Questão 337718ff-d8
Prova:EINSTEIN 2018
Disciplina:História
Assunto:República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Analise a charge, publicada originalmente em 1970.

A charge

A
contrapõe a conquista da Copa do Mundo pelo Brasil à crise econômica e à carestia por que o país passava.
B
associa a conquista da Copa do Mundo pelo Brasil à repressão política durante a ditadura cívico-militar.
C
ironiza a paixão dos brasileiros pelo futebol, o que os impedia de notar a crise econômica que o país atravessava.
D
satiriza o uso político do futebol, incapaz de evitar o acirramento da luta popular contra a ditadura cívico-militar.
E
alude à conquista da Copa do Mundo, o que provocou forte aumento na autoestima dos brasileiros.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O termo “milagre econômico" refere-se ao crescimento econômico elevado alcançado na ditadura militar brasileira. O crescimento do Produto Interno Bruto era de média de 10% ao ano.
Este crescimento foi atribuído ao investimento do Estado nas empresas estatais de indústria pesada, petroquímica, construção naval, siderurgia e geração de energia hidrelétrica. O grande problema do desenvolvimento econômico promovido pela ditadura militar foi que ocorreu um aumento da concentração de renda, a ampliação da desigualdade social e o aumento da inflação. A seleção brasileira conquistou a Copa do Mundo no ano de 1970 no México. 
A ditadura militar utilizou este fato como propaganda do país como potência e, logo após foi criado o lema “Brasil: ame-o ou deixe-o", que expressava o desprezo por aqueles que iam de encontro aos ideais dos militares que estariam “ transformando o país" . O escritor e historiador Elio Gaspari afirmou em seu Livro A Ditadura Escancarada que “O Milagre Brasileiro e os Anos de Chumbo foram simultâneos. Ambos reais, coexistiam negando-se. Passados mais de trinta anos, continuam negando-se. Quem acha que houve um, não acredita (ou não gosta de admitir) que houve o outro." 

A análise adequada da charge é apresentada em uma das opções. O estudo do período do regime militar é essencial para que se possa responder a questão em pauta. A leitura dos livros de Elio GAspari é bastante elucidativa. Há´, no entanto, manuais de História para ensino Médio que são bons materiais de estudo. Especial destaque para a publicações de Myriam Becho e Patrícia Braick, Ronaldo Vainfas entre outros. 
A) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois o crescimento econômico organizado pelo governo da ditadura militar na década de 70 propiciou concentração de renda e desigualdade social ,provocando a carestia que esvaziou a mesa dos mais pobres. 
B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois ela associa a exaltação da conquista da Copa do Mundo pelo Brasil à repressão política e não é isso que a charge transmite. 
C) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois a Conquista da Copa do Mundo não deveria ter sido utilizada para mascarar a fome e a desigualdade social que os mais desfavorecidos passavam neste período. 
D) INCORRETA - A charge demonstra o uso político do futebol e como esta exaltação a conquista da Copa do Mundo mascarou a desigualdade social inclusive com a carestia de alimentos. Este fato demonstra que a afirmativa está incorreta. 
E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, porque apesar da conquista da Copa do Mundo ter provocado um forte aumento na autoestima dos brasileiros. O seu uso político serviu para mascarar a desigualdade econômica e social dos menos favorecidos. 

Gabarito do Professor: Letra A.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo