Questõessobre Cultura e identidade nacional

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Foram encontradas 39 questões
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UFPR 2021 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

No livro Cultura: um conceito antropológico, o antropólogo Roque de Barros Laraia argumenta em favor da influência da cultura na constituição humana e na organização das sociedades. Segundo Laraia:

O tempo constitui um elemento importante na análise de uma cultura. Nesse mesmo quarto de século, mudaram-se os padrões de beleza. Regras morais que eram vigentes passaram a ser consideradas nulas: hoje uma jovem pode fumar em público sem que a sua reputação seja ferida. Ao contrário de sua mãe, pode ceder um beijo ao namorado em plena luz do dia. Tais fatos atestam que as mudanças de costumes são bastante comuns. Entretanto, elas não ocorrem com a tranquilidade que descrevemos. Cada mudança, por menor que seja, representa o desenlace de numerosos conflitos. Isso porque em cada momento as sociedades humanas são palco do embate entre as tendências conservadoras e as inovadoras. As primeiras pretendem manter os hábitos inalterados, muitas vezes atribuindo aos mesmos uma legitimidade de ordem sobrenatural. As segundas contestam a sua permanência e pretendem substituí-los por novos procedimentos.
(LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 96.)

A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. As maneiras de ver o mundo, os julgamentos de valor, hábitos e comportamentos sociais são produtos de uma herança cultural.
2. O caráter dinâmico da cultura e as tentativas de mudanças nos costumes colocam em risco a preservação dos sistemas culturais.
3. O etnocentrismo designa a tendência em considerar lógico e coerente apenas o próprio sistema cultural, atribuindo aos demais um alto grau de irracionalismo.
4. Os sistemas culturais de sociedades simples são estáticos enquanto que os de sociedades complexas como a nossa são dinâmicos.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
B
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
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ENEM 2021 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

    O torém dependia de organização familiar, sendo brincado por pessoas com vínculos de parentesco e afinidade que viviam no local. Era visto como uma brincadeira, um entretenimento feito para os próprios participantes e seus conhecidos. O tempo do caju era o pretexto para sua realização, sendo chamadas várias pessoas da região a fim de tomar mocororó, bebida fermentada do caju.

VALLE, C. G. O. Torém/Toré: tradições e invenção no quadro de multiplicidade
étnica do Ceará contemporâneo. In: GRÜNEWALD, R. A. (Org.). Toré: regime
encantado dos índios do Nordeste. Recife: Fundaj-Massangana, 2005.

O ritual mencionado no texto atribui à manifestação cultural de grupos indígenas do Nordeste brasileiro a função de

A
celebrar a história oficial.
B
estimular a coesão social.
C
superar a atividade artesanal.
D
manipular a memória individual.
E
modernizar o comércio tradicional.
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ENEM 2020 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Uma civilização é a entidade cultural mais ampla. As aldeias, as regiões, as etnias, as nacionalidades, os segmentos religiosos, todos têm culturas distintas em diferentes níveis de heterogeneidade cultural. A cultura de um vilarejo no sul da Itália pode ser diferente da de um vilarejo no norte da Itália, mas ambos compartilharam uma cultura italiana comum que os distingue de vilarejos alemães. As comunidades europeias, por sua vez, compartilharão aspectos culturais que as distinguem das comunidades chinesas ou hindus.

HUNTINGTON, S. P. O choque de civilizações. Rio de Janeiro: Objetiva,1997.

De acordo com esse entendimento, a civilização é uma construção cultural que se baseia na

A
atemporalidade dos valores universais.
B
globalização do mundo contemporâneo.
C
fragmentação das ações políticas.
D
centralização do poder estatal.
E
identidade dos grupos sociais.
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ENEM 2020 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

A agenda escolar 2008 convida os alunos das escolas municipais do Recife à leitura mensal de trechos de poemas dos 12 artistas agraciados com estátuas desde 2005. Dessa maneira, esses alunos tiveram acesso, em cada mês do ano, a informações sobre as personalidades retratadas no papel e no espaço público, lendo e discutindo seus versos e visitando as esculturas instaladas estrategicamente no centro da cidade. Trata-se, em suma, de uma pedagogia do espaço público que repousa no reconhecimento de personalidades e lugares simbólicos para a cidade. De acordo com a prefeitura, o itinerário poético seria uma maneira de fazer reconhecer talentos que embelezam os postais recifenses, além de estreitar laços do cidadão com a cultura.

