Questõesde PUC - PR sobre Filosofia

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PUC - PR 2017 - Filosofia - Conceitos Filosóficos

Leia o fragmento a seguir:

“O imperativo categórico de Kant dizia: ‘Aja de modo que tu também possas querer que tua máxima se torne lei geral’. Aqui, o ‘que tu possas’ invocado é aquele da razão e de sua concordância consigo mesma: a partir da suposição da existência de uma sociedade de atores humanos (seres racionais em ação), a ação deve existir de modo que possa ser concebida, sem contradição, como exercício geral da comunidade. Chame-se atenção aqui para o fato de que a reflexão básica da moral não é propriamente moral, mas lógica: o ‘poder’ ou ‘não poder’ querer expressa autocompatibilidade ou incompatibilidade, e não aprovação moral ou desaprovação. Mas não existe nenhuma contradição em si na ideia de que a humanidade cesse de existir, e dessa forma também nenhuma contradição em si na ideia de que a felicidade das gerações presentes e seguintes possa ser paga com a infelicidade ou mesmo com a não-existência de gerações pósteras – tampouco, afinal, com a ideia contrária, de que a existência e a felicidade das gerações futuras seja paga com a infelicidade e mesmo com a eliminação parcial da presente. O sacrifício do futuro em prol do presente não é logicamente mais refutável do que o sacrifício do presente a favor do futuro”.

(JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006, p. 47).

Considerando esta passagem, é CORRETO afirmar que Hans Jonas:

A
preserva o imperativo categórico de Kant, pois a ética deve tratar exclusivamente de seres humanos.
B
preserva o imperativo categórico de Kant, uma vez que o imperativo da responsabilidade é voltado apenas para o momento.
C
modifica o imperativo categórico de Kant porque, segundo Kant, a ética trata exclusivamente da civilização tecnológica.
D
modifica o imperativo categórico de Kant, considerando que podemos arriscar a nossa própria vida para proteger a humanidade futura.
E
preserva o imperativo categórico de Kant, pois o imperativo da responsabilidade assume a característica de universalidade de forma hipotética, não prática.
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PUC - PR 2017 - Filosofia - Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), A Política

Leia atentamente o fragmento a seguir:

“O homem selvagem, entregue pela natureza unicamente ao instinto, ou melhor, compensado daquele que talvez lhe falte, por faculdades capazes primeiro de o substituírem e depois de elevá-lo muito acima do que era, começará, pois, pelas funções puramente animais: perceber e sentir será seu primeiro estado, que lhe será comum com todos os animais. Querer e não querer, desejar e temer, serão as primeiras e quase as únicas operações de sua alma até que novas circunstâncias nele provoquem novos desenvolvimentos”.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os
homens. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.174.

A respeito do pensamento contratualista de Rousseau, podemos afirmar que: 

A
o bom selvagem, no estado de natureza, não é dotado de livre arbítrio.
B
a moral, no estado de natureza, é fundada na liberdade, isto é, na primazia do sentimento sobre a razão.
C
defende o retorno do homem à animalidade, conservada no estado de natureza.
D
no estado de natureza, a propriedade, assim como a liberdade, é, naturalmente, um direito dos mais fortes.
E
o Estado tem por finalidade a manutenção do direito à propriedade, uma vez que este já seria existente a partir do estado natural.
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PUC - PR 2015 - Filosofia

Leia e analise as afirmativas a seguir:

I. O processo de desigualdade consolidou-se com o estabelecimento da lei e do direito da propriedade.

II. O processo de desigualdade surgiu como resultado do medo constante da violência existente no estado de natureza, em que há apenas o direito daqueles mais fortes.

III. Em sua teoria contratualista, o processo de desigualdade consolidou-se com a transformação do poder legítimo em poder arbitrário.

IV. O homem por natureza é bom. Contudo, é a sociedade que o corrompe.

V. Realiza um elogio ao processo de socialização, uma vez que este foi responsável por ter corrompido o ser humano, tornando-o egoísta.

