo sobre a desigualdade no mundo, publicado pela Oxfam, rede internacional de 19 ONGs que combatem a pobreza. Na sequência da divulgação do relatório, originalmente chamado Even it up: time to end extreme inequality (“Equilibrando o jogo: é hora de acabar com a desigualdade extrema”, em tradução livre) foi lançada a campanha mundial de sensibilização “Equilibre o jogo”.
Crise é um termo utilizado no mundo inteiro para descrever situações diferentes, mas com um denominador comum, a desaceleração do crescimento das economias, que em média superava os 4% anuais na década passada e hoje sofre para chegar perto dos 3,5%. Para resolver os problemas provocados por esse recuo e retomar o ritmo anterior, os defensores do atual sistema econômico-financeiro indicam caminho único, a ampliação do espaço da iniciativa privada em detrimento do setor público, com corolário de cortes nos gastos sociais e intensificação da produtividade no trabalho. Em outras palavras, salários mais baixos para criar produtos mais baratos. Essa receita, baseada numa visão brutalmente quantitativa do bem-estar da humanidade e sem nenhuma atenção à equilibrada convivência social, é rotundamente recusada pela Oxfam. Com riqueza de informações e análises, a desigualdade é descrita sob diversos aspectos, e o estudo chega à conclusão de que essa praga contemporânea não só é contrária a uma ética humanista, mas também a causa fundamental da crise econômica em curso. O primeiro mito que o relatório se encarrega de derrubar é aquele que considera natural a desigualdade entre os seres humanos. Melhor se concentrar na redução da pobreza, afirmaram os liberais a partir da Revolução Industrial, pois a compaixão é a única maneira de mitigar a lei natural que inevitavelmente produz as diferenças. Mas a desigualdade excessiva tem comprometido o combate à pobreza, apesar dos bons resultados conseguidos nesse campo até o início dos anos 80 do século passado. O abismo entre ricos e pobres nas últimas três décadas, demonstra a pesquisa, tem clara correlação com a baixa mobilidade social. Em outros termos, nos países em que o fenômeno é mais acentuado, quem nasce rico fica rico, quem nasce pobre não tem outra alternativa além de permanecer pobre. A esperança de uma vida melhor, na evolução entre pais e filhos, é banida do horizonte de bilhões de seres humanos. Com raras exceções, a desigualdade tem aumentado em todos os países do mundo. Caso particularmente emblemático, a Oxfam calcula que até na África do Sul a desigualdade é hoje maior do que no período do Apartheid. Com base em dados de 2013, 7 de cada 10 habitantes do mundo vivem em países em que a desigualdade econômica é maior do que há 30 anos.
O enriquecimento desmedido de um número restrito de indivíduos, a depender dos países, encolheu ou limitou o crescimento da classe média, comprometendo a sua capacidade de gasto e, em última análise, o motor do crescimento mundial. Desde 1990, a participação do trabalho na composição do PIB mundial é constantemente decrescente. O ataque ao valor e à dignidade do trabalho é particularmente acentuado nos países mais pobres, mas também ocorre nas nações ricas. Por consequência, o PIB mundial é composto por uma porcentagem crescente do capital, que se autoalimenta cada vez mais da especulação financeira. As 150 páginas da pesquisa, com amplíssima bibliografia, demonstram que a desigualdade extrema também está associada à violência. A América Latina, a região mais desigual do mundo do ponto de vista econômico, reúne 41 das cidades mais violentas do planeta e registrou 1 milhão de assassinatos entre 2000 e 2010. Países desiguais são lugares perigosos para viver, e a insegurança afeta tanto ricos quanto pobres. (...) (Claudio Bernabucci, Carta Capital n. 825, ano XX, 12 de novembro de 2014, p. 46-47).  
A
A política global, apoiando-se em indicadores de um relatório internacional divulgado recentemente que orienta as nações a combaterem a desigualdade econômica e social no mundo.
B
A desigualdade social na África e na América Latina, não somente utilizando-se de indicadores de um relatório internacional divulgado recentemente, como também fazendo uso de outros dados sobre a crise econômica global vivida entre 2009 e 2014.
C
A economia global, fazendo uso de indicadores de um relatório internacional divulgado recentemente que aponta para o crescimento da desigualdade econômica e social no mundo.
D
Ética e cidadania, baseando-se em um relatório internacional divulgado recentemente, apresenta uma série de reflexões filosóficas sobre a natureza predatória do homem.
E
A política e a economia globais, servindo-se, dentre outras fontes, de um relatório internacional divulgado recentemente para tratar das consequências da desigualdade social em todo o mundo.
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CÁSPER LÍBERO 2015 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

No calor escaldante de um meio-dia de agosto, na ilha grega de Lesbos, Ziad Mouatash salta fora de um bote inflável superlotado e toca o solo da União Europeia pela primeira vez. O jovem de 22 anos, de Yarmouk – campo de refugiados palestino à beira de Damasco, sitiado e bombardeado desde 2012, abraça todos à sua volta, em êxtase por estar vivo. Embora tenha escapado dos horrores da massacrante guerra civil da Síria, Mouatash está apenas começando uma difícil jornada pela Europa.

