Questõesde FATEC sobre História do Brasil

1
1
1
Foram encontradas 38 questões
4ff4e220-b1
FATEC 2017 - História - História do Brasil, Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal

Observe a imagem.

A charge faz referência ao cenário político brasileiro do fim do Segundo Reinado. O movimento republicano ganhara fôlego a partir da década de 1870 e a pressão sobre D. Pedro II se intensificou na década seguinte.

Sobre o contexto político que culminou na Proclamação da República no Brasil, é correto afirmar que

A
a República foi proclamada por representantes das classes populares, insatisfeitas com as condições de vida oferecidas pelo Império.
B
a abolição da escravidão aumentou a popularidade da monarquia, que tornou-se mais forte, adiando por meio século o projeto republicano.
C
a Princesa Isabel, opositora do Imperador e defensora da igualdade jurídica entre brancos e negros, foi uma das principais partidárias da República.
D
os comandantes das Forças Armadas, prestigiados após a vitória na Guerra do Paraguai, defenderam a monarquia em troca de melhores postos e salários.
E
o movimento republicano se transformou em uma força política decisiva quando a monarquia perdeu o apoio dos cafeicultores, da Igreja Católica e dos militares.
3a39ff32-b2
FATEC 2018 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Leia o texto.

Assistimos ontem à entrada de cerca de 60 menores às 19 horas, na sua fábrica da Mooca. Essas crianças, entrando àquela hora, saem às 6 horas. Trabalham, pois, 11 horas a fio, em serviço noturno, apenas com um descanso de 20 minutos, à meia-noite! O pior é que elas se queixam de que são espancadas pelo mestre de fiação. [...] Uma há com as orelhas feridas por continuados e violentos puxões. Trata-se de crianças de 12, 13 e 14 anos.

Jornal O Combate, São Paulo, 4/09/1917. Apud CENPEC; Ensinar e aprender História. V.3: ficha 10, 1998.

Considerando o contexto da industrialização de São Paulo, no início da Primeira República, assinale a alternativa correta.

A
A legislação republicana estabeleceu a obrigatoriedade do trabalho infantil como forma de disciplinar e educar as crianças das famílias de baixa renda envolvidas em pequenos delitos.
B
A participação do Brasil na Guerra Franco-Prussiana e a convocação militar dos homens obrigaram mulheres e crianças a ocupar seus postos de trabalho e a participar dos esforços de guerra.
C
A Consolidação das Leis Trabalhistas, conjunto de leis de inspiração fascista promulgadas após a abolição da escravidão, preconizava o trabalho infantil como parte do programa de quali cação pro ssional.
D
Os baixos salários pagos aos homens tornavam necessário o trabalho de mulheres e crianças das famílias operárias que, embora tivessem as mesmas obrigações que os homens, recebiam salários menores.
E
Os sindicatos anarquistas, fundados por operários italianos recém-chegados ao Brasil, incentivavam a participação de crianças no mercado de trabalho com o objetivo de garantir a adesão precoce aos seus ideais.
a6d8baf7-b1
FATEC 2016 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

O principal debate sobre o desenvolvimento econômico travado no Brasil ao longo das décadas de 1940 e de 1950 opôs dois pontos de vista. De um lado, os chamados nacionalistas, que fundaram o movimento “O Petróleo é Nosso” e defendiam que o petróleo encontrado no Brasil deveria ser explorado pelo Estado brasileiro; de outro, opositores a essa campanha defendiam que a exploração deveria ser feita por empresas privadas internacionais, já que o país não dispunha de tecnologia para a prospecção desse recurso natural.

Sobre o movimento de cunho nacionalista citado, é correto afirmar que

A
perdeu força progressivamente até desaparecer, sufocado pelo golpe de Estado de 1964, sem obter resultados concretos.
B
culminou com a lei que criou a Petrobrás, aprovada no Senado e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas no ano de 1953.
C
aumentou a popularidade das Forças Armadas, contribuindo para a consolidação dos militares de inclinação socialista no poder a partir dos anos 1940.
D
se fortaleceu a partir da descoberta, em 1935, de jazidas nas camadas mais profundas do Oceano Atlântico, na costa brasileira, conhecidas como pré-sal.
E
foi derrotado pelos argumentos técnicos de seus opositores e, a partir de 1947, empresas estrangeiras obtiveram permissão para explorar o petróleo na costa brasileira.
cdf49b73-b0
FATEC 2010 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Considere a charge a seguir para responder à questão.


A FÓRMULA DEMOCRÁTICA OS DETENTORES – TENHAM PACIÊNCIA, MAS AQUI NÃO SOBE MAIS NINGUÉM!

(http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/republica-velha. html. Acesso em 05.03.2010.)


A charge do caricaturista e ilustrador gaucho Storni, publicada na revista Careta, em 1925, é uma crítica referente

A
à Constituição Brasileira de 1891, que dava autonomia aos Estados e a seus governadores.
B
à política do café com leite, em que São Paulo e Minas Gerais formaram dois grupos fortes, e os candidatos à presidência eram indicados ora pelo PRP (Partido Republicano Paulista) e ora pelo PRM (Partido Republicano Mineiro).
C
às oligarquias rurais representadas por Paraíba e Bahia, em que os coronéis mantinham o poder para influenciar o poder central.
D
ao clientelismo, a relação entre coronéis e trabalhadores rurais que garantia aos coronéis o resultado favorável das eleições nos estados.
E
à política dos governadores, uma dinâmica de conchavos políticos entre o governo federal, de um lado, e os grupos oligárquicos dos estados, de outro.
cdfef203-b0
FATEC 2010 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Considere o texto a seguir:

[...]
Meu Brasil!...
Que sonha com a volta
do irmão do Henfil.
Com tanta gente que partiu
num rabo de foguete.
Chora! A nossa pátria, mãe gentil
choram Marias e Clarices no solo do Brasil.
Mas sei, que uma dor assim pungente
não há de ser inutilmente a esperança... [...]
( http://letras.terra.com.br/elis-regina/45679/. Acesso em 06.03.2010)

A música O bêbado e a equilibrista, escrita por João Bosco e Aldir Blanc, se tornou o símbolo

A
do desejo de democracia proposto pelas “Diretas Já”.
B
do ufanismo da direita brasileira durante a ditadura militar.
C
da luta pelo pluripartidarismo.
D
da campanha pela anistia dos exilados e presos políticos.
E
das greves operárias ocorridas em São Bernardo do Campo.
cdeff828-b0
FATEC 2010 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

De acordo com o historiador Boris Fausto,

A grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII foram as bandeiras. ,
(FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial e Edusp, 2001. p. 51.)

A afirmação pode ser considerada correta, pois

A
foi nesse período que expedições reunindo brancos, índios e mamelucos, chefiados pelos paulistas, lançaram-se pelo sertão em busca de índios a serem escravizados e de metais preciosos que colocariam o Brasil na era do ouro.
B
os paulistas, através das bandeiras, marcaram seu poder político de São Paulo a Minas Gerais, se fixando na capitania do Rio de Janeiro e transformando-a em sede colonial.
C
esse século representou a presença dos paulistas em postos públicos de poder, presença essa alternada por vezes pelos mineiros, os donos de minas de ouro, tudo a mando da metrópole.
D
a descoberta, no século XVII, de minas de ouro na atual região das Minas Gerais, pelos paulistas, lhes garantiu prestígio e o direito de investir suas riquezas nas futuras fazendas de café.
E
as bandeiras e o apresamento de indígenas para a escravidão significaram uma diminuição do uso da mão-de-obra negra e o início do caminho para a abolição definitiva do tráfico de escravos africanos.
91654da7-b1
FATEC 2015 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

Observe atentamente a imagem.



A charge refere-se ao período

A
do Império (1822-1889), governado por D. Pedro II, que tinha grande interesse por inovações tecnológicas e utilizou o rádio como instrumento de propaganda.
B
da Primeira República (1889-1930), cuja principal marca foi a censura a artistas, intelectuais e jornalistas contrários ao governo.
C
do Estado Novo (1937-1945), sob o comando de Getúlio Vargas, que utilizou o rádio para enaltecer os feitos de seu governo.
D
do desenvolvimentismo (1955-1961), liderado por Juscelino Kubitschek, que introduziu os meios de comunicação de massa no Brasil.
E
da ditadura civil-militar (1964-1985), no qual artistas e jornalistas podiam expressar-se livremente nas rádios, porém eram censurados nas redações dos jornais e emissoras de TV.
34cf6aa6-b2
FATEC 2015 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil, Reconstrução Democrática : Governo Sarney

No dia 25 de janeiro de 1984, milhares de pessoas se reuniram na Praça da Sé, na cidade de São Paulo, para a realização do primeiro grande comício de um movimento que se espalharia por todo o Brasil e ficaria conhecido na história nacional como “Diretas Já”.


Sobre esse movimento é correto afirmar que

A
foi um dos movimentos de maior participação popular da história do Brasil e pedia, após quase vinte anos de ditadura, a realização de eleições diretas para presidente da República.
B
foi bem-sucedido em suas pretensões e, em abril daquele mesmo ano, a população foi às urnas pela primeira vez para eleger o presidente da República.
C
ocorreu no momento em que a população brasileira foi chamada a decidir, via plebiscito, entre os sistemas parlamentarista e presidencialista de governo.
D
foi comandado pelas classes sociais mais altas, banqueiros e empresários, que receberam apoio dos Estados Unidos para garantir a continuidade da ditadura.
E
ocorreu por iniciativa dos militares, preocupados em preparar a população civil para a participação na vida política do regime democrático que se iniciava.
09141e76-b1
FATEC 2014 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada por decreto de 1° maio de 1943, representou a reunião e sistematização da vasta legislação trabalhista produzida no país após a Revolução de 1930. Introduziu também novos direitos e regulamentações trabalhistas até então inexistentes, tratou minuciosamente da relação entre patrões e empregados e estabeleceu regras.

(http://tinyurl.com/nsttkur Acesso em: 30.06.2014. Adaptado)


Analisando o contexto histórico mencionado no texto, é correto afirmar que a CLT

A
evidenciou as relações estreitas do governo Vargas com o comunismo soviético.
B
contribuiu para a divulgação de uma imagem de “pai dos pobres” para Getúlio Vargas.
C
ampliou a participação da classe operária em movimentos grevistas e comunistas.
D
proporcionou uma rebelião nas Forças Armadas, dando início às ditaduras militares.
E
prejudicou as atividades produtivas do setor cafeeiro, que se encontrava no auge.
0903aa74-b1
FATEC 2014 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

De acordo com o historiador Stuart B. Schwarcz, durante o período da colonização, havia um ditado popular que dizia: “Sem açúcar, não há Brasil; sem a escravidão, não há açúcar; sem Angola, não há escravos”.

(http://tinyurl.com/njyvll6 Acesso em: 30.06.2014.)


Esse ditado traz elementos que permitem concluir que a organização colonial

A
dependia da produção de açúcar para exportação, produzido com trabalho de escravos.
B
era baseada na policultura de subsistência, para alimentar a grande população escrava.
C
utilizava-se do trabalho escravo, para garantir a produção de gêneros industrializados.
D
desenvolvia a economia do Brasil e de Angola, pois ambos dividiam os lucros do açúcar.
E
era baseada no trabalho assalariado, porém utilizava escravos nas atividades domésticas.
bd23e51d-b1
FATEC 2017 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Leia o texto.

Em abril de 1831, Dom Pedro I abdicou ao trono do Brasil em favor de seu filho, Dom Pedro de Alcântara que tinha, então, cinco anos de idade. Uma Regência foi criada para governar até que Dom Pedro II, como ficaria conhecido, atingisse a maioridade e pudesse ser coroado.

