Questão 937248bb-8b
Prova:IFN-MG 2024
Disciplina:Português
Assunto:Intertextualidade

A intertextualidade é conceituada como a “influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado”, de acordo com o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2009). Considerando essa definição, é possível afirmar que o texto 6 propõe:

Texto 5


É verdade esse bilete: memes e a disputa pela verdade


Rangel Ramiro Ramos







A fim de ficar em casa e assistir a sua série preferida, Gabriel Lucca, de 5 anos, escreveu um bilhete passando-se por sua professora e o entregou à sua mãe. Nele, o recado era de que não haveria aula no dia seguinte, e, para finalizar sua “arte", Gabriel pós-escreveu: “é verdade esse bilhete”. A mãe de Gabriel não se conteve e publicou, no dia 21 de agosto, uma foto do bilhete no Facebook.

Alguns dias depois, a frase “é verdade esse bilhete” já havia se tornado um bordão nacional. Artistas, empresas e internautas das mais variadas regiões do país começaram a escrever absurdidades assinando de brincadeira: “é verdade esse bilhete”. O meme “é verdade esse bilhete” – que, no universo memeal, pode ser entendido como um bordão ou uma catchphrase – popularizou-se por sua ironia, figura de linguagem de oposição, que segundo Chagas (2016) é característica dos memes de discussão pública. [...]


Disponível em: https://museudememes.com.br/e-verdade-esse-bilete-memes-e-a-disputa-pela-verdade. Acesso em: 18 jul. 2024.


Texto 6







Disponível em: https://museudememes.com.br/e-verdade-esse-bilete-memes-e-a-disputa-pela-verdade. Acesso em: 18 jul. 2024. 

A
Uma citação de trecho do bilhete do garoto Gabriel como forma de replicar o meme e os aspectos relacionados ao fato de o documento legal, muitas vezes, não ser obedecido.
B
Uma paráfrase do bilhete de Gabriel para enaltecer os direitos dos cidadãos apresentados pela Constituição Federal Brasileira, uma vez que há mudanças de muitos termos do bilhete, mas o conteúdo é reafirmado.  
C
Uma apresentação plagiada do bilhete do garoto Gabriel, ocultando totalmente a origem do verso, inclusive a caligrafia do menino, para usufruir da mesma repercussão nas redes sociais.
D
Uma alusão ao bilhete do garoto Gabriel como uma forma de criticar a proliferação de memes entre os jovens brasileiros e a falta de sentido desses textos.
E
Uma paródia do bilhete do garoto Gabriel em que a forma é mantida, mas há uma ruptura com o aspecto irônico trazido pelo texto original.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo