Questõessobre A Razão e seus Sentidos

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ENEM 2020 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

Será que as coisas lhe pareceriam diferentes se, de fato, todas elas existissem apenas na sua mente — se tudo o que você julgasse ser o mundo externo real fosse apenas um sonho ou alucinação gigante, de que você jamais fosse despertar? Se assim fosse, então é claro que você nunca poderia despertar, como faz quando sonha, pois significaria que não há mundo "real" no qual despertar. Logo, não seria exatamente igual a um sonho ou alucinação normal. 

NAGEL, T. Uma breve introdução à filosofia São Paulo: Martins Fontes, 2011

O texto confere visibilidade a uma doutrina filosófica contemporânea conhecida como: 

A
Personalismo, que vincula a realidade circundante aos domínios do pessoal.
B
Falsificacionismo, que estabelece ciclos de problemas para refutar uma conjectura.
C
Falibilismo, que rejeita mecanismos mentais para sustentar uma crença inequívoca.
D
Idealismo, que nega a existência de objetos independentemente do trabalho cognoscente.
E
Solipsismo, que reconhece limitações cognitivas para compreender uma experiência compartilhada.
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UFU-MG 2019 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

Quando olhamos em torno de nós na direção dos objetos externos e consideramos a ação das causas, não somos jamais capazes, a partir de um único caso, de descobrir algum poder ou conexão necessária, alguma qualidade que ligue o efeito à causa e torne um a consequência infalível do outro como, por exemplo, o impulso de uma bola de bilhar é acompanhado pelo movimento da segunda. Eis tudo o que se manifesta aos sentidos externos.
HUME, David. Investigação acerca do entendimento humano. In: Os Pensadores. Tradução: AIEX, A. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 76.

Considerando-se o excerto acima, segundo Hume, o que permite que o entendimento humano seja alcançado é a suposição de que as causas e os efeitos dos acontecimentos sejam conhecidos. Nesse sentido, é correto afirmar que esse conhecimento é consequência

A
da razão.
B
da causa.
C
do efeito.
D
do hábito.
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UENP 2016 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos, O Sujeito Moderno

Com a publicação da obra Crítica da Razão Pura, em 1781, Kant inaugura a terceira fase do Aufklärung – do Iluminismo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a descrição feita por Kant de como deve ser a sua época.

A
De crença e imaturidade.
B
De crítica e esclarecimento.
C
De ilusão e menoridade.
D
De opressão e manipulação.
E
De submissão e dominação.
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UNIOESTE 2017 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

O filósofo alemão Immanuel Kant formulou, na Crítica da Razão Pura, uma divisão do conhecimento e acesso da razão aos fenômenos. Fenômenos não são coisas; eles nomeiam aquilo que podemos conhecer das coisas, através das formas da sensibilidade (Espaço e Tempo) e das categorias do entendimento (tais como Substância, Relação, Necessidade etc.). Assim, Kant afirma que o conhecimento humano é finito (limitado por suas formas e categorias). Como poderia haver, então, algum conhecimento universalmente válido? Ele afirma que tal conhecimento se formula num “juízo sintético a priori”. Juízos são afirmações; o adjetivo “sintéticos” significa que essas afirmações reúnem conceitos diferentes; “a priori”, por sua vez, indica aquilo que é obtido sem acesso à experiência dos fenômenos, antes deles e para que os fenômenos possam ser reunidos em um conhecimento que tenha unidade e sentido.

Com base nisso, indique a alternativa CORRETA.

A
Para Kant, o conhecimento humano é diretamente dado pela experiência das coisas, acessíveis pelos sentidos (visão, audição, etc.).
B
Juízos sintéticos a priori são afirmações de conhecimento cuja natureza é particular e que se altera caso a caso.
C
Se a Metafísica é o conhecimento da essência das coisas elas mesmas, Kant é, na Crítica da Razão Pura, um defensor da Metafísica, e não um defensor da finitude do conhecimento.
D
Para Kant, Espaço e Tempo são categorias do entendimento mediante as quais conhecemos os fenômenos.
E
Juízos sintéticos a priori permitem organizar o conhecimento, dando a ele validade universal e unicidade.
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ENEM 2018 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Linguagem e Pensamento, A Razão e seus Sentidos, A Consciência e os Limites do Conhecimento, O Sujeito Moderno

Quando analisamos nossos pensamentos ou ideias, por mais complexos e sublimes que sejam, sempre descobrimos que se resolvem em ideias simples que são cópias de uma sensação ou sentimento anterior. Mesmo as ideias que, à primeira vista, parecem mais afastadas dessa origem mostram, a um exame mais atento, ser derivadas dela.

HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1973.


Depreende-se deste excerto da obra de Hume que o conhecimento tem a sua gênese na

A
convicção inata.
B
dimensão apriorística.
C
elaboração do intelecto.
D
percepção dos sentidos.
E
realidade trascendental.
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ENEM 2018 - Filosofia - Ética e Liberdade, Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos, A Consciência e os Limites do Conhecimento, Em Busca da Verdade, O Sujeito Moderno, Razão: Inata ou Adquirida?

Jamais deixou de haver sangue, martírio e sacrifício, quando o homem sentiu a necessidade de criar em si uma memória; os mais horrendos sacrifícios e penhores, as mais repugnantes mutilações (as castrações, por exemplo), os mais cruéis rituais, tudo isto tem origem naquele instinto que divisou na dor o mais poderoso auxiliar da memória.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.


O fragmento evoca uma reflexão sobre a condição humana e a elaboração de um mecanismo distintivo entre homens e animais, marcado pelo(a)

A
racionalidade científica.
B
determinismo biológico.
C
degradação da natureza.
D
domínio da contingência.
E
consciência da existência.
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ENEM 2018 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

O filósofo reconhece-se pela posse inseparável do gosto da evidência e do sentido da ambiguidade. Quando se limita a suportar a ambiguidade, esta se chama equívoco. Sempre aconteceu que, mesmo aqueles que pretenderam construir uma filosofia absolutamente positiva, só conseguiram ser filósofos na medida em que, simultaneamente, se recusaram o direito de se instalar no saber absoluto. O que caracteriza o filósofo é o movimento que leva incessantemente do saber à ignorância, da ignorância ao saber, e um certo repouso neste movimento.

MERLEAU-PONTY, M. Elogio dafilosofia. Lisboa: Guimarães, 1998 (adaptado).


O texto apresenta um entendimento acerca dos elementos constitutivos da atividade do filósofo, que se caracteriza por

A
reunir os antagonismos das opiniões ao método dialético.
B
ajustar a clareza do conhecimento ao inatismo das ideias.
C
associar a certeza do intelecto à imutabilidade da verdade.
D
conciliar o rigor da investigação à inquietude do questionamento.
E
compatibilizar as estruturas do pensamento aos princípios fundamentais.
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UFPR 2018 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

Mas, logo em seguida, adverti que enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de abalar, julguei que podia aceitá-la, sem escrúpulo, como o primeiro princípio da Filosofia que procurava.

(DESCARTES. Discurso do método. Col. Os Pensadores. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Nova Cultural, 1991, p. 46.)


O texto citado corresponde a uma das passagens mais marcantes da filosofia de Descartes, um filósofo considerado por muitos intérpretes como o pai do racionalismo. Com base no texto e na ideia geral de racionalismo, é correto afirmar:

A
O racionalismo tem como garantia de verdade a experiência.
B
Descartes é um filósofo empirista, visto que faz experiências de pensamento.
C
Descartes inaugura um tipo de busca pela verdade que se ampara no exercício.
D
A expressão “penso, logo existo” é uma das suposições dos céticos sobre o conhecimento.
E
Descartes não buscava um princípio seguro, pois duvidava de todas as coisas.
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UFU-MG 2017 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

Leia a citação a seguir.

A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma direção estranha, continuem no entanto de bom grado menores durante toda a vida. São também as causas que explicam porque é tão fácil que os outros se constituam em tutores deles.

KANT, I. Resposta à pergunta: que é “Esclarecimento”? (Aufklarüng). In: ______. Textos seletos. Tradução de Raimundo Vier. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 64.

A menoridade de que fala Kant é a condição daqueles que não fazem o uso da razão. Essa condição evidencia a ausência

A
do idealismo necessário para a ampliação dos horizontes existenciais.
B
da autonomia para fazer uso próprio da razão sem a tutela de outrem.
C
da religião encarregada de fazer feliz o homem indigente de pensamento.
D
da ignorância, pois quem se deixa guiar pelos outros acerta sempre.
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UFU-MG 2017 - Filosofia - Mito e Filosofia, Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos, Filosofia e a Grécia Antiga

Nietzsche escreveu:

E vede! Apolo não podia viver sem Dionísio! O “titânico” e o “bárbaro” eram no fim de contas, precisamente uma necessidade tal como o apolíneo!

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 38.

Assinale a alternativa que descreve corretamente o dionisíaco e o apolíneo.

A
O dionisíaco é a personificação da razão grega; o apolínio equivale ao poder místico do uno primordial.
B
O dionisíaco é o homem teórico que personifica a sabedoria filosófica; o apolíneo é a natureza e suas forças demoníacas.
C
O dionisíaco é o instinto, a embriaguez e a força vital; o apolíneo é a racionalidade, o equilíbrio, a força figurativa.
D
O dionisíaco representa a força figurativa atuante na arte; o apolíneo representa a música primordial não objetivada.
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UFU-MG 2018, UFU-MG 2018 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

“Pois pensar e ser é o mesmo”

Parmênides, Poema, fragmento 3, extraído de: Os filósofos pré-socráticos. Tradução de Gerd Bornheim. São Paulo: Cultrix, 1993.

A proposição acima é parte do poema de Parmênides, o fragmento 3. Considerando-se o que se sabe sobre esse filósofo, que viveu por volta do século VI a.C., assinale a afirmativa correta.

A
Para compreender a realidade, é preciso confiar inteiramente no que os nossos sentidos percebem.
B
O movimento é uma característica aparente das coisas, a verdadeira realidade está além dele.
C
O verdadeiro sentido da realidade só pode ser revelado pelos deuses para aqueles que eles escolhem.
D
Tudo o que pensamos deve existir em algum lugar do universo.
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ENEM 2017 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possível neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveríamos, portanto, perguntar qual curso de conduta promoveria a maior quantidade de felicidade para todos aqueles que serão afetados.

RACHELS, J. Os elementos dafilosofia moral. Barueri-SP: Manole, 2006.


Os parâmetros da ação indicados no texto estão em conformidade com uma

A
fundamentação científica de viés positivista.
B
convenção social de orientação normativa.
C
transgressão comportamental religiosa.
D
racionalidade de caráter pragmático.
E
inclinação de natureza passional.
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UNESP 2015 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

A fonte do conceito de autonomia da arte é o pensamento estético de Kant. Praticamente tudo o que fazemos na vida é o oposto da apreciação estética, pois praticamente tudo o que fazemos serve para alguma coisa, ainda que apenas para satisfazer um desejo. Enquanto objeto de apreciação estética, uma coisa não obedece a essa razão instrumental: enquanto tal, ela não serve para nada, ela vale por si. As hierarquias que entram em jogo nas coisas que obedecem à razão instrumental, isto é, nas coisas de que nos servimos, não entram em jogo nas obras de arte tomadas enquanto tais. Sendo assim, a luta contra a autonomia da arte tem por fim submeter também a arte à razão instrumental, isto é, tem por fim recusar também à arte a dimensão em virtude da qual, sem servir para nada, ela vale por si. Trata-se, em suma, da luta pelo empobrecimento do mundo.
(Antonio Cícero. “A autonomia da arte”. Folha de S.Paulo, 13.12.2008. Adaptado.)
De acordo com a análise do autor,

A
a racionalidade instrumental, sob o ponto de vista da filosofia de Kant, fornece os fundamentos para a apreciação estética.
B
um mundo empobrecido seria aquele em que ocorre o esvaziamento do campo estético de suas qualidades intrínsecas.
C
a transformação da arte em espetáculo da indústria cultural é um critério adequado para a avaliação de sua condição autônoma.
D
o critério mais adequado para a apreciação estética consiste em sua validação pelo gosto médio do público consumidor.
E
a autonomia dos diversos tipos de obra de arte está prioritariamente subordinada à sua valorização como produto no mercado.
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UNESP 2017 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

   Todas as vezes que mantenho minha vontade dentro dos limites do meu conhecimento, de tal maneira que ela não formule juízo algum a não ser a respeito das coisas que lhe são claras e distintamente representadas pelo entendimento, não pode acontecer que eu me equivoque; pois toda concepção clara e distinta é, com certeza, alguma coisa de real e de positivo, e, assim, não pode se originar do nada, mas deve ter obrigatoriamente Deus como seu autor; Deus que, sendo perfeito, não pode ser causa de equívoco algum; e, por conseguinte, é necessário concluir que uma tal concepção ou um tal juízo é verdadeiro.

                                              (René Descartes. “Vida e Obra”. Os pensadores, 2000.)

Sobre o racionalismo cartesiano, é correto afirmar que

A
sua concepção sobre a existência de Deus exerceu grande influência na renovação religiosa da época.
B
sua valorização da clareza e distinção do conhecimento científico baseou-se no irracionalismo.
C
desenvolveu as bases racionais para a crítica do mecanicismo como método de conhecimento.
D

formulou conceitos filosóficos fortemente contrários ao heliocentrismo defendido por Galileu.

E
se tratou de um pensamento responsável pela fundamentação do método científico moderno.
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UFBA 2013 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

Com base na análise do texto de Santo Tomás de Aquino, pode-se afirmar:

AFilosofia, através da luz natural da razão, é capaz de produzir premissas para provar algumas verdades reveladas pela Ciência Sagrada.

A tudo isso respondo que foi necessário, para a salvação do homem, uma doutrina fundada na revelação divina, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão humana. Primeiro, porque o homem está ordenado a Deus como a um fim que ultrapassa a compreensão da razão, conforme afirma Isaías, 33,4: “Fora de tu, ó Deus, o olho não viu o que preparaste para os que te amam." Ora, o homem deve conhecer o fim ao qual deve ordenar as suas intenções e ações. Por isso se tornou necessário, para a salvação dos homens, que lhes fossem dadas a conhecer, por revelação divina, determinadas verdades que ultrapassam a razão humana.
Mesmo em relação àquelas verdades a respeito de Deus que podem ser investigadas pela razão, foi necessário que o homem fosse instruído pela revelação divina, pois essas verdades, ao serem investigadas pela razão, chegariam a poucas pessoas e mesmo assim só depois de muito tempo e com muitos erros. Entretanto, do conhecimento dessas verdades depende a salvação do homem, a qual está em Deus. Para que, pois, a salvação dos homens seja alcançada de maneira mais conveniente e segura foi necessário que fossem instruídos, a respeito das coisas divinas, pela divina revelação. Donde a necessidade de uma ciência sagrada, obtida pela revelação, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão. Por isso, nada impede que as mesmas coisas de que tratam as disciplinas filosóficas, na medida em que são cognoscíveis pela luz da razão natural, sejam tratadas por outra ciência, na medida em que são conhecidas pela luz da revelação divina. Por isso a teologia, enquanto ciência sagrada, difere da teologia que é parte da filosofia. (AQUINO. In: REZENDE, 2005, p. 97).





C
Certo
E
Errado
9f33982e-29
UFBA 2013 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

Com base na análise do texto de Santo Tomás de Aquino, pode-se afirmar:

O texto constitui uma exceção na História da Filosofia Medieval, a qual não está preocupada com as contradições entre a crença pela Fé e o saber pela Razão.

A tudo isso respondo que foi necessário, para a salvação do homem, uma doutrina fundada na revelação divina, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão humana. Primeiro, porque o homem está ordenado a Deus como a um fim que ultrapassa a compreensão da razão, conforme afirma Isaías, 33,4: “Fora de tu, ó Deus, o olho não viu o que preparaste para os que te amam." Ora, o homem deve conhecer o fim ao qual deve ordenar as suas intenções e ações. Por isso se tornou necessário, para a salvação dos homens, que lhes fossem dadas a conhecer, por revelação divina, determinadas verdades que ultrapassam a razão humana.
Mesmo em relação àquelas verdades a respeito de Deus que podem ser investigadas pela razão, foi necessário que o homem fosse instruído pela revelação divina, pois essas verdades, ao serem investigadas pela razão, chegariam a poucas pessoas e mesmo assim só depois de muito tempo e com muitos erros. Entretanto, do conhecimento dessas verdades depende a salvação do homem, a qual está em Deus. Para que, pois, a salvação dos homens seja alcançada de maneira mais conveniente e segura foi necessário que fossem instruídos, a respeito das coisas divinas, pela divina revelação. Donde a necessidade de uma ciência sagrada, obtida pela revelação, além das disciplinas filosóficas que são investigadas pela razão. Por isso, nada impede que as mesmas coisas de que tratam as disciplinas filosóficas, na medida em que são cognoscíveis pela luz da razão natural, sejam tratadas por outra ciência, na medida em que são conhecidas pela luz da revelação divina. Por isso a teologia, enquanto ciência sagrada, difere da teologia que é parte da filosofia. (AQUINO. In: REZENDE, 2005, p. 97).





C
Certo
E
Errado
72b3562b-60
UFLA 2008 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

“Conhecimento racional é a síntese que a razão realiza entre uma forma universal inata e um conteúdo particular oferecido pela experiência. O que existe como estrutura da razão é anterior à experiência. Assim, forma é aquilo sem o que não haveria percepção ou captação da experiência. A razão tem a percepção de todas as coisas como realidades espaciais e temporais. Assim, o espaço e o tempo existem em nossa razão antes e sem a experiência. O conhecimento da realidade como ela é em si, não é possível, mas pode ser conhecida a forma como ela (a realidade) se apresenta (fenômeno)”.

De acordo com o texto, assinale a alternativa CORRETA.

INSTRUÇÕES: Leia os textos das questões 25 e 26, que se refere a diferentes linhas filosóficas.

A
Espaço e tempo são formas inatas existentes na razão.
B
A forma universal inata é percebida na experiência.
C
A razão pode conhecer a realidade em si.
D
A realidade em si é a forma como ela se apresenta.
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UFF 2010 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

José Bonifácio de Andrada e Silva, homem público e cientista respeitado na Europa, desempenhou papel decisivo no processo de emancipação do Brasil. De ideias avançadas, defendeu a extinção do escravismo, a valorização da pequena e da média propriedade, o uso racional dos recursos naturais e a tese pioneira da preservação do meio ambiente. Ele achava que a finalidade última da ciência é contribuir para o bem da humanidade de modo racional e eficiente.

As ideias que influenciaram diretamente a formação intelectual e política de José Bonifácio estão contidas no

A
Naturalismo.
B
Iluminismo.
C
Renascimento.
D
Socialismo.
E
Jacobinismo.
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ENEM 2012 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos

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O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?

A
Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.
B
Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.
C
Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
D
Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.
E
Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.