Questão 97d7a432-e8
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O filósofo reconhece-se pela posse inseparável
do gosto da evidência e do sentido da ambiguidade.
Quando se limita a suportar a ambiguidade, esta se
chama equívoco. Sempre aconteceu que, mesmo aqueles
que pretenderam construir uma filosofia absolutamente
positiva, só conseguiram ser filósofos na medida em que,
simultaneamente, se recusaram o direito de se instalar no
saber absoluto. O que caracteriza o filósofo é o movimento
que leva incessantemente do saber à ignorância, da
ignorância ao saber, e um certo repouso neste movimento.
MERLEAU-PONTY, M. Elogio dafilosofia.
Lisboa: Guimarães, 1998 (adaptado).
O texto apresenta um entendimento acerca dos elementos
constitutivos da atividade do filósofo, que se caracteriza por
O filósofo reconhece-se pela posse inseparável do gosto da evidência e do sentido da ambiguidade. Quando se limita a suportar a ambiguidade, esta se chama equívoco. Sempre aconteceu que, mesmo aqueles que pretenderam construir uma filosofia absolutamente positiva, só conseguiram ser filósofos na medida em que, simultaneamente, se recusaram o direito de se instalar no saber absoluto. O que caracteriza o filósofo é o movimento que leva incessantemente do saber à ignorância, da ignorância ao saber, e um certo repouso neste movimento.
MERLEAU-PONTY, M. Elogio dafilosofia. Lisboa: Guimarães, 1998 (adaptado).
O texto apresenta um entendimento acerca dos elementos constitutivos da atividade do filósofo, que se caracteriza por
A
reunir os antagonismos das opiniões ao método
dialético.
B
ajustar a clareza do conhecimento ao inatismo das
ideias.
C
associar a certeza do intelecto à imutabilidade da
verdade.
D
conciliar o rigor da investigação à inquietude do
questionamento.
E
compatibilizar as estruturas do pensamento aos
princípios fundamentais.
Gabarito comentado
Athos VieiraHistoriador, Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ e Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ
Quando a autora afirma que o gosto da ambiguididade, que "se chama equívoco", é parte inseparável da prática filosófica, ela está afirmando o método filosófico de aceitar a ignorância para permitir o exercício investigativo que conduz ao conhecimento.
A única resposta é letra D.
As demais respostas se referem a métodos filosóficos como a dialética, o inatismo das ideias, mas não a elementos constitutivos da prática filosófica.
Gabrito: D
A única resposta é letra D.
As demais respostas se referem a métodos filosóficos como a dialética, o inatismo das ideias, mas não a elementos constitutivos da prática filosófica.
Gabrito: D