Questão beaf4ca0-d8
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Observe a tabela com as cinco principais causas de morte
registradas em Sheffield (Inglaterra), entre 1837 e 1842.
O total de mortes atestadas nesse local e nesse período foi
de 11944. É possível afirmar que parte importante dessas
mortes associa-se
Observe a tabela com as cinco principais causas de morte registradas em Sheffield (Inglaterra), entre 1837 e 1842.
O total de mortes atestadas nesse local e nesse período foi
de 11944. É possível afirmar que parte importante dessas
mortes associa-se
A
às frequentes epidemias de doenças de origem viral nos
bairros operários ingleses.
B
às doenças disseminadas pelo forte ingresso de imigrantes na Europa do século XVIII.
C
à precariedade alimentar e habitacional nas zonas rurais
europeias no século XIX.
D
às condições de pobreza e superpopulação nas áreas de
concentração industrial.
E
à inadaptação dos operários ao estilo de vida das áreas
rurais da Inglaterra.
Gabarito comentado
Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A Primeira Revolução Industrial teve seu início na Inglaterra na segunda metade do século XVIII . Paulatinamente foi se espalhando pelo mundo. O desenvolvimento tecnológico deste período causou transformações que permitiram o surgimento da indústria e consolidou o capitalismo .
As manufaturas que precisavam de mão de obra especializada foram substituídas por uma produção através das máquinas, o que acarretou em produzir mais produtos em menos tempo. Dessa forma houve a necessidade de adquirir mais matéria prima para a produção, o crescimento do uso de mais recursos naturais , a necessidade de ampliar o mercado consumidor e a sua mentalidade de consumo.
A maquinofatura contribuiu também para a modificação das relações de trabalho. O empregado da manufatura era especializado na produção, uma vez que aquilo que produzia necessitava da sua capacidade artesanal.
Com a inserção das máquinas esse mesmo trabalhador precisaria apenas operá-las, e não mais produzir integralmente, o que acarretou na diminuição de seus salários, além de haver menos postos de trabalho.
A carga horária de trabalho era de 16 horas por dia podendo chegar a 80 horas por semana, com horários curtos de descanso. Não havia segurança na execução do trabalho então, os acidentes aconteciam progressivamente . O cansaço comprovadamente diminui a atenção e, não havia cuidado com os trabalhadores, pois estes eram substituídos sempre que algo acontecesse.
As fábricas utilizavam o vapor da queima do carvão como energia motriz o que deixava o ar mais insalubre, acarretando em doenças do aparelho respiratório. As condições péssimas de higiene agravavam mais as doenças e assim os funcionários que tivessem problemas de saúde seriam demitidos e não receberiam o seu salário.
A análise atenta da tabela permite que seja assinalada a resposta correta acerca do que é possível associar às mortes entra o operariado
A) INCORRETA – As doenças que acometiam os operários ingleses eram fruto do ambiente insalubre que viviam e das condições extenuantes de trabalho às quais eram submetidos.
B) INCORRETA – A chegada de imigrantes para o trabalho na Europa não foi responsável pelo desgaste e doenças mencionadas no texto de suporte da questão e, sim, o ambiente de trabalho no qual os trabalhadores ingleses estavam imersos.
C) INCORRETA – As zonas rurais da Inglaterra foram cercadas e exigido titulo de propriedade. Aqueles que não conseguissem provar eram retirados de suas terras e migravam para as cidades. Deixa de existir o conceito medieval de “ terras comunais".
D) CORRETA – A Política de cercamento de terras dizia que os pequenos proprietários de terras que não detivessem o titulo de propriedade deveriam sair. Isso fez com que acontecesse a migração de uma grande quantidade de pessoas para as cidades em busca de emprego. Sendo assim, as áreas de concentração industrial ficaram densamente povoadas e as condições de insalubridade e de pobreza com salários baixos e sem moradia se tornaram piores.
E) INCORRETA – Os operários ingleses se mantiveram nas cidades, principalmente nas áreas industriais devido à oferta de trabalho oferecidas pelas indústrias. Estas fábricas sempre precisavam de mão de obra, pois aumentavam progressivamente a produção e os trabalhadores sem condições de trabalho eram facilmente substituídos.
Gabarito do Professor: Letra D.