Questão 41352e7f-be
Prova:ENEM 2016
Disciplina:Sociologia
Assunto:Processo de urbanização, As cidades e os espaços urbanos

A favela é vista como um lugar sem ordem, capaz de ameaçar os que nela não se incluem. Atribuir-lhe a ideia de perigo é o mesmo que reafirmar os valores e estruturas da sociedade que busca viver diferentemente do que se considera viver na favela. Alguns oficiantes do direito, ao defenderem ou acusarem réus moradores de favelas, usam em seus discursos representações previamente formuladas pela sociedade e incorporadas nesse campo profissional. Suas falas se fundamentam nas representações inventadas a respeito da favela e que acabam por marcar a identidade dos indivíduos que nela residem.

RINALDI, A. Marginais, delinquentes e vítimas: um estudo sobre a representação da categoria favelado no tribunal do júri da cidade do Rio de Janeiro. In: ZALUAR, A.; ALVITO, M. (Orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998.

O estigma apontado no texto tem como consequência o(a)

A
aumento da impunidade criminal.
B
enfraquecimento dos direitos civis.
C
distorção na representação política.
D
crescimento dos índices de criminalidade.
E
ineficiência das medidas socioeducativas.

Gabarito comentado

Athos VieiraHistoriador, Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ e Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ
A favela se constituiu no imaginário carioca como um lugar de abandono e desordem. Desde seu nascimento até os dias atuais, mesmo depois de grandes esforços dos poderes públicos ao longo do século, pouco da condição de vida de seus moradores foi alterada. A realidade de violência, carência nos serviços públicos mais básicos como saneamento e saúde tem afetado de maneira drástica a vida dos moradores dessas regiões. Junto a tudo isso se constrói também um estigma entre os moradores "do morro" e os "do asfalto" estabelecendo bem uma distinção entre os "de dentro" e os "de fora" da cidade e dos direitos, ou seja, da cidadania. O trecho citado é ainda mais dramático por denunciar a reafirmação dos preconceitos construídos sobre os moradores de favelas a partir dos operadores do direito, aqueles que são a última instância garantidora de direitos, mas que acabam por reafirmá-los limitando seus direitos efetivos. A resposta é letra B.

Gabarito do professor: Letra B

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo