Questõesde UENP 2017

1
1
Foram encontradas 95 questões
786c320a-b1
UENP 2017 - Filosofia

A partir dos conhecimentos sobre lógica, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as afirmativas que indicam falácias.

I. O fogo é quente e sei disso porque ele é vermelho.

II. Se eu atingir nota acima da média mínima exigida, então serei aprovado na disciplina.

III. Sócrates era um homem coerente com o seu pensamento, consequentemente preferiu morrer a renunciar a suas ideias.

IV. A temperatura global aumentou por causa da mortalidade dos pinguins no Polo Norte e dos ursos no Polo Sul.


Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
7867f881-b1
UENP 2017 - Filosofia

Observe a imagem a seguir.

(Mulher Chorando, 1937. Pablo Picasso. Óleo sobre tela. 60,8 × 50 cm. Tate Gallery, Londres.)


Com base na imagem, nos conhecimentos sobre a filosofia da arte e a estética na contemporaneidade, assinale a alternativa correta.

A
O artista contemporâneo, a partir da sua obra, tem como objetivo primeiro e único provocar essencialmente prazer e satisfação nos seus espectadores, fazendo que estes sejam tomados completamente pela obra
B
O tipo de arte produzida nos séculos XX e XXI tem o compromisso irrevogável de imitar a realidade assim como ela – a arte contemporânea – se apresenta inequivocamente idêntica aos olhos de todos, seja o artista ou o espectador.
C
Na contemporaneidade, a arte produz um tipo especial de estética ao fazer que esta atinja o seu auge enquanto ciência da sensibilidade que privilegia radicalmente o racional em detrimento do afetivo.
D
A arte na contemporaneidade assumiu a tarefa de representar simbolicamente, nas obras de arte produzidas manualmente pelo artista ou reproduzidas por algum aparato tecnológico, algum tipo necessário de sabedoria.
E
A arte contemporânea passou a agradar sem ter que satisfazer obrigatoriamente a assertiva aristotélica de correspondência entre a imagem e o modelo.
7863ad3b-b1
UENP 2017 - Filosofia - Ética e Liberdade, Conceitos Filosóficos, Em Busca da Verdade

Leia o texto a seguir.

A honestidade consiste em descobrir a verdade pela argúcia do espírito ou em manter a sociedade humana, dando a cada um o que é seu e observando fielmente os costumes; encontra-se ainda ou na nobreza e na força de uma alma indômita e inquebrantável ou nessa ordem e medida perfeita das palavras e ações, resultando daí a moderação e o comedimento.

(CÍCERO. M. T. Dos deveres, I, 5.)


Com base no texto e nos conhecimentos acerca da ética de Marco Túlio Cícero, assinale a alternativa correta.

A
A busca da verdade como primeiro elemento da virtude como honestidade deve tomar como conhecidas as coisas desconhecidas.
B
A busca da verdade, o senso de justiça, a força de caráter e a moderação das paixões são os quatro elementos que constituem a virtude como honestidade.
C
A força do caráter nasce de duas paixões, o medo e a ambição; por sua vez, essas paixões promovem o fundamento da justiça.
D
Para Cícero, a honestidade e a utilidade são incompatíveis, havendo oposição entre a utilidade e a moralidade na ação reta.
E
Usurpar os bens públicos transformando-os em bens privados confirma a afirmação de Cícero de que se deve dar a cada um o que é seu.
785fcce1-b1
UENP 2017 - Filosofia

Immanuel Kant é conhecido por ter comparado seu papel na filosofia com o de Copérnico na astronomia. Com base nos conhecimentos sobre Kant, assinale a alternativa correta

A
Assentou a realidade exterior no centro da investigação filosófica e a razão a girar em torno dela.
B
Colocou no centro da investigação filosófica a realidade objetiva e fez o sujeito girar a sua volta.
C
Disse primeiro o que é a realidade para depois estudar o que é a razão.
D
Depositou no centro da investigação filosófica a própria razão.
E
Pôs no centro da investigação filosófica os objetos do conhecimento dizendo que eles são racionais.
785b4ea6-b1
UENP 2017 - Filosofia - A Política

Voltaire foi um dos mais famosos pensadores do Iluminismo.
Com base na filosofia de Voltaire e nas críticas que estabeleceu, assinale a alternativa correta.

A
Criticou a intolerância religiosa e a prepotência dos poderosos.
B
Criticou a monarquia que respeitava as liberdades individuais.
C
Criticou a possibilidade da liberdade de pensamento dos cidadãos
D
Criticou a liberdade de expressão e a tolerância como virtude.
E
Criticou Diderot e o trabalho deste com a organização da Enciclopédia.
7856712b-b1
UENP 2017 - História - História Geral, Movimentos de Reforma Religiosa: protestantes e católicos

Leia o texto a seguir.

Em 2017, comemora-se 500 anos da Reforma Protestante. Martin Lutero, padre e professor, em 31 de outubro de 1517, pregou na porta da igreja do castelo de Wittemberg (Alemanha) um pergaminho com 95 teses, escrito em latim e com fundamentos na Bíblia Cristã. Lutero tinha como objetivo suscitar discussão entre os acadêmicos acerca da venda do perdão de Deus, como se fosse mercadoria, através de cartas de indulgência. A Reforma Protestante teve um papel decisivo na maneira de pensar do homem moderno ocidental e no nascimento do próprio Estado moderno.

(PERRY, M. Civilização Ocidental: uma história concisa. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 244-246.)


A partir dos conhecimentos sobre o nascimento do pensamento moderno e a Reforma Protestante, considere as afirmativas a seguir.

I. A Reforma Protestante destruiu a unidade religiosa da Europa, fortaleceu o poder das monarquias e estimulou o crescimento do Estado moderno secular.

II. A pretensão à autoridade temporal do Papa foi repudiada pelos membros da Reforma Protestante, o poder clerical enfraqueceu e se subordinou aos monarcas que passaram a construir Estados centralizados.

III. Lutero apregoava aos cristãos a insubordinação absoluta aos governantes, o que contribuiu diretamente para a ideia de liberdade tão característica do pensamento moderno.

IV. A Reforma Protestante contribuiu para a criação de uma ética dependente, no sentido de que cabe ao clérigo intermediar a relação com Deus, fornecendo segurança e certeza do que deve ou não ser tomado como regra da conduta.


Assinale a alternativa correta.

A

Somente as afirmativas I e II são corretas

B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
784d5d0d-b1
UENP 2017 - Sociologia - Política, poder e Estado

A questão da luta por direitos constitui, atualmente, um dos diálogos centrais das Ciências Sociais e, especialmente, da Sociologia. Com base nos conhecimentos sociológicos sobre a conquista dos direitos civis, políticos e sociais, no Brasil, assinale a alternativa correta.

A
A entrada do Brasil na era neoliberal é acompanhada pelo desmonte da Constituição Cidadã e pelo ataque aos direitos sociais.
B
A ditadura civil-militar de 1964 conseguiu preservar os direitos sociais, civis e políticos conquistados pelos brasileiros durante o período do Estado Novo.
C
A legislação trabalhista do período Vargas reconhece igualmente os direitos sociais dos trabalhadores rurais e urbanos.
D
No Brasil, a exemplo dos países mais avançados, os direitos civis foram consolidados anteriormente aos direitos políticos e sociais.
E
No contexto da Guerra Fria, do período pós-Segunda Guerra Mundial, a legalização do Partido Comunista Brasileiro amplia os direitos políticos.
784a26b6-b1
UENP 2017 - Sociologia - Política, poder e Estado

A forma do Estado moderno, tal como é conhecida atualmente, nem sempre existiu e seus elementos diferem dos Estados da Antiguidade e da Idade Média. Com base nos conhecimentos sociológicos sobre a formação do Estado moderno, assinale a alternativa correta.

A
Para Marx e Engels, o Estado burguês moderno é um órgão que representa a vontade geral e os interesses comuns e harmônicos das classes.
B
A dissolução da Monarquia Parlamentar Constitucional foi o fator decisivo para a emergência das bases do Estado moderno no mundo.
C
No Brasil, o desenvolvimento do Estado moderno é acompanhado pela estabilidade do regime democrático e dos partidos políticos
D
A presença de regimes políticos teocráticos, na contemporaneidade, favorece a consolidação da laicização do Estado moderno.
E
As análises de Weber indicam que o desenvolvimento do Estado moderno identifica-se com a ascensão do tipo de dominação legal e burocrática.
785213dd-b1
UENP 2017 - Filosofia - A Metafísica de Aristóteles, Filosofia e a Grécia Antiga

Segundo Aristóteles, as ciências dividem-se em teoréticas, práticas e produtivas. O propósito imediato de cada uma delas é o conhecimento, contudo, se diferem em seus propósitos últimos. Sobre Aristóteles e a classificação das ciências, assinale a alternativa correta.

A
A conduta é o fim do conhecimento das ciências teoréticas e produtivas.
B
As ciências produtivas visam ao conhecimento como um guia de conduta.
C
As ciências teoréticas têm em vista o conhecimento por si próprio.
D
Nas ciências práticas, o conhecimento é empregado para produzir algo útil.
E
O objetivo do conhecimento das ciências práticas é o cultivo de algo belo.
78444e77-b1
UENP 2017 - Sociologia - Globalização, reestruturação produtiva e mudanças recentes do trabalho, Mundo do trabalho

No mundo globalizado e na história recente do Brasil, assiste-se a uma lógica cuja regra é a flexibilização, a desregulamentação e a terceirização da produção e do mercado. Com base nos conhecimentos sociológicos sobre as transformações do mundo do trabalho no neoliberalismo, assinale a alternativa correta.

A
No capitalismo neoliberal do pós-Segunda Grande Guerra, a falta de qualificação da mão de obra e de inovação tecnológica é suficiente para explicar as crises estruturais das políticas do Estado de Bem-Estar Socia
B
Nas sociedades neoliberais, a aplicação dos princípios tayloristas-fordistas na organização do trabalho garante a polivalência do trabalhador e a produção enxuta de acordo com a demanda do mercado.
C
Na ordem econômica neoliberal, as empresas passam a ser horizontalizadas e a evitar a produção em um mesmo estabelecimento e país, fato que enfraquece os movimentos sindicais e a identidade de classe.
D
Os países emergentes, como o Brasil, por estarem distantes dos principais centros financeiros mundiais, conseguem proteger a sua produção e o seu mercado de trabalho dos efeitos negativos do neoliberalismo.
E
Em épocas de crise do neoliberalismo, as empresas subcontratadas levam vantagem em relação à empresa matriz, pois são menores e conseguem manter autonomia quanto à empregabilidade e aos salários.
783fc7e0-b1
UENP 2017 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social, Formas de estratificação social

A desigualdade social é uma característica estrutural das sociedades e assume diversas formas em diferentes épocas. Com base nos conhecimentos sociológicos sobre as manifestações da desigualdade, considere as afirmativas a seguir.

I. Na sociedade capitalista, as relações sociais criam uma dependência entre as classes que, por sua vez, constituem o fundamento oculto da estrutura de desigualdade.
I. Nas sociedades divididas por castas e por estamentos, a propriedade e o mercado adquirem predominância sobre os fatores socioculturais como princípios da desigualdade social.
III. Nos países capitalistas subdesenvolvidos, os critérios de prestígio, origem, tradição e escolaridade são igualmente responsáveis pela existência de grupos de status e das classes sociais.
IV. O sistema de estratificação, ao mesmo tempo que classifica e multiplica as hierarquias, define as possibilidades de mobilidade social dos indivíduos e grupos.

Assinale a alternativa correta

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
783b4033-b1
UENP 2017 - Sociologia - Cultura e sociedade, Noção antropológica de cultura

A Sociologia, de forma semelhante à Antropologia, também se preocupa com a questão da cultura, suas diferenças e diversidade de manifestações, no tempo e espaço.
Com base nos conhecimentos socioantropológicos sobre os significados da cultura, assinale a alternativa correta.

A
A submissão do homem à natureza, ao longo da história, secundariza a cultura aos instintos naturais e a herança genética prevalece sobre a cultura das sucessivas gerações.
B
A cultura popular se opõe à cultura tradicional, pois, enquanto a primeira se manifesta nas cidades, a segunda é específica das pequenas comunidades, a exemplo dos ritos e dos mitos religiosos.
C
Na pós-modernidade, a diluição das fronteiras territoriais e o enfraquecimento da hegemonia dos países ricos unificam nações, culturas e identidades nacionais, anteriormente diversas.
D
Roberto DaMatta considera a cultura um mapa, um receituário, um código, através do qual as pessoas de um determinado grupo pensam, classificam e mudam o mundo e a si mesmas.
E
Para Clifford Geertz, a cultura se associa à ideia de que os homens nascem completos e que, para viverem em sociedade, é suficiente colocar em funcionamento seus instintos e equipamentos originais.
7837dc40-b1
UENP 2017 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Com base no texto e nos conhecimentos sociológicos sobre os métodos de investigação dos autores clássicos da Sociologia, considere as afirmativas a seguir.


I. Para o positivismo de Comte, método e doutrina, ciência e ação se opõem, dada a imprevisibilidade das leis sociais.

II. Em Marx, a análise da vida social fundamenta-se nos indivíduos reais, na historicidade das suas relações e condições de existência.

III. As análises de Durkheim priorizam o social, através da comparação e dos mesmos princípios das ciências naturais.

IV. A Sociologia compreensiva de Weber busca interpretar os sentidos atribuídos pelos indivíduos às ações sociais.


Assinale a alternativa correta.

Leia o texto a seguir e responda a questão.


As ciências sociais contemporâneas são herdeiras do pensamento dos séculos XVIII e XIX. Representam o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de vida que estavam em curso nesse período. O rompimento desse tributo é árduo pela existência de contraposições e de complementaridades entre as teorias e os métodos. Em particular, a Sociologia do século XX e do início do novo milênio ainda não produziu uma síntese explicativa e, por isso, transita por diferentes abordagens e vertentes teórico-metodológicas inspiradas em seus pensadores clássicos. 


(Adaptado de: ARAUJO, S. M.; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. L. Sociologia: um olhar crítico. São Paulo: Contexto, 2015. p.29-31.)

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
7834252a-b1
UENP 2017 - Sociologia - O nascimento da sociologia

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgimento e a constituição da Sociologia como ciência, assinale a alternativa correta.

Leia o texto a seguir e responda a questão.


As ciências sociais contemporâneas são herdeiras do pensamento dos séculos XVIII e XIX. Representam o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de vida que estavam em curso nesse período. O rompimento desse tributo é árduo pela existência de contraposições e de complementaridades entre as teorias e os métodos. Em particular, a Sociologia do século XX e do início do novo milênio ainda não produziu uma síntese explicativa e, por isso, transita por diferentes abordagens e vertentes teórico-metodológicas inspiradas em seus pensadores clássicos. 


(Adaptado de: ARAUJO, S. M.; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. L. Sociologia: um olhar crítico. São Paulo: Contexto, 2015. p.29-31.)

A
Auguste Comte rompe com a preocupação ontológica da ordem e do progresso social que prevalecia nos precursores da Sociologia
B
A Sociologia nasce como explicação científica e se transforma em uma concepção cultural do mundo ocidental moderno.
C
A Sociologia é uma ciência gestada no ventre da sociedade industrial, quando um mundo tradicional com seus valores e modos de viver se desintegrava.
D
Os pioneiros da Sociologia, a exemplo de Saint Simon, aspiravam à produção de um conhecimento descompromissado com a mudança.
E
Os pensadores denominados profetas do passado e defensores da Revolução Francesa incorporaram, na Sociologia, os princípios do Iluminismo
78306360-b1
UENP 2017 - Geografia - Geografia Política

Observe o mapa a seguir.



(Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/24/internacional/1390589834_173330.htmll>. Acesso em: 21 set. 2017.)


Quanto aos pontos 1, 2, 3 e 4 indicados no mapa, assinale a alternativa correta.

A
São caracterizados por conflitos e disputas fronteiriças por territórios marítimos, fluviais e insulares pela necessidade de resguardar os interesses dos países na exploração de suas possibilidades econômicas.
B
São caracterizados por conflitos territoriais, por domínio de pontos de tráfico ilícito de mercadorias falsificadas e crime organizado transnacional com ligações com outros crimes, incluindo drogas ilícitas, lavagem de dinheiro e corrupção.
C
São caracterizados por disputas pelo reconhecimento das terras dos povos nativos de fronteira e conflitos com os comerciantes não nativos para criar possibilidades para a exploração dessas áreas.
D
São caracterizados por graves disputas nas regiões fronteiriças, devido ao enfrentamento das comunidades camponesas frente à exploração da pesca predatória por empresas comerciais.
E
São regiões de conflitos com a presença das Forças Armadas da Colômbia (FARC), que operam nos países latino-americanos mediante táticas de guerrilhas.
782856d2-b1
UENP 2017 - Geografia - Fontes de energia e recursos naturais, Energia

A figura a seguir mostra a diversidade de fontes de energia utilizadas no mundo contemporâneo.



Com base na figura e nos conhecimentos sobre fonte de energia, relacione as fontes de energia renováveis e não renováveis às suas formas de obtenção.

A) Fontes Não Renováveis.

B) Fontes Renováveis.


(1) Hidrelétrica. (I) De depósitos fósseis no fundo do mar ou em grandes profundidades continentais.

(2) Gás natural. (II) Da transformação química de grandes florestas soterradas.

(3) Biomassa. (III) Da energia liberada por uma queda d’água, que faz girar uma turbina.

