Questão fa92db17-6b
Prova:ENEM 2020
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Antiguidade Oriental (Egípcios, Mesopotâmicos, Persas, Indianos e Chineses)

Constantinopla, aquela cidade vasta e esplêndida, com toda a sua riqueza, sua ativa população de mercadores e artesãos, seus cortesãos em seus mantos civis e as grandes damas ricamente vestidas e adornadas, com seus séquitos de eunucos e escravos, despertaram nos cruzados um grande desdém, mesclado a um desconfortável sentimento de inferioridade.


RUNCIMAN, S. A Primeira Cruzada e a fundação do Reino de Jerusalém. Rio de Janeiro: Imago, 2003 (adaptado).


A reação dos europeus quando defrontados com essa cidade ocorreu em função das diferenças entre Oriente e Ocidente quanto aos(às)

A
modos de organização e participação política.
B
níveis de disciplina e poderio bélico do exército.
C
representações e práticas de devoção politeístas.
D
dinâmicas econômicas e culturais da vida urbana.
E
formas de individualização e desenvolvimento pessoal.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A cidade de Constantinopla era, nos seus tempos áureos, até a queda nas mãos dos turcos otomanos no século XV, a porta de entrada e saída entre oriente e ocidente. Era um entreposto comercial de grande importância, onde circulavam mercadorias e mercadores das principais praças de comércio da Europa, tais como florentinos, genoveses e venezianos, e do oriente, como de cidades da Índia e China. A riqueza econômica e o fato de ter uma circulação cosmopolita fez de Constantinopla uma cidade com uma cultura variada, diferente e multifacetada 
Embora pareça muito específica por demandar conhecimento acerca das características da civilização desenvolvida no Império Bizantino, a questão na verdade é de interpretação de texto. O conhecimento acerca dos bizantinos e cruzados adquiridos na escola básica são suficientes para o entendimento do trecho e para responder à pergunta proposta. 
Uma das alternativas indica o grande motivo do estranhamento dos Cruzados em Constantinopla. 
A) INCORRETA- O trecho transcrito não faz referência à características e modos políticos de Constantinopla 
B) INCORRETA - Não há menção a exércitos no texto apresentado na entrada da questão, mesmo sendo as Cruzadas expedições militares. 
C) INCORRETA- Nem os cruzados nem os habitantes de Constantinopla eram politeístas. 
D) CORRETA- O que o texto descreve são práticas culturais da cidade de Constantinopla, diferentes daquelas às quais os cruzados estavam habituados. 
E) CORRETA- O que está em pauta não se refere a indivíduos e sim a hábitos e comportamentos de sociedades. 

Gabarito do Professor: Letra D.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo