Questão 8ce4c973-ef
Prova:CÁSPER LÍBERO 2015
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a opção que apresenta corretamente a análise crítica de A cidade e as serras, de Eça de Queirós.

A
“Assim, a criação romanesca passaria a ser fruto da análise dos fatores sociais que determinam os comportamentos humanos; como qualquer fenômeno natural, esses comportamentos (especialmente os anômalos) poderiam ser definidos a priori, desde que se estudassem as circunstâncias externas que os produziam”. (Marise Hansen).
B
“Uma consequência notável para o miolo ideológico do romance é que a unidade, mascarada pela dispersão dos atos e das palavras, ultrapassa os indivíduos e acaba fixando-se em níveis impessoais: a sociedade e as forças do inconsciente”. (Alfredo Bosi).
C
“A burguesia é o objeto do ódio de Eça de Queirós; sobretudo aquela burguesia que usa as frases feitas e os trajes da Monarquia e da Igreja, do tradicionalismo, para cobrir as suas misérias permanentes”. (Otto Maria Carpeaux).
D
“Para o nosso intuito, porém, interessa principalmente o valor de sintoma do romance, isto é, o seu significado de integração na convenção bucólica e a busca de um sentido mais harmonioso na existência campestre”. (Antonio Candido).
E
“A narração raro ironiza este Petrônio de alta burguesia ‘regeneradora’, comparado a um ‘príncipe artista da Renascença’, a que vários homens servem de satélite e várias mulheres amam na juventude”. (A. J. Saraiva e Óscar Lopes).

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo