Questõessobre Socialização secundária: educação

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UPE 2021 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

Leia o texto a seguir:

A escola é um lugar institucional de educação para a cidadania, de uma importância cívica fundamental, não como uma antecâmara para a vida em sociedade, mas constituindo os primeiros degraus de uma caminhada, que a família e a comunidade se enquadram. Deve proporcionar a “cultura do outro” como “necessidade de compreensão de singularidades e diferenças”, a responsabilidade pessoal e comunitária, o conhecimento rigoroso e metódico da vida e das coisas e a compreensão de culturas, de nações, do mundo. A escola fornece um horizonte mais amplo no qual a criança ou o jovem inscrevem as suas vidas.

ASSIS, G. J.; LIMA, E. E. Escola, família e sociedade: diferentes espaços na construção da cidadania. Disponível em: https://educere.bruc.com.br. Acesso em: 06 ago., 2020.


A educação como instituição social funciona sociologicamente como um agente de mudanças e de

A
responsabilização.
B
nepotismo.
C
compaixão.
D
jurisprudência.
E
comunicação.
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UPE 2021 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

Observe a tirinha a seguir:


Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/22787233.
Acesso em: 24 ago. 2020.

Calvin ironiza o processo educativo, mostrando como ele desempenha um importante papel na conformação dos indivíduos à sociedade, na medida em que há na educação uma

A
internalização das regras.
B
exposição da opinião.
C
crítica à obediência.
D
ação individual.
E
dramatização das ordens.
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UECE 2019 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

Atente para a seguinte questão: “a discussão sobre a educação intercultural é uma necessidade para a sociedade que, cada vez mais, traz à tona seu caráter multicultural e onde ‘diferentes grupos socioculturais conquistam maior presença nos cenários públicos’, incluindo aí a escola”.


Fonte: SILVA, Vanilda Alves da; REBOLO, Flavinês.
A educação intercultural e os desafios
para a escola e para o professor.
Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/inter/v18n1/1518-7012-inter-18-
01-0179.pdf


Tendo como referência a multiculturalidade presente na sociedade contemporânea e a importância da educação para a diversidade, é correto afirmar que

A
nas escolas, atualmente, as questões étnicas, raciais e de gênero, dentre outras, não se colocam como problemas importantes, pois não há conflitos decorrentes dessas ideologias.
B
o papel prioritário da escola é o de ensinar a ler e a fazer conta.
C
a escola deve ser pautada em princípios de igualdade e respeito pelo diferente, sem o considerar como um problema a ser resolvido.
D
a discussão referente à construção das identidades de sujeitos invisibilizados na sociedade atual não é necessária, porque todos têm as mesmas oportunidades.
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UNICENTRO 2016 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

A seguir, e assumindo o risco, gostaria de apresentar minha concepção inicial de educação. Evidentemente não a assim chamada modelagem de pessoas, porque não temos o direito de modelar as pessoas a partir do seu exterior; mas também não a mera transmissão de conhecimentos, cuja característica de coisa morta já foi mais do que destacada, mas a produção de uma consciência verdadeira. Isto seria inclusive da maior importância política; sua ideia [de H. Becker – NV], se é permitido dizer assim, é uma exigência política. Isto é: uma democracia com o dever de não apenas funcionar; mas operar conforme seu conceito, demanda pessoas emancipadas. Uma democracia efetiva só pode ser imaginada enquanto uma sociedade de quem é emancipado. (Adorno, 1995, p. 141-142).

De acordo com o texto e os conhecimentos sobre conhecimento e educação, é correto afirmar:

A
A democracia funcionará em sua forma conceitual no momento em que o processo educacional buscar a emancipação do indivíduo.
B
A formação de uma consciência crítica contribui de forma inexpressiva para a emancipação do indivíduo.
C
O processo de educacional deverá modelar indivíduos, tornando-os aptos para a vida em sociedade.
D
A forma mais efetiva de transmissão do conhecimento se dá através da repetição.
E
A emancipação do indivíduo se dá unicamente através da política.
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UPE 2016 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

A Escola é considerada pela Sociologia uma instituição, pois se trata de um conjunto de relações entre indivíduos mediadas por normas e procedimentos padronizados de comportamento, aceitos pela sociedade como importantes para a socialização dos sujeitos e para a transmissão de determinado conhecimento compartilhado pela cultura.

Assinale a alternativa que NÃO indica uma das funções das instituições escolares.

A
Preparar os sujeitos para os papéis profissionais e ocupacionais.
B
Transmitir a herança cultural do grupo.
C
Promover a mudança social por meio de pesquisas.
D
Estimular a sociabilidade entre os sujeitos.
E
Desenvolver o senso crítico-reflexivo para questionar a autoridade dos adultos e romper com as regras sociais.
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UEM 2010 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

No Brasil, a educação pública e gratuita é um direito assegurado pela Constituição de 1988, sendo, portanto, uma obrigação do Estado oferecer escolas e um dever dos pais ou dos responsáveis matricular e manter seus filhos na escola.

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
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UEM 2010 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

O processo de educação informal exige que os indivíduos permaneçam em período integral nas instituições escolares.

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
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UEM 2010 - Sociologia - Socialização secundária: educação, Instituições sociais, normas e valores, O processo de socialização

As instituições escolares oferecem um modelo de educação que é fundamental para o processo de socialização dos indivíduos e de manutenção dos grupos.

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
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UEM 2010 - Sociologia - Socialização secundária: educação, Instituições sociais, normas e valores, O processo de socialização

Nas sociedades ocidentais modernas, a escola possui, entre outras funções, a de organizar, disciplinar e controlar os indivíduos.

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
544a01d4-dd
UEM 2010 - Sociologia - Socialização secundária: educação, Instituições sociais, normas e valores, O processo de socialização

Há sociedades que são “desescolarizadas”. Nelas, a herança cultural e os saberes necessários para a sobrevivência e a convivência são transmitidos por meio da educação informal.

Sobre o tema instituições escolares, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
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UECE 2019 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

Considerando o tema burocracia, atente para a tirinha abaixo e para o texto apresentado em seguida:
Quino: Mafalda.

“Todas as organizações modernas de grande escala, segundo Weber, tendem a ser de natureza burocrática. [...].
Segundo Weber, a expansão da burocracia é inevitável nas sociedades modernas, a autoridade burocrática é a única maneira de lidar com os requisitos administrativos de sistemas sociais amplos. [...].
Para estudar a origem e a natureza da expansão das organizações burocráticas, Weber construiu um tipo ideal de burocracia – “ideal” aqui refere-se não ao que é mais desejável, mas a uma forma “pura” de organização burocrática. [...]. Weber argumentava que quanto mais uma organização se aproxima do tipo ideal de burocracia, mais efetiva ela será na busca dos objetivos para os quais foi estabelecida”.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6ª Ed., Porto Alegre: Penso, 2012.

Relacionando-se a charge com o texto, acima apresentados, no que se referem à burocracia, é correto afirmar que

A
a charge faz uma crítica e o texto analisa o conceito.
B
ambos fazem crítica.
C
a charge faz uma crítica e o texto faz uma defesa.
D
apenas o texto critica o conceito de burocracia.
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UECE 2019 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, em pesquisa dos anos 1960 sobre o sistema escolar francês, demonstraram como o mecanismo pedagógico das escolas focava, para a formação dos alunos, em um corpo de saberes (ciências da natureza, matemática, literatura, artes) que concedia vantagens aos filhos das classes mais abastadas economicamente, pois estes já chegavam “de casa” para o ambiente de ensino com um “capital cultural” – conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos – adequado com as exigências desse corpo de saberes. As “classes dominantes” podem proporcionar aos seus filhos e filhas o contato desde a mais tenra infância com leituras, artes e, mesmo, raciocínios lógicos no convívio diário com a família. A crítica dos referidos autores, em resumo, àquele sistema escolar francês foi a de que a pedagogia adotada criava uma espécie de “Escola Indiferente” que tratava como iguais, em direitos e deveres escolares, alunos desiguais em “capital cultural”. Os critérios exigidos para a avaliação do êxito escolar eram os mesmos para todos os estudantes sem tratar suas diferenças de “capital cultural” ligadas às condições socioeconômicas.

BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.

Sobre essa “Escola Indiferente”, sugerida pelos autores acima citados, é correto concluir que

A
ao tratar de modo igual quem é diferente, essa “Escola Indiferente” privilegia, de maneira dissimulada, quem, por sua bagagem familiar, já é privilegiado.
B
a escola que adota a “pedagogia indiferente” considera importantes os capitais culturais dos alunos e a formação de professores para ensinar de maneira igualitária.
C
o corpo de saberes da Escola francesa dos anos 1960 constituíam o “capital cultural” das classes menos abastadas economicamente ou “classes incultas”.
D
o êxito escolar está atrelado sociologicamente às capacidades intelectuais e cognitivas de cada estudante, que deve se esforçar para ter mérito reconhecido.
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UECE 2019 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

No Brasil atual, o chamado “Movimento Escola Sem Partido” procura erradicar, por meio de mecanismos legais (projetos de lei), temáticas referentes ao conceito de “gênero” aplicadas ao ensino de crianças e jovens. Esse movimento se pauta por valores religiosos, tradicionais e de fundo patriarcal na defesa das relações heterossexuais, entendidas como sagradas e as únicas moralmente corretas. Diferentemente, as Ciências Sociais demonstram como o “gênero” é constituído por aspectos socioculturais, históricos e psicológicos diversos. Em termos simples, “ser homem”, “ser mulher” ou “ser transgênero” depende da cultura e da subjetividade individual. Além disso, desde o início do século XXI, entidades como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) têm aprovado resoluções diretivas para que se considere a “identidade de gênero” e a “orientação sexual” como parte dos Direitos Humanos (REIS e EGGERT, 2017).

REIS, T. e EGGERT, E., Ideologia de Gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros, Educação e Sociedade, vol. 38, nº 138, janeiro-março 2017.

Tomando como referência o entendimento acima, é correto concluir que

A
o Movimento Escola Sem Partido defende a “ideologia de gênero” e orienta que os gêneros masculino e feminino são uma construção sociocultural.
B
grupos feministas e os LGBTI concordam com o “Escola Sem Partido” quanto à valorização da autonomia das pessoas sobre seus corpos e sua sexualidade.
C
as diretrizes institucionais a favor da promoção da diversidade sexual atendem princípios próprios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
D
o Movimento Escola Sem Partido é fruto de um discurso religioso favorável ao entendimento do termo “gênero” como conceito próprio da cultura.
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UNIOESTE 2017 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

Sobre o caráter social da educação, assinale a afirmativa INCORRETA.

A
Para Durkheim, a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine.
B
Para Weber, a educação é racionalizadora: o Estado precisa de uma burocratização e um direito racional, assim como as empresas capitalistas precisam de funcionários lógicos, que visem ao maior lucro, e saibam se basear no cálculo de custos e benefícios. Em uma educação racionalizada, o homem é desencantado, livre de concepções mágicas, obediente ao direito racional.v
C
Para Karl Marx, a educação escolar vem desempenhar o papel de transmissora da ideologia dominante; é o elemento responsável por inculcar em todos os indivíduos os valores e as ideias da classe dominante como a única visão correta do mundo. Assim, as regras de funcionamento da escola e os seus conteúdos contribuem para reproduzir a desigualdade da sociedade capitalista.
D
Para Durkheim, o objetivo da educação é constituir em nós um ser social. Em cada um de nós, podese dizer que existem dois seres, um constituído de todos os estados mentais que só se relacionam conosco mesmos e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar de ser individual. E o outro é um sistema de ideias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós não a nossa individualidade, mas o grupo ou os grupos diferentes dos quais fazemos parte.
E
Para Auguste Comte, a educação é socialmente conduzida a três tipos de finalidades: despertar o carisma; preparar o aluno para uma conduta de vida; e transmitir conhecimento especializado. A educação deixa gradualmente de ter como objetivo a formação do homem para o exercício da cidadania no contexto social e passa a formar o especialista funcional que o capital precisa.
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UNICENTRO 2012 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

O grupo “Legião Urbana, na música “Pais e Filhos”, canta “Eu moro na rua, não tenho ninguém, eu moro em qualquer lugar, já morei em tanta casa que nem me lembro mais, eu moro com meus pais”.
A partir dessa afirmativa e a respeito dos estudos sociológicos sobre família, é verdadeiro o que se afirma em

A
A monogamia é uma característica geral da instituição famíliar.
B
A proteção, a autoridade e o afeto são características que ocorrem apenas nas sociedades capitalistas.
C
A família exerce dois tipos de socialização — primária e secundária —, sendo a segunda a mais importante.
D
A socialização é uma das mais importantes funções da família por preparar o ingresso da criança na sociedade.
E
A família conjugal é típica de sociedades tradicionais e consiste em um grande número de parentes que habitam juntos e nutrem sentimento de lealdade.
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UNICENTRO 2012 - Sociologia - Socialização secundária: educação, O processo de socialização

A educação, como instituição, é um dos mais importantes instrumentos de socialização utilizados modernamente.
Sobre esse tema, é correto afirmar:

A
O processo educacional distancia-se da cultura, porque esta última se apoia no senso comum.
B
As crianças, nas sociedades chamadas “primitivas”, não passaram por nenhum processo educacional.
C
As instituições educacionais têm como maior objetivo preservar a tradição e impedir qualquer inovação cultural.
D
A educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir as suas tradições e seus costumes aos mais jovens.
E
A família é que, mesmo nas sociedades modernas, detém o poder de preparar os jovens para o desempenho de papéis ocupacionais.