Questõessobre O Sujeito Moderno
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa
prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente." (Freire, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores
Associados: Cortez, 1989. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo;) 4, p. 9.
Considerando a relação entre linguagem e realidade, é CORRETO afirmar que
Ao lado da ciência, têm sido desenvolvidas outras formas de conhecimento que a imitam, mas não
possuem os mesmos fundamentos (pseudociências), ou a negam, baseadas no conhecimento do
senso comum ou da fé (negacionismos). Sobre esse assunto, considere as sentenças abaixo e
marque a CORRETA.
Observe o cartoon e leia o texto a seguir:
Causa espanto que, recentemente, tenha ocorrido discussões a respeito da forma do planeta Terra.
Esse espanto se deve ao fato de que, há muito tempo, já conhecemos a forma esférica do nosso
planeta. Tal conhecimento se deve a observações astronômicas, cálculos matemáticos, experimentos
dentro e fora de laboratórios, entre outros procedimentos.
Existe uma forma de conhecimento que se vale desses procedimentos para comprovar a veracidade
de fenômenos físicos. Estamos tratando da/o
Observe o cartoon e leia o texto a seguir:
Causa espanto que, recentemente, tenha ocorrido discussões a respeito da forma do planeta Terra. Esse espanto se deve ao fato de que, há muito tempo, já conhecemos a forma esférica do nosso planeta. Tal conhecimento se deve a observações astronômicas, cálculos matemáticos, experimentos dentro e fora de laboratórios, entre outros procedimentos.
Existe uma forma de conhecimento que se vale desses procedimentos para comprovar a veracidade
de fenômenos físicos. Estamos tratando da/o
Em A morte de Ivan Hitch, Tolstoi descreve com
detalhes repulsivos o terror de encarar a morte
iminente. llitch adoece depois de um pequeno acidente
e logo compreende que se encaminha para o fim de
modo impossível de parar. “Nas profundezas de seu
coração, ele sabia estar morrendo, mas em vez de se
acostumar com a ideia, simplesmente não o fazia e não
conseguia compreendê-la".
KAZEZ. J. O peso das coisas: filosofia para o bem-viver. Rio de Janeiro. Tinta Negra 2004
O texto descreve a experiência do personagem de Tolstoi
diante de um aspecto incontornável de nossas vidas.
Esse aspecto foi um tema central na tradição filosófica
Adão, ainda que supuséssemos que suas faculdades
racionais fossem inteiramente perfeitas desde o inicio,
não poderia ter inferido da fluidez e transparência da
água que ela o sufocaria, nem da luminosidade e calor
do fogo que este poderia consumi-lo. Nenhum objeto
jamais revela, pelas qualidades que aparecem aos
sentidos, nem as causas que o produziram, nem os
efeitos que dele provirão; e tampouco nossa razão é
capaz de extrair, sem auxilio da experiência, qualquer
conclusão referente à existência efetiva de coisas ou
questões de fato.
HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento humano. São Paulo. Unesp, 2003.
Segundo o autor, qual é a origem do conhecimento humano?
O pensamento científico tem a característica de
apresentar uma capacidade em evoluir a mentalidade e o
conhecimento do ser humano. Mesmo que, às vezes, ele
passe por algumas mutações, deve-se sempre buscar a
verdade. A construção do conhecimento científico nos
trouxe até a atual realidade da humanidade. A ciência tem
um papel fundamental dentro da sociedade, por isso deve
ser expandida a todos. Graças a ela, descobrimos novos
modelos e alternativas para entender os processos
naturais, sociais e exatos que cercam o nosso cotidiano.
Disponível em:
<https://www.resumoescolar.com.br/filosofia/a-construcao-do-conhecimento-cientifico/>.
Acesso em: 4 ago. 2018.
A verdade na filosofia escolástica, de São Tomás de
Aquino, expressa-se na ideia
A respeito da natureza e funções concernentes às atividades artísticas no decorrer da História das artes, pode-se afirmar:
De acordo com a filosofia moderna, havia o entendimento de
que a _________era a chave para todas as respostas em
relação aos fenômenos naturais e sociais. Entretanto, com os
adventos da I e da II Guerra Mundial, do avanço da tecnologia e
da ciência, a forma de pensar e obter respostas foram mudando.
