Questão 336a119a-d8
Prova:EINSTEIN 2018
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil, Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal

Crise do sistema colonial é, portanto, aqui entendida como o conjunto de tendências políticas e econômicas que forcejavam no sentido de distender ou mesmo desatar os laços de subordinação que vinculavam as colônias ultramarinas às metrópoles europeias.


           (Fernando A. Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), 1981.)


A crise mencionada no texto pode ser associada, entre outros fatores,

A
ao fim do colonialismo europeu nas Américas e na África e ao surgimento de ideias sociais libertadoras nos dois continentes.
B
à consolidação da hegemonia marítima britânica e às limitações impostas pela Inglaterra ao tráfico atlântico de escravos.
C
ao crescimento do republicanismo no Brasil e ao esforço de redemocratização política empreendido na Europa e na América.
D
à influência crescente dos Estados Unidos nas decisões políticas brasileiras e à ampliação do comércio com os países hispano-americanos.
E
ao declínio da política mercantilista na Europa e ao avanço das propostas reformistas e liberais na economia e na política.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O antigo sistema colonial está intrinsecamente ligado ao mercantilismo e ao absolutismo. Ou seja, faz parte do que é entendido como Antigo Regime, vigente em Estados europeus da chamada Idade Moderna – entre os séculos XVI e final do XVIII. 
A Revolução Científica e o Século das Luzes representam as transformações acontecidas entre as sociedades europeias que vão trazer a crise do Antigo Regime e, portanto, da crise do antigo sistema colonial, baseado em monopólios de produção e de comércio. A proposta era a manutenção de uma balança comercial favorável nas metrópoles europeias. 
Entre as alternativas estão indicados fatores da crise do antigo sistema colonial .
A) INCORRETA- O colonialismo na América vê seu final no século XIX, com raras exceções mas, o colonialismo no continente africano só teve final na segunda metade do século XX. 
B) INCORRETA- Os elementos históricos apresentados na alternativa são corretos mas, não se relacionam com a crise do antigo sistema colonial. 
C) INCORRETA-.A redemocratização na Europa não se relaciona com a crise do antigo sistema colonial. A temporalidade é diferente. Quanto ao republicanismo no Brasil , ele cresce de forma efetiva no século XIX 
D) INCORRETA- A crise do sistema colonial ou seja, as independências na América Latina, não se relaciona com maior influência dos EUA pelo país não ter, à época, tal poder de influência. A potência da época era a Grã- Bretanha. E, o Brasil não havia aumentado as relações comerciais com a Hispano-américa.
E) CORRETA- A crítica e o desgaste do mercantilismo são as resultantes das propostas reformistas e liberais nascidas do Iluminismo. 

Gabarito do Professor: Letra E.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo