Questõesde EINSTEIN sobre História

1
1
Foram encontradas 15 questões
2ee96719-db
EINSTEIN 2017 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil


O texto trata da economia brasileira durante o governo Médici (1969-1974). De acordo com as autoras, o “milagre econômico” desse período pode ser explicado pela

A
negociação entre governo e setores da sociedade civil, o que permitiu a incorporação dos projetos liberais nacionais de aumento da concorrência e da produção ao programa do governo. 
B
eliminação das críticas de opositores ao programa do governo, que era pautado no incentivo estatal às exportações, na abertura ao capital estrangeiro e no controle de preços e salários.
C
 substituição do programa liberal pela planificação econômica, apoiada pelos setores produtivos nacionais e internacionais, o que revigorou o mercado interno por meio do aumento dos salários. 
D
implementação do controle de gastos do governo, exigido por grupos econômicos nacionais e internacionais como condição para realizarem os investimentos necessários nas indústrias de base. 
2ee21e9c-db
EINSTEIN 2017 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

D. João elevou o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves em 16 de Dezembro de 1815. Essa medida objetivou, entre outros fatores 

A
atender a uma exigência das Cortes de Lisboa, de acordo com os princípios liberais da Revolução do Porto.
B
impedir a ampliação do império francês nas Américas, com as guerras por territórios coloniais extraeuropeus
C
apaziguar a elite brasileira do Nordeste, que era favorável à abolição da escravidão e da implementação da república.
D
legitimar a dinastia de Bragança, de acordo com os princípios restauradores invocados pelo Congresso de Viena. 
2eda5c5a-db
EINSTEIN 2017 - História - História Geral, Segunda Grande Guerra – 1939-1945


• No filme O Grande Ditador, produção norte-americana de 1940,Charlie Chaplin compõe um retrato irônico do nazi-fascismo europeu em duas de suas principais figuras: Hitler e Mussolini. A cena reproduzida apresenta três características da ideologia nazista

A
colonialismo, expansionismo e antissemitismo.
B
militarismo, irracionalismo e expansionismo.
C
anticomunismo, expansionismo e centralismo.
D
liberalismo, militarismo e tradicionalismo.
2ed3dc00-db
EINSTEIN 2017 - História - Medievalidade Europeia, História Geral

A partir dos textos, é possível afirmar que o estudo da medicina durante a Idade Média Central (séc. XI-XIII)

A
desenvolvia-se na Europa com base em pesquisas empíricas que visavam a confirmar as verdades teológicas reveladas pelos textos cristãos sagrados, e seguia para Bizâncio pelas rotas comerciais. 
B
baseava-se na tradução para o latim de obras antigas chegadas ao Ocidente por intermédio de bizantinos e muçulmanos, e estudos recentes das mesmas feitos por muçulmanos, como Avicena;
C
 realizava-se sob a orientação de mestres bizantinos, que vinham do Oriente ensinar as teorias clássicas apreendidas das obras de filósofos e cientistas gregos como Aristóteles e Hipócrates.
D
destinava-se a proporcionar aos europeus os conhecimentos necessários para enfrentar as frequentes epidemias nas cidades e nos campos, que já tinham sido eliminadas no Oriente. 
4ee4b902-d8
EINSTEIN 2017 - História - Independências das regiões hispano-americanas: México, América Central e América do Sul, História da América Latina

“O véu já foi rasgado, já vimos a luz, e querem nos devolver às trevas: romperam-se os grilhões, já fomos livres, e nossos inimigos pretendem novamente nos escravizar [...] Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riqueza do que por sua liberdade e glória. [...]


O texto é parte da Carta da Jamaica, escrita por Bolívar em 1815. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o contexto no qual foi escrita e as ideias que a inspiraram:

A
Aproveitando a conjuntura europeia transformada pelo Bloqueio Continental e pela derrota da Espanha frente aos ingleses, Bolívar e outros líderes latino-americanos reuniram-se na atual Colômbia e dirigiram exércitos inspirados pelas ideias nativistas e indigenistas contra as tropas espanholas.
B
Motivados pela expansão napoleônica, os “Libertadores da América” aproveitaram o enfraquecimento dos laços coloniais com a Espanha, governada por José Bonaparte, e o fortalecimento da Inglaterra, para realizar guerras de independência inspiradas por ideias liberais e socialistas. 
C
 Com a derrota de Napoleão e a volta de Fernando VII ao poder, a Espanha desenvolveu forte ofensiva militar contra as forças independentistas hispano-americanas. Movido por ideais iluministas e unitaristas, Bolívar liderou o vitorioso movimento de independência de regiões correspondentes hoje à Colômbia, Venezuela e Bolívia.
D
Reafirmando a independência da Colômbia e da Bolívia, conquistadas em 1810, e questionadas pelo Congresso de Viena depois da derrota de Napoleão, Bolívar liderou novamente exércitos compostos por criollos e indígenas para libertar a Venezuela, orientado por ideais nacionalistas e iluministas.
4ee7e476-d8
EINSTEIN 2017 - História - História Geral, Movimentos de Reforma Religiosa: protestantes e católicos

