Interpretação de Textos

Interpretação de Textos
Camila Nunes
Fala, galerinha! O meu nome é Camila Nunes, mas os meus alunos costumam me chamar de Câmis. Sou professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação há mais de 10 anos e doutora na área pela UFRJ. Já deu para perceber que a minha atividade favorita é ler, certo? Um dos meus autores favoritos é o Mia Couto, de Literatura Africana. Estou aqui para te ajudar a conquistar a tão sonhada nota alta no vestibular. Vem comigo! Instagram - @heycamisnunes

Resumo sobre Interpretação de Textos

A interpretação de textos é uma das matérias mais desafiadoras da língua portuguesa. Isso porque ela consegue lidar, ao mesmo tempo, com todas as áreas da língua.

Para que se faça uma interpretação adequada, o aluno precisa atentar para os seguintes elementos: o tipo do texto, o gênero textual, a linguagem usada no texto, o público para quem aquele texto foi inicialmente direcionado e o veículo pelo qual aquele texto será distribuído.

Ao observar os tipos do texto, o aluno tem informações como a função básica daquele texto, os elementos linguísticos mais característicos dele (tais como tempo verbal, marcadores argumentativos, uso de algumas classes de palavras, etc).

Essa observação, quando unida à informação do gênero textual, faz com que o aluno possa entender qual é a real função social daquele texto e, dessa maneira, entender o tema nele abordado, a forma de abordagem do tema e as intenções autorais.

Caso o texto seja escrito por um autor famoso, buscar no texto algumas características corriqueiras da produção literária do autor também pode ajudar, em alguma medida. Isso faz com que a compreensão desses usos se aprofunde.

É importante também que o aluno observe o público para quem o texto foi direcionado, uma vez que ele também será um norteador para algumas escolhas textuais, tais como o tipo de linguagem. Contudo, vale ressaltar que o tipo de linguagem de um texto não só é definido pelo público, mas também pelo gênero, tipo e tema abordados no texto.

Identificar a linguagem do texto pode fazer com que o aluno interprete melhor as escolhas estruturais eleitas para aquela produção. Ao unir todas essas informações, o aluno consegue depreender melhor as intenções comunicativas de um texto.