Questõesde PUC - SP 2017

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Foram encontradas 149 questões
f2559174-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Coesão e coerência, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

• Estão destacados, no próprio texto, elementos coesivos com os quais há a interconexão entre ideias. Assinale a alternativa que contempla a relação de sentido que eles estabelecem, de acordo com a ordem em que aparecem.

A
Inclusão, consequência e exclusão.
B
Exceção, explicação e contradição.
C
Abrangência, concessão e contraste.
D
Exceção, consequência e contraste.
f2513809-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

• Ainda em relação ao trecho mencionado na questão anterior, feminino e feminista remetem-se, respectivamente, a um blog

A
dirigido por indivíduos que defendem as mulheres e em prol da igualdade política de todos os sexos.
B
cujas atividades preconizam direitos e interesses das mulheres e promovem a difusão do ideário do jornal.
C
produzido por editores que sustentam a igualdade de classes e sustentam a defesa de as mulheres serem as responsáveis pelas editorias.
D
sob a responsabilidade de mulheres e em defesa dos direitos e interesses das mulheres.
f2491e37-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

• No sétimo parágrafo da coluna, um leitor faz referência à “operação abafa”, a fim de

A
registrar seu ponto de vista sobre a possível parceria da Folha com a Globo em ocultar o caso do assédio.
B
manifestar crítica sobre a mobilização das funcionárias da Globo em defesa da vítima do assédio.
C
reclamar sobre o exagero que tanto a Folha como a Globo têm conferido a questões de assédio.
D
dissimular sua própria opinião sobre a verdade em relação ao episódio do assédio contra a funcionária da Globo.
f24cdaef-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

“Tropeçou ao resumir o episódio como ‘brincadeira’ e tentar dividir sua culpa com a geração de homens acima de 60 anos, como se fossem vítimas de uma catequese única e perversa”. [sexto parágrafo]


• Ao empregar o verbo tropeçar, a ombudsman

A
se manifesta em favor das duas formas com as quais o ator se justificou.
B
revela estar de acordo com o ponto de vista do ator.
C
expressa julgamento depreciativo sobre as justificativas do ator.
D
endossa o posicionamento apresentado pelo ator.
f2403565-f9
PUC - SP 2017 - Português - Uso das aspas, Pontuação

• Indique em qual passagem as aspas são empregadas para assinalar o pronunciamento do jornal:

A
“José Mayer me assediou” [terceiro parágrafo]
B
“O conteúdo foi retirado do ar porque desrespeitou o princípio editorial da Folha de só publicar acusação após ouvir e registrar os argumentos da parte acusada, salvo nos casos em que isso não for possível” [quarto parágrafo]
C
(...) “ouvidos todos os envolvidos, em busca da verdade” [quinto parágrafo]
D
“Mexeu com uma, mexeu com todas” [sexto parágrafo]
f24431b6-f9
PUC - SP 2017 - Português - Orações Intercaladas, Pontuação, Uso da Vírgula

“É dever das titulares de um blog feminino e feminista trazer a público, sabendo ser verdadeira, uma denúncia de prática machista.”


• Nesse trecho do antepenúltimo parágrafo, a intercalação da oração demarcada por vírgulas implica

A
conclusão.
B
condição.
C
oposição.
D
consequência.
f23052ff-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Tipos de Discurso: Direto, Indireto e Indireto Livre, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O sol cresce, amadurece. Mas eles estão esperando é a febre, mais o tremor. Primo Ribeiro parece um defunto – sarro de amarelo na cara chupada, olhos sujos, desbrilhados, e as mãos pendulando, compondo o equilíbrio, sempre a escorar dos lados a bambeza do corpo. Mãos moles, sem firmeza, que deixam cair tudo quanto ele queira pegar. Baba, baba, cospe, cospe, vai fincando o queixo no peito; e trouxe cá para fora a caixinha de remédio, a cornicha de pó e mais o cobertor.


• O trecho acima integra o conto Sarapalha e faz parte da obra Sagarana de João Guimarães Rosa. Dessa narrativa como um todo, é errado afirmar que

A
apresenta duas narrativas, uma em tempo presente e outra, em tempo passado, a qual assume dimensão mítica na cabeça delirante de Primo Ribeiro.
B
enfoca a solidão, o abandono e a decadência de duas personagens acometidas de maleita e que passam os dias em diálogo sobre suas condições físicas e sentimentais.
C
gera um conflito entre dois primos, quando um deles revela ter gostado muito de Luísa, mulher do outro, que o abandonara por um boiadeiro.
D
usa predominantemente discurso indireto livre, que faz aflorar o pensamento íntimo da personagem e despreza o diálogo objetivo e direto por sua incapacidade de interlocução.
f234157b-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

• Cumprindo sua função de ombudsman, Paula Cesarino Costa

A
estabelece interlocução com os leitores como porta-voz da rede Globo para criticar a Folha de S.Paulo.
B
compactua com o jornal por ter tirado do ar o blog do movimento “#Agora É Que São Elas”.
C
critica o jornal em que trabalha por ter tirado do ar o post “José Mayer me assediou”.
D
mobiliza os leitores a aderirem aos procedimentos adotados pelo jornal em defesa do ator.
f23c25d8-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

• Nos segundo, décimo e último parágrafos, a ombudsman se vale de aspectos quantitativos como argumento de que,

A
no espaço profissional, a equidade de gênero ainda não é uma realidade.
B
nas relações sociais, as mulheres já conquistaram seu espaço.
C
na estrutura familiar, as mulheres continuam submissas aos seus provedores.
D
no ambiente artístico, a equidade de gênero se manifesta em relação aos homens.
f227cb71-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

• Carlos Drummond de Andrade escreveu a obra Claro Enigma. Sobre ela é correto afirmar que

A
os temas aí expostos referem-se, apenas, às cintilações e fulgurâncias da luz.
B
a obscuridade e as imprecisões luminosas não têm espaço nessa obra de Drummond.
C
o oxímoro é a figura de retórica que dá suporte à obra e se manifesta claramente em vários de seus poemas, como Oficina Irritada e Sonetilho do falso Fernando Pessoa.
D
a estrutura do poema preserva a forma livre da composição poética e há um desprezo total às formas fixas e clássicas.
f23795cd-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Coesão e coerência, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

• No segundo parágrafo, “neste espaço” refere-se

A
ao tema empoderamento.
B
ao espaço dos colunistas homens dos jornais.
C
à coluna da ombudsman.
D
ao blog #Agora É Que São Elas.
f22d05ba-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

• Do conto “A Volta do Marido Pródigo”, que integra a obra Sagarana, de João Guimarães Rosa, não é correto afirmar que

A
há, no protagonista, uma espécie de heroísmo gaiato, correlacionado às espertezas das histórias de sapos utilizadas na narrativa.
B
a personagem principal é Lalino Salãtiel, mulatinho descarado, malandro, enganador, mas simpático. Sabe como poucos contar uma boa história e age na vida como se estivesse em contínua representação.
C
traz no nome uma alusão bíblica que se concretiza nas ações de abandonar a família, gastar o pouco que tem com bandalheiras, retornar para casa fragilizado e ser de novo aceito.
D
mostra total alheamento quanto a situações políticas e de disputas de poder, uma vez que os personagens, que atuam na história, são gente do povo e operários da construção de estradas.
f21f1668-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem

• O romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, faz significativo uso da linguagem figurada, o que dá ao texto uma fina dimensão estética. Assim, indique a alternativa em que o fragmento não está corretamente classificado, de acordo com a figura que nele ocorre.

A
Deixa lá dizer Pascal que o homem é um caniço pensante. Não; é uma errata pensante, isso sim. – Metáfora,
B
E estando a recordá-lo, ouço um ranger de porta, um farfalhar de saias... - onomatopeia.
C
Quincas Borba não só estava louco, mas sabia que estava louco, e esse resto de consciência, como uma frouxa lamparina no meio das trevas, complicava muito o horror da situação. - Eufemismo.
D
Marcela morria de amores pelo Xavier. Não morria, vivia. Viver não é a mesma coisa que morrer. - Antítese.
f2181568-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética.

• Segundo o crítico Araripe Jr., referindo-se à produção de Alencar no romance Iracema, “os assuntos pouco interessavam à sua musa fértil; a linguagem era tudo”. Ou seja, o como se diz é mais importante do que aquilo que se diz. Assim, é correto afirmar que, na linguagem da obra,

A
predomina a função poética, ou seja, a que se volta para a construção do texto, a partir dos aprocedimentos de seleção e combinação vocabular, marcado por princípio estético.
B
predomina a função emotiva, em detrimento da referencial, já que é sob a ótica de Iracema que se constrói a narrativa.
C
a função referencial, de caráter histórico, é que dá chão firme para o desenvolvimento do romance que alegoriza a fundação do Ceará.
D
há largo uso da função apelativa, visto que é forte a intervenção do narrador sobre os sentimentos das personagens.
f21bf026-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O Almocreve

Vai então, empacou o jumento em que eu vinha montado; fustiguei-o, ele deu dois corcovos, depois mais três, enfim mais um, que me sacudiu fora da sela, com tal desastre, que o pé esquerdo me ficou preso no estribo; tento agarrar-me ao ventre do animal, mas já então, espantado, disparou pela estrada fora. Digo mal: tentou disparar, e efetivamente deu dois saltos, mas um almocreve, que ali estava, acudiu a tempo de lhe pegar na rêdea e detê-lo, não sem esforço nem perigo. Dominado o bruto, desvencilhei-me do estribo e pus-me de pé.

- Olhe do que vosmecê escapou, disse o almocreve.

( ...) Resolvi dar-lhe (...) uma recompensa digna da dedicação com que ele me salvou.


• Este trecho é retirado do capítulo que exemplifica bem a personalidade e o caráter do narrador. Assim, considerando o episódio como um todo, no ato final da recompensa, Brás Cubas

A
foi extremamente generoso e deu ao almocreve três moedas de ouro das cinco que trazia consigo.
B
ofertou-lhe apenas um cruzado em prata e considerou que havia pagado bem o gesto de seu salvador.
C
reduziu a recompensa para apenas uma moeda de ouro, pois afinal o almocreve era um pobre diabo.
D
deu-lhe umas moedas de cobre e considerou-se pródigo, pois entendeu que não houve mérito algum no gesto do almocreve e que ele fora apenas um instrumento da Providência.
f222dc0f-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

• O poema acima é de Carlos Drummond de Andrade e integra a obra Claro Enigma. Da leitura dele não se pode concluir que

Entre o Ser e as Coisas


Onda e amor, onde amor, ando indagando

ao largo vento e à rocha imperativa,

e a tudo me arremesso, nesse quando

amanhece frescor de coisa viva.


Às almas, não, as almas vão pairando,

e, esquecendo a lição que já se esquiva,

tornam amor humor, e vago e brando

o que é de natureza corrosiva.


N’água e na pedra amor deixa gravados

seus hieróglifos e mensagens, suas

verdades mais secretas e mais nuas.


E nem os elementos encantados

sabem do amor que os punge e que é, pungindo,

uma fogueira a arder no dia findo. 

A
é um poema de extração filosófica, pois se apoia em indagação sobre a existência e as complicações do amor.
B
constrói-se com citações/referências tanto de obras da poesia brasileira quanto do que há de melhor na poesia portuguesa.
C
afirma que o amor se manifesta em linguagem clara e objetiva e deixa suas marcas apenas sobre os corpos líquidos de forma indelével e definitiva.
D
é um texto que se estrutura em forma fixa, com rimas e métrica convencionais, nos moldes da poesia clássica.
f213c7de-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O camucim, que recebeu o corpo de Iracema, embebido de resinas odoríferas, foi enterrado ao pé do coqueiro, à borda do rio. Martim quebrou um ramo de murta, a folha da tristeza, e deitou-o no jazigo de sua esposa.

A jandaia pousada no olho da palmeira repetia tristemente:

- Iracema!


• O trecho acima, do romance Iracema, refere a morte da personagem, cuja causa deu-se

A
pelo fato de ter sido abandonada por Martim, que volta para a Europa, para encontrar-se com sua noiva loira e de olhos azuis, que lá deixara.
B
por ter o lábio amargo de tristeza que a levava a recusar o alimento restaurador das forças do corpo, debilitado pelo parto e pela difícil amamentação do filho.
C
em razão da ação perpetrada por Irapuã, que se sente traído em seu amor por iracema e que se vinga dela, durante guerra contra os pitiguaras.
D
pela escassez de leite para alimentar o filho o que a levou ao encontro de filhotes abandonados e famintos, para sugar seus seios e fazer jorrar o leite, o que acabou por debilitá-la e contaminá-la, provocando sua morte.
f20f1f32-f9
PUC - SP 2017 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

AUTOR: Valdevino Soares de Oliveira.

Mas, infelizmente para a quietação do Silvério, Jacinto lançara raízes, e rijas, e amorosas raízes na sua rude serra. Era realmente como se o tivessem plantado de estaca naquele antiquíssimo chão, donde brotara a sua raça, e o antiquíssimo húmus refluísse e o penetrasse todo, e o andasse transformando num Jacinto rural, quase vegetal, tão do chão, e preso ao chão, como as árvores que ele tanto amava.


• O trecho acima é do romance A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós. Do personagem Jacinto, aí referido e do conhecimento que se possa ter dele ao longo da obra, não é correto afirmar que

A
é uma figura que sempre esteve presa à natureza e viveu exclusivamente para isso, atribuindo a ela a razão de sua existência e o prazer de seus dias.
B
foi transformado de cidadão urbano, preso às tecnologias da cidade grande, em homem do campo em felicidade plena com a natureza.
C
encontrou na serra o que nunca havia encontrado na cidade, ou seja, dias cheios e deliciosamente ocupados com a contemplação e os afazeres da terra.
D
revela uma alma que se simplificava nas lides da natureza e qualquer pequenino gozo bastava-lhe desde que nele entrasse paz ou doçura.
f205a31f-f9
PUC - SP 2017 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

Em uma reação entre ácido sulfúrico e hidróxido de sódio, foram misturados 122,5g de ácido sulfúrico e 130g de NaOH. Segue a equação não balanceada:


H2SO4(aq) + NaOH(aq) → Na2SO4(s) + H2O(I)


• Qual o reagente limitante e a massa de NaOH consumida, respectivamente?

A
NaOH e 50g
B
NaOH e 100g
C
H2SO4 e 50g
D
H2SO4 e 100g
f20aceab-f9
PUC - SP 2017 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

Observe as reações abaixo:




• X, Y e Z correspondem ao valor de energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso. A alternativa que apresenta corretamente o nome dessa propriedade periódica e os valores de X, Y e Z, respectivamente, é:

A
eletroafinidade; 578kJ, 1820kJ e 2750kJ.
B
energia de ionização; 2750kJ, 1820kJ e 578kJ.
C
energia de ionização; 578kJ, 1820kJ e 2750kJ.
D
eletroafinidade; 2750kJ, 1820kJ e 578kJ.