Questõessobre Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

1
1
Foram encontradas 28 questões
96e5ed36-e6
Esamc 2016 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

Leia o trecho a seguir:

    Os autores do pedido [de impeachment] alegam que Dilma recorreu em 2014 e 2015 a manobras contábeis, as chamadas pedaladas fiscais, para ajustar, no papel, as contas do governo, simulando um saldo positivo inexistente ou maior do que o real. [...] Ao praticar as pedaladas, Dilma teria ferido não apenas o artigo 36 da Lei de Responsabilidade Fiscal (que proíbe operação de crédito entre bancos públicos e o Tesouro Nacional), mas, também, a Lei 1.079/50. Segundo essa lei, é crime de responsabilidade do presidente “ordenar ou autorizar a abertura de crédito em desacordo com os limites estabelecidos pelo Senado Federal [...]”

(VASCONCELOS, Yuri. A Radiografia do impeachment.
In____Revista Guia do Estudante – Atualidades. SP: Abril, agosto de 2016, p. 76.)

Quanto às pedaladas fiscais, [José Eduardo] Cardozo [advogado-geral da União] alegou que os atrasos nos repasses aos bancos públicos são práticas historicamente aceitas e têm sido efetivadas desde o ano de 2000. Começaram no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso e foram praticadas nos dois governos de Lula. Se tais manobras constituem crime de responsabilidade, questionou o chefe da AGU, por que só ela [a presidenta Dilma Roussef] estaria sendo duramente punida com a perda do mandato?

(Ob. Cit. p. 78.)


Tomando por base as informações contidas nos excertos e o atual quadro de disputas políticas no Brasil, julgue os itens:

I. De acordo com os fragmentos, não existe consenso se houve ou não prática de crime de responsabilidade pela presidente Dilma Roussef ao realizar as chamadas pedaladas fiscais.
II. O afastamento de Dilma do cargo de presidente, ocorrido em agosto, sem a comprovação de prática criminosa em suas ações, pode ser entendido como uma manobra política dos grupos de oposição, como forma de chegarem ao poder por um “atalho constitucional”.
III. Apesar da afirmação da defesa da presidente de que as pedaladas fiscais são práticas historicamente aceitas, tendo sido utilizadas por outros presidentes, apenas durante o governo de Dilma Roussef houve a comprovação da utilização da manobra e, consequentemente, da prática criminosa do governo.


Está (ão) correto (s):

A
I apenas.
B
II apenas.
C
III apenas.
D
I e II apenas.
E
I, II e III.
cfe5df34-ed
CÁSPER LÍBERO 2013 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

“O Palácio do Planalto anunciou na tarde desta terça-feira, 17, que está cancelada a visita de Estado que a presidenta Dilma Rousseff faria aos Estados Unidos a partir de 23 de outubro. A crise atual teve início com a denúncia, feita pelo jornalista Glenn Greenwald, segundo a qual a Agência de Segurança Nacional (a NSA) dos EUA espionou cidadãos, empresas e integrantes do governo brasileiro. A decisão pode provocar alguma turbulência doméstica, mas o governo brasileiro escolheu a melhor alternativa possível diante do impasse que produziu ao exigir um pedido de desculpas formal por parte de Washington”.
Fonte: LIMA, José Antonio. Carta Capital. Adaptado. http://www.cartacapital.com.br/internacional/desfeita-aos-euaera-a-melhor-opcao-de-dilma-9604.html Publicado em 17-09-2013. Acessado em 19-09-2013.


