Questõessobre Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)
Após a morte de Maomé, em 632, teve início
uma era de grande expansão da civilização
muçulmana liderada pelos califas, os sucessores do
profeta, entre os séculos VII e VIII.
Considerando o impacto dessa expansão para o
velho mundo, assinale a afirmação verdadeira.
Considerando as características das sociedades
do antigo oriente próximo, numere os parênteses
abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Egípcios;
2. Mesopotâmicos;
3. Hebreus;
4. Fenícios.
( ) Viviam em cidades-estados que tinham nas
atividades comerciais marítimas sua principal
base econômica.
( ) Desenvolveram a escrita cuneiforme, o
calendário anual dividido em 12 meses e os
princípios da astronomia e da astrologia.
( ) Organizaram seu reino a partir de suas tribos
tradicionais e originaram uma religião
monoteísta.
( ) Desenvolveram uma avançada cultura com
grandes desenvolvimentos na arquitetura, na
engenharia e na medicina.
A sequência correta, de cima para baixo,
Considerando as características das sociedades do antigo oriente próximo, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Egípcios;
2. Mesopotâmicos;
3. Hebreus;
4. Fenícios.
( ) Viviam em cidades-estados que tinham nas atividades comerciais marítimas sua principal base econômica.
( ) Desenvolveram a escrita cuneiforme, o calendário anual dividido em 12 meses e os princípios da astronomia e da astrologia.
( ) Organizaram seu reino a partir de suas tribos tradicionais e originaram uma religião monoteísta.
( ) Desenvolveram uma avançada cultura com grandes desenvolvimentos na arquitetura, na engenharia e na medicina.
A sequência correta, de cima para baixo,
A pirâmide de Quéfren e o obelisco de Luxor são dois monumentos do Egito Antigo datados, respectivamente, dos séculos XXVI e XIII a.C.
(www.pimpmytrip.it)
(www.molon.de)
Apesar das diferenças visíveis existentes entre esses monumentos, ambos exprimem
Os egípcios viam a criação do mundo como uma espécie
de ilha de ordem cercada pelas forças do caos, que a ameaçavam constantemente de aniquilação, da mesma forma
como o Delta e o Vale férteis e organizados estavam cercados pelos desertos hostis e anárquicos.
(Ciro F. S. Cardoso. O Egito Antigo, 1982. Adaptado.)
O texto ajuda compreender o motivo de, no Egito Antigo, as
práticas religiosas
O Eufrates não é um rio manso e amistoso como o Nilo, com uma inundação de fim de verão,
regular como um relógio, que prepara a terra para o plantio do trigo no inverno. [...] Ele
transborda de suas margens, de forma errática e imprevisível, durante a primavera, quando a
semente já no chão tem de ser protegida, primeiro para não se afogar sob as águas da
enchente; segundo, para não secar sob o sol escaldante, que faz evaporar mais da metade do
fluxo do rio antes que ele chegue ao mar.
(Paul Kriwaczek. Babilônia: a Mesopotâmia e o nascimento da civilização, 2018.)
O excerto faz uma comparação entre a sociedade da Suméria e a do Egito da Antiguidade,
acentuando, entre elas,
O processo de desagregação das comunidades primitivas deu
origem às sociedades do Antigo Oriente e da Antiguidade
Clássica.
Essa passagem foi resultado
O helenismo, nome que identifica a fusão da cultura grega com
a cultura oriental, contribuiu para a formação de novas doutrinas
filosóficas, que foram adotadas pela cultura ocidental, como
o ceticismo.
Essa doutrina
O legado cultural das antiguidades Oriental e Clássica
contribuiu, em vários aspectos, para a formação da civilização
ocidental.
Dentre essas contribuições, encontra-se
O legado cultural das antiguidades Oriental e Clássica contribuiu, em vários aspectos, para a formação da civilização ocidental.
Dentre essas contribuições, encontra-se
Com relação à história dos grupos sociais da
Antiguidade, assinale a alternativa correta.
Sobre a região da Mesopotâmia e os povos que se desenvolveram naquela região dando origem a importantes sociedades da Antiguidade Oriental é correto afirmar:
Leia o texto a seguir.
Amanheces formoso no horizonte celeste,
Tu, vivente Aton, princípio da vida!
Quando surgiste no horizonte do oriente
Inundaste toda a terra com tua beleza.
[...]
Ó Deus único, nenhum outro se te iguala!
Tu próprio criaste o mundo de acordo com tua vontade,
Enquanto ainda estavas só.
HINO A ATON. In: PINSKI, Jaime. 100 textos de História Antiga. São Paulo: Contexto, 2009. p. 56-57.
O faraó Amenófis IV (1377-1358 a. C.), como parte de uma estratégia política que visava diminuir o poder da
classe sacerdotal egípcia, realizou uma reforma religiosa que teve como principal tópico a
"Com as inundações periódicas do Nilo, o Vale, onde
se concentrava a população do Egito Antigo, costuma ser
comparado a uma espécie de oásis em meio ao deserto.
O historiador grego Heródoto, que visitou o Egito no século V a.C., o chamou de uma ‘dádiva do Nilo’, isto é, ‘um
presente’ do Nilo. Essa frase pode passar a impressão de
que, na construção da sociedade egípcia, os ‘atributos
da natureza’ foram mais importantes que o trabalho dos
egípcios. No entanto, para muitos historiadores, trabalho e
organização foram os ingredientes principais da civilização
egípcia. O rio, em si, (...) ao mesmo tempo que fertilizava,
inundava.”
PINSKY, Jaime. As Primeiras Civilizações. São Paulo. Atual
Editora. 1994. p. 67.
A partir das informações presentes no texto, pode-se
afirmar como característica da organização econômica da
milenar civilização egípcia o fato de:
Na Mesopotâmia, os frutos da civilização foram
partilhados entre diversas cidades-estados e, no
interior delas, entre vários grupos sociais, se bem
que desigualmente. No Egito dos faraós, os frutos em
questão concentraram-se quase somente na Corte real
e, secundariamente, nos centros regionais de poder.
Se na Mesopotâmia o comércio cedo começou a servir
também à acumulação de riquezas privadas, no Egito
as trocas importantes permaneceram por mais tempo
sob controle do Estado.
CARDOSO, C. F. Sociedades do antigo Oriente Próximo.
São Paulo: Ática, 1986 (adaptado).
Um fator sociopolítico que caracterizava a organização
estatal egípcia no contexto mencionado está indicado no(a)
O Código de Hamurabi (instituído por volta do século XVIII a.C), um dos mais antigos conjuntos de leis escritas da história
da humanidade, reunia centenas de regras e estabelecia as punições a serem aplicadas àqueles que as descumprissem.
Seguindo o princípio da Lei de talião, popularmente conhecida como “olho por olho, dente por dente”, o Código de Hamurabi
regulava as relações econômicas e sociais da população
São características fulcrais das
sociedades da antiguidade a significativa
presença de escravos, a restrição ao acesso a
cidadania, e a exclusão das mulheres na
participação direta da atividade política.
Considerando essa afirmação:
Constantinopla, aquela cidade vasta e esplêndida, com toda a sua riqueza, sua ativa
população de mercadores e artesãos, seus cortesãos em seus mantos civis e as grandes
damas ricamente vestidas e adornadas, com seus séquitos de eunucos e escravos,
despertaram nos cruzados um grande desdém, mesclado a um desconfortável sentimento de
inferioridade.
RUNCIMAN, S. A Primeira Cruzada e a fundação do Reino de Jerusalém.
Rio de Janeiro: Imago, 2003 (adaptado).
A reação dos europeus quando defrontados com essa cidade ocorreu em função das
diferenças entre Oriente e Ocidente quanto aos(às)
Constantinopla, aquela cidade vasta e esplêndida, com toda a sua riqueza, sua ativa população de mercadores e artesãos, seus cortesãos em seus mantos civis e as grandes damas ricamente vestidas e adornadas, com seus séquitos de eunucos e escravos, despertaram nos cruzados um grande desdém, mesclado a um desconfortável sentimento de inferioridade.
RUNCIMAN, S. A Primeira Cruzada e a fundação do Reino de Jerusalém. Rio de Janeiro: Imago, 2003 (adaptado).
A reação dos europeus quando defrontados com essa cidade ocorreu em função das
diferenças entre Oriente e Ocidente quanto aos(às)