No dia 31 de Outubro de 1517, o monge e doutor em teologia Martinho Lutero publicou em Wittemberg as suas 95 teses sobre questões a serem debatidas com outros teólogos católicos. Entre as posições defendidas, e que acabaram por levar ao rompimento de Lutero com a Igreja Católica, estavam

A
a afirmação de que todo cristão batizado poderia ser o seu próprio sacerdote, o questionamento do dogma da infalibilidade papal e o princípio da salvação pela fé.
B
o reconhecimento apenas do batismo, da eucaristia, do casamento e da extrema unção como sacramentos cristãos válidos.
C
a reafirmação do culto aos santos locais e da Virgem, e a validação do casamento de qualquer membro da Igreja.
D
o uso da Inquisição e do Index como instrumentos de combate aos desvios doutrinais e o reconhecimento da infalibilidade papal na orientação teológica da cristandade.
4eee07bc-d8
EINSTEIN 2017 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Em 1919, o presidente eleito Rodrigues Alves foi uma das vítimas da epidemia que matou por volta de 35 mil pessoas no Brasil e cerca de 50 milhões, entre 1918 e 1920, em todo o mundo.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente a doença mortal e seus impactos na cidade do Rio de Janeiro:

A
A peste bubônica, que se alastrou entre os combatentes da 1ª Guerra mundial, atingiu os grupos de brasileiros ligados ao exército e à política na capital do país, o que implicou o isolamento de partes da cidade para impedir a disseminação.
B
O sarampo, uma doença comum entre as crianças, tornou-se mortal entre os adultos, mesmo com o fechamento das escolas da capital e o rápido atendimento das crianças, o que a médio prazo erradicou a doença infectocontagiosa da cidade.
C
 A tuberculose, conhecida como o “mal do século”, alastrou-se no Rio de Janeiro em função das más condições de alimentação e pobreza da população, e foi enfrentada pelos governantes com a quarentena dos infectados em cidades como Petrópolis. 
D
A gripe espanhola, doença que assolou os países europeus durante a 1ª Guerra, atingiu também a população brasileira, levando o governo da capital a contratar um grupo de higienistas para combater a disseminação da doença.
4ef10fe6-d8
EINSTEIN 2017 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Durante o período Regencial (1831-1840) ocorreram no Brasil várias rebeliões provinciais, expressões, ao mesmo tempo, das lutas das elites pelo poder local e por maior autonomia das províncias, e da marginalização das camadas populares, empobrecidas e excluídas da participação política. A revolta que, ocorrida no Maranhão, contou também com a participação de escravos foragidos foi:

A
Farroupilha.
B
Cabanagem.
C
Sabinada.
D
Balaiada.
337718ff-d8
EINSTEIN 2018 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Analise a charge, publicada originalmente em 1970.

A charge

A
contrapõe a conquista da Copa do Mundo pelo Brasil à crise econômica e à carestia por que o país passava.
B
associa a conquista da Copa do Mundo pelo Brasil à repressão política durante a ditadura cívico-militar.
C
ironiza a paixão dos brasileiros pelo futebol, o que os impedia de notar a crise econômica que o país atravessava.
D
satiriza o uso político do futebol, incapaz de evitar o acirramento da luta popular contra a ditadura cívico-militar.
E
alude à conquista da Copa do Mundo, o que provocou forte aumento na autoestima dos brasileiros.
3366dbbc-d8
EINSTEIN 2018 - História - História do Brasil, Pré-História Brasileira: Legado de povos nativos

Mil anos antes da “descoberta” do Brasil pelos europeus, um grande movimento de migração parece ter se iniciado no sul da floresta amazônica. Os povos que se moviam falavam línguas aparentadas, de uma grande família de línguas que denominamos tupi-guarani. Praticavam a coivara e eram bons caçadores e pescadores.

                                      (Norberto Luiz Guarinello.

                                      Os primeiros habitantes do Brasil, 2009. Adaptado.)

A partir do texto e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que os referidos povos

A
limitavam-se ao extrativismo e alimentavam-se principalmente de moluscos, daí serem também chamados de povos dos sambaquis.
B
eram pacíficos e estabeleceram relações amistosas com outros grupos nativos e, posteriormente, com os colonizadores portugueses.
C
eram originários da Ilha de Marajó e dominavam a cerâmica, o que permitia a conservação de mantimentos e a produção de urnas funerárias.
D
foram dizimados por grupos indígenas procedentes do litoral pacífico do continente, daí sua cultura ter sido extinta antes da conquista portuguesa.
E
praticavam a agricultura e tinham bom domínio da navegação, o que contribuiu para sua expansão pelas terras posteriormente chamadas de Brasil.
336a119a-d8
EINSTEIN 2018 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil, Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal

Crise do sistema colonial é, portanto, aqui entendida como o conjunto de tendências políticas e econômicas que forcejavam no sentido de distender ou mesmo desatar os laços de subordinação que vinculavam as colônias ultramarinas às metrópoles europeias.