(4) Carvão mineral. (IV) Da quebra de átomos de urânio.

(5) Marés. (V) Do aquecimento de placas de material semicondutor, como o silício.

(6) Petróleo. (VI) Da natureza, associado ou não ao petróleo.

(7) Energia nuclear. (VII) Das alterações de nível das marés, através de barragens ou através de turbinas submersas.

(8) Eólica. (VIII) Da decomposição de material orgânico.

(9) Solar. (IX) Dos movimentos dos ventos captados por pás de turbinas ligadas a geradores.


Assinale a alternativa que contém a associação correta.

A
1-A-III, 2-B-VIII, 3-B-VI, 4-A-II, 5-A-VII, 6-B-I, 7-B-V, 8-A-IX, 9-A-IV.
B
1-A-VII, 2-A-VI, 3-A-VIII, 4-B-II, 5-A-III, 6-B-I, 7-B-IV, 8-A-IX, 9-A-V.
C
1-B-III, 2-A-VI, 3-B-VIII, 4-A-II, 5-B-VII, 6-A-I, 7-A-IV, 8-B-IX, 9-B-V.
D
1-B-VII, 2-B-VIII, 3-A-VI, 4-B-II, 5-B-III, 6-A-I, 7-A-IV, 8-B-IX, 9-B-V.
E
1-B-IX , 2-A-II, 3-B-VI, 4-A-VIII, 5-B-III, 6-A-I, 7-A-V, 8-B-IV, 9-B-VII.
782c1555-b1
UENP 2017 - Geografia - Modernização Agrícola, Agropecuária

Sobre as transformações do espaço agrário brasileiro nas últimas décadas, assinale a alternativa correta.


A
A modernização excludente e parcial se concentrou nas regiões Norte e Nordeste, onde predominam as monoculturas de exportação.
B
A formação de complexos agroindustriais se deu com o processo de modernização, transnacionalização e inserção da agricultura na divisão internacional do trabalho.
C
A globalização da agricultura e o aparecimento do novo rural brasileiro levaram a uma melhor distribuição de renda e participação dos pequenos produtores na economia brasileira.
D
O aumento da produção, a modernização e a mecanização das grandes culturas resultaram na ampliação da oferta de trabalho no processo produtivo.
E
O processo contínuo de industrialização promoveu melhorias nas relações de produção e, consequentemente, fortaleceu a mão de obra familiar no campo.
78241b45-b1
UENP 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Observe o infográfico a seguir.


(Disponível em:<http://www.folhadelondrina.com.br/economia/industria-paranaense-gera-mais-empregos-no-interior-983163.html> . Acesso em: 21 set. 2017.)


Com base no infográfico e nos conhecimentos sobre a industrialização paranaense, considere as afirmativas a seguir.

I. Nas mesorregiões do Paraná, onde ocorreu a redução do percentual do número de empregos no setor de indústria, ocorreu também a redução do número absoluto de empregos.
II. Em todas as mesorregiões em que ocorreu redução percentual do número de indústrias, houve também redução percentual do número de vagas de empregos geradas pela indústria.
III. A participação da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) no total de empregos gerados pela indústria paranaense caiu 17,3% nas últimas duas décadas. De 1996 para 2015, a RMC apresenta uma regressão percentual na oferta de vagas.
IV. O grande destaque na geração de emprego industrial nas duas décadas foi a mesorregião Oeste, de Cascavel, que, em 1996, concentrava 7,8% da participação total do Estado e passou a 12,5%, em 2015.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
781d3431-b1
UENP 2017 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Mudanças climáticas

Sobre os fenômenos El Niño e La Niña, considere as afirmativas a seguir.


I. São fenômenos atmosféricos que afetam os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

II. El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anômalo das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical.

III. La Niña caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do oceano Pacífico Tropical.

IV. São eventos climáticos associados a fatores endógenos do planeta e à reflexão e absorção dos raios solares pela atmosfera.


Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
78169749-b1
UENP 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Paraná

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a associação entre os Parques Turísticos e suas localizações no mapa.

Observe o mapa e as imagens dos parques turísticos localizados em Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, do Estado do Paraná, a seguir e responda a questão.


(Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publicaa>. Acesso em: 10 set 2017.) 

A
1-A, 2-B, 3-C, 4-D.
B
1-A, 2-D, 3-C, 4-B.
C
1-B, 2-A, 3-D, 4-C.
D
1-D, 2-A, 3-B, 4-C
E
1-D, 2-C, 3-B, 4-A