Questão 2ee96719-db
Prova:EINSTEIN 2017
Disciplina:História
Assunto:República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil


O texto trata da economia brasileira durante o governo Médici (1969-1974). De acordo com as autoras, o “milagre econômico” desse período pode ser explicado pela

A
negociação entre governo e setores da sociedade civil, o que permitiu a incorporação dos projetos liberais nacionais de aumento da concorrência e da produção ao programa do governo. 
B
eliminação das críticas de opositores ao programa do governo, que era pautado no incentivo estatal às exportações, na abertura ao capital estrangeiro e no controle de preços e salários.
C
 substituição do programa liberal pela planificação econômica, apoiada pelos setores produtivos nacionais e internacionais, o que revigorou o mercado interno por meio do aumento dos salários. 
D
implementação do controle de gastos do governo, exigido por grupos econômicos nacionais e internacionais como condição para realizarem os investimentos necessários nas indústrias de base. 

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Sobre o período ditatorial militar brasileiro e o “milagre econômico" descrito no texto buscamos a opção correta. 
A) Num regime ditatorial como o que existia no Brasil durante o “milagre econômico" a sociedade civil possui pouquíssima capacidade de articulação para influenciar politicamente as decisões do regime. 
B) Sem críticas, devido a censura prévia dos meios de comunicação, não há vozes contrárias as ações do governo. O incentivo estatal as exportações criaram condições para a entrada de moeda estrangeira no país, enquanto o rígido controle dos salários reduzia o poder de compra dos trabalhadores e aumentava a lucratividade das empresas em geral. Estas condições somadas criaram o contexto de um ciclo de crescimento artificial e sem sustentação real nos fundamentos econômicos nacionais daquele momento. 
C) Planificação econômica é medida característica de regimes socialistas que planejam as relações de produção e consumo em escala nacional, num sistema sem paralelo nas economias democráticas onde prevalece a livre iniciativa. 
D) Os principais investimento internacionais realizados no Brasil daquele momento estavam relacionados a indústria de bens de consumo. 

GABARITO DO PROFESSOR: B

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo