Questão ef33bdb6-fc
Prova:PUC - PR 2017
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

O mapa mostra as Treze colônias inglesas na América do Norte, normalmente divididas entre Norte, de Massachusetts até a Pensilvânia, e sul, a partir de Maryland até a Geórgia. Colonização de iniciativa particular no século XVI, as Treze colônias inglesas mantinham grandes diferenças entre si, sendo as principais entre o Norte e o Sul.



Dentre elas, podemos citar

A
o norte foi caracterizado por receber um grande fluxo de imigrantes ingleses, estimulados pelos cercamentos e pelas perseguições religiosas sofridas na Inglaterra, vieram para colônia e montaram grandes fazendas de açúcar, tabaco e algodão, voltadas à exportação para a Europa.
B
as colônias do sul eram voltadas à exploração, possuíam um sistema de produção baseado no plantation, portanto, com trabalho escravo, monocultura e exportação.
C
portanto, com trabalho escravo, monocultura e exportação. o sul abrigou colônias de povoamento, onde a pequena propriedade para subsistência e o trabalho livre foram predominantes.
D
a coroa inglesa se manteve presente nas Treze colônias, cobrando impostos e fundando a Companhia Geral do Comércio, órgão cuja competência era fiscalizar e manter o monopólio inglês sobre os produtos exportados pela colônia.
E
as colônias ao norte foram conhecidas pela exploração de matéria-prima que abastecia as manufaturas inglesas, contudo, a partir das revoltas de escravos e o início do trabalho assalariado, o valor das transações aumenta muito, tornando inviável para a Inglaterra continuar ligada às colônias.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre as Treze Colônias inglesas da América do Norte, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – Embora o Norte tenha realmente recebido um grande fluxo de imigrantes ingleses, não era caracterizado por grandes fazendas, como as citadas na alternativa. Essas culturas eram predominantes no Sul, onde o sistema de plantation (grandes propriedades monocultoras voltadas para a exportação) era comum.


B) Correta - Nas colônias do sul, como Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia, a economia era centrada em grandes propriedades agrícolas, conhecidas como plantations, que cultivavam produtos como tabaco, arroz e índigo. Essas culturas eram voltadas principalmente para a exportação e dependiam intensamente do trabalho escravo para serem lucrativas. Este sistema econômico contrastava fortemente com o norte, onde predominavam pequenas propriedades agrícolas, uma economia mais diversificada e menor uso de trabalho escravo.


C) Incorreta - No sul, predominavam as grandes propriedades agrícolas (plantations), que utilizavam trabalho escravo.


D) Incorreta – Embora a coroa inglesa tenha, de fato, instituído alguns impostos e regulamentos sobre as colônias (como a Lei do Chá de 1773, por exemplo), não houve a fundação de uma Companhia Geral do Comércio específica para as Treze Colônias.


E) Incorreta – Esta alternativa é incorreta por várias razões. Primeiro, o Norte não era conhecido pela exploração intensiva de matéria-prima para as manufaturas inglesas; essa característica era mais comum no Sul. Segundo, a menção às "revoltas de escravos e o início do trabalho assalariado" não se aplica ao contexto histórico das colônias do Norte, onde o trabalho escravo era menos prevalente do que no Sul. Além disso, não foi a inviabilidade econômica que levou a Inglaterra a se afastar das colônias, mas sim a guerra de independência e a subsequente Revolução Americana.


Gabarito – Letra B


Referência:


Karnal, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Editora Contexto, 2015.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo