Questõessobre Cultura de massa e indústria cultural
Grande parte das pessoas que vivem no mundo hoje tem um desejo incessante por novidade. Esta é uma das
conclusões da jornalista e escritora de comportamento americana Winifred Gallagher em seu recente livro New:
Understanding Our Need for Novelty and Change (Novo, Entendendo Nossa Necessidade de Novidade e Mudança, sem
edição brasileira). Winifred recorre a disciplinas como neurociência, biologia evolutiva e psicologia para explicar por que
temos essa quedinha natural por tudo o que é diferente.
Segundo a autora, esse comportamento se baseia no que ela chama de emoções do conhecimento: a surpresa, a
curiosidade e o interesse pelas coisas do mundo. “Assim como o pensamento, elas nos impulsionam a aprender”, diz.
Essa vontade de conhecer o desconhecido tem seu lado positivo. Atualmente essa curiosidade pode colocar você à frente
no mercado de trabalho e tornar sua vida, no mínimo, menos tediosa. Porém, como tudo em excesso, ela também faz mal.
Em uma era de velocidade da informação — temos hoje 4 vezes mais dados em e-mails, tweets, música, vídeos e mídia
tradicional do que há 30 anos — temos de controlar nosso instinto novidadeiro, antes que ele nos controle. “É preciso
filtrar as coisas, senão nem as 24 horas do dia serão suficientes para tantas novidades”, afirma a autora. Ela acredita que
devemos continuar a ser atraídos e surpreendidos pelo mundo, sempre. Mas que é preciso se focar naqueles novos
pensamentos, sons, cheiros e sentimentos que, de alguma maneira, realmente importam para cada um. “Deixe de ser um
mero buscador do novo para se tornar conhecedor dele”, afirma. Ou seja: filtre sua sede por novidade e beba somente o
que há de melhor.
Disponível em:<http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI299866-17933,00-ESCRITORA+INVESTIGA+A+NEOFILIA+NOSSO+DESEJO+PELO+DESCONHECIDO.html>
(com adaptações)
Vivemos em uma sociedade de consumo, em que os apelos pelas novidades de consumo tem tornado os indivíduos cada vez mais
vorazes em consumir coisas novas. Essa necessidade em adquirir coisas novas, atitude típica da atual sociedade de consumo,
recebe o nome de:
São considerados representantes do estudo da cultura de massa e da indústria cultural, exceto:
O conceito de Theodor Adorno (1903-1969), que define a forma da produção cultural na sociedade capitalista e sua
capacidade de transformar seres humanos em meros consumidores de seus produtos, é denominado
Rodrigo Duarte, um destacado intérprete da Escola de Frankfurt no Brasil, afirma que, na indústria cultural, “encontram-se embutidos atos de violência, oriundos do comprometimento tanto econômico quanto ideológico da indústria cultural com o status quo: ela precisa, por um lado, lucrar, justificando sua posição de próspero ramo de negócios; por outro, ela tem de ajudar a garantir a adesão das massas diante da situação precária em que elas se encontram no capitalismo tardio”.
.DUARTE, Rodrigo. Indústria Cultural: uma introdução. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 49.
Com base no texto acima, é correto afirmar que
Rodrigo Duarte, um destacado intérprete da Escola de Frankfurt no Brasil, afirma que, na indústria cultural, “encontram-se embutidos atos de violência, oriundos do comprometimento tanto econômico quanto ideológico da indústria cultural com o status quo: ela precisa, por um lado, lucrar, justificando sua posição de próspero ramo de negócios; por outro, ela tem de ajudar a garantir a adesão das massas diante da situação precária em que elas se encontram no capitalismo tardio”.
.DUARTE, Rodrigo. Indústria Cultural: uma introdução. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 49.
Leia a tirinha a seguir:
Ela apresenta o poder que a mídia exerce sobre as pessoas, criando a ideologia e a cultura de
massa, valiosas para a organização da sociedade capitalista.
Refletindo sobre a relação entre esses dois conceitos sociológicos, é CORRETO afirmar que
Leia a tirinha a seguir:
Ela apresenta o poder que a mídia exerce sobre as pessoas, criando a ideologia e a cultura de massa, valiosas para a organização da sociedade capitalista.
