Questõesde UNIOESTE sobre Sociologia
A partir de uma reflexão sobre a frase “menino veste azul, menina veste rosa” é INCORRETO afirmar.
A noção de campo social é um dos conceitos mais importantes desenvolvidos por Pierre
Bourdieu (BOURDIEU, Pierre. Sociologia I (Org.) São Paulo: Ática, 1983). Segundo
Bourdieu, para se compreender o sentido e o funcionamento de um campo social é
necessário associá-lo às posições ocupadas por aqueles que o produzem no espaço de
jogo concorrencial, ou seja, em um campo o qual existam relações de força e monopólios. Tendo em vista o conceito de campo em Bourdieu, é CORRETO afirmar:
I. Todo campo é relativamente autônomo em relação aos demais campos.
II. Todo campo possui regras idênticas e interesses semelhantes.
III. Não existe uma lei geral para todos os campos.
IV. O campo é um espaço de jogo marcado por relações de força entre os seus agentes.
V. A sociedade é estruturada em campos sociais, sendo que todos os campos são submetidos as mesmas leis sociais.
Leia o texto seguinte, extraído do livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada (10ª
edição, São Paulo, Ática, 2014, pág. 44), escrito por Carolina Maria de Jesus (1914-
1977):
“27 de maio... Percebi que no Frigorífico jogam creolina no lixo, para o favelado não catar
a carne para comer. Não tomei café, ia andando meio tonta. A tontura da fome é pior do que
a do álcool. A tontura do álcool nos impele a cantar. Mas a da fome nos faz tremer. Percebi
que é horrível ter só ar dentro do estômago. Comecei a sentir a boca amarga. Pensei: já não
basta as amarguras da vida? Parece que quando eu nasci o destino marcou-me para passar
fome”.
Após refletir sobre o texto lido, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito da obra de Florestan Fernandes, disse Octávio Ianni que ela “não só descortina novos horizontes para a reflexão teórica e a interpretação da realidade social,
como permite reler criticamente muito do que tem sido a Sociologia brasileira passada
e recente”.
In IANNI, Octávio. A Sociologia de Florestan Fernandes. Estud. av. [online]. 1996, vol.10, n.26,
pp.25-33. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em 30.08.2019.
Dentre as contribuições de Florestan Fernandes temos as seguintes obras:
A greve geral anarquista de julho de 1917, em São Paulo, é considerada o primeiro
evento de longo alcance no fortalecimento e expansão da organização sindical no Brasil. Nos anos que antecederam a greve geral, várias organizações se aproximaram do
sindicalismo revolucionário (ou anarcosindicalismo), que funcionavam como “escolas
de aprendizado de luta e rebeldia”. Naquela conjuntura, grandes sindicatos anarquistas
ligados à indústria têxtil, construção civil e metalurgia, além das ligas operárias de
bairro tipicamente anarquistas, impulsionaram o movimento sindical ao convergirem
trabalhadores qualificados e operários fabris para o movimento operário. Sobre a greve
geral de 1917 e as estratégias de luta e resistência operária em São Paulo, é CORRETO
afirmar:
I. Os anarcosindicalistas não defendiam o uso da violência e utilizavam a imprensa para
defender o seu direito de greve pacífica.
II. As assembleias de trabalhadores e as reuniões diárias no decorrer da greve foram importantes para obter apoio de outros sindicatos e da população.
III. As greves não tiveram um papel de destaque entre os sindicalistas libertários. A greve
era vista como uma manifestação pública do operário inconsciente de seus direitos.
IV. Na perspectiva anarquista, a greve foi o único meio de luta e resistência do trabalhador
durante a intervenção do Estado nas relações de trabalho.V. Entre as 11 reinvindicações feitas pelo Comitê de Defesa Proletária, constava a jornada
de trabalho de oito horas e a abolição do trabalho noturno para as mulheres e menores
de 18 anos.
T. H. Marshall, em Cidadania e classe social (Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar,
1967), classificou os direitos em:
As religiões são manifestações sociais que atuam na organização social. Suas origens remetem às
primeiras comunidades humanas, nas quais, por meio de rituais e expressões, os homens daquela época
procuravam manifestar o culto a uma ou mais divindades, portanto, o fenômeno religioso ajuda no
entendimento das sociedades humanas. Levando-se em consideração as visões de Karl Marx, Max Weber
e Emile Durkheim sobre religião, é INCORRETO afirma que
As sociedades humanas podem ser compreendidas com base no exame de suas representações coletivas,
suas categorias de classificação que podem ser percebidas nas maneiras de se comportar dos seus membros,
nos hábitos mais comuns do seu cotidiano, nas suas expressões e valorações presentes na linguagem. No
Brasil, vários pensadores sociais tentaram interpretar a sociedade brasileira. Sobre os Intérpretes do Brasil,
entre eles Euclides da Cunha, Sérgio Buarque de Holanda, Roberto Da Matta, Gilberto Freire e Raymundo
Faoro, é INCORRETO afirmar.
“Discursos sobre o sexo não se multiplicaram fora do poder ou contra ele, porém, lá onde ele se exercia
e como meio para seu exercício: criaram-se em todo canto incitações a falar; em toda parte, dispositivos
para ouvir e registrar procedimentos para observar, interrogar e formular. Desenfurnam-no e obrigam-no a
uma existência discursiva”. Trecho de História da Sexualidade, Vol. I – A Vontade de Saber” in Sociologia
em Movimento (p. 503).
Tendo como referência os estudos sobre sexualidade em “A Vontade de Saber”, no qual o autor se propõe
a analisar os discursos de verdade em torno da sexualidade, é CORRETO afirmar sobre essa obra que
“Discursos sobre o sexo não se multiplicaram fora do poder ou contra ele, porém, lá onde ele se exercia e como meio para seu exercício: criaram-se em todo canto incitações a falar; em toda parte, dispositivos para ouvir e registrar procedimentos para observar, interrogar e formular. Desenfurnam-no e obrigam-no a uma existência discursiva”. Trecho de História da Sexualidade, Vol. I – A Vontade de Saber” in Sociologia em Movimento (p. 503).
Tendo como referência os estudos sobre sexualidade em “A Vontade de Saber”, no qual o autor se propõe a analisar os discursos de verdade em torno da sexualidade, é CORRETO afirmar sobre essa obra que
Considerando as várias definições de Estado, é INCORRETO afirmar que
O ensaio “Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, de Theodor W. Adorno
e Max Horkheimer, publicado originalmente em 1947, é considerado um dos textos essenciais do século
XX que explicam o fenômeno da cultura de massa e da indústria do entretenimento. É uma das várias
contribuições para o pensamento contemporâneo do Instituto de Pesquisa Social fundado na década de
1920, em Frankfurt, na Alemanha. Um ponto decisivo para a compreensão do conceito de “Indústria
Cultural” é a questão da autonomia do artista em relação ao mercado.
Assim, sobre o conceito de “Indústria Cultural” é CORRETO afirmar.
O ensaio “Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, publicado originalmente em 1947, é considerado um dos textos essenciais do século XX que explicam o fenômeno da cultura de massa e da indústria do entretenimento. É uma das várias contribuições para o pensamento contemporâneo do Instituto de Pesquisa Social fundado na década de 1920, em Frankfurt, na Alemanha. Um ponto decisivo para a compreensão do conceito de “Indústria Cultural” é a questão da autonomia do artista em relação ao mercado.
Assim, sobre o conceito de “Indústria Cultural” é CORRETO afirmar.
Punks, patricinhas, emos, metaleiros, surfistas, straight edges e tantas outras tribos, comunidades ou
movimentos que circulam pelas ruas das grandes cidades brasileiras nos ajudam a refletir sobre o dilema
que George Simmel já havia apontado como característico da modernidade: ser único ou pertencer a um
grupo, querer ser reconhecido como indivíduo e também como parte de um todo maior. As tribos
prometem, de certo modo, singularização e pertencimento: cada membro é diferente dos que não fazem
parte de seu grupo e ao mesmo tempo é igual aos outros membros da tribo. A sociabilidade urbana,
marcada pelo anonimato, possibilita que as pessoas se reinventem, se recriem, se reorganizem e socializem
da forma que escolherem. Bem-comportadas ou rebeldes, as tribos ostentam padrões estéticos que se
opõem às tendências mais amplas da sociedade. Isso transforma os indivíduos identificados em cada uma
delas em consumidores de produtos que os singularizam como membros de uma comunidade particular.
Existe, portanto, uma intenção que parte dos adeptos das tribos. Por outro lado, aqueles que não se
identificam com uma tribo urbana ou não aceitam os padrões propostos por ela podem rotular, estigmatizar
seus integrantes e até alimentar uma dinâmica de discriminação e preconceito contra eles. (BOMENY.
Helena, et al. Tempos Modernos, tempos de sociologia: Ensino Médio. São Paulo: Editora do Brasil, 2013.
p. 271).
Partindo-se da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa CORRETA.
Punks, patricinhas, emos, metaleiros, surfistas, straight edges e tantas outras tribos, comunidades ou movimentos que circulam pelas ruas das grandes cidades brasileiras nos ajudam a refletir sobre o dilema que George Simmel já havia apontado como característico da modernidade: ser único ou pertencer a um grupo, querer ser reconhecido como indivíduo e também como parte de um todo maior. As tribos prometem, de certo modo, singularização e pertencimento: cada membro é diferente dos que não fazem parte de seu grupo e ao mesmo tempo é igual aos outros membros da tribo. A sociabilidade urbana, marcada pelo anonimato, possibilita que as pessoas se reinventem, se recriem, se reorganizem e socializem da forma que escolherem. Bem-comportadas ou rebeldes, as tribos ostentam padrões estéticos que se opõem às tendências mais amplas da sociedade. Isso transforma os indivíduos identificados em cada uma delas em consumidores de produtos que os singularizam como membros de uma comunidade particular. Existe, portanto, uma intenção que parte dos adeptos das tribos. Por outro lado, aqueles que não se identificam com uma tribo urbana ou não aceitam os padrões propostos por ela podem rotular, estigmatizar seus integrantes e até alimentar uma dinâmica de discriminação e preconceito contra eles. (BOMENY. Helena, et al. Tempos Modernos, tempos de sociologia: Ensino Médio. São Paulo: Editora do Brasil, 2013. p. 271).
Partindo-se da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa CORRETA.