Questão fe30e68c-e7
Prova:CÁSPER LÍBERO 2014
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Coesão e coerência, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a opção que apresenta corretamente a análise crítica de A cidade e as serras, de Eça de Queirós.

A
“A paixão da personagem dessa história, que começa sendo o conhecimento e o poder, termina por ser a contemplação da ‘verdade’. Ou melhor, a contemplação de uma verdade, a verdade da ‘natureza’, que permite o término da demanda de Jacinto, com a conquista do objeto do seu desejo: o findar da inquietação que o caracterizava desde o princípio da história narrada”. (Paulo Franchetti).
B
“Se por um lado, temos como protagonistas os herdeiros de uma aristocracia rural, mandatária e poderosa, por outro são estes os que melhor personificam a tradição do não trabalho e a eleição do ócio como modo de existência. Eça de Queirós dá vida a personagens masculinos desprovidos de capacidade produtiva, incapazes de transformar a fisionomia de um país carente de urgentes transformações”. (Monica Figueiredo).
C
“O narrador conduz o leitor aos bastidores da ficção, levantando questões de método e escancarando os procedimentos da escrita. Ao mesmo tempo que rompe com as convenções do ilusionismo ficcional, mostrando o que há por trás das linhas vistas, faz dessa quebra matéria para a construção de um novo tipo de pacto com nós, leitores”. (Hélio Guimarães).
D
“Um livro movido pela paixão da nomeada seria assim um livro que toma a vida como acidente e, ao mesmo tempo, mantém com ela uma relação necessária e essencial: ao mesmo tempo ficção e autobiografia, romance e memórias, reconfiguração da vida pelo romanesco e mobilização do romanesco para continuação da vida depois da morte”. (Abel Barros Baptista).
E
“As personagens do livro são, na maioria, tipos. As personagens típicas, bem como as alegóricas, costumam ser esquemáticas, superficiais. Na medida em que se configuram como representações de ideias ou tipos sociais, tendem a não apresentar traços profundos ou atitudes surpreendentes. (...) Como tais, muitas dessas personagens são concebidas como instrumentos de crítica a uma sociedade de valores superficiais”. (Marise Hansen).

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