Questõessobre Instituições sociais, normas e valores
Por Fanatismo se entende uma cega obediência a uma ideia,
servida com zelo obstinado, até exercer violência para obrigar
outros a segui-la e punir quem não está disposto a abraçá-la.
(...) O Fanatismo está geralmente ligado ao dogmatismo, isto é,
à crença numa verdade ou num sistema de verdades que, uma
vez aceitas, não devem ser mais postas em discussão e
rejeitam a discussão com os outros; a este corresponde no
campo prático o sectarismo, isto é, a parcialidade para com os
adeptos e o ódio para com os não crentes. Numa sociedade
onde um grupo de fanáticos ganha poder, gera-se como reação
e se alastra o espírito do conformismo.
Fonte: BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Brasília: Editora UNB, 1998
(adaptado).
De acordo com o texto assinale a alternativa INCORRETA.
As instituições sociais são criações humanas que
visam:
1) Estabelecer a divisão das classes sociais,
adotando como critério os papéis, posses, bens e
valores de cada grupo.
2) Estabelecer regras e modos de agir que, sendo
padronizados, sejam aceitos, reconhecidos e
sancionados pela sociedade.
3) Favorecer a organização dos grupos humanos,
distribuindo, neles, os respectivos direitos,
responsabilidades e papéis.
4) Desenvolver procedimentos e instrumentos que
visem regular as ações dos indivíduos em
sociedade.
5) Criar condições específicas para que cada
homem possa atingir mais facilmente sua
realização espiritual e psicológica.
Estão corretas apenas:
As instituições sociais são criações humanas que visam:
1) Estabelecer a divisão das classes sociais, adotando como critério os papéis, posses, bens e valores de cada grupo.
2) Estabelecer regras e modos de agir que, sendo padronizados, sejam aceitos, reconhecidos e sancionados pela sociedade.
3) Favorecer a organização dos grupos humanos, distribuindo, neles, os respectivos direitos, responsabilidades e papéis.
4) Desenvolver procedimentos e instrumentos que visem regular as ações dos indivíduos em sociedade.
5) Criar condições específicas para que cada homem possa atingir mais facilmente sua realização espiritual e psicológica.
Estão corretas apenas:
As instituições sociais são ferramentas criadas pelo
homem com o objetivo de:
1) Fomentar a organização dos grupos humanos e,
neles, organizar a distribuição dos direitos e
responsabilidades de cada um.
2) Organizar a divisão das classes sociais e de seus
papeis, de acordo com as posses, bens e valores
de cada segmento.
3) Constituir conjuntos de regras e procedimentos
padronizados, que sejam reconhecidos, aceitos e
sancionados por todos.
4) Criar e promover instrumentos que regulem e
controlem todas as atividades do homem
enquanto ser social.
5) Garantir a transmissão da herança social na
humanidade de modo a promover a realização
religiosa de cada um.
Estão corretas:
As instituições sociais são ferramentas criadas pelo
homem com o objetivo de:
1) Fomentar a organização dos grupos humanos e,
neles, organizar a distribuição dos direitos e
responsabilidades de cada um.
2) Organizar a divisão das classes sociais e de seus
papeis, de acordo com as posses, bens e valores
de cada segmento.
3) Constituir conjuntos de regras e procedimentos
padronizados, que sejam reconhecidos, aceitos e
sancionados por todos.
4) Criar e promover instrumentos que regulem e
controlem todas as atividades do homem
enquanto ser social.
5) Garantir a transmissão da herança social na
humanidade de modo a promover a realização
religiosa de cada um.
Estão corretas:
As Instituições Sociais são:
As Instituições Sociais são entidades societárias,
estruturadas por regras e procedimentos
padronizados, aceitos e reconhecidos por todos, com a
finalidade de, nelas:
Por ‘Herança Social’, no sentido mais próprio, a
Sociologia define esse conceito como o conjunto:
Por ‘Instituições Sociais’, segundo a Sociologia, se
entende:
Os valores científicos, que pouco a pouco substituíram os valores religiosos, passaram a orientar a conduta das
pessoas em diversas esferas da vida social, resultando um processo de escolha por valores práticos ou utilitários.
Assim, os homens passaram a levar em consideração os melhores meios para garantir a sobrevivência na vida
diária, o que resultou no consequente enfraquecimento da religião na sociedade. Esse processo é chamado de
Nas sociedades ocidentais modernas, a escola possui,
entre outras funções, a de organizar, disciplinar e
controlar os indivíduos.
As instituições escolares oferecem um modelo de
educação que é fundamental para o processo de
socialização dos indivíduos e de manutenção dos
grupos.
Há sociedades que são “desescolarizadas”. Nelas, a
herança cultural e os saberes necessários para a
sobrevivência e a convivência são transmitidos por
meio da educação informal.
Entende-se por 'instituições sociais':
Instituições Sociais, conforme entendidas pela
Sociologia, são:
Quando falamos em Instituições Sociais, queremos
referir-nos a:
Michel Foucault (1926-1984) investigou as
origens dos princípios de vigilância, observação e
correção de “comportamentos indesejados” para o
funcionamento das instituições modernas. Tais
princípios produzem “corpos disciplinados” ou
“corpos dóceis” e os tipos de instituições que
adotam tais princípios são as escolas, os hospitais,
as prisões e as empresas modernas. No ambiente
controlado dessas organizações, a disciplina exerce
um poder sobre os corpos dos seus integrantes.
Esse “poder disciplinar” explora técnicas diversas
para subjugar os corpos individualmente e exerce
um tipo de controle que não atua de fora, mas
trabalha esses corpos de dentro produzindo os
“comportamentos adequados” e fabricando o tipo de
pessoa necessária ao funcionamento e manutenção
dessas instituições.
Considerando essa concepção de Michel Foucault,
assinale a proposição verdadeira.
As instituições sociais dependem de um universo de significados, classificações, conceitos e imperativos
construídos socialmente, a exemplo do Estado, da economia e do sistema educacional.
Com base nos textos e nos conhecimentos sociológicos sobre a importância das instituições na formação
do indivíduo, assinale a alternativa correta.
Quando nascemos, já encontramos prontos valores,
normas, costumes e práticas sociais. Também
encontramos uma forma de produção da vida material
que segue determinado, parâmetros. Muitas vezes, não
temos como interferir nem como fugir das regras já
estabelecidas. A vida em sociedade é possível,
portanto, porque as pessoas falam a mesma língua,
são julgadas por determinadas leis comuns, usam a
mesma moeda, além de ter uma história e alguns
hábitos comuns, o que lhes dá um sentimento de
pertencer a determinado grupo.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio.
Saraiva: São Paulo, 2010, p. 14.
A assertiva acima remete para uma discussão que é
recorrente do século XIX e XX, a organização social
dos indivíduos.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
Quando nascemos, já encontramos prontos valores, normas, costumes e práticas sociais. Também encontramos uma forma de produção da vida material que segue determinado, parâmetros. Muitas vezes, não temos como interferir nem como fugir das regras já estabelecidas. A vida em sociedade é possível, portanto, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, usam a mesma moeda, além de ter uma história e alguns hábitos comuns, o que lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Saraiva: São Paulo, 2010, p. 14.
A assertiva acima remete para uma discussão que é recorrente do século XIX e XX, a organização social dos indivíduos.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
Num país que conviveu com o trabalho escravo
durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda
considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam
nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como
um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que
limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta.
Existe uma inegável desvalorização das atividades
domésticas em relação a outros tipos de trabalho.
RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E.
(Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).
Objeto de legislação recente, o enfrentamento do
problema mencionado resultou na
Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.
RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).
Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na
O representante das associações de moradores
(integrante de um conselho de saúde) fez várias
ponderações: “As prestações de contas, de modo geral,
tiveram uma transparência razoável. Eu acho isso bom
porque, no passado, não sabia quanto se gastava,
e hoje, a gente já tem conhecimento. Acompanho
permanentemente o desenvolvimento do que entra e do
que é gasto”.
CORREIA, M. V. C. Que controle social?: os conselhos de saúde como instrumento.
Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000 (adaptado).
A forma de atuação política indicada caracteriza uma
prática associada ao(à)
O representante das associações de moradores (integrante de um conselho de saúde) fez várias ponderações: “As prestações de contas, de modo geral, tiveram uma transparência razoável. Eu acho isso bom porque, no passado, não sabia quanto se gastava, e hoje, a gente já tem conhecimento. Acompanho permanentemente o desenvolvimento do que entra e do que é gasto”.
CORREIA, M. V. C. Que controle social?: os conselhos de saúde como instrumento. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000 (adaptado).
A forma de atuação política indicada caracteriza uma prática associada ao(à)