Refletindo sobre a relação entre esses dois conceitos sociológicos, é CORRETO afirmar que
“[...] Cada filme é apresentação do filme seguinte, que
promete reunir outra vez mais a mesma dupla sob o mesmo
céu exótico: quem chega atrasado fica sem saber se assiste
ao “em breve neste cinema” ou ao filme propriamente dito. O
caráter de montagem da indústria cultural, a fabricação sintética e guiada dos seus produtos, industrializada não só no estúdio cinematográfico, mas virtualmente, ainda na compilação
das biografias baratas, nas pesquisas romanceadas e nas canções, adapta-se a priori à propaganda. Já que o momento particular tornou-se separável e fungível, descartado mesmo tecnicamente de qualquer nexo significativo, ele se pode prestar
a finalidades externas à obra. O efeito, o achado, o exploit
isolado e repetível, ligou-se para sempre a exposição de produtos para fins publicitários, e hoje cada primeiro plano de
uma atriz é uma “propaganda” de seu nome, cada motivo de
sucesso o plug da sua melodia. Técnica e economicamente,
propaganda e indústria cultural mostram-se fundidas. [...]”.
(Fonte: ADORNO, T. Industria cultural. Trad. Jorge Matos Brito de
Almeida. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p.40-41)
Theodor Adorno (1903-1969) é um dos nomes célebres da
Escola de Frankfurt. Quanto à postura assumida por ele ao
analisar o fenômeno da indústria cultural, suas práticas e efeitos como realidade social, assinale a afirmativa correta.
“[...] Cada filme é apresentação do filme seguinte, que promete reunir outra vez mais a mesma dupla sob o mesmo céu exótico: quem chega atrasado fica sem saber se assiste ao “em breve neste cinema” ou ao filme propriamente dito. O caráter de montagem da indústria cultural, a fabricação sintética e guiada dos seus produtos, industrializada não só no estúdio cinematográfico, mas virtualmente, ainda na compilação das biografias baratas, nas pesquisas romanceadas e nas canções, adapta-se a priori à propaganda. Já que o momento particular tornou-se separável e fungível, descartado mesmo tecnicamente de qualquer nexo significativo, ele se pode prestar a finalidades externas à obra. O efeito, o achado, o exploit isolado e repetível, ligou-se para sempre a exposição de produtos para fins publicitários, e hoje cada primeiro plano de uma atriz é uma “propaganda” de seu nome, cada motivo de sucesso o plug da sua melodia. Técnica e economicamente, propaganda e indústria cultural mostram-se fundidas. [...]”.
(Fonte: ADORNO, T. Industria cultural. Trad. Jorge Matos Brito de Almeida. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p.40-41)
Theodor Adorno (1903-1969) é um dos nomes célebres da Escola de Frankfurt. Quanto à postura assumida por ele ao analisar o fenômeno da indústria cultural, suas práticas e efeitos como realidade social, assinale a afirmativa correta.
Leia a letra da música a seguir.
A melhor banda de todos os tempos da última semana
Quinze minutos de famaMais uns pros comerciaisQuinze minutos de famaDepois descanse em pazO gênio da última horaÉ o idiota do ano seguinteO último novo-ricoÉ o mais novo pedinteA melhor banda de todos os tempos da última semanaO melhor disco brasileiro de música americanaO melhor disco dos últimos anos de sucessos do passadoO maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassosNão importa a contradiçãoO que importa é televisãoDizem que não há nada a que você não se acostumeCala a boca e aumenta o volume entãoAs músicas mais pedidasOs discos que vendem maisAs novidades antigasNas páginas dos jornaisUm idiota em inglêsSe é idiota, é bem menos que nósUm idiota em inglêsÉ bem melhor que eu e vocêsA melhor banda de todos os tempos da última semanaO melhor disco brasileiro de música americanaO melhor disco dos últimos anos de sucesso do passadoO maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassosNão importa a contradiçãoO que importa é televisãoDizem que não há nada a que você não se acostumeCala a boca e aumenta o volume entãoOs bons meninos de hojeEram os rebeldes da outra estaçãoO ilustre desconhecidoÉ o novo ídolo do próximo verão.
TITÃS. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/titas/40320>. Acesso em: 21 mar. 2019.
A mensagem transmitida pela música aponta para um dos temas fundamentais da sociologia, que foi desenvolvido por vários pensadores, entre eles Theodor Adorno e Max Horkheimer. Nesse sentido, a mensagem remete
A cultura não deve ser vista como um patrimônio
imutável, mas como uma construção social
constantemente influenciada pelas trocas simbólicas
e econômicas.
Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema cultura midiática, assinale o que for correto.
Os países em desenvolvimento, por não possuírem
grandes indústrias de tecnologia de informação e
comunicação, conseguem preservar a diversidade
cultural de seus povos.
Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema cultura midiática, assinale o que for correto.
A oferta e a circulação de bens culturais sofre
impactos decorrentes da desigualdade política e
econômica entre os países.
Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema cultura midiática, assinale o que for correto.
As tecnologias de informação e comunicação
favorecem os processos de aculturação, que levam à
destruição de culturas menos evoluídas por culturas
mais desenvolvidas.
Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema cultura midiática, assinale o que for correto.
Observe a charge a seguir:
Disponivel em: http://osquadrinhos.blogspot.com.br/2012/01/sessao-charges-tiras-bira-dantas.html
Esse texto humorístico representa um elemento importante da cultura nas sociedades
contemporâneas. A ideologia é parte desse processo e torna as relações sociais um conjunto de
ideias, cujo objetivo é o de atingir um maior número de membros dos grupos sociais.
Sobre isso, assinale a alternativa que identifica o conceito sociológico representado na imagem.
Observe a charge a seguir:
Disponivel em: http://osquadrinhos.blogspot.com.br/2012/01/sessao-charges-tiras-bira-dantas.html
“A indústria cultural, com suas vantagens e desvantagens, pode ser caracterizada pela transformação da
cultura em mercadoria, com produção em série e de baixo custo, para que todos possam ter acesso. É uma
indústria como qualquer outra, que deseja o lucro e que trabalha para conquistar o seu cliente, vendendo
imagens, seduzindo o seu público a ter necessidades que antes não tinham” (PARANÁ. Livro didático de
Sociologia. Curitiba, 2006, p.156). Assinale a alternativa correta.
A tira acima possibilita-nos refletir sobre os meios de comunicação de massa e a
influência que exercem sobre os indivíduos. Um dos grandes teóricos da
chamada Escola de Frankfurt, Teodor Adorno, dedicou parte de sua obra à
análise deste tema. Com base nos seus conhecimentos sobre a Escola de
Frankfurt, marque a alternativa correta.
A tira acima possibilita-nos refletir sobre os meios de comunicação de massa e a
influência que exercem sobre os indivíduos. Um dos grandes teóricos da
chamada Escola de Frankfurt, Teodor Adorno, dedicou parte de sua obra à
análise deste tema. Com base nos seus conhecimentos sobre a Escola de
Frankfurt, marque a alternativa correta.
Considerando a charge e a relação que se estabelece entre a globalização e a cultura, é incorreto afirmar que:
Considerando a charge e a relação que se estabelece entre a globalização e a cultura, é incorreto afirmar que:
Leia o texto a seguir.
As reações mais íntimas das pessoas estão tão completamente reificadas para elas
próprias que a ideia de algo peculiar a
elas só perdura na mais extrema abstração:
personality significa para elas pouco mais que
possuir dentes deslumbrantemente brancos e
estar livres do suor nas axilas e das emoções.
Eis aí o triunfo da publicidade na indústria cultural.
(ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 1985. p.138.)
A respeito da relação entre Indústria Cultural, esvaziamento do sentido da experiência e superficialização da personalidade, assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
As reações mais íntimas das pessoas estão tão completamente reificadas para elas próprias que a ideia de algo peculiar a elas só perdura na mais extrema abstração: personality significa para elas pouco mais que possuir dentes deslumbrantemente brancos e estar livres do suor nas axilas e das emoções. Eis aí o triunfo da publicidade na indústria cultural.
(ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.138.)
A respeito da relação entre Indústria Cultural, esvaziamento do sentido da experiência e superficialização da personalidade, assinale a alternativa correta.
(Disponível em:<https://sociologiareflexaoeacao.files.wordpress.com/2015/07/cena-cotidiana-autor-desconhecidofacebook.jpg>
O ensaio “Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, de Theodor W. Adorno
e Max Horkheimer, publicado originalmente em 1947, é considerado um dos textos essenciais do século
XX que explicam o fenômeno da cultura de massa e da indústria do entretenimento. É uma das várias
contribuições para o pensamento contemporâneo do Instituto de Pesquisa Social fundado na década de
1920, em Frankfurt, na Alemanha. Um ponto decisivo para a compreensão do conceito de “Indústria
Cultural” é a questão da autonomia do artista em relação ao mercado.
Assim, sobre o conceito de “Indústria Cultural” é CORRETO afirmar.
O ensaio “Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, publicado originalmente em 1947, é considerado um dos textos essenciais do século XX que explicam o fenômeno da cultura de massa e da indústria do entretenimento. É uma das várias contribuições para o pensamento contemporâneo do Instituto de Pesquisa Social fundado na década de 1920, em Frankfurt, na Alemanha. Um ponto decisivo para a compreensão do conceito de “Indústria Cultural” é a questão da autonomia do artista em relação ao mercado.
Assim, sobre o conceito de “Indústria Cultural” é CORRETO afirmar.
Em nenhuma outra época o corpo magro adquiriu
um sentido de corpo ideal e esteve tão em evidência
como nos dias atuais: esse corpo, nu ou vestido,
exposto em diversas revistas femininas e masculinas,
está na moda: é capa de revistas, matérias de jornais,
manchetes publicitárias, e se transformou em sonho
de consumo para milhares de pessoas. Partindo dessa
concepção, o gordo passa a ter um corpo visivelmente
sem comedimento, sem saúde, um corpo estigmatizado
pelo desvio, o desvio pelo excesso. Entretanto, como
afirma a escritora Marylin Wann, é perfeitamente
possível ser gordo e saudável. Frequentemente os
gordos adoecem não por causa da gordura, mas sim
pelo estresse, pela opressão a que são submetidos.
VASCONCELOS, N. A.; SUDO, I.; SUDO, N. Um peso na alma:
o corpo gordo e a mídia. Revista Mal-Estar e Subjetividade,
n. 1, mar. 2004 (adaptado).
No texto, o tratamento predominante na mídia sobre a
relação entre saúde e corpo recebe a seguinte crítica:
Em nenhuma outra época o corpo magro adquiriu um sentido de corpo ideal e esteve tão em evidência como nos dias atuais: esse corpo, nu ou vestido, exposto em diversas revistas femininas e masculinas, está na moda: é capa de revistas, matérias de jornais, manchetes publicitárias, e se transformou em sonho de consumo para milhares de pessoas. Partindo dessa concepção, o gordo passa a ter um corpo visivelmente sem comedimento, sem saúde, um corpo estigmatizado pelo desvio, o desvio pelo excesso. Entretanto, como afirma a escritora Marylin Wann, é perfeitamente possível ser gordo e saudável. Frequentemente os gordos adoecem não por causa da gordura, mas sim pelo estresse, pela opressão a que são submetidos.
VASCONCELOS, N. A.; SUDO, I.; SUDO, N. Um peso na alma: o corpo gordo e a mídia. Revista Mal-Estar e Subjetividade, n. 1, mar. 2004 (adaptado).
No texto, o tratamento predominante na mídia sobre a relação entre saúde e corpo recebe a seguinte crítica:
O ALTO CUSTO DA ROUPA BARATA
“O barato que sai caro.” Esse popular clichê fica
nítido no documentário The true cost (“o verdadeiro
custo”), do diretor Andrew Morgan, que investiga
as práticas inconsequentes da indústria da moda
ao inundar o mercado com roupas de baixo preço
e quase descartáveis. O filme denuncia que alguém
paga o preço para uma roupa custar muito barato,
mostrando histórias chocantes, como um vilarejo
em que há uma grande incidência de crianças
nascidas com deficiências mentais e físicas devido
aos resíduos da indústria têxtil que poluem as
águas da região. Mas o documentário também
traz uma contraposição: a ação de pessoas que
estão trabalhando para mudar essa realidade,
como a inglesa Safia Minney, uma das pioneiras do
conceito de “comércio justo” no mundo.
O conceito de “comércio justo”, mencionado no texto, engloba o compromisso de viabilizar
que o preço pago por uma mercadoria resulte nas seguintes garantias:
O ALTO CUSTO DA ROUPA BARATA
“O barato que sai caro.” Esse popular clichê fica
nítido no documentário The true cost (“o verdadeiro
custo”), do diretor Andrew Morgan, que investiga
as práticas inconsequentes da indústria da moda
ao inundar o mercado com roupas de baixo preço
e quase descartáveis. O filme denuncia que alguém
paga o preço para uma roupa custar muito barato,
mostrando histórias chocantes, como um vilarejo
em que há uma grande incidência de crianças
nascidas com deficiências mentais e físicas devido
aos resíduos da indústria têxtil que poluem as
águas da região. Mas o documentário também
traz uma contraposição: a ação de pessoas que
estão trabalhando para mudar essa realidade,
como a inglesa Safia Minney, uma das pioneiras do
conceito de “comércio justo” no mundo.
O conceito de “comércio justo”, mencionado no texto, engloba o compromisso de viabilizar que o preço pago por uma mercadoria resulte nas seguintes garantias: