Questõessobre As cidades e os espaços urbanos

1
1
Foram encontradas 20 questões
e5f58363-6e
UPE 2021 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos

Observe a seguinte imagem:



Os Movimentos de Cultura Popular pernambucanos utilizaram as cenas retratadas por esse estilo artístico como pauta de mobilização e luta, questionando a

A
pouca atenção das políticas públicas em benefício dos ricos.
B
mobilização em prol de reformas nas políticas públicas para as artes.
C
ação de grupos de intelectuais na proteção da cultura do povo.
D
ausência de assistência da população socialmente invisível às políticas públicas.
E
criação de praças de cultura na cidade.
69f6879a-ff
UECE 2019 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos, Violência e conflitos urbanos

A forma moral e legal de violência, legitimada nas sociedades ocidentais contemporâneas, é a

A
civil, que se dá entre pessoas.
B
conjugal, que ocorre na esfera doméstica.
C
de Estado, por meio de repressão e confinamento.
D
dos educadores, que ocorre na escola.
69e17854-ff
UECE 2019 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos, Violência e conflitos urbanos

Leia, a seguir, parte da resenha crítica sobre a série televisiva “Olhos que Condenam”, dirigida por Ava Duvernay:


“Um fim de tarde em 19 de abril de 1989. Um grupo de aproximadamente 40 jovens e adolescentes se reúne espontaneamente para dar uma volta no Central Park, em Nova York. Poderia ser apenas um grupo jovem se divertindo juntos, correndo, pulando e brincando pelo parque, não fosse um detalhe: eram todos negros. Esse foi o ponto fundamental para a sequência de tragédias que decorreram naquela noite. Na mesma noite, Patricia Meilli, uma moça branca, foi correr no parque, porém, foi atacada e estuprada, sendo deixada inconsciente no mato. Desesperados para concluir este caso – que feria o cartão-postal de Nova York – a polícia do 24º batalhão decide arbitrariamente deter cinco jovens negros, com idade entre 14 e 16 anos, e decretá-los culpados pelo crime, mesmo sem provas”.


Disponível em: https://cinepop.com.br/critica-olhos-quecondenam-impactante-historia-real-precisa-ser-vista-portodos-215834. Acesso em 06/07/2019.


De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que a série revela

A
que a comunidade negra é a grande responsável pela criminalidade violenta nas sociedades contemporâneas, razão pela qual tornaram-se sujeitos criminalizáveis.
B
que a discriminação racial é ainda um dos maiores fatores para a acusação arbitrária e, a partir de uma história real, aponta o quanto a sociedade pouco evoluiu.
C
que a justiça atua de forma imparcial, independentemente de questões sociais, de classe e de raça que estabelecem hierarquias e discriminações sociais.
D
que todos são iguais perante a lei e que as formas de julgamento e punição se aplicam indistintamente na sociedade, independente da condição de cor e raça.
69d4c3d0-ff
UECE 2019 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos, Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

O inchaço das grandes cidades brasileiras, em decorrência da migração da população campesina, fez surgir realidades caóticas nas metrópoles. Em razão disso, importantes movimentos sociais urbanos surgem contestando a lógica político territorial brasileira, responsável por deixar milhões de pessoas em condições precárias, ou, até mesmo, sem moradia.


DIAS, Luan Guilherme; SILVA, Juvêncio Borges. Pensar,
Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 1-13, abr./jun. 2018, p. 5.
Disponível em:
https://periodicos.unifor.br/rpen/article/download/6450/pdf


Sobre movimentos sociais urbanos, é correto dizer que

A
são organizações governamentais criadas para mediar os interesses do Estado junto às populações moradoras das periferias das cidades, com objetivo de ajudá-las a conquistar seus direitos.
B
são movimentos populares, na cidade, que ajudam a transformar a realidade social, mobilizando a sociedade a partir de protestos e ou pressão ao círculo oficial do poder, visando garantir direitos sociais básicos.
C
seus objetivos fundamentais de criação e de existência, em todas as sociedades, são a cooperação e a cogestão dos interesses das populações urbanas e dos governos.
D
possuem relação harmoniosa com o Estado em função da relação de satisfação estabelecida entre a vontade coletiva e a dos grupos que dominam os recursos materiais da sociedade.
69c8755f-ff
UECE 2019 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos, Violência e conflitos urbanos

De acordo com o Relatório Final do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (2016), do total de mortes de adolescentes e jovens em Fortaleza, 50% se concentram em 20 bairros. O bairro com maior incidência é o Jangurussu, com 24 mortes, seguido do bairro Bom Jardim, com 20 homicídios de jovens. Os números mostram ainda que 52% desses homicídios concentram-se em apenas 20 dos 119 bairros de Fortaleza.

Fonte: https://www.al.ce.gov.br/phocadownload/relatoro_
primeiro_semestre.pdf


Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre violência e juventude:


( ) A criminalidade urbana, em todo Brasil e em Fortaleza, tem causas complexas, sendo uma delas a desigualdade social responsável pelos processos de segregação avançados entre os espaços da cidade.

( ) Embora pareça difusa, a violência urbana tem como público preferencial jovens, do sexo masculino, de cor preta ou parda e moradores de bairros das periferias. ( ) A violência urbana em Fortaleza afeta todos os moradores da cidade, sem distinção de classe social, raça, gênero ou bairros.

( ) A seletividade da violência sobre jovens estigmatizados também corresponde à seletividade penal, na medida em que seus corpos passam a ser atravessados por políticas de controle e de punição.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

A
V, V, F, V.
B
F, F, V, F.
C
F, V, V, V.
D
V, F, F, F.
4b008450-fe
UNICENTRO 2019 - Sociologia - Processo de urbanização, As cidades e os espaços urbanos

Assentados em favelas ou comunidades carentes populosas, muitas são obrigadas a trabalhar no mercado informal, em que estão sujeitos à exploração e têm que competir com moradores locais pelas poucas oportunidades de geração de renda disponível. No decorrer da história, a vida nas cidades já tem raízes na antiguidade, mas das cidades antigas às atuais, elas diferem muito.

A urbanização mudou o mundo de forma tão profunda e intensa em virtude de que as cidades

A
animam a polarização do trabalho, porém não proporcionam a diversidade necessária para os autores sociais.
B
encorajam o comércio, uma vez que produzem tudo que é consumido na proporção variável à sua população.
C
se voltam para o mundo exterior, por meio de múltiplos pontos de intersecção, interfaces e canais de comunicação.
D
estão em um permanente processo de estado de vir, entretanto não transformam as estruturas em função de outras mudanças.
E
se destacam por sua homogeneidade, pois atrai e congrega forasteiros e estabelece comparações linguísticas, religiosas e culturais.
34aa5525-fd
UNICENTRO 2016 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos, Violência e conflitos urbanos

De acordo com a Anistia Internacional: “Em 2012, 56.000 pessoas foram assassinadas no Brasil. Destas, 30.000 são jovens entre 15 a 29 anos e, desse total, 77% são negros. A maioria dos homicídios é praticado por armas de fogo, e menos de 8% dos casos chegam a ser julgados.” (CAMPANHA JOVEM... 2016).


A partir da análise do texto e da ilustração e dos conhecimentos sobre a questão da violência na sociedade atual, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) Os dados apresentados pela Anistia Internacional evidenciam a violência que os jovens negros são acometidos.
( ) Embora as mobilizações populares denunciem a violência sofrida pelos jovens negros, os culpados raramente são punidos.
( ) Tanto os dados da Anistia Internacional quanto a charge têm como intenção denunciar o envolvimento dos jovens negros nas ações criminosas.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V V V
B
V F V
C
F V V
D

V V F

E
F F F
13a27fb3-fd
UECE 2019 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos

Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente, constituindo, deste modo, fluxos migratórios.

No que diz respeito à migração no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.

A
Os fluxos migratórios são desencadeados por escolhas pessoais dos indivíduos em busca de novas aventuras culturais e de experiências de vida.
B
É uma política do Estado brasileiro que possibilita às famílias das várias regiões conhecer o País e buscar oportunidades de trabalho segundo as preferências de cada um.
C
O fator de maior influência nos fluxos migratórios no Brasil é de ordem econômica, ao forçar o deslocamento de indivíduos à procura de trabalho e de melhores condições de vida.
D
Os fluxos migratórios no Brasil revelam o desenvolvimento econômico do País ocasionado pelo aumento de intercâmbio de conhecimentos profissionais entre as regiões.
53fdb15c-fc
ENCCEJA 2018 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos


Se considerarmos valores culturais relacionados à melhoria da qualidade de vida nas cidades, veremos que o logotipo na Figura 1 e o anúncio na Figura 2 apresentam diferentes pontos de vista, pois ao

A
defender o uso de bicicletas, a Figura 1 aponta para um valor cultural individualista que acarretará aumento da poluição.
B
criticar o consumo de automóveis, a Figura 2 revela um valor cultural coletivo que provocará diminuição dos congestionamentos.
C
propor a troca de um carro por uma bicicleta, a Figura 1 representa um valor cultural coletivo de proteção ambiental.
D
promover o uso de automóveis, a Figura 2 reforça um valor cultural individualista de preservação da saúde dos cidadãos.
53e94daf-fc
ENCCEJA 2018 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos, Segregação socioespacial e políticas públicas urbanas

A política social praticada na maioria dos países industrializados visa compensar os efeitos perversos de outras políticas governamentais, implementadas com o propósito de gerar e acumular riquezas. Esses países, normalmente, contam com alguns programas que garantem compensações à perda de renda provocada por diferentes circunstâncias, como velhice, invalidez, viuvez, doença, maternidade, acidentes de trabalho, desemprego, crescimento familiar. Todos os cidadãos têm direito a estas compensações, embora elas alcancem apenas aqueles que foram vítimas de tais contingências.
ABRANCHES, S. H. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Zahar, 1989 (adaptado).

Essas compensações se destinam a garantir condições mínimas de subsistência àqueles com menor capacidade de gerar renda suficiente para o seu sustento e condições mínimas de bem-estar. Nesse sentido, podemos entender tais políticas sociais como

A
garantia universal de padrões mínimos de vida.
B
perpetuação de privilégios sociais de alguns cidadãos.
C
redução dos direitos universais dos homens.
D
extensão dos direitos de uma minoria a todas as classes sociais.
5407b3ca-dd
UEM 2010 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos

O impacto de enchentes, vendavais, tsunamis e vulcões sobre as populações afetadas tende a ser exagerado pela mídia, que transforma casos intermitentes e isolados em supostas tragédias que garantem notícias sensacionalistas.

“É comum, ao analisar as consequências das chamadas tormentas, perceber que, na maioria dos casos, a população com menor poder aquisitivo é a que mais sofre. (...) Em outras palavras, as classes menos favorecidas acabam ocupando áreas de risco como margens de rio, pedreiras abandonadas, beiras de barrancos ou montanhas, entre outras, que estão mais suscetíveis às catástrofes naturais.” (OCTAVIANO, Carolina. As consequências sociais das tormentas. Revista Eletrônica ComCiência, n.o 117, abril de 2010. Disponível em: <http://www.comciencia.br/handler.php?section=8&edicao=55&id=701>. Acesso em: 21/06/2010).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a estrutura urbana brasileira, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
5401c085-dd
UEM 2010 - Sociologia - Processo de urbanização, As cidades e os espaços urbanos

A configuração do espaço urbano se dá a partir de aspectos socioeconômicos, aumentando a vulnerabilidade de populações de baixa renda às condições do meio ambiente.

“É comum, ao analisar as consequências das chamadas tormentas, perceber que, na maioria dos casos, a população com menor poder aquisitivo é a que mais sofre. (...) Em outras palavras, as classes menos favorecidas acabam ocupando áreas de risco como margens de rio, pedreiras abandonadas, beiras de barrancos ou montanhas, entre outras, que estão mais suscetíveis às catástrofes naturais.” (OCTAVIANO, Carolina. As consequências sociais das tormentas. Revista Eletrônica ComCiência, n.o 117, abril de 2010. Disponível em: <http://www.comciencia.br/handler.php?section=8&edicao=55&id=701>. Acesso em: 21/06/2010).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a estrutura urbana brasileira, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
3eb0376f-c4
UEG 2018 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos, Violência e conflitos urbanos

A violência se apresenta como um dos problemas que atinge o mundo contemporâneo, de modo especial o Brasil. Atentados terroristas e a ação de francoatiradores se espalham por vários países; roubos, assassinatos, tiroteios e balas perdidas fazem parte do cotidiano das populações das grandes cidades e de várias outras de porte médio, no Brasil. Frente ao exposto, Verifica-se o seguinte:

A
O medo é um sentimento individual decorrente da proliferação da violência e, por isso, passa a exercer uma coerção social, cumprindo o papel de controle sobre a sociedade.
B
Tendo por base a teoria weberiana, a violência tem um significado compartilhado pelos membros da sociedade, que a tornam motivo de estudo sociológico.
C
De acordo com a teoria de Êmile Durkheim, a violência pode ser tomada como um objeto privilegiado de análise sociológica, pois apresenta todas as características do Fato Social; portanto, passa a exigir do cientista social uma explicação que extrapole o âmbito da índole de quem pratica atos de violência.
D
Segundo as teorias sociológicas contemporâneas, a violência faz parte do capital simbólico e se constitui como um produto das sociedades capitalistas.
E
O estudo da ética e da moral vai ser incorporado à análise sociológica para tornar possível uma explicação social que tenha por base a conduta dos indivíduos que praticam atos criminosos.
5ff122aa-b5
IF-PR 2017 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos, Violência e conflitos urbanos

A violência não está ligada somente à criminalidade. Analisar unicamente uma dimensão, significa permanecer apenas nas aparências da questão. A violência encontrase nas diferentes relações interpessoais, entre indivíduos e instituições, nas práticas repressivas do Estado, em tempos de crise, nos movimentos sociais, nos meios de comunicação, entre outros. Pierre Bourdieu, sociólogo francês (1930-2002), ao estudar os mecanismos que se configuram como forma de dominação, humilhação e exclusão social, utilizados por pessoas, grupos ou instituições, os denominou de:

A
Violência Causual.
B
Violência Simbólica.
C
Violência Patrimonial.
D
Violência Urbana.
7821ba8a-af
UFU-MG 2010 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos, Segregação socioespacial e políticas públicas urbanas

O movimento negro no Brasil, embora exista de fato desde a Colônia, teve seus avanços reais constituídos em políticas públicas a partir dos anos 1990.

Sobre as bandeiras, ações afirmativas e conquistas deste movimento, é INCORRETO afirmar que:

A
tornaram possível a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio.
B
pretendem contribuir para diminuir a distância socioeconômica entre negros e brancos no Brasil e um dos mecanismos para que isso ocorra é a instituição de cotas para negros na universidade.
C
relacionam-se a um movimento de políticas de identidade étnico-racial que denuncia a democracia racial brasileira como um mito.
D
pretendem indenizar economicamente os descendentes de escravos negros no Brasil.
c671802c-af
UFU-MG 2010, UFU-MG 2010, UFU-MG 2010 - Sociologia - Processo de urbanização, As cidades e os espaços urbanos

Leia o texto abaixo.



O trabalho, como as outras coisas que se compram e se vendem e cuja quantidade pode aumentar ou diminuir, tem o seu preço natural e o seu preço de mercado. [...] O preço natural do trabalho depende do preço dos produtos alimentares, bens de primeira necessidade e outros artigos necessários para o sustento dos trabalhadores e de sua família [...] O preço de mercado do trabalho é o preço realmente pago por ele com base na relação natural entre a oferta e a procura.


RICARDO, D. Princípios de economia política e de tributação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965, p. 103-104.



As ideias defendidas pelo autor integram o contexto de industrialização e urbanização na Europa ocidental na primeira metade do século XIX. Sobre este período, analise as seguintes afirmativas:


I - O postulado do liberalismo econômico se sustenta na defesa da propriedade privada e na economia de mercado, baseada na liberdade de comércio e de produção.

II - O incentivo à superpopulação era garantia de plena oferta de força de trabalho a baixos custos.

III - O nível dos salários dos trabalhadores corresponde sempre ao mínimo imprescindível para mantê-los vivos, permitindo-lhes perpetuar a espécie.

IV - Os trabalhadores conquistariam o controle do Estado e implantariam uma nova forma de governo, extinguindo a propriedade privada dos meios de produção.



Assinale a alternativa correta:

A
Apenas II e III estão corretas.
B
Apenas I e IV estão corretas.
C
Apenas I e III estão corretas.
D
Apenas III e IV estão corretas.
5ad2e1d7-0e
ENEM 2018 - Sociologia - Processo de urbanização, As cidades e os espaços urbanos, Cultura e sociedade, Segregação socioespacial e políticas públicas urbanas, Cultura e identidade nacional

Quer um conselho? Vá conhecer alguma coisa da terra e deixe os homens em paz... Os homens mudam, a terra é inalterável. Vá por aí dentro, embrenhe-se pelo interior e observe alguma coisa de proveitoso. Aqui na capital só encontrará casas mais altas, ruas mais cheias e coisas parecidas ao que de igual existe em todas as cidades modernas. Mas ao contato com a terra você sentirá o que não pode sentir nas avenidas asfaltadas.

LOBATO, M. Lobatiana: meio ambiente. São Paulo: Brasiliense, 1985.


O texto literário evidencia uma percepção dual sobre a cidade e o campo, fundamentada na ideia de

A
progresso científico.
B
evolução da sociedade.
C
valorização da natureza.
D
racionalidade econômica
E
democratização do espaço.
41352e7f-be
ENEM 2016 - Sociologia - Processo de urbanização, As cidades e os espaços urbanos

A favela é vista como um lugar sem ordem, capaz de ameaçar os que nela não se incluem. Atribuir-lhe a ideia de perigo é o mesmo que reafirmar os valores e estruturas da sociedade que busca viver diferentemente do que se considera viver na favela. Alguns oficiantes do direito, ao defenderem ou acusarem réus moradores de favelas, usam em seus discursos representações previamente formuladas pela sociedade e incorporadas nesse campo profissional. Suas falas se fundamentam nas representações inventadas a respeito da favela e que acabam por marcar a identidade dos indivíduos que nela residem.

RINALDI, A. Marginais, delinquentes e vítimas: um estudo sobre a representação da categoria favelado no tribunal do júri da cidade do Rio de Janeiro. In: ZALUAR, A.; ALVITO, M. (Orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998.

O estigma apontado no texto tem como consequência o(a)

A
aumento da impunidade criminal.
B
enfraquecimento dos direitos civis.
C
distorção na representação política.
D
crescimento dos índices de criminalidade.
E
ineficiência das medidas socioeducativas.
d8422168-a6
ENEM 2016 - Sociologia - Processo de urbanização, As cidades e os espaços urbanos

      O conceito de função social da cidade incorpora a organização do espaço físico como fruto da regulação social, isto é, a cidade deve contemplar todos os seus moradores e não somente aqueles que estão no mercado formal da produção capitalista da cidade. A tradição dos códigos de edificação, uso e ocupação do solo no Brasil sempre partiram do pressuposto de que a cidade não tem divisões entre os incluídos e os excluídos socialmente.

QUINTO JR., L. P. Nova legislação urbana e os velhos fantasmas. Estudos Avançados (USP), n. 47, 2003 (adaptado).

Uma política governamental que contribui para viabilizar a função social da cidade, nos moldes indicados no texto, é a

A
qualificação de serviços públicos em bairros periféricos.
B
implantação de centros comerciais em eixos rodoviários.
C
proibição de construções residenciais em regiões íngremes.
D
disseminação de equipamentos culturais em locais turísticos.
E
desregulamentação do setor imobiliário em áreas favelizadas.
cdff282f-bc
ENEM 2010 - Sociologia - Processo de urbanização, As cidades e os espaços urbanos

A análise do trecho da canção indica um tipo de interação entre o indivíduo e o espaço. Essa interação explícita na canção expressa um processo de

imagem-retificada-texto-044.jpg
A
autossegregação espacial.
B
exclusão sociocultural.
C
homogeneização cultural.
D
expansão urbana.
E
pertencimento ao espaço.