Questõesde USP 2012

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55405865-e4
USP 2012 - Português - Interpretação de Textos

Guardadas as diferenças que separam as obras a seguir comparadas, as tensões a que remete o poema de Drummond derivam de um conflito de

            Morro da Babilônia

À noite, do morro
descem vozes que criam o terror
(terror urbano, cinquenta por cento de cinema,
e o resto que veio de Luanda ou se perdeu na língua
                                                                         [geral).
Quando houve revolução, os soldados se espalharam
                                                                        [no morro,
o quartel pegou fogo, eles não voltaram.
Alguns, chumbados, morreram.
O morro ficou mais encantado.

Mas as vozes do morro
não são propriamente lúgubres.
Há mesmo um cavaquinho bem afinado
que domina os ruídos da pedra e da folhagem
e desce até nós, modesto e recreativo,
como uma gentileza do morro.

                                    Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.


A
caráter racial, assim como sucede em A cidade e as serras.
B
grupos linguísticos rivais, de modo semelhante ao que ocorre em Viagens na minha terra.
C
fundo religioso e doutrinário, como o que agita o enredo de Til.
D
classes sociais, tal como ocorre em Capitães da areia.
E
interesses entre agregados e proprietários, como o que tensiona as Memórias póstumas de Brás Cubas.
53ac72e3-e4
USP 2012 - Português - Interpretação de Textos

Leia as seguintes afirmações sobre o poema de Drummond, considerado no contexto do livro a que pertence:

I. No conjunto formado pelos poemas do livro, a referência ao Morro da Babilônia n feita no título do texto n mais as menções ao Leblon e ao Méier, a Copacabana, a São Cristóvão e ao Mangue, n presentes em outros poemas n, sendo todas, ao mesmo tempo, espaciais e de classe, constituem uma espécie de discreta topografia social do Rio de Janeiro.
II. Nesse poema, assim como ocorre em outros textos do livro, a atenção à vida presente abre-se também para a dimensão do passado, seja ele dado no registro da história ou da memória.
III. A menção ao “cavaquinho bem afinado”, ao cabo do poema, revela ter sido nesse livro que o poeta finalmente assumiu as canções da música popular brasileira como o modelo definitivo de sua lírica, superando, assim, seu antigo vínculo com a poesia de matriz culta ou erudita.

Está correto o que se afirma em

            Morro da Babilônia

À noite, do morro
descem vozes que criam o terror
(terror urbano, cinquenta por cento de cinema,
e o resto que veio de Luanda ou se perdeu na língua
                                                                         [geral).
Quando houve revolução, os soldados se espalharam
                                                                        [no morro,
o quartel pegou fogo, eles não voltaram.
Alguns, chumbados, morreram.
O morro ficou mais encantado.

Mas as vozes do morro
não são propriamente lúgubres.
Há mesmo um cavaquinho bem afinado
que domina os ruídos da pedra e da folhagem
e desce até nós, modesto e recreativo,
como uma gentileza do morro.

                                    Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.


A
I, apenas.
B
I e II, apenas.
C
III, apenas.
D
II e III, apenas.
E
I, II e III.
5c22a21f-e4
USP 2012 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

Segundo o texto, o livro Missing Out: In Praise of the Unlived Life sugere que

            Missing Out: In Praise of the Unlived Life is Adam Phillips's 17th book and is a characteristic blend of literary criticism and philosophical reflection packaged around a central idea. The theme here is missed opportunities, roads not taken, alternative versions of our lives and ourselves, all of which, Phillips argues, exert a powerful hold over our imaginations. Using a series of examples and close readings of authors including Philip Larkin and Shakespeare, the book suggests that a broader understanding of life's inevitable disappointments and thwarted desires can enable us to live fuller, richer lives. Good things come to those who wait.
            Does he see himself as a champion of frustration? “I'm not on the side of frustration exactly, so much as the idea that one has to be able to bear frustration in order for satisfaction to be realistic. I'm interested in how the culture of consumer capitalism depends on the idea that we can't bear frustration, so that every time we feel a bit restless or bored or irritable, we eat, or we shop
.”


                                                imagem-134.jpg
                                                guardian.co.uk, 1 June 2012. Adaptado.
A
a fantasia deve se sobrepor a nossos planos de vida.
B
uma compreensão maior das decepções e dos desejos não realizados pode nos ajudar a viver melhor.
C
os relatos de vida dos escritores não nos servem de exemplo.
D
um controle maior de nossa imaginação é importante para lidarmos com nossas frustrações.
E
as oportunidades perdidas devem ser recuperadas para uma vida satisfatória.
5a7c829a-e4
USP 2012 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

Afirma-se, no texto, que, diferentemente da TV, na publicidade online a audiência tem de ser

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A
partilhada.
B
valorizada.
C
comprada.
D
multiplicada.
E
conquistada.
5d9c2dea-e4
USP 2012 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

No texto, em resposta à pergunta “Does he see himself as a champion of frustration?”, o autor do livro argumenta ser necessário que as pessoas

            Missing Out: In Praise of the Unlived Life is Adam Phillips's 17th book and is a characteristic blend of literary criticism and philosophical reflection packaged around a central idea. The theme here is missed opportunities, roads not taken, alternative versions of our lives and ourselves, all of which, Phillips argues, exert a powerful hold over our imaginations. Using a series of examples and close readings of authors including Philip Larkin and Shakespeare, the book suggests that a broader understanding of life's inevitable disappointments and thwarted desires can enable us to live fuller, richer lives. Good things come to those who wait.
            Does he see himself as a champion of frustration? “I'm not on the side of frustration exactly, so much as the idea that one has to be able to bear frustration in order for satisfaction to be realistic. I'm interested in how the culture of consumer capitalism depends on the idea that we can't bear frustration, so that every time we feel a bit restless or bored or irritable, we eat, or we shop
.”


                                                imagem-134.jpg
                                                guardian.co.uk, 1 June 2012. Adaptado.
A
tenham experiências satisfatórias para compreender a frustração.
B
entendam cada vez mais a cultura capitalista de consumo.
C
se distraiam fazendo compras quando estão irritadas.
D
lidem com as frustrações para que suas satisfações sejam realistas.
E
percebam o que as deixa frustradas no dia a dia.
588dbfa6-e4
USP 2012 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

No texto, a palavra “viral” refere-se a

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A
campanhas publicitárias divulgadas entre usuários de mídias eletrônicas.
B
vírus eletrônicos acoplados a anúncios publicitários.
C
mensagens de alerta aos consumidores para os riscos de determinados produtos.
D
mídias eletrônicas que têm dificuldade em controlar a disseminação de vírus.
E
quantidades de anúncios que congestionam as caixas postais dos usuários de correio eletrônico.
56e22acf-e4
USP 2012 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

De acordo com o texto, a indústria publicitária

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A
passou a criar anúncios mais curtos.
B
deixou de comprar tempo na TV devido ao aumento de custo por minuto.
C
foi forçada a se modificar em função das novas tecnologias.
D
aumentou sua audiência cativa.
E
começou a privilegiar a forma em vez de conteúdos.
4b6c5732-e4
USP 2012 - Português - Interpretação de Textos

Da leitura do texto, depreende-se que

                                    Ata


            Acredito que o mau tempo haja concorrido para que os sabadoyleanos* hoje não estivessem na casa de José Mindlin, em São Paulo, gozando das delícias do cuscuz paulista aqui amavelmente prometido. Depois do almoço, visita aos livros dialogantes, na expressão de Drummond, não sabemos se no rigoroso sistema de vigilância de Plínio Doyle, mas de qualquer forma com as gentilezas das reuniões cariocas. Para o amigo de São Paulo as saudações afetuosas dos ausentes- presentes, que neste instante todos nos voltamos para o seu palácio, aquele que se iria desvestir dos ares aristocráticos para receber camaradescamente os descamisados da Rua Barão de Jaguaribe.
            Guarde, amigo Mindlin, para breve o cuscuz da tradição bandeirante, que hoje nos conformamos com os biscoitos à la Plínio Doyle.

                                                                                    Rio, 20-11-1976.


Signatários: Carlos Drummond de Andrade, Gilberto de Mendonça Teles, Plínio Doyle e outros.

Cartas da biblioteca Guita e José Mindlin. Adaptado.


* “sabadoyleanos”: frequentadores do sabadoyle, nome dado ao encontro de intelectuais, especialmente escritores, realizado habitualmente aos sábados, na casa do bibliófilo Plínio Doyle, situada no Rio de Janeiro.



A
o anfitrião carioca, embora gentil, é cioso de sua biblioteca.
B
o anfitrião paulista recebeu com honrarias os amigos cariocas, que visitaram a sua biblioteca.
C
os cariocas não se sentiram à vontade na casa do paulista, a qual, na verdade, era uma mansão.
D
os cariocas preferiram ficar no Rio de Janeiro, embora a recepção em São Paulo fosse convidativa.
E
o fracasso da visita dos cariocas a São Paulo abalou a amizade dos bibliófilos.
4ec882e3-e4
USP 2012 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Leia o seguinte texto.

O autor pensava estar romanceando o processo brasileiro de guerra e acomodação entre as raças, em conformidade com as teorias racistas da época, mas, na verdade, conduzido pela lógica da ficção, mostrava um processo primitivo de exploração econômica e formação de classes, que se encaminhava de um modo passavelmente bárbaro e desmentia as ilusões do romancista.

Roberto Schwarz. Adaptado.

Esse texto crítico refere-se ao livro

A
Memórias de um sargento de milícias.
B
Til.
C
O cortiço.
D
Vidas secas.
E
Capitães da areia.
507c04ec-e4
USP 2012 - Literatura - Realismo, Escolas Literárias

Em quatro das alternativas abaixo, registram-se alguns dos aspectos que, para bem caracterizar o gênero e o estilo das Memórias póstumas de Brás Cubas, o crítico J. G. Merquior pôs em relevo nessa obra de Machado de Assis. A única alternativa que, invertendo, aliás, o juízo do mencionado crítico, aponta uma característica que NÃO se aplica à obra em questão é:

A
ausência praticamente completa de distanciamento enobrecedor na figuração das personagens e de suas ações.
B
mistura do sério e do cômico, de que resulta uma abordagem humorística das questões mais cruciais.
C
ampla liberdade do texto em relação aos ditames da verossimilhança.
D
emprego de uma linguagem que evita chamar a atenção sobre si mesma, apagando-se, assim, por detrás da coisa narrada.
E
uso frequente de gêneros intercalados ? por exemplo, cartas ou bilhetes, historietas etc. ? embutidos no conjunto da obra global.
4d131ac8-e4
USP 2012 - Português - Interpretação de Textos

As expressões “ares aristocráticos” e “descamisados” relacionam-se, respectivamente,

                                    Ata


            Acredito que o mau tempo haja concorrido para que os sabadoyleanos* hoje não estivessem na casa de José Mindlin, em São Paulo, gozando das delícias do cuscuz paulista aqui amavelmente prometido. Depois do almoço, visita aos livros dialogantes, na expressão de Drummond, não sabemos se no rigoroso sistema de vigilância de Plínio Doyle, mas de qualquer forma com as gentilezas das reuniões cariocas. Para o amigo de São Paulo as saudações afetuosas dos ausentes- presentes, que neste instante todos nos voltamos para o seu palácio, aquele que se iria desvestir dos ares aristocráticos para receber camaradescamente os descamisados da Rua Barão de Jaguaribe.
            Guarde, amigo Mindlin, para breve o cuscuz da tradição bandeirante, que hoje nos conformamos com os biscoitos à la Plínio Doyle.

                                                                                    Rio, 20-11-1976.


Signatários: Carlos Drummond de Andrade, Gilberto de Mendonça Teles, Plínio Doyle e outros.

Cartas da biblioteca Guita e José Mindlin. Adaptado.


* “sabadoyleanos”: frequentadores do sabadoyle, nome dado ao encontro de intelectuais, especialmente escritores, realizado habitualmente aos sábados, na casa do bibliófilo Plínio Doyle, situada no Rio de Janeiro.



A
aos “sabadoyleanos” e a Plínio Doyle.
B
a José Mindlin e a seus amigos cariocas.
C
a “gentilezas” e a “camaradescamente”.
D
aos signatários do documento e aos amigos de São Paulo.
E
a “reuniões cariocas” e a “tradição bandeirante”.
52173092-e4
USP 2012 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

Os momentos históricos em que se desenvolvem os enredos de Viagens na minha terra, Memórias de um sargento de milícias e Memórias póstumas de Brás Cubas (quanto a este último, em particular no que se refere à primeira juventude do narrador) são, todos, determinados de modo decisivo por um antecedente histórico comum – menos ou mais imediato, conforme o caso. Trata-se da

A
invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas.
B
turbulência social causada pelas revoltas regenciais.
C
volta de D. Pedro I a Portugal.
D
proclamação da independência do Brasil.
E
antecipação da maioridade de D. Pedro II.
423501ce-e4
USP 2012 - Português - Interpretação de Textos, Pronomes demonstrativos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Pronomes pessoais oblíquos, Pontuação, Uso da Vírgula, Morfologia - Pronomes

Dos seguintes comentários linguísticos sobre diferentes trechos do texto, o único correto é:

            A essência da teoria democrática é a supressão de qualquer imposição de classe, fundada no postulado ou na crença de que os conflitos e problemas humanos n econômicos, políticos, ou sociais n são solucionáveis pela educação, isto é, pela cooperação voluntária, mobilizada pela opinião pública esclarecida. Está claro que essa opinião pública terá de ser formada à luz dos melhores conhecimentos existentes e, assim, a pesquisa científica nos campos das ciências naturais e das chamadas ciências sociais deverá se fazer a mais ampla, a mais vigorosa, a mais livre, e a difusão desses conhecimentos, a mais completa, a mais imparcial e em termos que os tornem acessíveis a todos.

                                    Anísio Teixeira, Educação é um direito. Adaptado.


A
Os prefixos das palavras “imposição” e “imparcial” têm o mesmo sentido.
B
As palavras “postulado” e “crença” foram usadas no texto como sinônimas.
C
A norma-padrão condena o uso de “essa”, no trecho “essa opinião”, pois, nesse caso, o correto seria usar “esta”.
D
A vírgula empregada no trecho “e a difusão desses conhecimentos, a mais completa” indica que, aí, ocorre a elipse de um verbo.
E
O pronome sublinhado em “que os tornem” tem como referente o substantivo “termos”.
40955e57-e4
USP 2012 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia

No trecho “chamadas ciências sociais”, o emprego do termo “chamadas” indica que o autor

            A essência da teoria democrática é a supressão de qualquer imposição de classe, fundada no postulado ou na crença de que os conflitos e problemas humanos n econômicos, políticos, ou sociais n são solucionáveis pela educação, isto é, pela cooperação voluntária, mobilizada pela opinião pública esclarecida. Está claro que essa opinião pública terá de ser formada à luz dos melhores conhecimentos existentes e, assim, a pesquisa científica nos campos das ciências naturais e das chamadas ciências sociais deverá se fazer a mais ampla, a mais vigorosa, a mais livre, e a difusão desses conhecimentos, a mais completa, a mais imparcial e em termos que os tornem acessíveis a todos.

                                    Anísio Teixeira, Educação é um direito. Adaptado.


A
vê, nas “ciências sociais”, uma panaceia, não uma análise crítica da sociedade.
B
considera utópicos os objetivos dessas ciências.
C
prefere a denominação “teoria social” à denominação “ciências sociais”.
D
discorda dos pressupostos teóricos dessas ciências.
E
utiliza com reserva a denominação “ciências sociais”.
4845a473-e4
USP 2012 - Português - Interpretação de Textos

Considerada no contexto histórico a que se refere Til, a desenvoltura com que os escravos, no excerto, se entregam à dança é representativa do fato de que

            V - O samba

            À direita do terreiro, adumbra-se* na escuridão um maciço de construções, ao qual às vezes recortam no azul do céu os trêmulos vislumbres das labaredas fustigadas pelo vento.
            (...)
            É aí o quartel ou quadrado da fazenda, nome que tem um grande pátio cercado de senzalas, às vezes com alpendrada corrida em volta, e um ou dois portões que o fecham como praça d’armas.
            Em torno da fogueira, já esbarrondada pelo chão, que ela cobriu de brasido e cinzas, dançam os pretos o samba com um frenesi que toca o delírio. Não se descreve, nem se imagina esse desesperado saracoteio, no qual todo o corpo estremece, pula, sacode, gira, bamboleia, como se quisesse desgrudar- se.
            Tudo salta, até os crioulinhos que esperneiam no cangote das mães, ou se enrolam nas saias das aparigas. Os mais taludos viram cambalhotas e pincham à guisa de sapos em roda do terreiro. Um desses corta jaca no espinhaço do pai, negro fornido, que não sabendo mais como desconjuntar-se, atirou consigo ao chão e começou de rabanar como um peixe em seco. (...)


                                                                                                José de Alencar, Til.

(*) “adumbra-se” = delineia-se, esboça-se.
A
a escravidão, no Brasil, tal como ocorreu na América do Norte e no Caribe, foi branda.
B
se permitia a eles, em ocasiões especiais e sob vigilância, que festejassem a seu modo.
C
teve início nas fazendas de café o sincretismo das culturas negra e branca, que viria a caracterizar a cultura brasileira.
D
o narrador entendia que o samba de terreiro era, em realidade, um ritual umbandista disfarçado.
E
foi a generalização, entre eles, do alcoolismo, que tornou antieconômica a exploração da mão de obra escrava nos cafezais paulistas.
46c36366-e4
USP 2012 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Ao comentar o romance Til e, inclusive, a cena do capítulo “O samba”, aqui reproduzida, Araripe Jr., parente do autor e estudioso de sua obra, observou que esses são provavelmente os textos em que Alencar “mais se quis aproximar dos padrões” de uma “nova escola”, deixando, neles, reconhecível que, “no momento” em que os escreveu, “algum livro novo o impressionara, levando-o pelo estímulo até superfetar* a sua verdadeira índole de poeta”. Alguns dos procedimentos estilísticos empregados na cena aqui reproduzida indicam que a “nova escola” e o “livro novo” a que se refere o crítico pertencem ao que historiadores da literatura chamaram de

(*) “superfetar” = exceder, sobrecarregar, acrescentar-se (uma coisa a outra).

            V - O samba

            À direita do terreiro, adumbra-se* na escuridão um maciço de construções, ao qual às vezes recortam no azul do céu os trêmulos vislumbres das labaredas fustigadas pelo vento.
            (...)
            É aí o quartel ou quadrado da fazenda, nome que tem um grande pátio cercado de senzalas, às vezes com alpendrada corrida em volta, e um ou dois portões que o fecham como praça d’armas.
            Em torno da fogueira, já esbarrondada pelo chão, que ela cobriu de brasido e cinzas, dançam os pretos o samba com um frenesi que toca o delírio. Não se descreve, nem se imagina esse desesperado saracoteio, no qual todo o corpo estremece, pula, sacode, gira, bamboleia, como se quisesse desgrudar- se.
            Tudo salta, até os crioulinhos que esperneiam no cangote das mães, ou se enrolam nas saias das aparigas. Os mais taludos viram cambalhotas e pincham à guisa de sapos em roda do terreiro. Um desses corta jaca no espinhaço do pai, negro fornido, que não sabendo mais como desconjuntar-se, atirou consigo ao chão e começou de rabanar como um peixe em seco. (...)


                                                                                                José de Alencar, Til.

(*) “adumbra-se” = delineia-se, esboça-se.
A
Romantismo-Condoreirismo.
B
Idealismo-Determinismo.
C
Realismo-Naturalismo.
D
Parnasianismo-Simbolismo.
E
Positivismo-Impressionismo.
49c64f85-e4
USP 2012 - Literatura - Escolas Literárias, Romantismo

Em Viagens na minha terra, assim como em

A
Memórias de um sargento de milícias, embora se situem ambas as obras no Romantismo, criticam-se os exageros de idealização e de expressão que ocorrem nessa escola literária.
B
A cidade e as serras, a preferência pelo mundo rural português tem como contraponto a ojeriza às cidades estrangeiras – Paris, em particular.
C
Vidas secas, os discursos dos intelectuais são vistos como “a prosa vil da nação”, ao passo que a sabedoria popular “procede da síntese transcendente, superior e inspirada pelas grandes e eternas verdades”.
D
Memórias póstumas de Brás Cubas, a prática da divagação e da digressão exerce sobre todos os valores uma ação dissolvente, que culmina, em ambos os casos, em puro niilismo.
E
O cortiço, manifestam-se, respectivamente, tanto o antibrasileirismo do escritor português quanto o antilusitanismo do seu par brasileiro, assim como o absolutismo do primeiro e o liberalismo do segundo.
43cc70b4-e4
USP 2012 - Português - Interpretação de Textos, Denotação e Conotação, Variação Linguística, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia

Para adequar a linguagem ao assunto, o autor lança mão também de um léxico popular, como atestam todas as palavras listadas na alternativa

