Questõessobre Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

1
1
Foram encontradas 30 questões
9d7e1450-5f
ENEM 2020 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA), A estruturação do Estado norte-americano : território, cidadania e política

    A principal característica da situação social dos anglo-americanos é seu caráter eminentemente democrático. Afirmei anteriormente que reinava uma igualdade muito grande entre os emigrantes que foram se estabelecer na Nova Inglaterra. Para isso contribuiu a influência das leis de sucessão. Estabelecidas de uma maneira, as leis de sucessão reúnem, concentram e agrupam em um só a propriedade e o poder. Estabelecidas por outros princípios, produzem o oposto: dividem, partilham e disseminam os bens e o poder.

TOCQUEVILLE, A.  A democracia na América ,Belo Horizonte. Itatiaia,
São Paulo Edusp. 1977 (adaptado)

O texto tematiza o papel desempenhado por uma norma na criação de um ambiente propicio ao(à)

A
emprego do trabalho escravo.
B
consolidação dos valores burgueses.
C
banimento das dissidências religiosas.
D
contenção da identificação nacionalista.
E
hierarquização dos agentes econômicos.
a8da7bd2-fd
UNICENTRO 2016 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

A independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa são consideradas revoluções burguesas por

A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra integra o conjunto das “Revoluções Burguesas” do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime, na passagem do capitalismo comercial para o industrial. Os outros dois movimentos que a acompanham são a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, que, sob influência dos princípios iluministas, assinalam a transição da Idade Moderna para a Contemporânea. Em seu sentido mais pragmático, a Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela máquina e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante. Esse momento revolucionário, de passagem da energia humana para motriz, é o ponto culminante de uma evolução tecnológica, social e econômica, que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média. (A REVOLUÇÃO... 2016).
A
suprimir a sociedade estamental e estabelecer a ampla participação popular e democrática.
B
acabar com as diferenças sociais e implantar os princípios da liberdade política e da igualdade social.
C
consolidar a diplomacia como mecanismo de solução dos conflitos políticos, extinguindo os conflitos bélicos.
D
superar as restrições à liberdade de comércio e de produção, consolidando os princípios do liberalismo econômico.
E
estabelecer o fim dos privilégios de classe e apoiar militarmente os movimentos de independência das colônias ibero-americanas.
ef33bdb6-fc
PUC - PR 2017 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

O mapa mostra as Treze colônias inglesas na América do Norte, normalmente divididas entre Norte, de Massachusetts até a Pensilvânia, e sul, a partir de Maryland até a Geórgia. Colonização de iniciativa particular no século XVI, as Treze colônias inglesas mantinham grandes diferenças entre si, sendo as principais entre o Norte e o Sul.



Dentre elas, podemos citar

A
o norte foi caracterizado por receber um grande fluxo de imigrantes ingleses, estimulados pelos cercamentos e pelas perseguições religiosas sofridas na Inglaterra, vieram para colônia e montaram grandes fazendas de açúcar, tabaco e algodão, voltadas à exportação para a Europa.
B
as colônias do sul eram voltadas à exploração, possuíam um sistema de produção baseado no plantation, portanto, com trabalho escravo, monocultura e exportação.
C
portanto, com trabalho escravo, monocultura e exportação. o sul abrigou colônias de povoamento, onde a pequena propriedade para subsistência e o trabalho livre foram predominantes.
D
a coroa inglesa se manteve presente nas Treze colônias, cobrando impostos e fundando a Companhia Geral do Comércio, órgão cuja competência era fiscalizar e manter o monopólio inglês sobre os produtos exportados pela colônia.
E
as colônias ao norte foram conhecidas pela exploração de matéria-prima que abastecia as manufaturas inglesas, contudo, a partir das revoltas de escravos e o início do trabalho assalariado, o valor das transações aumenta muito, tornando inviável para a Inglaterra continuar ligada às colônias.
3ca29c7b-ed
CÁSPER LÍBERO 2012 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

Os conflitos armados, responsáveis, dentre outros fatores, pela consolidação de Estados nacionais no continente americano, ao longo do século XIX, são:

A
as guerras guaraníticas, a guerra do Mil Dias e a guerra entre México e Estados Unidos pelo Texas.
B
a guerra Cisplatina, a guerra contra Rosas e a guerra das Malvinas.
C
as guerras guaraníticas, as guerras napoleônicas e guerra da Tríplice Aliança.
D
a guerra civil norte-americana, a guerra da Tríplice Aliança e a guerra do Pacífico.
E
a guerra do Chaco, a guerra da Cisplatina e a guerra das Malvinas.
c731b330-e8
UEFS 2011 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