Durante o Período Regencial, a política brasileira foi marcada

A
pela intensificação da política expansionista do regente Feijó, que acentuou os conflitos internacionais no Cone Sul (Guerras da Cisplatina e do Paraguai), e pelo aumento progressivo da dívida externa brasileira.
B
pela fragmentação do Império, marcada pela perda de territórios fronteiriços (Província Cisplatina, Amazônia Colombiana) nos combates com as tropas de Simón Bolívar e José de San Martín.
C
pelo pacto federativo, conduzido pelo jovem imperador, que favoreceu as demandas dos regionalistas, concedendo autonomia administrativa às províncias.
D
pela promulgação da primeira Constituição do Império, que sofreu forte resistência das elites regionais por seu caráter centralizador, pela criação do poder Moderador e pela extensão do direito de voto aos analfabetos.
E
pela criação das Assembleias Legislativas Provinciais e pela eclosão de rebeliões em diversas províncias, sendo algumas de caráter popular (como a Cabanagem) e outras comandadas pelas elites regionais (caso da Guerra dos Farrapos).
88729b8e-b2
FATEC 2018 - História - História do Brasil, República de 1954 a 1964

Na década de 1950, o presidente Juscelino Kubitschek adotou uma política de desenvolvimento econômico que ficou conhecida como Plano de Metas.

Sob o lema “50 anos em 5”, esse plano se caracterizou pela

A
adoção de uma política econômica liberal que preconizava a universalização do acesso à educação básica e a privatização dos serviços essenciais, como fornecimento de água e energia elétrica.
B
abertura do país ao capital externo, facilitando a instalação de indústrias estrangeiras no país, ao mesmo tempo que manteve o controle estatal sobre a extração, refino e distribuição do petróleo.
C
oferta de incentivos fiscais para a instalação de fábricas nas regiões menos desenvolvidas do país, como o Norte e o Nordeste, além de combater as desigualdades regionais e erradicar a fome.
D
aproximação com a União Soviética, no contexto da Guerra Fria, que garantiu os investimentos necessários para a instalação da indústria siderúrgica nacional e a construção de Brasília.
E
promoção de políticas públicas de acesso aos serviços essenciais como saneamento básico, medicina preventiva e urbanização de favelas, além da redistribuição de renda e da terra.
b87ffcd5-b1
FATEC 2018 - História - História do Brasil, Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal

Na década de 1780, na capitania de Minas Gerais, ocorreu um dos primeiros movimentos emancipatórios do Brasil colônia.

Conhecido como Inconfidência Mineira, esse movimento foi provocado principalmente

A
pela política de incentivo ao desenvolvimento econômico do Sul do país; pela promulgação da lei de terras e pela proibição da importação de escravos africanos.
B
pela política de isenção de impostos de importação sobre a carne argentina; pela presença holandesa no Recife e pela influência das ideias imperialistas estadunidenses.
C
pelo aumento de impostos sobre a importação de bens de prestígio; pela chegada da família real portuguesa à cidade do Rio de Janeiro e pelo perdão das dívidas da nobreza.
D
pela cobrança dos quintos e pela ameaça constante da derrama; pelo aumento do custo de vida, pelo fechamento das manufaturas locais e pela influência das ideias iluministas.
E
pelo fim do pacto colonial; pelo fechamento das universidades do Rio de Janeiro e de Salvador e pela abolição da escravidão no território nacional.
737783bc-b1
FATEC 2019 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

O Brasil foi o principal destino dos africanos escravizados especialmente no século XIX. Ainda que pressões internacionais pusessem cada vez mais restrições ao tráfico transatlântico, os portos do sudeste do país, vários deles clandestinos, foram o destino de cerca de três quartos das pessoas escravizadas no Brasil entre 1822 e 1866. A escravidão mantinha, dessa forma, o seu papel fundamental na economia brasileira e na formação das relações sociais do país.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao contexto apresentado no texto

A
O Brasil proibiu oficialmente a entrada de africanos escravizados e a sua comercialização em 1866, o que levou à abolição da escravidão na década seguinte.
B
O sudeste brasileiro, cuja economia se baseava principalmente na cafeicultura, recebeu a maior parte dos africanos escravizados no Brasil do século XIX.
C
A Inglaterra teve êxito em coibir o tráfico transatlântico em 1888, ano em que ocorreu a abolição da escravidão no Brasil, nos Estados Unidos e no Caribe.
D
A escravidão indígena, em detrimento da escravidão africana, foi predominante nos chamados ciclos do ouro e do café nos séculos XIX e XX.
E
Os escravizados aportados no Brasil após 1822 vinham, em maior número, do chamado Chifre da África, região menos vigiada pela marinha britânica.
7381609c-b1
FATEC 2019 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

A Constituição Federal de 1988 revogou a de 1967 que, ao lado dos Atos Institucionais, serviu de base legal para as ações do regime militar.

O primeiro Ato, assinado dias após o início do regime, em 1964

Leia o texto e considere a charge do cartunista Henfil para responder a questão.

Em outubro de 2018, a Constituição brasileira completou trinta anos.
Promulgado após quase dois anos de trabalho, o texto que lançava as bases para a nova legislação máxima do país foi resultado do grande envolvimento da sociedade – que enviou cartas, organizou-se em movimentos sociais e realizou eventos – e dos parlamentares eleitos após o término do regime militar.
As demandas da população foram consideradas para a construção de uma Constituição que ampliou direitos e liberdades, o que contribuiu para que ela fosse chamada de “Cidadã”


A
anistiou presos e exilados políticos e instituiu eleições indiretas para governador.
B
impediu a concessão de habeas corpus a presos políticos e fechou o Congresso Nacional.
C
permitiu a suspensão de direitos políticos e instituiu eleições indiretas para presidente da República.
D
instituiu o bipartidarismo e a eleição direta para prefeitos das capitais estaduais.
E
decretou estado de sítio e legalizou a tortura de presos políticos.
2c384c39-b0
FATEC 2013 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

(http://tinyurl.com/referenciainfoescola Acesso em: 12.08.2013.)

Observe a fotografia, que retrata uma manifestação popular no Rio de Janeiro em 1945.
Considerando o conteúdo dos cartazes e o período em que a manifestação ocorreu, é correto afirmar que se tratava de

A
uma greve de trabalhadores rurais, exigindo o fim da República do Café-com-Leite.
B
uma manifestação do Queremismo, que defendia a continuidade de Vargas no poder.
C
um comício do Partido Comunista, exigindo que Vargas revogasse as leis trabalhistas.
D
um protesto integralista, que criticava Getúlio Vargas pela convocação da Constituinte.
E
um comício do candidato Vargas, que concorria pela UDN às eleições para presidente.
2c2a0da3-b0
FATEC 2013 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A partir do final do século XIX, com o início da industrialização e da urbanização no estado de São Paulo, começaram a surgir organizações de operários e jornais sindicais. Em um deles, chamado A Voz do Povo, encontramos a seguinte mensagem, publicada no ano de 1890:

Acreditamos que todos sabem que é do interesse comum haver na Constituinte opiniões de todas as classes, de modo que a lei seja uma verdadeira emanação do povo, e não de algumas classes privilegiadas, como foram todas as leis do Império.
(www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/novosrumos/article/viewFile/2073/1705 Acesso em: 30.08.2013)

Analisando o conteúdo do texto, encontramos influência das ideias

A
anarquistas, pois se defende a eliminação do Estado civil organizado.
B
socialistas, pois se defende a tomada do poder pela revolução operária.
C
imperialistas, pois se defende a legislação tal qual era organizada no Império.
D
mercantilistas, pois se defende a diminuição das funções do Estado pela lei do mercado.
E
iluministas, pois se defende a soberania popular por meio da representação na Constituinte.
2c32199b-b0
FATEC 2013 - História - História Geral, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Ao longo da História, muitas sociedades utilizaram o trabalho de pessoas escravizadas, como, por exemplo, a Grécia Clássica e a América Portuguesa.
Refletindo sobre essa forma de exploração do trabalho, é correto afirmar que

A
as duas sociedades citadas utilizaram predominantemente o trabalho de escravos africanos da região subsaariana e da África oriental.
B
a utilização do trabalho escravo, nas duas sociedades citadas, pode ser considerada a base da organização econômica e produtiva.
C
as duas sociedades citadas utilizaram o trabalho de escravos apenas na produção agrícola de exportação e não nas cidades.
D
o exercício da cidadania era permitido aos escravos na Grécia Clássica, mas era impedido na América Portuguesa.
E
havia, na Grécia, apenas escravos de origem romana e, na América Portuguesa, apenas escravos de origem africana.
c83e20e2-b2
FATEC 2019 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

No Brasil, nas primeiras décadas do século XX, as mulheres formavam grande parte do operariado, especialmente as imigrantes: espanholas, italianas, portuguesas, húngaras, romenas, polonesas, lituanas e sírias. Em 1901, como afirma a historiadora Mary Del Priore, constituíam quase 68% da mão de obra empregada na indústria de fiação e tecelagem. Trabalhavam de 10 a 14 horas por dia, em péssimas condições de higiene e sob grande controle disciplinar. Além disso, os salários eram baixos, estavam constantemente sujeitas ao assédio sexual e não existia qualquer legislação trabalhista capaz de protegê-las de tal exploração. Somente a partir da década de 1930, depois de inúmeras manifestações operárias em todo o mundo, a legislação brasileira proporcionou garantias trabalhistas às mulheres. Na Era Vargas, anos 30, 40 e 50, houve a regulamentação do trabalho de mulheres e crianças, e o presidente Getúlio Vargas fixou a jornada de trabalho em 8 horas diárias.

<https://tinyurl.com/y5sq4pkp> Acesso em: 15.10.2019. Adaptado.

Segundo o texto,


A
as inúmeras manifestações operárias em todo o mundo conquistaram o controle disciplinar sobre os trabalhadores, bem como o direito à jornada de 10 a 14 horas diárias.
B
nas primeiras décadas do século XX, as operárias estavam protegidas por legislação que limitava a jornada de trabalho e garantia condições adequadas de higiene.
C
o trabalho feminino foi regulamentado entre as décadas de 1930 e 1950 pelo presidente Getúlio Vargas, que também fixou a jornada de trabalho em 8 horas diárias.
D
as mulheres que constituíram a mão de obra empregada na indústria de fiação e tecelagem estavam protegidas por mecanismos que inibiam o assédio sexual.
E
quase 68% da população brasileira era formada pelas mulheres operárias imigrantes, principalmente as espanholas, italianas, portuguesas e húngaras.
c833a190-b2
FATEC 2019 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

O projeto de ocupação populacional da Colônia foi estabelecido entre 1534 e 1536, com a adoção do sistema de capitanias hereditárias, que já havia sido empregado com sucesso nas ilhas atlânticas e, além do Brasil, seria estendido à Angola. O objetivo do rei D. João III com o sistema de capitanias hereditárias era promover a ocupação territorial, transferindo o ônus para particulares. O sistema consistia na concessão pelo rei de extensos domínios a particulares, os quais recebiam uma carta de doação real e um foral, no qual estavam especificadas suas obrigações. O donatário, nome dado ao particular que recebia a capitania, tinha o direito de explorá-la economicamente, administrar a Justiça e, ao mesmo tempo, estava obrigado a se sujeitar à autoridade da Coroa, a recolher os tributos e a expandir a fé católica, entre outras atribuições. Cabia ao donatário, ainda, a concessão de sesmarias, grandes extensões de terras que estão na origem do latifúndio no Brasil. O sistema, contudo, começou a apresentar problemas para os donatários. Poucas foram as capitanias que efetivamente prosperaram.

<https://tinyurl.com/y6q37ysu> Acesso em: 15.10.2019. Adaptado.


Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, algumas das causas do fracasso do sistema descrito no texto.

A
A maior parte dos donatários enfrentou a resistência dos grupos indígenas à ocupação de seus territórios tradicionais, os altos custos de manutenção e de desenvolvimento das capitanias e/ou a falta de assistência por parte da Coroa portuguesa.
B
Por serem de origem nobre, os donatários não demonstraram as habilidades necessárias para administrar adequadamente os recursos econômicos de suas capitanias e gerar lucros, forçando a Coroa portuguesa a promulgar a Lei de Terras.
C
A natureza política do sistema de capitanias hereditárias foi questionada pela burguesia portuguesa, que recorreu a cortes internacionais para impedir a distribuição da maior parte das terras americanas aos membros da nobreza.
D
O declínio do sistema é consequência do fracasso agrícola, causado pela alternância de períodos de chuva intensa e secas prolongadas, características do clima de monções predominante na maior parte do território americano.
E
O sistema entrou em colapso quando a terceira geração de donatários foi derrotada na guerra contra os corsários franceses, que, após a vitória, ocuparam os territórios das antigas capitanias hereditárias.