Leia o seguinte conto extraído do livro Enquanto água, de Altair Martins.
Quase oceano quase vômito
Aquele rio não aceitaria assim tão fácil. Dominava um continente e um
pátio no oceano. E quando amanheceu completamente água, e nu, como se
nascendo, não houve quem não se espantasse. Era o primeiro dos tantos rios
que, sem explicação, voltavam à limpidez original. Eram rios tão puros que os
leitos podiam ser lidos.
Mas depois de uma semana em que dele se bebeu, através dele se olhou,
em cujas águas se liberaram pesca e banho, o rio sumiu. Foi o primeiro de
tantos outros que, sem explicação, amanheceram buraco, sob uma nuvem
inteira, pesada e negra.
E durante uma semana, também sem explicação, aquele foi o primeiro rio
a chover pneu, garrafa plástica, chinelo de dedo, sofá, cimento e ferro,
cadáveres de homens e de bichos, tijolos, papéis, urina e fezes. Separava-se,
primeiro ele, seguido de outros rios, do contato humano. E devolvia, de dentro
de si, um rio, quase oceano quase vômito, da matéria que não lhe pertencia.
(MARTINS, Altair. Enquanto água. Rio de Janeiro: Record, 2011, p. 105)
Com base na leitura do conto Quase oceano quase vômito, de Altair
Martins, considere as seguintes afirmações sobre o livro Enquanto água.
I. Quase oceano quase vômito aproxima-se de um poema em prosa, mas
não um poema derramado em lirismo, pois eis que há muita
contundência e sujeira nessa imagem do rio que se decide pela revolta
contra o jugo humano e que, insurgindo-se, cospe de volta sobre as
pessoas tudo que nele tentaram esconder ou aniquilar.
II. Em Enquanto água, Altair Martins reúne dezoito contos "líquidos", às
vezes turvos, às vezes transparentes. Para isso, ele dividiu em quatro
grupos: Chuva na cara, Depois da chuva, Garoa e Água com gás. Os
contos pertencentes ao terceiro grupo, Garoa, tratam de pessoas que
vivem a condição de desamparo.
III. A água é o ponto chave do livro de Altair Martins. Às vezes ela
aparece apenas como rio, mar ou chuva, mas muitas vezes como
metáfora de sentimentos humanos. O sentimento, implícito, no conto
Quase oceano quase vômito é o de harmonia do homem com a
natureza.
Está(ão) correta(s):
Leia o seguinte conto extraído do livro Enquanto água, de Altair Martins.
Quase oceano quase vômito
Aquele rio não aceitaria assim tão fácil. Dominava um continente e um pátio no oceano. E quando amanheceu completamente água, e nu, como se nascendo, não houve quem não se espantasse. Era o primeiro dos tantos rios que, sem explicação, voltavam à limpidez original. Eram rios tão puros que os leitos podiam ser lidos.
Mas depois de uma semana em que dele se bebeu, através dele se olhou,
em cujas águas se liberaram pesca e banho, o rio sumiu. Foi o primeiro de
tantos outros que, sem explicação, amanheceram buraco, sob uma nuvem
inteira, pesada e negra.
E durante uma semana, também sem explicação, aquele foi o primeiro rio
a chover pneu, garrafa plástica, chinelo de dedo, sofá, cimento e ferro,
cadáveres de homens e de bichos, tijolos, papéis, urina e fezes. Separava-se,
primeiro ele, seguido de outros rios, do contato humano. E devolvia, de dentro
de si, um rio, quase oceano quase vômito, da matéria que não lhe pertencia.
(MARTINS, Altair. Enquanto água. Rio de Janeiro: Record, 2011, p. 105)
Com base na leitura do conto Quase oceano quase vômito, de Altair
Martins, considere as seguintes afirmações sobre o livro Enquanto água.
I. Quase oceano quase vômito aproxima-se de um poema em prosa, mas
não um poema derramado em lirismo, pois eis que há muita
contundência e sujeira nessa imagem do rio que se decide pela revolta
contra o jugo humano e que, insurgindo-se, cospe de volta sobre as
pessoas tudo que nele tentaram esconder ou aniquilar.
II. Em Enquanto água, Altair Martins reúne dezoito contos "líquidos", às
vezes turvos, às vezes transparentes. Para isso, ele dividiu em quatro
grupos: Chuva na cara, Depois da chuva, Garoa e Água com gás. Os
contos pertencentes ao terceiro grupo, Garoa, tratam de pessoas que
vivem a condição de desamparo.
III. A água é o ponto chave do livro de Altair Martins. Às vezes ela
aparece apenas como rio, mar ou chuva, mas muitas vezes como
metáfora de sentimentos humanos. O sentimento, implícito, no conto
Quase oceano quase vômito é o de harmonia do homem com a
natureza.
Está(ão) correta(s):
A
apenas I.
B
apenas II.
C
apenas III.
D
apenas I e II.
E
I, II e III.