Questão 9d71211a-5f
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Adão, ainda que supuséssemos que suas faculdades
racionais fossem inteiramente perfeitas desde o inicio,
não poderia ter inferido da fluidez e transparência da
água que ela o sufocaria, nem da luminosidade e calor
do fogo que este poderia consumi-lo. Nenhum objeto
jamais revela, pelas qualidades que aparecem aos
sentidos, nem as causas que o produziram, nem os
efeitos que dele provirão; e tampouco nossa razão é
capaz de extrair, sem auxilio da experiência, qualquer
conclusão referente à existência efetiva de coisas ou
questões de fato.
HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento humano. São Paulo. Unesp, 2003.
Segundo o autor, qual é a origem do conhecimento humano?
Adão, ainda que supuséssemos que suas faculdades
racionais fossem inteiramente perfeitas desde o inicio,
não poderia ter inferido da fluidez e transparência da
água que ela o sufocaria, nem da luminosidade e calor
do fogo que este poderia consumi-lo. Nenhum objeto
jamais revela, pelas qualidades que aparecem aos
sentidos, nem as causas que o produziram, nem os
efeitos que dele provirão; e tampouco nossa razão é
capaz de extrair, sem auxilio da experiência, qualquer
conclusão referente à existência efetiva de coisas ou
questões de fato.
HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento humano. São Paulo. Unesp, 2003.
Segundo o autor, qual é a origem do conhecimento humano?
A
A potência inata da mente.
B
A revelação da inspiração divina.
C
O estudo das tradições filosóficas.
D
A vivência dos fenômenos do mundo.
E
O desenvolvimento do raciocínio abstrato.
Gabarito comentado
Athos VieiraHistoriador, Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ e Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ
O britânico David Hume foi um dos mais importantes filósofos conhecidos como Empiristas. Tal pensamento compreende que o homem somente pode conhecer aquilo que ele experiência, que ele vivencia. Os sentidos e a experiência darão o material sobre o qual o pensamento poderá desenvolver-se.Tal pensamento questionava e mantinha certa reserva dos pensamentos exclusivamente abstratos, de inspiração divina ou mesmo que inata à mente.
Gabarito do Professor: Letra D.
Gabarito do Professor: Letra D.