Com base no texto lido, pode-se afirmar que a reação do governo brasileiro frente às denúncias de espionagem

A
pode ser considerada uma desculpa em razão do desinteresse brasileiro em manter relações diplomáticas com os EUA.
B
é justificada pelo fato de os EUA atuarem como guardiães da democracia e protegerem a economia da América Latina.
C
põe em discussão o interesse norte-americano em estabelecer relações de poder que ferem nosso princípio de soberania.
D
foi desmedida frente a uma banalidade diplomática que se justifica pela superioridade bélica dos EUA.
E
mostra a submissão do governo brasileiro frente aos interesses políticos e econômicos norteamericanos.
8be3c0ac-b5
UFJF 2018 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

Leia o texto abaixo e marque a opção CORRETA:


Em análise sobre os anos 1980, BRUNO (2002) mencionava o filme O ovo da serpente (1977), de Ingmar Bergman, obra que associava o momento político da Alemanha nos anos 1920 ao amadurecimento do nazismo. A autora identificava o aumento da violência no campo e a multiplicação dos grupos de defesa da propriedade como sinais de que “algo estava no ar”. [...] Três décadas após a redemocratização no Brasil, a serpente já se arrasta e o ar da democracia torna-se mais rarefeito. Paradoxalmente, aqueles grupos que se mobilizavam em torno da União Democrática Ruralista (UDR) ganharam força simbólica no Congresso, se institucionalizaram – principalmente na Frente Parlamentar da Agropecuária (vulgo “bancada ruralista”) – e conseguem, nesses espaços institucionais, terreno fértil para a redução de direitos sociais.

Essa frente parlamentar foi decisiva na derrubada da presidente Dilma Rousseff, em 2016, e na manutenção, nesse mesmo ano, do presidente Michel Temer no poder. Mais do que isso: diante dos serviços prestados, esses deputados e senadores vêm protagonizando uma pedalada autoritária contra os povos originários e tradicionais do Brasil, por meio da criminalização – como nas CPIs da Funai e do Incra – e da tentativa de eliminação, de apagamento das expressões no campo que não sejam aquelas do agronegócio. A campanha “O Agro é Pop”, da Rede Globo, elimina a palavra “negócio” e celebra um modelo que os políticos buscam tornar cada vez mais hegemônico no Congresso. Os modelos camponês e indígena são invisibilizados.


(Texto adaptado. CASTILHO, Alceu. A serpente fora do ovo: a frente do agronegócio e o supremacismo ruralista. Revista OKARA, v. 12, n. 2, UFPB, 2018. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/okara/article/view/41337/20731> . Acesso em: 19 ago. 2018.)  

A
A metáfora existente no texto realça o papel da bancada ruralista na defesa de um país pluralista, que contempla a diversidade fundiária e social existente
B
A metáfora existente no texto compara a serpente aos movimentos dos povos originários e tradicionais que estancam a expansão territorial do agronegócio.
C
A metáfora existente no texto realça a importância do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff para a manutenção e ampliação da pauta social no país.
D
A metáfora existente no texto compara O ovo da serpente à institucionalização dos movimentos indígenas e camponeses e dos direitos sociais.
E
A metáfora existente no texto realça o papel da bancada ruralista, aliada à campanha midiática, na imposição de um modelo territorial excludente ao país.
4a447962-0a
ENEM 2019 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos (57%).É na rua, na via pública, que tiveram lugar mais de 2/3 das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram paramentados por conta dos preceitos religiosos.

REGO, L. F.; FONSECA, D. P. R.; GIACOMINI, S. M. Catografia social de terreiros no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro:PUC-Rio, 2014.


As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque

A
asseguram as expressões multiculturais.
B
promovem a diversidade de etnias.
C
falseiam os dogmas teológicos.
D
estimulam os rituais sincréticos.
E
restringem a liberdade de credo.
d3b9f56a-b4
CEDERJ 2017 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

No princípio deste século XXI, um dos elementos centrais das reformas que tomaram conta da cidade do Rio de Janeiro foi a transformação urbana do antigo Estado da Guanabara e da antiga capital do Brasil em atendimento às demandas tanto da Copa do Mundo (2014), quanto das Olimpíadas (2016). Estão ligados à reforma urbana de Eduardo Paes:

A
Complexo de Deodoro, Museu de Arte Moderna e Museu do Amanhã.
B
Parque Olímpico, Boulevard Olímpico e Estádio Nilton Santos.
C
Ciclovia Tim Maia, Avenida Radial Oeste e Transolímpica.
D
Reforma do Maracanã, Bus Rapid Transit (BRT) e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
1c6a7029-4c
ENEM 2011 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas — junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados — que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.” São exemplos de bens registrados como Patrimônio Imaterial no Brasil: o Círio de Nazaré no Pará, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, o Ofício das Baianas de Acarajé, o Jongo no Sudeste, entre outros.

Disponível em: http://www.portal.iphan.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2010 (adaptado).


É bastante recente no Brasil o registro de determinadas manifestações culturais como integrantes de seu Patrimônio Cultural Imaterial. O objetivo de se realizar e divulgar este tipo de registro é

A
reconhecer o valor da cultura popular para torná-la equivalente à cultura erudita.
B
recuperar as características originais das manifestações culturais dos povos nativos do Brasil.
C
promover o respeito à diversidade cultural por meio da valorização das manifestações populares.
D
possibilitar a absorção das manifestações culturais populares pela cultura nacional brasileira.
E
inserir as manifestações populares no mercado, proporcionando retorno financeiro a seus produtores.
31217190-6a
UERJ 2017, UERJ 2017 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

           MISÉRIA. MOVIMENTO GREVISTA ASSUME CADA VEZ MAIORES PROPORÇÕES.

Apresenta-se com aspecto cada vez mais alarmante o movimento que começou no Cotonifício Crespi e se propagou a outras fábricas em número avultado. Não há como negar a justiça do movimento grevista. São suas causas inegáveis: salários baixos e vida caríssima. Com elas coincide a época de ouro da indústria, que trabalha como nunca e tem lucros como jamais. Censuram-se as violências dos grevistas. Entretanto, no fundo, não se encontraria uma justificação para essa atitude? Pais de família que vivem sendo explorados pelos patrões, que veem os industriais fazendo-se milionários à custa de seu suor e de sua miséria. Esses pais não podem ter a calma precisa para reclamar dentro de uma lei que não os protege, antes permite que o seu sangue seja sugado por vampiros insaciáveis.

                                                                                                                        O Combate, 12/07/1917.

                                                                                                                Adaptado de memoria.bn.br.


                                          De greve em greve

Ao longo da história republicana, vários movimentos sociais preferiram interpretação própria da modernização, como expansão de direitos. E agiram para converter ideia em fato. São Paulo viu isso em 1917, quando assistiu a sua primeira greve geral. A cidade parou. Aderiram categorias em cascata, demandantes de melhoras salariais e de condições de trabalho. Manifestantes daquele tempo se parecem mais com os de hoje do que se possa imaginar. A resposta das autoridades de então também segue a moda. Em 1917, um jovem sapateiro espanhol foi baleado no estômago. Em 2017, um estudante teve a cabeça golpeada com um cassetete. O enterro do sapateiro virou a maior manifestação de protesto que os paulistanos tinham visto até então. Já na greve geral de abril de 2017, 35 milhões de pessoas pararam, segundo os sindicatos.

                                                                                                                                         Angela Alonso

                                                                                      Adaptado de Folha de São Paulo, 07/05/2017


As matérias jornalísticas referem-se a movimentos grevistas ocorridos no Brasil nos anos de 1917 e 2017, apresentando contextos diretamente associados aos conflitos entre capital e trabalho em área urbana.

Tendo como base essas matérias, as principais semelhanças entre os dois contextos mencionados se relacionam aos seguintes fatores:

A
precarização salarial e ampliação da regulação estatal
B
aumento do desemprego e revisão de leis trabalhistas
C
repressão policial e relevância das reivindicações populares
D
ilegalidade da ação sindical e desqualificação da mão de obra
fcd36b24-5f
UERJ 2010 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)


O Globo, 21/04/2010

Os altos salários renderam a Brasília a fama de ilha da fantasia. No chamado entorno da cidade, um milhão de pessoas vivem sem saneamento, utilizam transporte público de baixa qualidade e sofrem com a violência.

Adaptado de O Globo, 21/04/2010

A comparação entre a propaganda comemorativa do cinquentenário de Brasília e o trecho da reportagem explicita aspectos contraditórios do processo de crescimento urbano do Distrito Federal.

Um dos principais aspectos responsáveis por essas contradições é:

A
inexistência de recursos públicos destinados à infraestrutura habitacional
B
concentração fundiária derivada da demanda por mão de obra qualificada
C
retração das atividades industriais ligada à modernização do setor de serviços
D
intensificação do fluxo migratório associada à insuficiência de postos de trabalho formal
d0daaff1-94
UERJ 2013 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

Em junho de 2013, várias manifestações mobilizaram a população das capitais brasileiras. A fotografia mostra a ocupação da área externa do Congresso Nacional por manifestantes:

                

                                                                                                                   noticias.uol.com.br

É inevitável a comparação com as grandes manifestações ocorridas anteriormente, como a Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro, em 1968. Se, nesta, a extensão e o tipo de repressão policial aumentaram o custo da participação e restringiram o escopo da manifestação a um grupo mais restrito e específico de manifestantes, na de agora, 45 anos depois, o uso de meios não letais de repressão baixou o risco de danos e aumentou, por consequência, a presença de uma gama mais ampla de setores da sociedade. Uma coisa é bala de chumbo e o grito de “abaixo a ditadura"; outra é bala de borracha e o aviso de que o “pote de mágoa vazou".

                                                                                                                                     Marly Motta

                                                                                                Adaptado de noticias.uol.com.br.

Uma diferença entre as manifestações populares na sociedade brasileira datadas do ano de 1968 e as ocorridas em junho de 2013 está associada hoje à vigência de:



A
restrição ao voto
B
estado de direito
C
soberania do legislativo
D
supremacia do executivo
2a5b48ee-36
PUC - RS 2015 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder), Reconstrução Democrática : Governo Sarney

A numeração correta, de cima para baixo, é:

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, associe os nomes dos presidentes brasileiros do período da Nova República (coluna A) às características de sua Presidência (coluna B).

Coluna A

1. José Sarney

2. Fernando Collor de Mello

3. Fernando Henrique Cardoso

4. Luís Inácio “Lula” da Silva

Coluna B

( ) Seu mandato foi marcado pela busca da estabilidade monetária, pelo controle da emissão de moedas e pelo baixo crescimento industrial, devido aos efeitos negativos sobre a indústria, decorrentes da abertura da economia brasileira ao mercado internacional.

( ) Sua presidência foi marcada pela estabilidade monetária, pelo crescimento da economia, impulsionado pela exportação de commodities, e pelo incremento do consumo interno, através de políticas de ampliação de renda e crédito, e de redistribuição de renda.

( ) Seu governo enfrentou uma forte inflação através de planos econômicos como o Plano Cruzado, o Plano Cruzado II e o Plano Verão, que acabaram fracassando e gerando grande impopularidade ao presidente no fim de seu mandato.

( ) Em seu mandato, procurou combater a inflação através do confisco da poupança, tentou modernizar a economia brasileira, iniciando a sua abertura para o mercado internacional, e enfrentou grande instabilidade política, perdendo o apoio do Congresso.

( ) Tentou marcar o seu governo pelo slogan “Tudo Pelo Social”, promovendo a criação da “farmácia básica” e do seguro desemprego, a extensão dos benefícios da previdência ao trabalhador rural e a aplicação do Programa do Leite.
A
1 – 2 – 3 – 4 – 3.
B
2 – 3 – 4 – 1 – 2.
C
3 – 1 – 4 – 2 – 4.
D
3 – 4 – 1 – 2 – 1.
E
3 – 4 – 2 – 1 – 4.
1cb40f70-08
UniCEUB 2014 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

Ultimamente assistimos no Brasil manifestações em que grupos de jovens encapuçados com vestimentas pretas destroem caixas automáticos, fachadas de bancos, lojas de automóveis, empresas multinacionais e tudo o que eles associam ao capitalismo “selvagem”, à globalização, ou mesmo ao governo. São denominados Black Blocs. Muitos já compararam suas ações às do movimento ludita do início do século XIX.
Assinale a alternativa que caracteriza o movimento ludita:

A
foi um movimento republicano contrário à monarquia inglesa no século XIX, cujas ações de destruição dos símbolos da realeza em Londres representavam uma denúncia ao imperialismo britânico sanguinário no continente africano.
B
foi um movimento de trabalhadores ingleses que se revoltaram, nos anos 1811 e 1812, contra as péssimas condições de trabalho e parcos salários, invadindo fábricas e destruindo suas máquinas, já que eles as associavam ao motivo de tanta miséria.
C
foi um movimento de trabalhadores franceses, no final do século XIX, que exigiam a diminuição da jornada de trabalho, a fim de terem mais tempo para o lazer. Quebrando as portas das fábricas gritavam: “por uma vida mais lúdica”.
D
inspirados em Ned Ludd, pensador anarquista inglês, trabalhadores ingleses invadiram o Palácio de Buckingham para exigir a aprovação de leis trabalhistas, como a que estabelecia a jornada de 8 horas de trabalho. O movimento, denominado ludita, se espalhou por Londres, promovendo grande destruição.
E
foi um movimento de resistência ao nazismo alemão, cuja ação consistia em atacar os símbolos do nazismo, como a suástica, e enfurecer Hitler, que já previa o declínio de seu império. Conhecidos como Schwarzer Block, seus integrantes tiveram grande importância na conquista de Berlim pelos soviéticos.
ea5c4e97-ab
PUC - SP 2015 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)



A partir dos dados do gráfico, pode-se afirmar que, entre 2011 e 2014, a economia brasileira apresentou

A
inflação inferior a 3% ao ano e crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) sempre superior a 5%
B
inflação anual em constante elevação e Produto Interno Bruto (PIB) em declínio.
C
inflação abaixo de 7% ao ano e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) sempre acima de 3%.
D
inflação anual inexpressiva e alta consistente do Produto Interno Bruto (PIB).
E
inflação acima de 5% ao ano e crescimento baixo e oscilante do Produto Interno Bruto (PIB).
e263d0fc-ab
PUC - SP 2015 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

Sobre as eleições parlamentares de 2014 no Brasil, é correto afirmar que

A
as bancadas do PT e do PMDB na Câmara dos Deputados foram reduzidas, em relação à atual legislatura, enquanto as bancadas do PSDB e do PSB tiveram crescimento.
B
a participação das mulheres no Congresso Nacional sofre significativa redução, passando a representar 30% dos membros do Senado e da Câmara dos Deputados.
C
as bancadas do PDT e do DEM no Senado foram reduzidas, em relação à atual legislatura, enquanto as bancadas do PT e do PSDB tiveram crescimento.
D
a participação das mulheres no Congresso Nacional cresceu significativamente, passando a representar 40% dos membros do Senado e da Câmara dos Deputados.
E
houve renovação de mais de 60% do Senado, em relação à atual legislatura, enquanto a renovação da Câmara dos Deputados limitou-se a cerca de 20%.
f69e2ecc-a5
UECE 2011 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

"Quando o capital e os governos do norte enxergam a bacia amazônica, não veem oito países, uma semicolônia francesa e múltiplos povos. Veem uma das últimas fronteiras para a acumulação do capital.”
LEROY, J. P. Amazônia: território do capital e território dos povos in ZHOURI, A. e LACHEFSKI, K. (org). Desenvolvimento e Conflitos Ambientais. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2010, p. 101.

A exploração dos chamados ?ciclos amazônicos? como a coleta das drogas do sertão e/ou da borracha, entre outros, não se encerrou.
Atualmente, o assalto à Amazônia se dá em múltiplas frentes. No que tange à exploração dos recursos naturais, destaca-se a de

A
camarão.
B
mandioca, milho e arroz.
C
madeira.
D
palmito e açaí.
e99bcb8a-e4
UFGD 2010 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, República Autoritária : 1964- 1984, República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder), Reconstrução Democrática : Governo Sarney, Era Vargas – 1930-1954, República de 1954 a 1964

O Brasil viveu, em 2010, mais um processo eleitoral em sua história republicana. Com relação à história das eleições desde a Proclamação da República, em 1889, até a atualidade, assinale a alternativa correta.

A
Com o advento da República, o voto passou a ser censitário, aspecto duramente combatido pelos coronéis, grandes proprietários de terras cujo título derivava de sua participação na Guarda Nacional. Eles condenavam também o esquema de poder que ficou conhecido como "política dos governadores".
B
Em 1930, no governo de Getúlio Vargas, um dos primeiros atos do governo provisório foi a criação de uma comissão de reforma da legislação eleitoral, cujo trabalho resultou no Código Eleitoral do Brasil. O Código introduziu o voto secreto, o voto feminino e o sistema de representação proporcional.
C
No Estado Novo, a Constituição de 1937 extinguiu a Justiça Eleitoral e aboliu os partidos políticos existentes. Instituiu, no entanto, as eleições livres e diretas para Presidente da República, com mandato de seis anos, além das disputas eleitorais pautadas por ampla representatividade popular.
D
Durante o Regime Militar, em 1965, o AI-2 restabeleceu os partidos políticos extintos pelo Estado Novo, renomeando-os, no entanto, como ARENA (Aliança Renovadora Nacional), composta por políticos contrários ao regime militar, e MDB (Movimento Democrático Brasileiro), defensor do regime.
E
Com o fim do Regime Militar, em 1985, Tancredo Neves foi o primeiro civil a ser eleito presidente da República, inaugurado as eleições diretas, possibilitadas por lei específica proclamada pelo Deputado Federal Ulysses Guimarães, conhecido como o "Senhor Diretas".
e4836e65-e4
UFGD 2010 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

Mato Grosso do Sul possui significativa população indígena. Com relação à questão indígena desse Estado, seus antecedentes históricos e situação atual, assinale a alternativa correta.

A
A presença humana no espaço do atual Mato Grosso do Sul é bastante recente. Pesquisas indicam que indígenas e europeus chegaram à região na mesma época, isto é, no século XVI da era cristã.
B
Devido à insalubridade climática do pantanal sul- mato-grossense, a ocupação indígena esteve restrita, até o século XIX, aos vales dos rios Paraná, Paraguai e Miranda.
C
Os atuais indígenas do Mato Grosso do Sul descendem do mesmo tronco linguístico-cultural, o tupi-guarani. Dessa forma, é possível afirmar que os Kadiweu, os Terena, os Guató e os Guarani possuem a mesma cultura.
D
Na Companhia Matte Laranjeira, embora a mão- de-obra amplamente predominante nos ervais tenha sido a paraguaia, ocorreu, em várias regiões, o engajamento de índios Kaiowá e Guarani (Ñandeva).
E
O Serviço de Proteção ao Índio (SPI), ao criar, na região de Dourados, oito reservas indígenas, entre 1915 e 1928, pacificou em definitivo os conflitos fundiários entre indígenas e colonos.
c9499310-63
UNEAL 2013 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

Em janeiro de 2003, a Presidência da República, era entregue a uma pessoa oriunda dos meios operários. Pela primeira vez a população elegera um candidato de esquerda para conduzir os rumos da nação brasileira. Em seus dois primeiros anos de mandato, Lula consolidou a posição de liderança exercida pelo Brasil na América do Sul, ao mesmo tempo procurou estreitar relações comerciais com países de economia emergente como a Índia, a África do Sul, a China e alguns países árabes. Durante os dois mandatos do presidente Lula, alguns avanços foram obtidos. Dentre eles, dados os itens abaixo,

I. Aprovou a Lei de Responsabilidade Fiscal.

II. Promoveu reformas na área da Previdência Social e fez da política econômica o eixo fundamental do seu governo.

III. Decidiu acabar com a política de sobrevalorização do real.

IV. Promoveu o incentivo às exportações, gerando um superávit na balança comercial brasileira.

V. Lançou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com inúmeras obras financiadas em forma de parceria entre o poder público e a iniciativa privada.

verifica-se que estão corretos

A
I, II e IV, apenas.
B
II, III e V, apenas.
C
II, IV e V, apenas.
D
III, IV e V, apenas.
E
I, III e IV, apenas.
8891b070-bb
UNCISAL 2013 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

Desde a década de 80 do século passado, os movimentos sociais brasileiros vêm apresentando significativas alterações quanto aos objetivos pretendidos. Refletindo mudanças mundiais, nossos movimentos sociais passaram gradativamente a apresentar um caráter mais identitário.

Nesse contexto, os movimentos feminista e homossexual se aproximam e lutam pela

A
manutenção das relações de gênero que,dentro do ideário dos dois movimentos, atendem aos seus interesses e realizam seus objetivos, ampliando a participação política e a inclusão social.
B
garantia formal dos seus direitos, fato que modificaria substancialmente a situação tanto de homossexuais como de mulheres, tirando-os da marginalidade social.
C
naturalização da dominação simbólica, porém invertendo a lógica que alicerça as relações de gênero e o polo dominador.
D
adoção de ações educativas que busquem ressaltar a existência de tais movimentos, cuja implantação seria o suficiente para atingir os objetivos almejados.
E
implantação de direitos que assegurem e reconheçam sua existência, possibilitando uma inclusão social plena, quebrando os estereótipos e a dominação simbólica construída a partir dos interesses masculinos
71273e70-bb
UNCISAL 2013 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro

[...] É mole de ver Que em qualquer dura O tempo passa mais lento pro negão Quem segurava com força a chibata Agora usa farda Engatilha a macaca Escolhe sempre o primeiro Negro pra passar na revista Pra passar na revista Todo camburão tem um pouco de navio negreiro [...]

Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro é uma música da banda o Rappa, em que a letra problematiza a(o) :

A
relação de trabalho e existência da mão de obra escrava
B
sofrimento dos escravizados durante a expansão marítima europeia.
C
dura rotina de trabalho dos escravos.
D
atividade comercial e o tráfico negreiro.
E
preconceito racial e social.
3523b584-47
UFF 2010 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

“Miséria é imoral. Pobreza é imoral. Talvez seja o maior crime moral que uma sociedade possa cometer.” BETINHO

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, cujo objetivo é auxiliar famílias em situação de pobreza. Sobre esse projeto pode-se afirmar

A
que houve uma redução de quinze pontos percentuais no número de pobres da população rural brasileira, entre 2003 e 2008, como indicam dados das Nações Unidas.
B
que é considerado, por muitos, o mais importante projeto de transferência de renda do mundo, criado pela primeira vez por Getúlio Vargas, tido até hoje como o “pai dos pobres”.
C
que o sucesso do programa pode ser verificado pela diminuição do êxodo rural da população pobre brasileira.
D
que foi um dos programas responsáveis pela concentração da população miserável no campo, segundo os dados da Fundação Getúlio Vargas.
E
que desestimula a agricultura familiar, já que os contemplados não são constrangidos a trabalhar, em razão do auxílio dado pelo governo.