De acordo com o texto, a alternativa que completa corretamente
a lacuna é
O Renascimento foi uma volta deliberada que propunha a
ressurreição consciente do passado, considerado, naquele
momento, como fonte de inspiração e modelo de civilização.
Esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem
e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural,
conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
Sobre esse período histórico da humanidade, pode-se afirmar:
“Portanto, deve-se dizer que como a lei escrita não dá força ao direito natural, assim também não pode diminuir-lhe nem suprimir-lhe a força; pois, a vontade humana não pode mudar a natureza. Portanto, se a lei escrita contém algo contra o direito natural, é injusta e não tem força para obrigar. Pois, só há lugar para o direito positivo, quando, segundo o direito natural, é indiferente que se proceda de uma maneira ou de outra, como já foi explicado acima. Por isso, tais textos não hão de chamar leis, mas corrupções da lei, como já se disse. E portanto, não se deve julgar de acordo com elas.”
Tomás de Aquino, Suma Teológica, II, Questão 60, Art. 5.
Com base na passagem acima, é correto afirmar que
“Portanto, deve-se dizer que como a lei escrita não dá força ao direito natural, assim também não pode diminuir-lhe nem suprimir-lhe a força; pois, a vontade humana não pode mudar a natureza. Portanto, se a lei escrita contém algo contra o direito natural, é injusta e não tem força para obrigar. Pois, só há lugar para o direito positivo, quando, segundo o direito natural, é indiferente que se proceda de uma maneira ou de outra, como já foi explicado acima. Por isso, tais textos não hão de chamar leis, mas corrupções da lei, como já se disse. E portanto, não se deve julgar de acordo com elas.”
Tomás de Aquino, Suma Teológica, II, Questão 60, Art. 5.
Com base na passagem acima, é correto afirmar que
Em uma significativa passagem da tragédia Macbeth, de
Shakespeare, seu personagem principal declara: “Ouso tudo
o que é próprio de um homem; quem ousa fazer mais do que
isso não o é”. De acordo com muitos intérpretes, essa
postura revela, com extraordinária clareza, toda a audácia da
experiência renascentista.
Com relação à cultura humanista, é correto afirmar que
Em uma significativa passagem da tragédia Macbeth, de Shakespeare, seu personagem principal declara: “Ouso tudo o que é próprio de um homem; quem ousa fazer mais do que isso não o é”. De acordo com muitos intérpretes, essa postura revela, com extraordinária clareza, toda a audácia da experiência renascentista.
Com relação à cultura humanista, é correto afirmar que
Esta imagem integra o manuscrito de uma das mais notáveis
obras da cultura medieval. A alternativa que melhor
caracteriza o documento é:
Esta imagem integra o manuscrito de uma das mais notáveis
obras da cultura medieval. A alternativa que melhor
caracteriza o documento é:
Considere o texto a seguir sobre o paradigma da Modernidade.
Não nos esqueçamos de outra não menos importante verdade histórica: a Revolução Científica
foi profetizada por Bacon, realizada por Galileu, tematizada por Descartes, mas só concluída e
sistematizada por Newton.
(JAPIASSU, HIlton. Como Nasceu a Ciência Moderna. Rio de Janeiro: Imago, 2007, p. 112. Adaptado.)
O autor acima retrata, com singularidade, alguns dos expoentes do pensamento moderno. Sobre esse
assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Considere o texto a seguir sobre o paradigma da Modernidade.
Não nos esqueçamos de outra não menos importante verdade histórica: a Revolução Científica foi profetizada por Bacon, realizada por Galileu, tematizada por Descartes, mas só concluída e sistematizada por Newton.
(JAPIASSU, HIlton. Como Nasceu a Ciência Moderna. Rio de Janeiro: Imago, 2007, p. 112. Adaptado.)
O autor acima retrata, com singularidade, alguns dos expoentes do pensamento moderno. Sobre esse
assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Atente ao texto a seguir sobre o nascimento da Ciência Moderna:
O nascimento da Ciência Moderna fica incompreensível sem o trabalho crítico dos filósofos, que
desmontaram as ideias teóricas do aristotelismo e do geocentrismo ptolomaico, rompendo com
esses esquemas considerados caducos para quem precisava definir o homem por sua liberdade
ou autonomia.
(JAPIASSU, Hilton. Como Nasceu a Ciência Moderna. Rio de Janeiro: Imago, 2007, p. 37.)
O texto acima retrata, com clareza, a significância do trabalho crítico dos filósofos no plano do
conhecimento científico moderno. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Atente ao texto a seguir sobre o nascimento da Ciência Moderna:
O nascimento da Ciência Moderna fica incompreensível sem o trabalho crítico dos filósofos, que desmontaram as ideias teóricas do aristotelismo e do geocentrismo ptolomaico, rompendo com esses esquemas considerados caducos para quem precisava definir o homem por sua liberdade ou autonomia.
(JAPIASSU, Hilton. Como Nasceu a Ciência Moderna. Rio de Janeiro: Imago, 2007, p. 37.)
O texto acima retrata, com clareza, a significância do trabalho crítico dos filósofos no plano do conhecimento científico moderno. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Um dos traços que caracterizou o
Renascimento europeu foi o desenvolvimento
das línguas vernáculas modernas, que
gradualmente foram substituindo o latim como
língua da ciência, da literatura, do direito e da
religião.
O surgimento do pensamento moderno se dá com a mudança de paradigma. Enquanto os medievais
trabalharam a filosofia a partir do teocentrismo, os modernos trabalharam a filosofia a partir do antropocentrismo;
os primeiros, seguindo os gregos, se interessaram pelo ser e sua contemplação, ao passo que os segundos, ao
se voltarem para o homem, se preocuparam com o conhecimento e a questão do método. Assim, nota-se que a
filosofia greco-medieval tinha uma preocupação ontológica, e a filosofia moderna, gnoseológica. Frente ao
exposto, verifica-se que as principais tendências em explicar o conhecimento na modernidade foram
Tomás de Aquino, filósofo cristão que viveu no
século XIII, afirma: a lei é uma regra ou um preceito
relativo às nossas ações. Ora, a norma suprema dos
atos humanos é a razão. Desse modo, em última
análise, a lei está submetida à razão; é apenas uma
formulação das exigências racionais. Porém, é mister
que ela emane da comunidade, ou de uma pessoa que
legitimamente a representa.
GILSON, E.; BOEHNER, P. História da filosofia cristã.
Petrópolis: Vozes, 1991 (adaptado).
No contexto do século XIII, a visão política do filósofo
mencionado retoma o
Se com efeito, a existência precede a essência, não será nunca possível referir uma explicação a uma natureza
humana dada e imutável, por outras palavras, não há um determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade, o
homem está condenado a ser livre. Condenado, não porque não se criou a si próprio, mas uma vez lançado no
mundo é responsável por tudo quanto fizer. A liberdade, dentro da visão existencial, caracteriza-se pela
possibilidade do ser Para-Si, um ser de consciência capaz de planejar suas realizações, sem que haja conteúdos
dados, ou inatos que o impulsionariam para esta ou aquela realização.
CHAUI, MARILENA. Convite à Filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002.
Sartre, em um de seus mais conhecidos aforismos, dizia “Eu estou condenado a ser livre”, já que, nesta ausência
de essência da consciência, esta se vê obrigada a projetar, a construir-se, já que a única escolha que não se pode
fazer é a de não ser livre. O ser livre só pode existir porque:
O homem é também um ser-em-si, é aquele que se projeta, se lança para o futuro e faz de suas escolhas, suas
responsabilidades.
Com a publicação da obra Crítica da Razão Pura, em 1781, Kant inaugura a terceira fase do Aufklärung –
do Iluminismo.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a descrição feita por Kant de como deve ser a sua
época.
Com a publicação da obra Crítica da Razão Pura, em 1781, Kant inaugura a terceira fase do Aufklärung – do Iluminismo.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a descrição feita por Kant de como deve ser a sua época.