A “burguesia triunfante”, a que se refere o texto I, expressou seu poder político, dentre outros,

I. Dentre essas Revoluções Atlânticas, denominação adotada por vários historiadores, destaca-se a Revolução Industrial, que, promovida pela burguesia triunfante, representou o momento decisivo da vitória do capitalismo como forma de produção econômica predominante e única em várias sociedades da Europa Ocidental. Isso é o mesmo que dizer que, a partir desse momento, a sobrevivência da maioria das pessoas teria por base um trabalho assalariado. (AQUINO et al., 1993, p. 114).


II. A própria integração da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por intermédio da revolução tecnológica, especialmente no setor de telecomunicações. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação e informação do planeta. A troca de informações (dados, voz e imagens) tornou-ser quase instantânea, o que acelerou muito o fechamento de negócios. [...]Com a expansão do comércio e as facilidades da rede mundial de computadores, ocorreu a intensificação do fluxo de capitais entre os países. A busca de maior lucratividade levou as empresas a investir cada vez mais no mercado financeiro, que se tornou o epicentro da economia globalizada. (A HEGEMONIA..., 2008, p. 152-153).
A
na fundação das Companhias das Índias Orientais e das Índias Ocidentais, pelos holandeses, no século XIX.
B
nas revoluções inglesas do século XVII e na revolta das colônias inglesas da América do Norte contra a dominação metropolitana.
C
na organização das corporações de ofícios e no controle da produção artesanal, nas áreas urbanas europeias.
D
na aliança promovida entre a burguesia e o proletariado, nas revoluções liberais de 1830 e 1848, nas ex-colônias ibéricas da América.
E
no apoio prestado aos países absolutistas europeus, que se coligaram contra a França revolucionaria, nas duas primeiras décadas do século XIX.
a37b8cb7-e3
UEFS 2011 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

A “burguesia triunfante”, a que se refere o texto I, expressou seu poder político, dentre outros,

I.

Dentre essas Revoluções Atlânticas, denominação adotada por vários historiadores, destaca-se a Revolução Industrial, que, promovida pela burguesia triunfante, representou o momento decisivo da vitória do capitalismo como forma de produção econômica predominante e única em várias sociedades da Europa Ocidental. Isso é o mesmo que dizer que, a partir desse momento, a sobrevivência da maioria das pessoas teria por base um trabalho assalariado. (AQUINO et al., 1993, p. 114).


II.

A própria integração da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por intermédio da revolução tecnológica, especialmente no setor de telecomunicações. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação e informação do planeta. A troca de informações (dados, voz e imagens) tornou-ser quase instantânea, o que acelerou muito o fechamento de negócios. [...]

Com a expansão do comércio e as facilidades da rede mundial de computadores, ocorreu a intensificação do fluxo de capitais entre os países. A busca de maior lucratividade levou as empresas a investir cada vez mais no mercado financeiro, que se tornou o epicentro da economia globalizada. (A HEGEMONIA..., 2008, p. 152-153).

A
na fundação das Companhias das Índias Orientais e das Índias Ocidentais, pelos holandeses, no século XIX.
B
nas revoluções inglesas do século XVII e na revolta das colônias inglesas da América do Norte contra a dominação metropolitana.
C
na organização das corporações de ofícios e no controle da produção artesanal, nas áreas urbanas europeias.
D
na aliança promovida entre a burguesia e o proletariado, nas revoluções liberais de 1830 e 1848, nas ex-colônias ibéricas da América.
E
no apoio prestado aos países absolutistas europeus, que se coligaram contra a França revolucionaria, nas duas primeiras décadas do século XIX.
1701985f-e3
UEFS 2011 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

A Revolução Americana, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa apresentam como fator comum de ligação

A
a luta contra a opressão de países estrangeiros.
B
o fortalecimento do tráfico de escravos como base segura de lucros.
C
a promoção de medidas que levaram ao imperialismo colonial.
D
a inserção no mesmo contexto histórico que registrou a ascensão do capitalismo.
E
a crítica à doutrina econômica da Igreja Católica, favorável à divisão da grande propriedade.
f5e00984-e1
UCPEL 2006 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

'A sorte está lançada: ou as colônias triunfam
agora ou se submetem."
(afirmativa do rei George III)

A frase está relacionada ao processo de independência das treze colônias inglesas da América do Norte. Sobre este assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO aquela que afirma que 

A
os grandes fazendeiros do sul, ligados economicamente aos comerciantes ingleses, não queriam a independência americana devido ao alto lucro que eles obtinham através das transações comerciais da época.
B
a burguesia colonial americana era adepta da independência porque o monopólio inglês representava um entrave para o seu desenvolvimento, tendo em vista o fim das manufaturas e o limite do comércio colonial.
C
as camadas médias e populares encontravam-se prejudicadas pelos ingleses através do alto preço das mercadorias, pela opressão religiosa, civil e política e, também, pelo desemprego.
D
o antagonismo básico entre a metrópole e as colônias americanas era resultado da contradição de interesses entre a burguesia inglesa e a burguesia colonial, pois o capitalismo inglês, em processo de crescimento, impedia o livre desenvolvimento das forças produtivas da colônia.
E
a independência das 13 colônias inglesas da América do Norte sofreu algumas limitações, tendo em vista que a escravidão foi mantida, somente sendo suprimida cerca de 90 anos depois, por ocasião da Guerra de Secessão.
bcf706ee-e1
UCPEL 2004 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

"Julgamos propícia esta ocasião para firmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservem, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia."
MELLO, Ferreira de. Textos de direito internacional e de história diplomática, de 1815 a 1949. Rio de Janeiro: Coelho Branco Filho, 1950, p. 19.

Analisando o texto acima é correto afirmar que

A
ele faz referência ao monroísmo, momento que se caracteriza pela fase final da guerra da independência das colônias hispânicas, quando a Inglaterra apoiava a metrópole ibérica em contraposição ao respaldo da Santa Aliança aos insurgentes americanos.
B
o mesmo se encaixa dentro da doutrina Monroe, a qual negava aos europeus qualquer direito de intervenção no continente americano e não aceitava nenhuma tentativa de supressão à independência recém-conquistada pela maioria dos Estados americanos.
C
a doutrina Monroe foi enviada ao Congresso dos Estados Unidos, em 1823, na fase inicial das guerras de independência das colônias hispânicas e visava a formular uma ação conjunta entre americanos e ingleses, em oposição à política de intervenção da Santa Aliança no continente americano.
D
em 1823, o presidente norte-americano James Monroe, lançava a doutrina que levaria o seu nome; a mesma tinha o lema América para os americanos e representava a visão norte-americana do Pan-Americanismo, ideal muito similar ao Bolivarismo.
E
a doutrina do monroísmo, de James Monroe, fundamentava-se no predomínio dos Estados Unidos sobre os demais Estados americanos em contraposição ao apoio da Inglaterra e da Santa Aliança à metrópole ibérica contra os revolucionários hispano-americanos.
dea71763-dc
UEM 2010 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

A independência dos Estados Unidos teve grande repercussão no restante da América, contribuindo para o aprofundamento da crise de legitimidade do chamado Antigo Sistema Colonial nas Américas portuguesa e espanhola.

“Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.” 

Trecho da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América. Disponível em: <http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=645&submenu=106&ite.> Acesso em: 18 ago. 2010.

Sobre o processo de independência nas Américas e sobre a história dos Estados Unidos, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
de9b3cb7-dc
UEM 2010 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

Ao afirmar que os “justos poderes [derivam] do consentimento dos governados”, os signatários da Declaração da Independência estavam sinalizando que o princípio da soberania popular seria a base da organização do novo Estado a ser constituído após a separação com a Inglaterra. 

“Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.” 

Trecho da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América. Disponível em: <http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=645&submenu=106&ite.> Acesso em: 18 ago. 2010.

Sobre o processo de independência nas Américas e sobre a história dos Estados Unidos, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
de96b42e-dc
UEM 2010 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

Os Estados Unidos da América proclamaram formalmente seu rompimento político com a Inglaterra em 04 de julho de 1776. Na sua Declaração da Independência, nota-se a influência do pensador político inglês John Locke e das ideias iluministas.

“Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.” 

Trecho da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América. Disponível em: <http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=645&submenu=106&ite.> Acesso em: 18 ago. 2010.

Sobre o processo de independência nas Américas e sobre a história dos Estados Unidos, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
de9fc61b-dc
UEM 2010 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

No trecho em que afirmam que os direitos à vida e à liberdade são direitos humanos inalienáveis, os signatários da Declaração da Independência queriam manifestar sua oposição à pena de morte e à prisão perpétua, como forma de resolver o problema social da criminalidade nos Estados Unidos. 

“Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.” 

Trecho da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América. Disponível em: <http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=645&submenu=106&ite.> Acesso em: 18 ago. 2010.

Sobre o processo de independência nas Américas e sobre a história dos Estados Unidos, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
d28c52e1-dc
MACKENZIE 2013 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

A respeito do processo de independência das 13 Colônias, julgue os itens a seguir.

I. Inseriu-se no contexto de crise do Antigo Sistema Colonial, combatendo tentativas de imposição do “Pacto Colonial”, por parte de sua metrópole.

II. Inaugurou a época das lutas pelas independências na América, sendo seguida, quase que ao mesmo tempo, pela independência brasileira.

III. Baseou-se nos princípios liberais do Iluminismo, adotando o federalismo, a tripartição dos poderes e o sufrágio universal para alfabetizados.

IV. Resultou na promulgação de uma Constituição, em 1787, que, apesar de práticas liberais, manteve a escravidão e o poder político nas mãos de certos grupos.

V. Teve na religião católica seu substrato ideológico, por isso, o puritanismo rapidamente espalhou-se pelo país e o “Destino Manifesto” originou a sua expansão territorial.

Estão corretas

A
III e IV, apenas.
B
I, II, III e IV.
C
I, III e IV, apenas.
D
I e IV, apenas.
E
I, II e III, apenas.
d89ebd6b-d8
FAMERP 2015 - História - Independências das regiões hispano-americanas: México, América Central e América do Sul, História Geral, História do Brasil, Revolução Intelectual do século XVIII: Iluminismo, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA), História da América Latina, Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal

O fato das colônias inglesas, espanholas e portuguesas conquistarem sua independência depois de mais de três séculos de dominação colonial em movimentos sucessivos, a partir da segunda metade do século XVIII e durante a primeira metade do século XIX, sugere a existência de determinações gerais que transcendem os quadros nacionais.

(Emília Viotti da Costa. Da Monarquia à República, 1985.)

As correspondências temporais entre os movimentos de independência das colônias americanas podem ser explicadas

A
pela crise do antigo regime europeu, pelas transformações econômicas ocorridas na Europa e pelo surgimento da filosofia iluminista.
B
pela união das colônias espanholas, pelo apoio dos Estados Unidos aos países da América Latina e pela ocupação de Portugal pela Inglaterra.
C
pela incorporação da cultura indígena pelos libertadores, pela divisão dos grandes latifúndios nas áreas coloniais e pela crise da industrialização inglesa.
D
pela paz e pela tranquilidade vividas na história europeia, pelo fortalecimento do capitalismo comercial e pelas rebeliões de escravos nas colônias.
E
pela aliança dos países colonizadores, pelo avanço dos movimentos operários e pela industrialização das colônias.
2e562b3d-d8
FGV 2014 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

Em 1776, foi declarada a emancipação política dos Estados Unidos. Comparando o processo de independência estadunidense com outros casos na América, podemos afirmar que

A
a independência dos Estados Unidos foi pacífica, semelhante ao processo brasileiro e diferente do restante da América espanhola, caracterizado pelas guerras contra forças metropolitanas.
B
a escravidão não foi abolida pelo governo dos Estados Unidos no momento da independência política, de maneira semelhante ao que ocorreu no Brasil e na maior parte da América Latina.
C
ao contrário do caso brasileiro e latino-americano, a independência dos Estados Unidos foi liderada pelas camadas populares da sociedade colonial.
D
a instauração de repúblicas democráticas é um traço comum entre o processo de emancipação política dos Estados Unidos e o das outras nações do continente americano.
E
ao estabelecer a sua independência, os líderes estadunidenses imediatamente concederam direito de voto às mulheres, o que não ocorreu no Brasil e tampouco no restante da América Latina.
0fd671b5-b7
IFN-MG 2018 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

Analise as informações contidas na capa do disco (FIGURA 01) e no trecho da música, da banda de heavy metal norte-americana Iced Earth (TEXTO 05), pertinente à História dos Estados Unidos no século XIX.

FIGURA 01
(Fonte:< ICED EARTH. Album "The Glorious Burden" - "O Fardo Glorioso". Produtores: Jim Morris e Ryan Schaffer. SPV: Hanôver - Alemanha, 2004>. Disponível em: . Acesso em: 03 /09/2018 ).

TEXTO 05

The Devil To Pay - O Diabo a Pagar

"Julho de 1863 e a Nação dividida em tragédia.
Deuses da guerra estão em Gettysburg [Pensilvânia] (...).
Baionetas brilham no sol da manhã.
Fumaça e fogo arrotando a partir de suas armas (...).
Homens vão matar e sangue será derramado para preservar a Nação.
Há o diabo a pagar (...).
A União luta defendendo a cidade, mas estão em desvantagem e perdendo terreno (...).
Ataque! Ataque! O General Lee dá o comando (...).
O dia termina com a vitória dos sulistas [Confederados].
O General Lee está convencido quanto à vontade de Deus (...).
Do outro lado a União fortalece suas linhas e não nega que vai resistir.
Quando os Confederados atacarem, haverá o diabo a pagar".

(Disponível em:< SCHAFFER, Ryan. "The Devil To Pay". Iced Earth. Album "The Glorious Burden". CD. Faixa 12. SPV: Hanôver - Alemanha, 2004. Tradução nossa.>)


Associando seus conhecimentos com as informações disponibilizadas, tanto pela FIGURA 01, quanto pelo TEXTO 05, leia as afirmações e marque aquela que estiver correta.

A
O assunto abordado é a Guerra de Secessão nos Estados Unidos, a qual, vencida pelas forças da União, favoreceu o processo abolicionista defendido pelo presidente Abraham Lincoln.
B

O assunto abordado é a Guerra Civil Americana vencida pelos Confederados, contrários ao movimento emancipacionista e abolicionista dos nortistas, defensores da industrialização.

C
O assunto abordado é a Guerra de Independência das Treze Colônias em relação à Inglaterra, que deu origem aos Estados Unidos da América após a batalha de Gettysburg na Pensilvânia.
D
O assunto abordado é a Guerra entre a Confederação Americana e a União Mexicana, pelos territórios entre o Texas e a Califórnia, em meio à chamada "Marcha Para o Oeste" Americana.
4d169dbd-c7
UFSC 2010 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA), A estruturação do Estado norte-americano : território, cidadania e política

Sobre a América Latina, assinale a proposição CORRETA.


As necessidades de expansão territorial dos Estados Unidos visavam basicamente manter o domínio sobre os povos indígenas e latinos.

O processo de colonização da América define, de modo geral, as grandes desigualdades socioeconômicas da América Latina nos dias atuais. 
C
Certo
E
Errado
969f5690-c3
UFU-MG 2019 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

De acordo com Bernard Baylin, em seu livro As Origens Ideológicas da Revolução Americana, depois da promulgação da Lei do Selo, os colonos americanos começaram a pensar que havia uma conspiração inglesa para cercear as liberdades na América do Norte. E essa crença transformou o sentido da luta dos colonos e acelerou o movimento de oposição, que posteriormente acabou levando à independência e à criação dos Estado Unidos da América.

Em relação à Lei do Selo, é correto afirmar que

A
essa lei foi aprovada pelo Parlamento Inglês em 1765, estabelecendo que todos os documentos em circulação na colônia americana deveriam receber selos provenientes de toda a Europa e, somente com esses, sua circulação estaria legalizada.
B
essa lei durou vários anos, mas, devido às ações dos representantes dos colonos americanos no parlamento inglês, tal taxa foi cancelada sob forte protesto de parlamentares representantes dos interesses comerciais da metrópole.
C
o rei inglês justificava essa lei, argumentando que o tesouro inglês havia se esgotado com a Guerra dos Sete Anos, e que também era dever dos colonos pagar as dívidas, contraídas também a favor dos interesses deles.
D
essa lei taxava também artigos de consumo, como o chá, o vidro, o papel e outros. Por causar a elevação de preços desses artigos, a Lei do Selo provocou inúmeros confrontos, considerado um dos fatores que conduziu ao processo de independência dos Estados Unidos da América.
9dbfd439-b7
UECE 2012 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

Os Estados Unidos utilizou o lema em latim E Pluribus unum, que significa “de muitos, um”, como símbolo da união entre as colônias para conseguir a independência. Crescentes tensões entre os colonos americanos e a metrópole conduziram o processo da independência americana, que foi

A
impulsionado pela inexistência do pensamento iluminista.
B
uma rebelião de treze colônias contra o domínio inglês.
C
o resultado de intensas negociações entre ingleses, franceses e holandeses.
D
financiado pelos ideólogos da Revolução Francesa.