Questão 25dbc385-bf
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?
O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?
A
Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.
B
Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.
C
Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
D
Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.
E
Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.
Gabarito comentado
M
Michel MelloMestre em Filosofia (PUC-Rio), Mestre e Doutor em Filosofia (Universidade de Basel / Suiça)
Ao estudarmos Platão, vale a pena lembrar da célebre máxima do autor: soma sema, em grego, o corpo (soma) é uma prisão (sema). É o chamado dualismo platônico: existem duas formas de compreender o cosmos, uma corresponde ao pensável e por isso é real, a ideia, e a maneira verdadeira de fazê-lo; a outra é o mundo das sensações ou dos sentidos, das aparências, do particular, e por isso não é verdadeira. A afirmação do texto acima que diz que Platão é um herdeiro do pensamento de Parmênides está correta e aqui nos lembramos do próprio Parmênides, na obra Sobre a Natureza, um poema, que narra que as musas lhe mostraram dois caminhos: o da verdade, do pensamento, do Ser; e o da mentira, das sensações, do devir ou mutabilidade. Considerando isso e o texto acima, podemos inferir que:
A alternativa “a” está errada, pois um abismo intransponível entre o mundo sensível e o mundo inteligível ou das ideias seria algo contrário à ideia de relação entre eles, ainda que essa relação privilegie o pensamento ou mundo inteligível.
A alternativa “b” está claramente errada, tanto pelo texto que destaca a necessidade da prioridade do pensamento ou ideia sobre o objeto material quanto pelo brevíssimo resumo do pensamento de Platão acima; se existir em Platão algo privilegiado (e de fato há), esse é a ideia ou pensamento.
A alternativa “c” está errada, pois o que é inseparável é o pensamento verdadeiro da Verdade, já os sentidos e assim, os objetos materiais são completamente distintos das ideias, embora se possa estabelecer uma relação entre eles, conforme afirma o texto e vemos na obra de Platão.
A alternativa “d” está correta, pois o conhecimento vem através do pensamento, que é universal, já os objetos materiais nos chegam através das sentidos, que captam somente os particulares e não a verdade, segundo o filósofo da República. É o que chamamos acima de dualismo platônico.
A alternativa “e” está também claramente errada, tanto pelo texto acima que afirma que Platão concorda com Parmênides tanto pelo exposto sobre o pensamento do autor: a verdade está no pensamento, não nas coisas materiais.
A alternativa “a” está errada, pois um abismo intransponível entre o mundo sensível e o mundo inteligível ou das ideias seria algo contrário à ideia de relação entre eles, ainda que essa relação privilegie o pensamento ou mundo inteligível.
A alternativa “b” está claramente errada, tanto pelo texto que destaca a necessidade da prioridade do pensamento ou ideia sobre o objeto material quanto pelo brevíssimo resumo do pensamento de Platão acima; se existir em Platão algo privilegiado (e de fato há), esse é a ideia ou pensamento.
A alternativa “c” está errada, pois o que é inseparável é o pensamento verdadeiro da Verdade, já os sentidos e assim, os objetos materiais são completamente distintos das ideias, embora se possa estabelecer uma relação entre eles, conforme afirma o texto e vemos na obra de Platão.
A alternativa “d” está correta, pois o conhecimento vem através do pensamento, que é universal, já os objetos materiais nos chegam através das sentidos, que captam somente os particulares e não a verdade, segundo o filósofo da República. É o que chamamos acima de dualismo platônico.
A alternativa “e” está também claramente errada, tanto pelo texto acima que afirma que Platão concorda com Parmênides tanto pelo exposto sobre o pensamento do autor: a verdade está no pensamento, não nas coisas materiais.