Segundo Rousseau, estão CORRETAS apenas as alternativas:

A
II, III e V.
B
I, III e IV.
C
I, III e V.
D
I, II e III.
E
II, IV e V.
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PUC - PR 2015 - Filosofia

Hans Jonas, na obra “O Princípio Responsabilidade”, formulou um novo e característico imperativo categórico, relacionado a um novo tipo de ação humana: “Age de tal forma que os efeitos de tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida humana autêntica sobre a terra” (JONAS, 2006, p. 48). A este respeito, assinale a alternativa CORRETA.

A
Podemos deduzir que Hans Jonas propõe que o importante é o bem do indivíduo e não a coletividade futura.
B
A ação de cada indivíduo não influencia na coletividade.
C
O importante é viver o presente sem se importar com o futuro da humanidade.
D
Podemos deduzir que não é importante a permanência da vida humana sobre a terra.
E
O imperativo proposto por Hans Jonas é de ordem racional, para um agir coletivo como um bem público e não individual.  
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PUC - PR 2015 - Filosofia - Filosofia e a Grécia Antiga, Sócrates e a Maiêutica

No início da primeira parte da “Apologia de Sócrates”, na qual este apresenta a sua defesa diante dos cidadãos atenienses acerca dos seus acusadores, podemos ler: “Contudo, não disseram nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro”. Qual alternativa a seguir se refere a tal mentira\calúnia atribuída contra Sócrates? Assinale a alternativa CORRETA.

A
“Aquela pela qual o disseram que deveis ter cuidado, pois eu não sou mais que Zeus”.
B
“Aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado porque meus discursos são enfeitados de locução de palavras”.
C
“Aquela pela qual disseram que deves ter cuidado para não serdes enganados por mim, como homem hábil no falar”.
D
“Aquela pela qual tacharam-me de débil mental”.
E
“Aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado porque sereis atrapalhados pela minha inaptidão no falar”.
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PUC - PR 2016 - Filosofia - Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), A Política

Na abertura do “Discurso sobre a Origem e os fundamentos da Desigualdade entre os Homens”, Rousseau, dirigindo-se aos soberanos, senhores de Genebra, diz considerar-se um felizardo. Por quê? Assinale a alternativa CORRETA.

A
Por haver nascido na floresta e haver vivido como um animal selvagem.
B
Por haver nascido entre vós e poder meditar sobre a igualdade que a natureza instalou entre os homens e sobre a desigualdade de que eles instituíram.
C
Por perceber que na República de Genebra reinava uma igualdade natural e política entre os homens.
D
Por crer que Deus é o autor da desigualdade entre os homens.
E
Por acreditar que só os animais irracionais conseguem viver plenamente a igualdade entre eles.
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PUC - PR 2016 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga, Sócrates e a Maiêutica

Na primeira parte da Apologia de Sócrates, escrita por Platão, Sócrates apresenta a sua defesa diante dos cidadãos atenienses, afirmando que: “(...) considerai o seguinte e só prestai atenção a isto: se o que digo é justo ou não. Essa de fato é a virtude do juiz, do orador (...)” (PLATÃO, 2000\2003, p.4). A partir da análise do fragmento, qual é, segundo Sócrates, a virtude do juiz, do orador, a que se refere o texto em questão?

A
Lidar com a mentira.
B
Dizer a verdade.
C
Tergiversar a verdade.
D
Convencer-se das acusações.
E
É deixar-se guiar somente pela defesa.
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PUC - PR 2016 - Filosofia

Hans Jonas, na obra O Princípio Responsabilidade, afirma que “sob o signo da tecnologia, a ética tem a ver com ações de um alcance causal que carece de precedentes (...); tudo isso coloca a responsabilidade no centro da ética)” (JONAS, 1995, p.16-17). A esse respeito, podemos considerar que Jonas compreende o “princípio responsabilidade” como um princípio

A
hipotético, que é válido exclusivamente para pensarmos as ações humanas.
B
relativista, porque considera cada indivíduo responsável apenas pela sua própria conduta.
C
que não é voltado exclusivamente para a ética humana, mas que baliza a conduta humana sobre a natureza em geral.
D
ético, voltado exclusivamente para a conduta humana presente.
E
responsável apenas pelas gerações atuais, desinteressado pela vida futura da humanidade e da natureza.
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PUC - PR 2012 - Filosofia - Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), A Política

Leia o trecho a seguir, retirado da obra Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, de Rosseau.

“Enquanto os homens se contentaram com suas cabanas rústicas, enquanto se limitaram a costurar com espinhos ou com cerdas suas próprias roupas de peles, a enfeitar-se com plumas e conchas, a pintar o corpo com várias cores, a aperfeiçoar ou embelezar seus arcos e flechas, a cortar com pedras agudas algumas canoas de pescador ou alguns instrumentos grosseiros de música – em uma palavra: enquanto só se dedicavam a obras que um único homem podia criar e a artes que não solicitavam o concurso de várias mãos, viveram tão livres, sadios, bons e felizes quanto o poderiam ser por sua natureza, e continuaram a gozar entre si das doçuras de um comércio independente; mas, desde o instante em que um homem sentiu necessidade do socorro de outro, desde que se percebeu ser útil a um só contar com provisões para dois, desapareceu a igualdade, introduziu-se a propriedade, o trabalho tornou-se necessário e as vastas florestas transformaram-se em campos aprazíveis que se impôs regar com suor dos homens e nos quais logo se viu a escravidão e a miséria germinarem e crescerem.”

Sobre o processo de passagem dos homens de seu Estado de Natureza para seu Estado Social apresentado no texto indicado, assinale a alternativa CORRETA.

A
O texto faz alusão à perfectibilidade. É ela quem tira o homem de sua condição originária; é a fonte de todas as desgraças humanas. É uma faculdade distintiva, por meio da qual desenvolve todas as outras.
B
Rousseau apresenta a liberdade como principal corruptora do homem, pois dá condições de escolha entre manter suas características naturais ou delas se desfazer.
C
O processo de transição dos homens do Estado de Natureza para o Estado Político favorece o desenvolvimento de igualdade entre os indivíduos.
D
A passagem do Estado Natural para o Estado Político leva o homem a um progresso, o que é bom para salvaguardar suas características naturais.
E
O homem, em seu Estado Político, configura-se como sendo o “bom selvagem”.
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PUC - PR 2012 - Filosofia - Filosofia e a Grécia Antiga, Sócrates e a Maiêutica

Sobre a maiêutica socrática, analise as assertivas a seguir:

I. O método da arte maiêutica - método socrático – consiste em levar o interlocutor à descoberta da verdade a partir de uma série de perguntas e das perplexidades a que as respostas vão dando origem.

II. A maiêutica é a arte de se chegar à verdade e às evidências, que, de acordo com Sócrates, constituem os “princípios” ou “as verdades eternas”; nesse caso, o diálogo, como fonte de ideias, é o ingrediente essencial dessa arte.

III. A segunda parte do método socrático, a Ironia, configura- se como geradora das ideias. É o momento em que o interlocutor do mestre chega às suas conclusões verdadeiras.

IV. Utilizando seu método, Sócrates, diante de um adversário, assumia humildemente a posição de aprendiz e ia multiplicando as perguntas até fazer com que seu oponente caísse em contradição, obrigando-o à confissão humilhante de sua ignorância.

Estão corretas APENAS:

A
III e IV.
B
II e IV.
C
I, II e IV.
D
I, II e III.
E
I e III.
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PUC - PR 2012 - Filosofia

No dia 20 de junho de 2012, a estudante Brittany Trilford, neozelandesa de 17 anos, fez um apelo aos chefes de Estado e governo que se reuniram na Rio+20. Dizia ela: “Estamos todos conscientes de que o relógio está batendo e o tempo passando rapidamente. Vocês têm 72 horas para decidir o futuro de suas crianças, minhas crianças e netos. E eu dou a partida no relógio agora...tic tac, tic tac...” Fonte: http://imguol.com/2012/06/20/20jun2012. Acesso em 24 de junho de 2012.

Considere a declaração da estudante e o pensamento dos filósofos abaixo indicados. Marque, em seguida, a alternativa CORRETA.