MACIEL, C. A. A.; BARBOSA, D. T. Democracia, espaços públicos e imagens simbólicas
da cidade do Recife. In: CASTRO, I. E.; RODRIGUES, J. N.; RIBEIRO, R. W. (Org.). Espaços da democracia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013 (adaptado).

No texto, está descrita uma ação do poder público que coloca a paisagem como um fator capaz de contribuir para a

A
inclusão das minorias reprimidas.
B
consolidação dos direitos políticos.
C
redução de desigualdades de renda.
D
construção do sentimento de pertencimento.
E
promoção do crescimento da economia.
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UPE 2021 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Analise os textos a seguir:

TEXTO I
Saísse uma música para uma parada ou uma festa e lá estavam infalíveis as capoeiras à frente, gingando, piruetando, manobrando cacetes e exibindo navalhas.
SETTE, Mário. Maxambombas e Maracatus. Recife: FCCR, 1981, p. 87.

TEXTO II
Viva o Quarto,
Fora o Espanha!
Cabeça Seca
É que apanha!
Não venha,
chapéu de lenha!
Partiu,
Caiu,
Morreu,
Fedeu!
PEREIRA DA COSTA, F. A. Folclore Pernambucano: Subsídios para a História da Poesia Popular em Pernambuco. Separata da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Tomo LXX. Rio de Janeiro, 1908.

A capoeira é uma herança cultural de matriz africana, que influenciou a vida dos pernambucanos, e sua visibilidade nas manifestações populares contribuiu para a/o

A
formação de grupos marginalizados pela cultura.
B
criação do Balé Popular do Recife.
C
surgimento do frevo como dança popular do carnaval.
D
construção da igreja Nossa Senhora dos Pretos no centro do Recife.
E
fortalecimento das políticas de segurança pública por causa dos conflitos.
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ENEM 2020 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Entenda a crise na Ucrânia


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera ilegítima.


Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).


A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de

A
espaço vital.
B
limite fronteiriço.
C
estrutura bipolar.
D
identificação cultural.
E
autonomia econômica.
9d3023fa-5f
ENEM 2020 - Sociologia - Cultura e sociedade, Etnocentrismo e diversidade cultural, Cultura e identidade nacional

Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia. O abrasileiramento de termos franceses deu origem, por exemplo, ao saruê (soirée - reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière - para trás) e anavã (en avant — para frente).
Disponível em www.ebc.com.br Acesso em: 6 jul. 2015


A característica apresentada dessa manifestação popular resulta do seguinte processo socio-histórico:

A
Massificação da arte erudita.
B
Rejeição de hábitos elitistas.
C
Laicização dos rituais religiosos.
D
Restauração dos costumes antigos.
E
Apropriação de práticas estrangeiras.
69d86512-ff
UECE 2019 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

“‘Ser ou não índio’ não diz respeito à identificação biológica e muito menos jurídica, mas a um autorreconhecimento da identidade étnica, que não é natural, e sim construída nos processos de sociabilidades ligados tanto às culturas indígenas como às estratégias sociais e políticas em contextos urbanos.”


BARROSO, Milena Fernandes. Rotas críticas das mulheres
Sateré-Mawé no enfrentamento à violência doméstica:
novos marcadores de gênero no contexto indígena.
Manaus: EDUA, 2015, p.31.


Considerando o enunciado acima, assinale a opção que corresponde à correta definição da identidade étnica e social dos índios no Brasil.

A
Índios estão em extinção no Brasil, porque sua grande maioria não habita mais as florestas nem vive isolada da dinâmica da vida moderna: por esta razão, ao absorver valores da cidade, deixam de ser índios.
B
O poder de definir quem é índio ou não índio é do Estado e de suas instituições que atuam junto às áreas onde habitavam os índios, cuja identidade é possível afirmar a partir de critérios jurídicos do Estado.
C
No Brasil, os critérios definidores da identidade indígena estão vinculados à perspectiva biológica que sobrepõe aos demais fatores identitários, tais como os aspectos políticos e culturais de pertencimento identitário.
D
O texto nos convida a pensar em novos instrumentos capazes de romper, simultaneamente, com o conhecimento que leva a ver simplesmente a ideia do ser índio associada à população rural e à natureza.
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UPE 2016 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Observe a imagem a seguir:




Ela representa um tipo de arte pernambucana ainda presente nos dias atuais e reflete um movimento de cultura popular, que ganhou visibilidade na década de 1970. Além disso, esse movimento significou um reordenamento dos valores e hábitos de uma parcela da população pernambucana lembrada pela desigualdade social, produzida ao longo da história brasileira. 

Assim, é CORRETO afirmar que a imagem é uma produção do seguinte movimento cultural pernambucano:

A
Boca do Lixo
B
Mangue Beat
C
Ribeira
D
Xilográfico
E
Armorial
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UPE 2016 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Leia o texto a seguir:

(...) resultante de uma pluralidade de formas de intercâmbio entre diversos modos culturais – cultura erudita, popular, empresarial, etc. – que geram processos de adaptação, assimilação, empréstimo, sincretismo, interpretação, resistência (...), ou rejeição de componentes de um sistema identitário por um outro sistema identitário. Modos culturais compósitos, como óperas montadas em estádios de futebol, espetáculos de dança moderna apoiados em manifestações de origem popular, como jazz, etc. (...).

COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural. 3. ed. São Paulo: FAPESP/ Iluminuras, 2004, p. 36.

Sobre o processo cultural descrito no texto, é CORRETO afirmar que

A
os fatores endógenos são as causas desse processo cultural.
B
a característica fundamental desse processo cultural é a fusão de valores, hábitos e costumes entre diferentes grupos sociais.
C
as mudanças ocorrem rapidamente, já no primeiro contato dos traços culturais de dois ou mais grupos sociais.
D
o processo de aprendizagem interna dos elementos que compõem a cultura do grupo social caracteriza esse processo cultural.
E
o principal elemento constitutivo desse processo é a adoção, por parte de um indivíduo, de um traço cultural do seu grupo, por meio da imitação ou do comportamento copiado.
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UFPR 2019 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Considere o seguinte excerto do texto intitulado Adolescência em Samoa, da antropóloga Margaret Mead:

Nas partes mais remotas do mundo, sob condições históricas muito diferentes daquelas que fizeram Grécia e Roma florescer e declinar, grupos de seres humanos desenvolveram padrões de vida tão diferentes dos nossos que não podemos arriscar a conjectura de que iriam chegar algum dia às nossas próprias soluções. Cada povo primitivo escolheu um conjunto de valores humanos e moldou para si mesmo uma arte, uma organização social, uma religião, que são sua contribuição singular para a história do espírito humano. Samoa é apenas um desses padrões diversos e graciosos, mas, assim como viajante que um dia se afastou de casa é mais sábio que o homem que nunca foi além da soleira da própria porta, o conhecimento de outra cultura deveria aguçar nossa capacidade de esquadrinhar com mais sobriedade, de apreciar mais amorosamente, a nossa própria cultura.
(MEAD, Margaret. Adolescência em Samoa. In: CASTRO, Celso (org.). Cultura e personalidade: Ruth Benedict, Margaret Mead e Edward Sapir. Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 28.)

A partir dessa consideração feita pela autora, é correto afirmar:

A
A antropologia demonstra que as práticas culturais da ilha de Samoa, situada no Pacífico Sul, foram imprescindíveis na composição dos valores e da visão de mundo que orientou a formação das sociedades grega e romana.
B
Uma cultura não ocidental será de extrema importância para os estudos antropológicos, pelo fato de o isolamento geográfico permitir ao antropólogo o despojamento de seus referenciais e, por conseguinte, produzir uma ciência neutra, sem viés ideológico.
C
O estudo de nossa própria cultura está estreitamente vinculado aos padrões de sociabilidade das comunidades nativas aborígenes, daí a importância dos habitantes da ilha de Samoa para os estudos antropológicos no Ocidente.
D
Samoa constituiu um padrão importante de dinâmica social, e considerá-lo nas análises antropológicas é constatar que a etnografia precisa ser aprimorada, a fim de que a história das sociedades primitivas não seja relegada ao esquecimento com o avanço da civilização.
E
Observar as práticas culturais e todo o sistema de valores de uma sociedade que estruturalmente diferencia-se dos padrões referenciais de quem observa permite não só compreender as dinâmicas sociais dos grupos observados como também refletir sobre as categorias de análise que possibilitam a mesma observação.
546131b4-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Etnocentrismo é a tendência de julgar outras culturas exclusivamente com base nos padrões de uma cultura de referência.

“Já foi o tempo em que se admitia existirem sistemas culturais lógicos e sistemas culturais pré-lógicos. LevyBruhl, em seu livro A mentalidade primitiva, admitia mesmo que a humanidade podia ser dividida entre aqueles que possuíam um pensamento lógico e os que estavam numa fase pré-lógica. Tal afirmação não encontrou, por parte dos pesquisadores de campo, qualquer confirmação empírica. Todo sistema cultural tem a sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro. Infelizmente, a tendência mais comum é de considerar lógico apenas o próprio sistema e atribuir aos demais um alto grau de irracionalismo.” (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, p. 87).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o conceito de cultura, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
545e0f73-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

São denominadas de sistemas culturais pré-lógicos as organizações sociais que se estruturam em torno de valores afetivos e emocionais, como as famílias e as relações de amizade.

“Já foi o tempo em que se admitia existirem sistemas culturais lógicos e sistemas culturais pré-lógicos. LevyBruhl, em seu livro A mentalidade primitiva, admitia mesmo que a humanidade podia ser dividida entre aqueles que possuíam um pensamento lógico e os que estavam numa fase pré-lógica. Tal afirmação não encontrou, por parte dos pesquisadores de campo, qualquer confirmação empírica. Todo sistema cultural tem a sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro. Infelizmente, a tendência mais comum é de considerar lógico apenas o próprio sistema e atribuir aos demais um alto grau de irracionalismo.” (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, p. 87).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o conceito de cultura, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
545aba95-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Estudos científicos recentes comprovam que grupos sociais primitivos desenvolveram processos cognitivos inferiores aos processos lógicos empregados em sociedades complexas.

“Já foi o tempo em que se admitia existirem sistemas culturais lógicos e sistemas culturais pré-lógicos. LevyBruhl, em seu livro A mentalidade primitiva, admitia mesmo que a humanidade podia ser dividida entre aqueles que possuíam um pensamento lógico e os que estavam numa fase pré-lógica. Tal afirmação não encontrou, por parte dos pesquisadores de campo, qualquer confirmação empírica. Todo sistema cultural tem a sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para outro. Infelizmente, a tendência mais comum é de considerar lógico apenas o próprio sistema e atribuir aos demais um alto grau de irracionalismo.” (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, p. 87).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o conceito de cultura, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
5446e7c2-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

O futebol desperta as massas para uma adesão incondicional e um consumo compulsivo dos produtos anunciados pela publicidade feita por grandes marcas que financiam os jogos da Copa do Mundo.

“De quatro em quatro anos, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol, o Brasil praticamente pára diante da televisão, quando são batidos recordes de audiência. Além de gerar grande audiência televisiva, a Copa do Mundo gera um sentido daquilo que Durkheim chamou de ‘efervescência coletiva’ – isto é, ela nos faz sentir parte integrante de algo maior do que nós mesmos: a Seleção Brasileira, a Confederação Brasileira de Futebol, a própria sociedade brasileira. Por alguns dias, torcedores entusiastas transcendem suas preocupações cotidianas e experimentam grande prazer ao compartilhar os sentimentos e os valores de uma coletividade mais ampla. Em seu fervor, acabam banindo sentimentos acerca de sua própria finitude e têm um pequeno vislumbre da eternidade à medida que imergem em instituições que sobreviverão a eles e em feitos atléticos que serão lembrados por gerações futuras.” (BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bússula para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 395).

Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o tema identidades culturais, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
543e137a-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

O futebol pode ser interpretado sociologicamente como um fato social, portanto, organizado por meio de representações simbólicas.

“De quatro em quatro anos, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol, o Brasil praticamente pára diante da televisão, quando são batidos recordes de audiência. Além de gerar grande audiência televisiva, a Copa do Mundo gera um sentido daquilo que Durkheim chamou de ‘efervescência coletiva’ – isto é, ela nos faz sentir parte integrante de algo maior do que nós mesmos: a Seleção Brasileira, a Confederação Brasileira de Futebol, a própria sociedade brasileira. Por alguns dias, torcedores entusiastas transcendem suas preocupações cotidianas e experimentam grande prazer ao compartilhar os sentimentos e os valores de uma coletividade mais ampla. Em seu fervor, acabam banindo sentimentos acerca de sua própria finitude e têm um pequeno vislumbre da eternidade à medida que imergem em instituições que sobreviverão a eles e em feitos atléticos que serão lembrados por gerações futuras.” (BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bússula para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 395).

Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o tema identidades culturais, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
5443d364-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Somente os torcedores compartilham de sentimentos e valores de coletividade numa partida de futebol, portanto o futebol é um fenômeno próprio das comunidades e não das sociedades.

“De quatro em quatro anos, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol, o Brasil praticamente pára diante da televisão, quando são batidos recordes de audiência. Além de gerar grande audiência televisiva, a Copa do Mundo gera um sentido daquilo que Durkheim chamou de ‘efervescência coletiva’ – isto é, ela nos faz sentir parte integrante de algo maior do que nós mesmos: a Seleção Brasileira, a Confederação Brasileira de Futebol, a própria sociedade brasileira. Por alguns dias, torcedores entusiastas transcendem suas preocupações cotidianas e experimentam grande prazer ao compartilhar os sentimentos e os valores de uma coletividade mais ampla. Em seu fervor, acabam banindo sentimentos acerca de sua própria finitude e têm um pequeno vislumbre da eternidade à medida que imergem em instituições que sobreviverão a eles e em feitos atléticos que serão lembrados por gerações futuras.” (BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bússula para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 395).

Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o tema identidades culturais, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
5440fc31-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

O futebol desperta socialmente um tipo de experiência que pode ser comparada com a experiência religiosa. O jogo, portanto, pode ser considerado uma espécie de evento sagrado.

“De quatro em quatro anos, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol, o Brasil praticamente pára diante da televisão, quando são batidos recordes de audiência. Além de gerar grande audiência televisiva, a Copa do Mundo gera um sentido daquilo que Durkheim chamou de ‘efervescência coletiva’ – isto é, ela nos faz sentir parte integrante de algo maior do que nós mesmos: a Seleção Brasileira, a Confederação Brasileira de Futebol, a própria sociedade brasileira. Por alguns dias, torcedores entusiastas transcendem suas preocupações cotidianas e experimentam grande prazer ao compartilhar os sentimentos e os valores de uma coletividade mais ampla. Em seu fervor, acabam banindo sentimentos acerca de sua própria finitude e têm um pequeno vislumbre da eternidade à medida que imergem em instituições que sobreviverão a eles e em feitos atléticos que serão lembrados por gerações futuras.” (BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bússula para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 395).

Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o tema identidades culturais, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
543b3976-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

No Brasil, o futebol assume o caráter de uma experiência coletiva, expressando um estado de consciência diferente do individual.

“De quatro em quatro anos, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol, o Brasil praticamente pára diante da televisão, quando são batidos recordes de audiência. Além de gerar grande audiência televisiva, a Copa do Mundo gera um sentido daquilo que Durkheim chamou de ‘efervescência coletiva’ – isto é, ela nos faz sentir parte integrante de algo maior do que nós mesmos: a Seleção Brasileira, a Confederação Brasileira de Futebol, a própria sociedade brasileira. Por alguns dias, torcedores entusiastas transcendem suas preocupações cotidianas e experimentam grande prazer ao compartilhar os sentimentos e os valores de uma coletividade mais ampla. Em seu fervor, acabam banindo sentimentos acerca de sua própria finitude e têm um pequeno vislumbre da eternidade à medida que imergem em instituições que sobreviverão a eles e em feitos atléticos que serão lembrados por gerações futuras.” (BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bússula para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 395).

Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o tema identidades culturais, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
54123b75-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

As roupas são artefatos culturais fundamentais na formação e expressão das identidades femininas e masculinas.

“Gênero é um conceito formulado para tentar compreender como se organizam as relações sociais que se desenvolvem entre homens e mulheres. Ao contrário do sexo que, em princípio, pode ser pensado como biologicamente constituído, o gênero será sempre uma construção social, isto é, as formas como homens e mulheres comportam-se, pensam as atividades que exercem, o acesso ao conhecimento, ao poder, entre outras, estará relacionada a grupos sociais específicos, de sociedades específicas e em momentos históricos específicos.” (FEITOSA, Samara. A construção social do gênero. Curitiba: SEED. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/folhas/fr m_detalharFolhas.php?codInscri=4163&PHPSESSID=20 10062109491489>. Acesso em: 25/06/2010).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre as relações entre indivíduo e sociedade, assinale a alternativa correta
C
Certo
E
Errado