Fonte: http://outraspalavras.net/destaques/vitimas-das-guerras-humanitarias/ Adaptado. Publicado em 04-09-2015. Acesso em 11-09-2015


A história de Ziad é representativa do atual movimento de refugiados que se dirigem à Europa. No gráfico a seguir, é possível observar estatísticas desse fluxo:



Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150904_graficos_imigracao_europa_rm. Publicado em 06-09-2015. Acesso em 11-09-2015


Considerando o contexto do excerto e do gráfico, é possível afirmar que:

A
o continente africano, tradicionalmente uma região de onde partem imigrantes, persiste, na atualidade, como foco principal do fluxo de refugiados em direção à União Europeia.
B
a proporção de refugiados sírios rumo à União Europeia justifica-se, acima de tudo, pelas condições climáticas da região, caracterizadas por calor intenso e desertos.
C
os refugiados sírios são maioria e imigram para a União Europeia com segurança, já que contam com o auxilio de nações como a Alemanha e Inglaterra e recebem visto humanitário.
D
a maioria dos refugiados que se dirigem à União Europeia são provenientes do histórico conflito entre Irã e Iraque e, há anos, existem políticas específicas de acolhimento dessas populações.
E
a Síria continua sendo a principal motivadora dessa onda de refugiados, mas a situação no Afeganistão, na Eritreia, assim como em Kosovo também levam pessoas a procurar asilo.
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Muito antes da internet e da publicidade direta ao consumidor, a medicina tentava tranquilizar as pessoas acerca de suas preocupações com a saúde. Hoje, vender sintomas para os sugestionáveis tem sido uma mina de ouro para as grandes transnacionais farmacêuticas, desde que começaram a fazer propaganda direta ao consumidor, no final dos anos de 1990. O marketing das grandes farmacêuticas sugere que você deveria ir correndo ao médico e se pendurar em “pílulas da felicidade”.

Fonte: ROSENBERG, Martha. Medo: matéria prima da indústria farmacêutica. http://outraspalavras.net/posts/medo-materiaprima-da-industria-farmaceutica/ Adaptado. Acesso em 11-09-2015



Fonte: http://www.cartoonmovement.com/cartoon?p=2 Acesso em 11-09-2015


A crítica contida no texto e na imagem sugere que

A
na atualidade, as pessoas possuem maior conhecimento a respeito de patologias e medicamentos, podendo prevenir-se.
B
a propaganda das industrias farmacêuticas tem função didática e de esclarecimento, o que tranquiliza o paciente.
C
a publicidade atual torna acessíveis aos pacientes os tratamentos e medicamentos modernos.
D
a indústria farmacêutica divulga doenças como forma de construir demanda de consumo de medicamentos e investe em publicidade.
E
o objetivo das indústrias farmacêuticas é alertar a respeito de doenças silenciosas podem acometer as pessoas.
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Assinale a opção que apresenta corretamente o sentido do nome do poema reproduzido abaixo, que integra Toda poesia, de Paulo Leminski:


hieróglifo


Todas as coisas estão aí
para nos iluminar.
Discípulo pronto,
o mestre aparece,
imediatamente,
sob a forma de bicho,
sob a sombra de hino,
sob o vulgo de gente
como num livro, devagar.

Mestre presente,
a gente costuma hesitar,
nem se sabe se o bicho sente
o que sente a gente
quando para de pensar.

A
Tudo o que é difícil de decifrar.
B
Palavra que guarda um segredo.
C
Guardião das coisas sagradas.
D
Estudo das diferentes religiões.
E
Ideograma figurativo da língua chinesa.
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Assinale a opção que apresenta corretamente a análise crítica de A cidade e as serras, de Eça de Queirós.

A
“Assim, a criação romanesca passaria a ser fruto da análise dos fatores sociais que determinam os comportamentos humanos; como qualquer fenômeno natural, esses comportamentos (especialmente os anômalos) poderiam ser definidos a priori, desde que se estudassem as circunstâncias externas que os produziam”. (Marise Hansen).
B
“Uma consequência notável para o miolo ideológico do romance é que a unidade, mascarada pela dispersão dos atos e das palavras, ultrapassa os indivíduos e acaba fixando-se em níveis impessoais: a sociedade e as forças do inconsciente”. (Alfredo Bosi).
C
“A burguesia é o objeto do ódio de Eça de Queirós; sobretudo aquela burguesia que usa as frases feitas e os trajes da Monarquia e da Igreja, do tradicionalismo, para cobrir as suas misérias permanentes”. (Otto Maria Carpeaux).
D
“Para o nosso intuito, porém, interessa principalmente o valor de sintoma do romance, isto é, o seu significado de integração na convenção bucólica e a busca de um sentido mais harmonioso na existência campestre”. (Antonio Candido).
E
“A narração raro ironiza este Petrônio de alta burguesia ‘regeneradora’, comparado a um ‘príncipe artista da Renascença’, a que vários homens servem de satélite e várias mulheres amam na juventude”. (A. J. Saraiva e Óscar Lopes).
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Sobre Capitães da areia, de Jorge Amado, é correto afirmar que o romance:

A
mostra como a faixa litorânea do Nordeste, convertida em monopólio de classe, torna-se fator problemático do retardamento das relações de trabalho salariais e de prolongamento e sobrevivência de arcaísmos sociais e culturais.
B
extrai o máximo de sentido para colocar as relações capitalistas num plano de continuidade com a experiência histórica da escravidão negra no Brasil, montando um cenário para realizar o grande espetáculo dos desfavorecidos pelo capitalismo.
C
trata os personagens a partir de elementos mínimos que o uniformizam como “classe proletária”, incitando-os a um gesto de revolta para o qual são fundamentais a consciência política e a solidariedade do grupo.
D
expressa os anseios de sucessivas gerações de transformar o Brasil em outro país. Os personagens, jovens, imaginam que uma força nova de mudança e transformação nasce, gloriosa, das ruínas sociais do abandono da infância, a se materializar em uma palavra que eles não pronunciam em momento algum: comunismo.
E
toma os contrastes e desencontros sociais do país como referências para o propriamente dramático. Os dilemas existenciais e do intimismo, da tradição romântica, já não podem ser vistos nem compreendidos senão como aliados dos dilemas sociais.