A
A estudante se reconhece capaz de transformar a vida das futuras gerações, o que equivale à afirmação de Sócrates de que a sabedoria está no reconhecimento da ignorância.
B
Ao se preocupar com a passagem do tempo a estudante faz lembrar Rousseau. Segundo este filósofo, a bondade do homem se deteriora com o tempo.
C
Não existe nenhuma relação entre o apelo da estudante e as teorias filosóficas dos autores indicados, pois sistemas filosóficos em nada têm a ver com o meio ambiente e responsabilidade sobre ele.
D
O apelo feito pela estudante se aproxima da ideia do filósofo Hans Jonas, que, em sua obra O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica defende uma ação ética que sempre deve levar em consideração as futuras gerações.
E
Da afirmação de Brittany Trilford infere-se que o que está sendo feito para modificar a realidade ambiental é suficiente para garantir o futuro sustentável das próximas gerações.
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PUC - PR 2014 - Filosofia - Filosofia e a Grécia Antiga, Sócrates e a Maiêutica

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas CORRETAS.

Leia os enunciados abaixo a respeito do pensamento filosófico de Sócrates.

I. O texto Apologia de Sócrates, cujo autor é Platão, apresenta a defesa de Sócrates diante das acusações dos atenienses, especialmente, os sofistas, entre os quais está Meleto.

II. Sócrates dispensa a ironia como método para refutar as acusações e calúnias sofridas no processo de seu julgamento.

III. Entre as acusações que Sócrates recebe está a de “corromper a juventude”.

IV. Sócrates é acusado de ensinar as coisas celestes e terrenas, a não acreditar nos deuses e a tornar mais forte a razão mais débil.

V. Sócrates nega que seus acusadores são ambiciosos e resolutos e, em grande número, falam de forma persuasiva e persistente contra ele.
A
II, IV e V.
B
I, III e IV.
C
I, III e V.
D
II, III e V.
E
I, II e III.
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PUC - PR 2014 - Filosofia - Ética e Liberdade, Conceitos Filosóficos

A preocupação sobre o futuro da natureza e a ação da civilização tecnológica apresenta-se como traços constitutivos do pensamento de Hans Jonas. Neste sentido, o princípio responsabilidade pretende superar as éticas tradicionais, as quais o autor chama de “éticas da similitude". A respeito da reflexão ética de Hans Jonas, assinale a alternativa INCORRETA.

A
A responsabilidade não tem nenhuma implicância e relevância com relação às futuras gerações, associando-se, assim, com a ética de Kant.
B
A responsabilidade adquire uma nova dimensão pela técnica que as éticas tradicionais (por exemplo, a ética aristotélica) não comportam, uma vez que estas não apontam para as consequências futuras.
C
As éticas tradicionais primam pelo antropocentrismo, tornando-se, assim, um problema, pois não buscam um fim imanente também na natureza.
D
A responsabilidade pelas futuras gerações e pelo todo orgânico são elementos fundamentais na proposta ética de Hans Jonas.
E
A responsabilidade não pode ser uma relação recíproca, uma vez que tal relação se move incidindo numa ética futurista.
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PUC - PR 2014 - Filosofia - Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), A Política

A partir da teoria contratualista de Rousseau, assinale a alternativa que representa aquilo que o filósofo de Genebra pretende defender na obra.       

                                                                            FILOSOFIA
Leia o fragmento a seguir, extraído do Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Rousseau:

“É do homem que devo falar, e a questão que examino me indica que vou falar a homens, pois não se propõem questões semelhantes quando se teme honrar a verdade. Defenderei, pois, com confiança a causa da humanidade perante os sábios que a isso me convidam e não ficarei descontente comigo mesmo se me tornar digno de meu assunto e de meus juízes”.

(ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.159.)
A
Que a desigualdade social é permitida pela lei natural e, portanto, o Estado não é responsável pelo conflito social.
B
Que a desigualdade social é autorizada pela lei natural, ou seja, que a natureza não se encontra submetida à lei.
C
Que no estado natural existe apenas o direito de propriedade.
D
Que a desigualdade moral ou política é uma continuidade daquilo que já está presente no estado natural.
E
Que há, na espécie humana, duas espécies de desigualdade: a primeira, natural, e a segunda, moral ou política.