Questão 3366dbbc-d8
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Mil anos antes da “descoberta” do Brasil pelos europeus,
um grande movimento de migração parece ter se iniciado no
sul da floresta amazônica. Os povos que se moviam falavam
línguas aparentadas, de uma grande família de línguas que
denominamos tupi-guarani. Praticavam a coivara e eram
bons caçadores e pescadores.
(Norberto Luiz Guarinello.
Os primeiros habitantes do Brasil, 2009. Adaptado.)
A partir do texto e de seus conhecimentos, pode-se afirmar
que os referidos povos
Mil anos antes da “descoberta” do Brasil pelos europeus, um grande movimento de migração parece ter se iniciado no sul da floresta amazônica. Os povos que se moviam falavam línguas aparentadas, de uma grande família de línguas que denominamos tupi-guarani. Praticavam a coivara e eram bons caçadores e pescadores.
(Norberto Luiz Guarinello.
Os primeiros habitantes do Brasil, 2009. Adaptado.)
A partir do texto e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que os referidos povos
A
limitavam-se ao extrativismo e alimentavam-se principalmente de moluscos, daí serem também chamados de
povos dos sambaquis.
B
eram pacíficos e estabeleceram relações amistosas com
outros grupos nativos e, posteriormente, com os colonizadores portugueses.
C
eram originários da Ilha de Marajó e dominavam a cerâmica, o que permitia a conservação de mantimentos e a
produção de urnas funerárias.
D
foram dizimados por grupos indígenas procedentes do
litoral pacífico do continente, daí sua cultura ter sido extinta antes da conquista portuguesa.
E
praticavam a agricultura e tinham bom domínio da navegação, o que contribuiu para sua expansão pelas terras
posteriormente chamadas de Brasil.
Gabarito comentado
Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A questão versa acerca das culturas nativas, aquelas que já estavam na região do que será o Brasil, antes da chegada dos europeus no século XV. É preciso a leitura da produção historiográfica mais recente que desconstrói a imagem tradicional do nativo como “ indolente" ou “ inocente" , de “alma pura" e de cultura pouco avançada. Não só porque representam uma visão etnocêntrica como também iguala todos os grupos como se fossem de uma cultura só e um grupo só, o que é falso.
Muitas dessas ideias justificaram, durante muito tempo, a exploração da mão de obra indígena, o desmantelamento de suas comunidades, a desvalorização das culturas e a invasão de suas terras. É preciso re-conhecer as culturas nativas.
Para isso em muito contribuíam indigenistas, como os irmãos Vilas Boas, sociólogos, antropólogos e historiadores vinculados à pesquisa em universidades públicas como a do Pará e, fundações que financiam pesquisadores.
A) INCORRETA- O termo “sambaquis" não designa o nome de uma ou mais comunidades e sim sítios arqueológicos formados por conchas , moluscos e restos humanos. São encontrados principalmente na costa sul do Brasil. E, há várias culturas nativas portanto, não é correto dizer que todos eram extrativistas e comiam moluscos
B) INCORRETA- Houve um contato amistoso entre nativos e portugueses inicialmente, o que não foi permanente pois os portugueses buscaram escravizá--los . Além disso usavam as inimizades entre as comunidades indígenas para afirmar seu poder.
C) INCORRETA- Há um grupo que é da ilha de Marajó e, que se destaca pela cestaria e pela cerâmica, usadas para guardar e conservar alimentos, entre outros usos. Mas é um grupo linguístico do norte do país.
D) INCORRETA- Não houve contato entre os grupos da região do Pacífico e os grupos do Brasil por conta dos Andes -montanhas- floresta Amazônica e Pantanal Mato-grossense.
E) CORRETA- Havia grupos agrícolas e grupos extrativistas. Havia bons navegadores que manejavam bem suas canoas pelos rios e pela costa.
Gabarito da professora: Letra E