            V - O samba

            À direita do terreiro, adumbra-se* na escuridão um maciço de construções, ao qual às vezes recortam no azul do céu os trêmulos vislumbres das labaredas fustigadas pelo vento.
            (...)
            É aí o quartel ou quadrado da fazenda, nome que tem um grande pátio cercado de senzalas, às vezes com alpendrada corrida em volta, e um ou dois portões que o fecham como praça d’armas.
            Em torno da fogueira, já esbarrondada pelo chão, que ela cobriu de brasido e cinzas, dançam os pretos o samba com um frenesi que toca o delírio. Não se descreve, nem se imagina esse desesperado saracoteio, no qual todo o corpo estremece, pula, sacode, gira, bamboleia, como se quisesse desgrudar- se.
            Tudo salta, até os crioulinhos que esperneiam no cangote das mães, ou se enrolam nas saias das aparigas. Os mais taludos viram cambalhotas e pincham à guisa de sapos em roda do terreiro. Um desses corta jaca no espinhaço do pai, negro fornido, que não sabendo mais como desconjuntar-se, atirou consigo ao chão e começou de rabanar como um peixe em seco. (...)


                                                                                                José de Alencar, Til.

(*) “adumbra-se” = delineia-se, esboça-se.
A
saracoteio, brasido, rabanar, senzalas.
B
esperneiam, senzalas, pincham, delírio.
C
saracoteio, rabanar, cangote, pincham.
D
fazenda, rabanar, cinzas, esperneiam.
E
delírio, cambalhotas, cangote, fazenda.
45496bc5-e4
USP 2012 - Português - Análise sintática, Termos essenciais da oração: Sujeito e Predicado, Sintaxe

Na composição do texto, foram usados, reiteradamente,

I. sujeitos pospostos;
II. termos que intensificam a ideia de movimento;
III. verbos no presente histórico.

Está correto o que se indica em

            V - O samba

            À direita do terreiro, adumbra-se* na escuridão um maciço de construções, ao qual às vezes recortam no azul do céu os trêmulos vislumbres das labaredas fustigadas pelo vento.
            (...)
            É aí o quartel ou quadrado da fazenda, nome que tem um grande pátio cercado de senzalas, às vezes com alpendrada corrida em volta, e um ou dois portões que o fecham como praça d’armas.
            Em torno da fogueira, já esbarrondada pelo chão, que ela cobriu de brasido e cinzas, dançam os pretos o samba com um frenesi que toca o delírio. Não se descreve, nem se imagina esse desesperado saracoteio, no qual todo o corpo estremece, pula, sacode, gira, bamboleia, como se quisesse desgrudar- se.
            Tudo salta, até os crioulinhos que esperneiam no cangote das mães, ou se enrolam nas saias das aparigas. Os mais taludos viram cambalhotas e pincham à guisa de sapos em roda do terreiro. Um desses corta jaca no espinhaço do pai, negro fornido, que não sabendo mais como desconjuntar-se, atirou consigo ao chão e começou de rabanar como um peixe em seco. (...)


                                                                                                José de Alencar, Til.

(*) “adumbra-se” = delineia-se, esboça-se.
A
I, apenas.
B
II, apenas.
C
III, apenas.
D
I e II, apenas.
E
I, II e III.
3ef0d74e-e4
USP 2012 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia

De acordo com o texto, a sociedade será democrática quando

            A essência da teoria democrática é a supressão de qualquer imposição de classe, fundada no postulado ou na crença de que os conflitos e problemas humanos n econômicos, políticos, ou sociais n são solucionáveis pela educação, isto é, pela cooperação voluntária, mobilizada pela opinião pública esclarecida. Está claro que essa opinião pública terá de ser formada à luz dos melhores conhecimentos existentes e, assim, a pesquisa científica nos campos das ciências naturais e das chamadas ciências sociais deverá se fazer a mais ampla, a mais vigorosa, a mais livre, e a difusão desses conhecimentos, a mais completa, a mais imparcial e em termos que os tornem acessíveis a todos.

                                    Anísio Teixeira, Educação é um direito. Adaptado.


A
sua base for a educação sólida do povo, realizada por meio da ampla difusão do conhecimento.
B
a parcela do público que detém acesso ao conhecimento científico e político passar a controlar a opinião pública.
C
a opinião pública se formar com base tanto no respeito às crenças religiosas de todos quanto no conhecimento científico.
D
a desigualdade econômica for eliminada, criando-se, assim, a condição necessária para que o povo seja livremente educado.
E
a propriedade dos meios de comunicação e difusão do conhecimento se tornar pública.