Questõesde UCPEL sobre História

1
1
Foram encontradas 61 questões
f6219d72-e3
UCPEL 2018 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

A divisão das Coreias vem desde o fim da Segunda Guerra Mundial e é, hoje, um dos principais focos de tensão da geopolítica mundial.

Com relação às seguintes afirmativas, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o território da Coreia – então sob a influência do Japão, derrotado ao lado dos países do Eixo – foi dividido a partir da influência dos Estados Unidos, ao Sul, e da URSS e China, ao norte.
( ) Em 1950, eclodiu, então, a Guerra das Coreias (1950-1953), quando as tropas sul-coreanas atacaram o norte de surpresa, invadindo e ocupando a capital Seul.
( ) A China interviu na Guerra das Coreias, ajudando diretamente a Coreia do Sul. Em 27 de julho de 1953, foi assinado um armistício na cidade de Panmujon, divisa entre os dois países, em que foi acordado o cessar-fogo e ficou estabelecida a divisão das Coreias nos limites do paralelo 38º N.
( ) Desde que Kim Jong-un, assumiu o poder a Coreia do Norte avançou significativamente em seu programa de desenvolvimento nuclear e de mísseis. O país realizou um teste nuclear em 2013 e outros dois em 2016, provocando grande apreensão da comunidade internacional. Em julho de 2017, lançou com sucesso um míssil balístico intercontinental Hwasong-14.

A alternativa correta é

A
F, F, V e F.
B
F, V, F e V.
C
V, F, V e F.
D
V, F, F e V.
E
V, F, V e V.
f61422ca-e3
UCPEL 2018 - História - História Geral, Revolução Intelectual do século XVIII: Iluminismo

“É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder”.
Montesquieu, O espírito das Leis

O iluminista Montesquieu, ao criticar a ausência de limites claros que caracterizava o governo dos reis absolutistas europeus, acabou por ser fundamental na estruturação da tripartição de poderes. Defendia o nobre francês que a democracia poderia ser medida pela capacidade de convivência harmônica e independente entre os três poderes. No Brasil, porém, a convivência entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nem sempre foi harmônica. É um exemplo de ingerência de um poder sobre os demais:

A
a República parlamentarista que resultou do plebiscito proposto por João Goulart em 1963 e que era fundamental para que o presidente tivesse o apoio do Congresso Nacional na aprovação das reformas de base.
B
a monarquia autoritária advinda da “Constituição da Mandioca”, primeira Constituição brasileira e que centralizava o poder nas mãos do Imperador através da possibilidade de uso do Poder Moderador.
C
a imposição do regime parlamentarista ao Imperador D. Pedro II, que acabou se tornando refém das decisões do seu Conselho de Estado num “parlamentarismo às avessas”.
D
o regime autoritário que se instalou no Brasil após o Golpe civil-militar de 1964 e que, apesar de permitir a existência de partidos de oposição, de eleições e de uma Constituição, mudava as regras do jogo político conforme as conveniências e necessidades do grupo no comando do Poder Executivo.
E
a República Jacobina de Floriano Peixoto que, alegando a necessidade de garantir a ordem, fechou o Congresso Nacional, substituiu os governadores por interventores e anulou a Constituição Imperial de 1824.
f60cf054-e3
UCPEL 2018 - História - História Geral, Revoluções Liberais na Europa : Ondas de 1820, 1830 e 1848

A obra “A liberdade guiando o povo”, pintada por Delacroix, representa de forma elogiosa a Revolução de 1830, ocorrida na França e que teve frutos espalhados pelo mundo inteiro. Com influência fundamental na crise do Antigo Regime, esta revolução tem, como uma de suas consequências, a(o):


A
implantação da Segunda República Francesa, comandada por um conjunto de líderes populares, entre os quais se destacava Louis Blanc.
B
apoio a D. Pedro I por parte da elite brasileira, que pretendia convencer o Imperador brasileiro a ficar no comando do país e desencorajá-lo a voltar a Portugal.
C
apoio dos liberais portugueses à filha do Imperador brasileiro D. Pedro I, Maria da Glória, na disputa pela sucessão do trono português contra seu tio, Miguel, associado ao pensamento absolutista.
D
tomada do controle da cidade de Paris pelo povo e estabelecimento de um autogoverno na capital francesa, episódio que ficou conhecido como Comuna de Paris.
E
unificação da Itália, a partir da liderança de Giuseppe Mazzini e implantação da República de inspiração conservadora e burguesa.
f610e7bd-e3
UCPEL 2018 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

O Brasil foi o país americano que mais recebeu escravos vindos da África e a forte presença negra fez com que houvesse uma multiplicidade de relações sociais, culturais e de poder com os brancos. Nesse contexto, a bipolarização proprietário-propriedade não é capaz de explicar os espaços de convivência e de resistência construídos pelos negros ao longos dos mais de trezentos anos de escravidão.
Um exemplo de situação que ocorria no Brasil escravocrata e que contesta a visão tradicional sobre a escravidão e o papel do negro na sociedade brasileira é:

A
a presença de escravos que eram pagos, principalmente nas cidades, por atividades que iam da venda de doces à contratação para tratar escravos machucados ou doentes.
B
a busca do caminho judicial para a criminalização dos donos de escravos, o que levou à elaboração de uma série de leis específicas para a punição dos que abusavam dos castigos sobre seus escravos já no período colonial.
C
a existência de negros cristianizados que se associavam aos jesuítas no processo de catequização dos povos indígenas e que lutaram ao lado destes nas Guerras Guaraníticas.
D
o enriquecimento de escravos negros durante a mineração, o que levou à formação de uma elite mineradora negra que se engajou em movimentos abolicionistas e no apoio aos quilombos que se espalhavam pelas Gerais.
E
a consciência dos negros a respeito dos horrores da escravidão que fazia com que, nos quilombos, a igualdade entre seus integrantes fosse a regra em uma sociedade na qual se estruturavam de forma coletiva.
e00ab63d-e3
UCPEL 2014 - História - Conflitos na antiga Europa do Leste, História Geral

“O presidente da Rússia, Vladimir Putin (...) falou diante de milhares de pessoas ontem, durante a sua primeira viagem à península do Mar Negro desde a anexação pela Rússia. A bordo de um barco, Putin passou por uma linha de navios russos da Frota do Mar Negro ancorados na baía de Sabastopol e cumprimentou as suas tripulações antes de assistir a um sobrevoo de 70 aviões militares.” Fonte: Diário Popular, 10/05/2014, p. 12.

Destaque para territórios da extinta URSS com crise separatista


A notícia se refere a acontecimentos recentes, envolvendo a definição de fronteiras e territórios de áreas que integravam a extinta URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) em 1991. O território de uma república autônoma, objeto da atual crise separatista de que trata a notícia citada, foi anexado à Federação Russa em março de 2014, fato contestado pela OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte), pelos EUA (Estados Unidos da América) e pela maioria dos países integrantes da ONU (Organização das Nações Unidas), principalmente os da Europa.
O território referido na disputa acima é o da

A
Chechênia, parte do Daguestão.
B
Ossétia, parte da Geórgia.
C
Crimeia, parte da Ucrânia.
D
Bósnia, parte do Cazaquistão.
E
Croácia, parte da Herzegovina.
e007a58e-e3
UCPEL 2014 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

A articulação institucional entre as ditaduras militares latino-americanas, criada em 1975, para favorecer as perseguições e as violências aos opositores, inclusive através da tortura, foi denominada

A
Operação Bandeirantes.
B
OEA, Organização dos Estados Americanos.
C
ALALC.
D
Operação Condor.
E
Operação Aragarças.
e0049f1d-e3
UCPEL 2014 - História - República de 1954 a 1964

As Reformas de Base, propostas por João Goulart em março de 1964, não previa a

A
limitação da remessa de lucros das empresas estrangeiras.
B
Reforma Agrária.
C
Reforma Urbana.
D
privatização da PETROBRAS.
E
estatização de refinarias de petróleo privadas.
dffe6ff9-e3
UCPEL 2014 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Mahatma Gandhi (1869 - 1948) lutou contra o colonialismo britânico na África do Sul e na Índia, influenciou multidões, propondo

A
a revolução através da guerrilhas e a produção própria de tecidos.
B
a desobediência civil e as manifestações pacíficas.
C
a não violência e passividade.
D
o respeito às leis e ordens governamentais.
E
a desobediência e rebeldia armada.
e001cc12-e3
UCPEL 2014 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

A Revolta da Chibata , liderada pelo gaúcho João Cândido, o “Almirante Negro”, que exigiu o fim dos castigos corporais na Marinha do Brasil, ocorreu durante

A
a República Velha.
B
o Segundo Reinado.
C
as regências.
D
o Primeiro Reinado.
E
o Império.
dffb4172-e3
UCPEL 2014 - História - Medievalidade Europeia, História Geral

A Europa Ocidental durante a Idade Média viveu “um sistema de organização econômica, social e política, no qual uma camada de guerreiros especializados, os senhores, subordinados uns aos outros por uma hierarquia de vínculos de dependência, domina uma massa campesina que trabalha na terra e lhes fornece com que viver” (LE GOFF, Jaques. A Civilização do Ocidente Medieval. Lisboa, Estampa, 1983,V. II. p.296).

O sistema descrito no texto foi o

A
Escravismo.
B
Mercantilismo.
C
Capitalismo comercial.
D
Feudalismo.
E
Fisiocrata.
4b8f7e9e-e3
UCPEL 2017 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Dez anos depois da saída do marechal Castello Branco de sua casa de Ipanema para o palácio Laranjeiras, o General Ernesto Geisel preparavase para ocupar a Presidência da República. Receberia uma ditadura militar que apoiara, sabendo que dentro dela está montada uma máquina de extermínio das lideranças esquerdistas. Não havia mais guerrilha, muito menos terrorismo. Sobrara a máquina.
GASPARI, Elio. A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 464.

Um exemplo da ação da máquina descrita por Gaspari durante o governo de Geisel foi:

A
a morte do operário Santo Dias da Silva, em São Paulo, durante repressão a um movimento grevista em 1979.
B
a detenção de 1700 estudantes da PUC de São Paulo, após invasão de suas dependências por forças policiais em setembro de 1977.
C
a captura e morte do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, que havia aderido a luta armada contra o regime no sertão da Bahia em agosto de 1971.
D
a mal sucedida atuação de militares no atentado do Riocentro, com a finalidade imputar a grupos de esquerda a ação terrorista em maio de 1981.
E
a morte do estudante universitário Edson Luis em enfrentamentos com a polícia numa manifestação ocorrido no Rio de Janeiro em março de 1968.
4b98beb8-e3
UCPEL 2017 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

“Judô dá primeiro ouro para Kosovo”. Esta foi uma manchete recorrente durante as Olimpíadas do Rio em 2016. Isso, porque o Kosovo ainda não é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um país independente, mas o reconhecimento dado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), permitiu à Majlinda Kelmendi conquistar o primeiro título olímpico para o país na modalidade de judô na categoria até 52 quilos.

Países da extinta Iugoslávia (em destaque)


A desintegração da Iugoslávia, na década de 1990, teve conflitos que persistiram durante toda a década. Esse foi um dos fatos geopolíticos mais importantes depois da queda do muro de Berlim e do colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Sobre os países resultantes da antiga Iugoslávia, é correto afirmar que

A
a Sérvia, cuja capital é Belgrado, só tem acesso ao Mar Negro por intermédio do rio Reno.
B
a Bósnia-Herzegovina, que tem sua capital em Sarajevo, é composta por duas entidades políticas autônomas, a Federação da BósniaHerzegovina e a República Sérvia
C
a Croácia, que tem sua capital em Zagreb, tem no turismo um setor importante de sua economia, mas não consegue ser admitida na União Europeia.
D
a Eslovênia, cuja capital é Liubliana, é o único integrante da União Europeia, apesar de ainda não usar o Euro como moeda, que continua sendo o Tolar.
E
o Montenegro, cuja capital é Podgorica, é o único que não está localizado nos Balcãs.
4b86da4a-e3
UCPEL 2017 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Analisando o conjunto de Leis abolicionistas no Brasil Império (Lei Eusébio de Queiros, Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário), é correto afirmar que

A
as normas estabelecidas pelas leis abolicionistas enfrentaram resistência junto a elite política e econômica do país, pois não visavam indenizar os proprietários que eram obrigados a libertar seus escravos.
B
as referidas leis resultaram de pressões externas e internas que contribuíram para acelerar o processo abolicionista, tornando o país pioneiro no combate ao escravismo e contribuindo para a redução das diferenças sociais.
C
as medidas tomadas pelo Império visavam adaptar gradativamente o trabalhador egresso do escravismo, não apenas ao sistema capitalista de produção, como, também, à sociedade de homens e mulheres livres.
D
as leis representam a mentalidade da elite do II Reinado, que acreditavam no fim natural da escravidão na medida que se proibiu a importação de escravos e os nascidos no país após a lei de 1871 seriam livres.
E
as discussões acerca da adaptação do país à mãode-obra livre levou a intensos debates e enfrentamentos entre os dois partidos que sustentavam a monarquia, aprofundando ainda mais suas diferenças ideológicas.
4b82b15b-e3
UCPEL 2017 - História - Colonialismo espanhol: Ocupação e exploração do território americano, História do Brasil, História da América Latina

Com relação ao sistema colonial espanhol nas Américas, considere as afirmativas abaixo.
I. A estratificação social da América hispânica apresentou uma rígida hierarquia e embasavase em critérios étnicos e geográficos.
II. A mão-de-obra escrava africana foi predominante nas atividades agrária e mineradora.
III.Apesar da proibição da escravidão indígena instituiu-se aos nativos trabalho compulsório com a mita e a encomienda.
IV.Os Cabildos eram constituídos por indivíduos nascidos na colônia e tinham como atribuição principal o recolhimento de impostos e aplicação da justiça. Estão corretas as afirmativas

A
I, II e IV.
B
II, III e IV;
C
I, II e III;
D
I, III e IV;
E
I, II, III e IV;
b9a55d47-e2
UCPEL 2016 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

Em 1968, o mundo foi sacudido por diversos movimentos liderados pela juventude que reivindicavam o fim de posturas conservadoras e exigiam ampliação da democracia. Esses movimentos se fizeram sentir tanto no bloco Ocidental como no Leste europeu. Um exemplo disso na área de influência Soviética foi a

A
Primavera de Praga.
B
Revolução de Veludo.
C
Revolução dos Cravos.
D
Coexistência Pacífica.
E
Revolução Cultural.
b9a1b3d5-e2
UCPEL 2016 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

A experiência democrática no Brasil sofreu diversas interrupções desde a implantação da República, porém também é possível observar que existiram movimentos em sua defesa, um exemplo disso foi

A
a Revolta de Jacareacanga.
B
a Ação Integralista Brasileira.
C
o Movimento Queremista.
D
o Movimento da Legalidade.
E
a Marcha da Família com Deus pela Liberdade.
b999ae92-e2
UCPEL 2016 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

A atividade da mineração, comparada à economia açucareira, apresentou algumas diferenças e peculiaridades, entre as quais é correto citar o seguinte:

A
A sociedade nordestina apresentou maior estratificação social do que a mineira em função do desenvolvimento do comércio interno.
B
A mineração possibilitou a alforria de alguns escravos que podiam comprar sua própria liberdade, algo praticamente inexistente no ciclo açucareiro.
C
A capital política da colônia manteve-se inalterada ao longo do período colonial, apesar do novo ciclo econômico proporcionado pela mineração.
D
A crise do sistema colonial se fez sentir no ciclo minerador, ocorrendo apenas, nessa região, um movimento inspirado no Iluminismo.
E
A atividade açucareira impossibilitou outras atividades paralelas que permitissem a ocupação do sertão, diferente do que vai ocorrer na mineração.
b9956945-e2
UCPEL 2016 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Um dos fatores que contribuíram para o pioneirismo italiano no renascimento cultural foi

A
a contribuição dos intelectuais bizantinos que migraram para a península itálica, escapando da invasão turca em Constantinopla.
B
a presença de uma nobreza em ascensão fortemente interessada em investir em inovações técnicas e científicas.
C
a contribuição da Reforma Protestante que percebeu, no movimento, uma oportunidade para expandir seus ideais.
D
a formação do absolutismo liderado pelo Norte do país, possibilitando investimentos estatais no setor artístico.
E
a expansão marítima das monarquias ibéricas que trouxeram novos conceitos estéticos e geográficos.
bbba1bce-e2
UCPEL 2015 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

As ditaduras militares, da segunda metade do século XX, na América Latina, tiveram em comum o apoio

A
da OTAN e de todos os militares.
B
da OEA e o combate ao capitalismo oligopolista.
C
do Pacto de Varsóvia e dos EUA.
D
da URSS e dos meios de Comunicação.
E
dos EUA e o combate ao socialismo.
bbb15f22-e2
UCPEL 2015 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Na República Velha, ocorreram diversas revoltas, algumas foram promovidas pelas elites que disputavam o poder. Entre essas estão a

A
Guerra de Canudos e a do Contestado.
B
Revolta da Vacina e a Guerra de Canudos.
C
Revolta Federalista e a Guerra do Contestado.
D
Revolta da Armada e a Federalista.
E
Revolução de 1923 e a Revolta da Chibata.