           (Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), 1981.)


A crise mencionada no texto pode ser associada, entre outros fatores,

A
ao fim do colonialismo europeu nas Américas e na África e ao surgimento de ideias sociais libertadoras nos dois continentes.
B
à consolidação da hegemonia marítima britânica e às limitações impostas pela Inglaterra ao tráfico atlântico de escravos.
C
ao crescimento do republicanismo no Brasil e ao esforço de redemocratização política empreendido na Europa e na América.
D
à influência crescente dos Estados Unidos nas decisões políticas brasileiras e à ampliação do comércio com os países hispano-americanos.
E
ao declínio da política mercantilista na Europa e ao avanço das propostas reformistas e liberais na economia e na política.
33741703-d8
EINSTEIN 2018 - História - História Geral, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

Depois do ataque japonês a Pearl Harbor, e com a entrada dos Estados Unidos na guerra contra o Eixo, o leque de produtos comprados à América Latina aumentou bastante. A borracha e o quartzo brasileiro adquiriram um papel vital na defesa do continente.

(Antonio Pedro Tota. O imperialismo sedutor, 2000.)

O texto trata da Segunda Guerra Mundial e revela um desdobramento

A
da política de Boa Vizinhança, que intensificou a circulação de mercadorias e produtos culturais nas Américas, reforçando a liderança estratégica norte-americana no continente.
B
do imperialismo norte-americano, que impôs seu controle ideológico e econômico sobre a América Latina, freando o avanço da influência socialista soviética e cubana no continente.
C
das disputas entre Estados Unidos e Japão no Pacífico, que provocaram o esforço norte-americano de assegurar a neutralidade política e diplomática dos países latino- -americanos no conflito mundial.
D
da política do Big Stick, que permitiu aos Estados Unidos consolidar sua hegemonia mercantil no Atlântico Sul, impedindo que os países da América Latina mantivessem relações comerciais com a Europa.
E
do New Deal, programa de recuperação financeira que os Estados Unidos impuseram aos países da América Latina, reduzindo os efeitos negativos do conflito mundial na economia do continente.
3370fc9a-d8
EINSTEIN 2018 - História - História Geral, Imperialismo e Colonialismo do século XIX

Analise os mapas.

A partir de seus conhecimentos e da comparação entre os dois mapas, pode-se afirmar que

A
a partilha do continente africano ocorreu no início do século XIX, assegurando o equilíbrio entre as áreas territoriais controladas pelas potências europeias
B
o processo de libertação da África do domínio colonial europeu desenvolveu-se no decorrer do século XIX, a partir de acordos diplomáticos com as potências europeias.
C
a ocupação do centro africano ocorreu no decorrer do século XIX e reafirmou a hegemonia das mesmas potências europeias que já colonizavam o litoral do continente.
D
a ocupação principal da África ocorreu no decorrer do século XIX, culminando com a partilha do continente pelas potências europeias.
E
o avanço da ocupação europeia para o centro do continente africano foi pacífico e de natureza semelhante à dominação do litoral no princípio do século XIX.
beb585fa-d8
EINSTEIN 2019 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

A charge intitulada “O espeto obrigatório”, publicada em 1904, contextualiza a vacinação da população.

A charge

A
ironiza a campanha de vacinação obrigatória em massa, parte do projeto de regeneração e do esforço de saneamento e transformação urbana da capital brasileira.
B
destaca a contradição entre a obrigatoriedade da vacinação e o acelerado processo de redemocratização política e social por que o país passava.
C
satiriza a desinformação da população da capital brasileira, que temia os efeitos da vacinação obrigatória contra o sarampo, determinada pelo governo federal.
D
reconhece as contraindicações e os riscos que a vacinação obrigatória poderia representar num período em que inexistiam estudos científicos sobre a prevenção de doenças.
E
celebra a iniciativa da prefeitura da capital brasileira de implantar um amplo programa de vacinação obrigatória da população pobre para conter o surto de malária.
beaf4ca0-d8
EINSTEIN 2019 - História - História Geral, Revolução Industrial

Observe a tabela com as cinco principais causas de morte registradas em Sheffield (Inglaterra), entre 1837 e 1842.

O total de mortes atestadas nesse local e nesse período foi de 11944. É possível afirmar que parte importante dessas mortes associa-se

A
às frequentes epidemias de doenças de origem viral nos bairros operários ingleses.
B
às doenças disseminadas pelo forte ingresso de imigrantes na Europa do século XVIII.
C
à precariedade alimentar e habitacional nas zonas rurais europeias no século XIX.
D
às condições de pobreza e superpopulação nas áreas de concentração industrial.
E
à inadaptação dos operários ao estilo de vida das áreas rurais da Inglaterra.