[...] a palavra “bom”, de antemão, não se prende necessariamente a ações “não-egoístas”;
como é a superstição daqueles genealogistas da moral. Em vez disso, somente com um declínio
de juízos de valor aristocráticos acontece que essa oposição “egoísta” – “não-egoísta” se imponha
mais e mais à consciência humana – é, para me servir de minha linguagem, o instinto de rebanho
que, com ela, afinal, toma a palavra (e também as palavras).
NIETZSCHE, Friedrich. Para a genealogia da moral. Os Pensadores. Trad. LEBRUN, G.
São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 342.
De acordo com o conteúdo da citação, assinale a alternativa que nomeia um dos conceitos
mais importantes da filosofia nietzschiana.
[...] a palavra “bom”, de antemão, não se prende necessariamente a ações “não-egoístas”;
como é a superstição daqueles genealogistas da moral. Em vez disso, somente com um declínio
de juízos de valor aristocráticos acontece que essa oposição “egoísta” – “não-egoísta” se imponha
mais e mais à consciência humana – é, para me servir de minha linguagem, o instinto de rebanho
que, com ela, afinal, toma a palavra (e também as palavras).